sábado, 21 de setembro de 2019

V GERES realiza capacitação para aumentar oferta do teste do pezinho na região


Nos dias 16 e 17 de setembro aconteceu em Garanhuns a Capacitação em Triagem Neonatal Biológica para os municípios da V GERES, com o objetivo de ampliar novos pontos de coleta para melhoria do acesso ao teste do pezinho. A secretaria municipal de saúde concedeu estrutura para os encontros. Em todos os municípios da regional a oferta será ampliada de acordo com a capacidade e necessidade de cada município.

Segundo a gestora regional de saúde, Catarina Tenório, o objetivo é a descentralização do Teste do Pezinho. "Atualmente o Hospital Dom Moura é referência regional para estes testes. Com mais municípios aptos a oferecer o serviço nos Postos de Atenção Básica teremos maior agilidade para atender à população, ampliando a cobertura".

Técnicos da Secretaria Estadual de Saúde foram os responsáveis pela capacitação em Garanhuns: Telma Albuquerque (Gerência de Atenção Integral à Saúde da Criança e Coordenadora Estadual da Triagem Neonatal Biológica), Iêda Coutinho (Responsável pela Unidade de Triagem Neonatal - LACEN-SES/PE) e Cristiane Lira Ferreira (Biomédica da Unidade de Triagem Neonatal - LACEN-SES/PE). A coordenação local junto à V GERES foi de Edileide Ferro, técnica de referência Atenção à Saúde.

Todos os 128 profissionais (enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem) que participaram receberam instruções sobre as doenças identificadas na triagem: hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística e informações e orientação sobre a importância do teste do pezinho no pré-natal e puerpério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário