quarta-feira, 23 de maio de 2018

Live do Cisneiros na Ação de Saúde para Todos no Posto de Saúde da Cohab 2



A Live do Cisneiros desta vez aconteceu no posto de saúde tríplice da Cohab 2, bairro de Garanhuns. Na oportunidade pudemos conversar com a secretária de saúde do município, que estava ali acompanhando a “Ação de Saúde para Todos”. Ação idealizada pela própria secretária.

Durante nossa conversa com a Nilva Mendes, perguntei se ela esperava com está ação acabar com as filas pela madrugada para se conseguir um atendimento. A resposta que ouvimos, como vocês podem ver no vídeo acima da Live do Cisneiros, é que não tem necessidade de fila, nem de chegar pela madrugada, que não é uma orientação da secretaria, e que aquelas pessoas é que gostam de fila.


Bem, não acredito que alguém possa gostar de fila, ou muito menos de passar a madrugada numa fila debaixo de chuva, como acontece muitas vezes. Perguntamos se sempre que a população precisa tem médicos nos postos de saúde, ouvimos da secretária que sim, que em todos os postos da cidade tem médicos das 8 h às 12 h. Das oito da manhã ao meio-dia. Frisamos que não é o que ouvimos da população. Com a secretária já nos garantindo que que só um posto de saúde no município está sem medico por este profissional estar doente.

A secretária aproveitou para comentar matéria do Blog do Cisneiros referente a texto e fotos extraídas da página oficial da vereadora Betânia da Ação Social no Facebook, onde mostra a Betânia visitando o posto de saúde da Cohab 3 nesta terça-feira (22) e denunciando a falta de medicamentos básicos, como um simples dipirona ou paracetamol. Como já é de praxe a população reclamar através da imprensa.


A resposta que ouvimos da secretária é que a prefeitura está tentando conscientizar a população a procurar nas farmácias cadastradas no programa Farmácia Popular do Brasil, os medicamentos já disponibilizados pelo governo federal, criador e gestor do programa, economizando assim recursos da secretaria para os medicamentos não entregues pelo programa. Perguntamos quais seriam os medicamentos que o governo federal disponibiliza pelo programa, para então ver se os demais medicamentos nos postos estão dentro do necessário para o atendimento a população. A resposta que ouvimos da secretária é que até amanhã (24) a sua assessoria estaria enviado está lista a redação do Blog do Cisneiros, onde pretendemos já de imediato divulgar a todos. Insisti no tema dos medicamentos e perguntei se os demais remédios não mais iriam faltar nos postos de saúde, a secretária respondeu que um ou outro pode acontecer de faltar pela demanda, mas que não era uma rotina.



Bem, o que vemos, como já disse acima, é que infelizmente é rotina sim faltar medicamentos nos postos de saúde de Garanhuns, mas vamos ficar na torcida que de agora em diante não mais.

Com está ação, a secretária, Nilva Mendes, junto com o secretário adjunto, Harley Davidson, promete diminuir as demandas atrasadas da população que procura o atendimento municipal. Será que agora vai funcionar como a população, que já paga tão caro através dos impostos, precisa que funcione? Esperamos que sim. Nós do Blog do Cisneiros vamos acompanhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário