sábado, 25 de novembro de 2017

IML, Instituto Tavares Buril e Unidade Regional de Polícia Científica chegam a Garanhuns

Eliane Simões, Izaías Régis e Sandra Santos

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), com o intuito de mudar a imagem do seu governo na área de segurança pública, começa a investir com mais vontade, digamos assim, na aquisição de novas viaturas para todo o estado, não só para região metropolitana, como era de costume, e contratação de novos policiais. Aqui mesmo em Garanhuns na semana passada o governador recebeu 40 novos policiais militares no 9º Batalhão de Policia Militar – 9º BPM, com a promessa de chegarem mais 40, totalizando 80 novos policiais militares não só para Garanhuns, mais também para todos os outros 20 municípios cobertos pelo batalhão.

Além das medidas acima, o governador também está investindo na interiorização das unidades regionais de polícia científica, IML e Instituto Tavares Buril, facilitando o trabalho investigativo da policia civil, já atendendo assim a uma demando de muito tempo de Garanhuns de ter uma unidade do Instituto de Medicina Legal – IML, para atender não só o município, mais toda região, diminuindo o sofrimento de quem tem um parente ou amigo morto e ainda tem de levar para Caruaru, onde tem o IML mais próximo, muitas vezes tendo de esperar o dia seguinte para trazer o corpo de volta para só então ser velado e enterrado.

Já dando os primeiros passos nesse sentido, a delegada Sandra Santos, gerente geral de Polícia Científica de Pernambuco esteve na manhã desta quarta-feira (22), com o prefeito Izaías Régis (PTB), que recebeu a delegada em seu Gabinete.  O objetivo da visita foi selar uma parceria com governo municipal para viabilizar a instalação da Unidade Regional de Polícia Científica em Garanhuns.  O gestor municipal se disponibilizou a colaborar com o local que receberá a unidade.  Com isso, a delegada confirmou que funcionará em Garanhuns, ainda no primeiro semestre de 2018, o Instituto de Medicina Legal 24 horas, uma unidade de remoção de cadáveres, o Instituto de Criminalística e o Instituto Tavares Buril.  Dessa forma, o município como polo regional poderá atender em horário integral também a toda a região.  A visita foi acompanhada por Eliane Simões, secretária de Educação e ex-secretária da Mulher.

O serviço completo de perícia garante agilidade e fortalecimento de inquéritos policiais, com isso toda sociedade ganha.

“Poderão ser realizadas investigações mais robustas, com perícia no local do crime, de drogas, balística (química forense), identificação de veículos no caso de transferência e peritos em informática. Neste momento, não teríamos condições de instalar uma unidade desse porte sem um apoio municipal,” disse a delegada Sandra Santos.

De acordo com Izaías Régis, a Prefeitura apoiará no que for necessário e que esteja dentro das possibilidades da gestão municipal.  “Com esse tipo de unidade quem ganha é o povo de Garanhuns. Não é uma questão de política e sim de um governo com responsabilidade”, declarou. O local de instalação ainda será definido.

Diante disto a população de Garanhuns e região só tem a agrade ao governador Paulo Câmara, que acordou para o problema da segurança e agora parece estar mesmo empenhado em da um basta a está onde de violência, bem como também temos de agradecer ao prefeito Izaías Régis, que vem se colocando e toda a estrutura do município para facilitar a instalação de tais unidades.

Só o que nos cauda estranheza é ver com a instalação de tais unidades e do IML na cidade o surgimento de vários pais para o investimento. Como sempre digo, seria engraçado, se não fosse trágico, ver vereadores querendo se aproveitar de um investimento estadual, repito estadual, se o camarada fosse um deputado estadual que tivesse requerido eu ainda ficava calado, apesar de sabermos que requerimento e nada é a mesma coisa, mas vamos lá. Agora, ver um vereador municipal querer assumir a paternidade, detalhe, um não, vários, chega a ser ridículo.

Se tal investimento tem um pai, este pai é o povo que paga os seus impostos e exige que sejam bem investidos. Se tiver outro pai, este é o governador Paulo Câmara, que até o dia 31 de dezembro de 2018 está a frente do governo do estado de Pernambuco, podendo vem a ser reeleito, mais isso já é uma outra história. E se tiver, ou melhor, se o governador está tendo um grande parceiro nessa empreitada com certeza este está sendo Izaías, que está dando total apoio a iniciativa. Nada tendo haver com vereadores e seus ineficientes requerimentos.

Um comentário:

  1. "Nada tendo haver com vereadores e seus ineficientes requerimentos".

    Esta frase foi muito infeliz no seu conteúdo.Na qualidade de ex-vereador que mais apresentou REQUERIMENTOS NA CÂMARA MUNICIPAL DE LAGOA DO OURO de 1989 a 1992 e de 2001 a 2004 e de 2005 a 2008 ,sinto -me prejudicado com essa colocação porque o maior instrumento que um vereador tem em suas mãos se chama REQUERIMENTOS.

    Em 1989 eu apresentei um requerimento aprovado e enviado ao ex-prefeito Natanael Alves da Silva para não contratar servidores públicos a não ser por CONCURSO PÚBLICO o que é correto.Antes se empregavam montões de gente na Prefeitura.Em 1994 na qualidade de ex-secretario fui que pressionei o ex-prefeito Marquidoves para realizar o primeiro concurso público em Lagoa do Ouro.

    Depois apresentei um requerimento na Câmara Municipal em 2001 quando retornei a Câmara Municipal pela segunda vez pedindo ao poder executivo para dar fardas,botas,protetor de narinas a todos os garis do município.E somente este ano de 2017 foi que o prefeito atual Marquidoves Vieira Marques finalmente resolveu dar fardas aos garis do município.Foram 16 anos de espera.

    Apresentei vários requerimentos pedino o Asfalto de Lagoa do Ouro a Garanhuns e a Correntes desde 1989 quando fiz o primeiro abaixo -assinado e entregue ao ex-governador Miguel Arraes e o segundo em 2000 entregue ao ex-governador Jarbas Vasconcelos e somente em agosto de 2001 foi que tivemos a conclusão do asfalto.Foram longos 12 anos.

    Fiz mais um abaixo -assinado com 1.117 assinaturas e levei ao Palácio do Governo em Recife e entregue ao governador Paulo Câmara pedindo uma operação tapa buraco na PE -203 porque já faz 11 anos que pedi no governo do ex-governador Eduardo Campos desde 2006.

    0s requerimentos são importantes sim e um meio legal dos vereadores se dirigirem as autoridades por escrito pondo suas ideias,pedidos e reivindicações em prática.

    PROFESSOR ZECA BARBOSA -LAGOA DO OURO-PE.EM, 26 DE NOVEMBRO DE 2017.

    ResponderExcluir