quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Mudança de rumo na saúde em Garanhuns

Os vereadores Marinho da Estivas e Tonho de Belo do Cal, ao lado da equipe do TFD com a secretária ao centro

Aconteceu na noite desta terça-feira (24) evento comemorando o Outubro Rosa no departamento de Tratamento Fora do Domicilio – TFD, departamento este da secretaria de saúde de Garanhuns que é responsável pelo transporte dos pacientes que não conseguem tratamento no município para local no estado onde este tratamento está disponível, na maioria dos casos os pacientes são levados para Caruaru, Vitória de Santo Antão e Recife.

Sempre muito lembrado pelas muitas queixas e reclamações tanto na mídia quanto no Ministério Público de Pernambuco – MPPE, o TFD comemora “estar esquecido”, brinca a secretária de saúde, Shisneyda Furtado.

“Comemoramos o TFD hoje estar esquecido, já não estamos mais nos top trends das reclamações das rádios e dos Blogs da cidade. Ao assumir a saúde, mudamos de imediato 80% da equipe que já vinha há alguns anos, para logo em seguida sentar com a nova equipe e traçarmos a forma e as metas de trabalho, trabalho este que graças a Deus e ao apoio do prefeito Izaías Régis vem dando certo.” Afirma Shisneyda.

“Hoje temos uma secretária que nos ouve, que discute conosco a melhor forma de atender os nossos usuários. Isso é muito gratificante, não me lembro de quando tivemos um secretário como a nossa querida Shisneyda, digo querida, pois hoje todos nós funcionários da secretaria e os que a ela recorrem podem dizer que que hoje sim, temos uma secretária que sabe dar atenção a todos.” Diz Valda Almeida, uma das integrantes da equipe do TFD.

Durante evento, Shisneyda aproveitou para prestar contas aos ali presentes dos seus primeiros 5 meses a frente da pasta. Onde apresentou alguns programas que já estão ou serão implementados muito em breve.

Um dos programas que já está sendo implementado é a entrega de um tablets a cada agente de saúde da família do município, o que podemos afirmar que será uma revolução na informatização do sistema, facilitando por completo a vida dos usuários do sistema de saúde do município, onde a secretaria terá o conhecimento em tempo real das necessidades de cada usuário, já agilizando e encaminhando de imediato o paciente para o serviço necessário e mais próximo de sua casa.

Ponto para secretária que neste caso soube dar continuidade e aperfeiçoar um plano que já estava em andamento quando ela assumiu em definitivo no dia 01 de julho passado. Plano este iniciado pelo ex-secretário Alfredo Góes, o qual fez questão de lembrar seu feito em rede social.



Quando foi questionado pelo colega Blogueiro Gidi Santos



Respondendo logo em seguida



Outro programa que promete dar um verdadeiro salto de qualidade e humanização do atendimento será o programa de Serviço de Atendimento Domiciliar – SAD, programa que irá ter sempre uma equipe de plantão formada por médicos, técnicos em enfermagem e enfermeiros para prestar atendimento domiciliar, direto na casa daqueles pacientes que necessitam de mais atenção e tem dificuldade de se locomover, como acamados por exemplo. Deste programa vamos falar mais detalhadamente em matéria a seguir.

Mais uma boa notícia que a secretária nos trouxe foi do anuncio da aquisição de novas ambulâncias para o município, além de aquisição de novos veículos para buscar em casa os pacientes do TFD que moram mais longe, como nos distritos, e idosos que não tenham como se locomover durante a noite.

No caso das ambulâncias a novidade não poderia ter vindo em hora melhor, já que está é e sempre foi uma grande carência do município, o qual só conta com 3 ambulâncias atualmente, fora as duas do SAMU, que não exclusivas daquele serviço. De acordo com a secretária o município pode vim a ter o incremento de até mais 8 novas ambulâncias, além de mais duas novas do SAMU que também já estão chegando. Estas duas do SAMU adquiridas ainda pelo secretário anterior.

Assim, por tudo isto que estamos vendo mudar na saúde pública em Garanhuns, que vemos que o prefeito parece ter decido arregaçar as mangas e investir pesado para melhora o atendimento a população. A continuarmos neste novo ritmo que vem sendo implantado por sua nova auxiliar, Izaías pode correr o sério risco de deixar sua marca como um dos melhores prefeitos para a saúde pública do município que Garanhuns já teve. Digo sem medo de errar. Querem ver? Façam uma visita a nova secretária. Garanto a todos que ela com certeza estará de portas abertas para nos atender.

Mas antes que alguém diga que estamos dizendo aqui que tudo está um paraíso eu já digo que não, mas com total clareza vemos agora que a coisa está tomando um novo rumo, e para melhor.












Nenhum comentário:

Postar um comentário