quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Conheça o SAD, programa que promete revolucionar o atendimento aos usuários da rede de saúde pública de Garanhuns

A vereadora Betânia da Ação Social e a secretária de Saúde de Garanhuns, Shisneyda Furtado

Como prometemos em matéria anterior sobre as mudanças de rumo no atendimento do sistema de saúde da rede pública municipal de Garanhuns, vamos agora falar mais detalhadamente sobre o Serviço de Assistência Domiciliar – SAD, programa este promete revolucionar o atendimento aos pacientes que por algum motivo não tem como se locomover com maior facilidade para um dos postos de atendimento do município.

A vereadora Betânia da Ação Social
Anunciado na noite de ontem (25) pela secretária de saúde do município, Shisneyda Furtado, durante evento do Outubro Rosa do TFD, o SAD é um programa fruto de uma ideia da vereadora Betânia da Ação Social (PTB), a qual logo no inicio deste ano ao assumir ainda o seu primeiro mandato, foi logo “realizando um sonho e cumprindo uma promessa de campanha” ao apresentar requerimento solicitando ao poder executivo municipal o estudo e a possibilidade se se criar mais este serviço no município, serviço esse que segundo a vereadora “vai amenizar e muito a dor e o desconforto de muitas famílias que por um ou outro motivo não tem como se locomover com facilidade. Agora com o SAD estes pacientes vão receber atendimento em casa,” diz ainda Betânia.

O SAD se propõe a ter sempre uma equipe de plantão formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, onde o foco será tratar pacientes que estejam acamados, os quais as suas transferências para postos de saúde ou hospitais da cidade para a realização de alguns pequenos procedimentos trariam mais desconforto. Assim, pensando em proporcionar um atendimento mais humano em aliviar a demanda das unidades de saúde da família, bem como o Hospital Regional Dom Moura – HRDM, para onde muitos destes pacientes recorrem hoje em busca de fazer estes pequenos procedimentos como troca de sondas, curativos em ulceras e vários outros atendimentos que uma equipe medica possam fazer em casa, que o SAD foi elaborado.

Nós do Blog do Cisneiros, ao a questionarmos do porque de logo ao assumir propor este projeto, ela foi taxativa:

Silvinho Monteiro, filho da vereadora, Humberto Monteiro, esposo e a vereadora Betânia da Ação Social

“Porque sofri tudo isso que estes pacientes sofrem na pele, como todos que me conhecem sabem, o meu marido hoje vive em uma cadeira de rodas, e graças a Deus e ao apoio que recebemos e da união de toda nossa família, que o nosso querido e amado Humberto tem sua vida plena, sem limitações. Mais antes, logo após o ocorrido quando ele ficou sem o movimento das pernas, sofremos muito, onde muitas vezes, alias, quase todas às vezes eu tinha de sair de casa, na Cohab 1 onde morávamos, eu e meu marido, ele na cadeira de rodas e eu empurrando, da Cohab 1 para o Dom Moura para que ele pudesse fazer os seus curativos nas ulceras que se formavam em suas costas pelo logo tempo que ele passava deitado, isso amigo Cisneiros, em baixo de sol e chuva, não importava, tínhamos de ir, eu e meu Humberto, pois nem passagem de ônibus nos tínhamos, caso fossemos de ônibus faltaria alguma coisa em casa para os nosso filhos. Pensando nisso, assim que assumi já fui logo propondo este novo serviço para atendermos de forma mais humana estas famílias que por algum motivo ou outro hoje passam pelo que eu já passei. Quero também desde já aproveitar aqui este prestigiado espaço no Blog do Cisneiros e diante de todos agradecer ao amigo prefeito Izaías Régis e a nossa querida secretária de saúde, Shisneyda Furtado.” Nós conta emocionada a vereadora Betânia da Ação Social.

Chefe de Gabinete, Luizinho Roldão, vice-prefeito, Haroldo Vicente, Betânia da Ação Social e o prefeito Izaías Régis

São iniciativas como estas que nós do Blog do Cisneiros aplaudimos e incentivamos, afinal, o nosso compromisso é com as e deias e projetos que venham para beneficiar a todos de forma justa e honesta, respeitando e zelando sempre pelo suado e sofrido dinheiro dos contribuintes como sempre dizemos aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário