quinta-feira, 20 de julho de 2017

Secretaria de Saúde organiza esquema de atuação durante 27º FIG

Foto: Secult/PE

A Secretaria de Saúde de Garanhuns divulgou nesta quarta-feira (19) o seu plano de ação a ser executado durante o 27° Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que acontecerá entre os dias 20 e 29 deste mês. Visando garantir a saúde da população e dos turistas que estarão na cidade prestigiando o evento multicultural, a Secretaria vai disponibilizar serviço de urgência e emergência médica móvel e fixa com equipes especializadas nos polos do evento espalhados pela cidade.

Na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, a Secretaria de Saúde disponibilizará atendimentos de urgência e remoção de paciente para hospitais, durante todos os dias do evento, das 20h às 2h. No local, haverá uma equipe completa com uma estrutura fixa, onde estarão médico, enfermeira, técnica de enfermagem e uma ambulância à disposição. Durante as atividades que acontecem no Parque Euclides Dourado, que aloja o Palco Pop/Forró, Circo e Pavilhão de Dança, estará disponível uma equipe técnica de saúde, das 15h às 20h; e das 20h às 02h, nos dias em que houver programação.

Fique Sabendo - O Parque Euclides Dourado contará também com as atividades da ação “Fique Sabendo”, na Biblioteca Municipal Luís Jardim, que promove uma mobilização social de incentivo à testagem contra Aids e sífilis, bem como a distribuição de preservativo e camisetas da ação, durante os dias 22 e 29 de julho, das 16h às 19h.

No Parque Ruber Van Der Linden, popularmente conhecido como Pau Pombo, local onde acontecem as apresentações instrumentais no FIG, haverá uma ambulância com a equipe técnica, das 17h às 21h. Ainda no Centro, o Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna, que tem início na localizado no Espaço Colunata, estará disponível uma unidade móvel, com técnico de enfermagem, sempre das 12h às 19h. Nos últimos dias 27, 28 e 29, o polo Castainho, contará com atendimento móvel para qualquer situação de remoção ou intercorrência.

Em relação à Vigilância Sanitária, o órgão estará atuando em regime de plantão, realizando o trabalho de fiscalização na Praça Mestre Dominguinhos durante todos os dias do evento, bem como de outros polos que possuem barracas de alimentos, além de bares, restaurantes, hotéis e motéis. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também estará dando suporte nas demandas necessárias do evento.

Serão realizadas também ações de epidemiologia, por meio da divulgação de material educativo com foco sobre o tabagismo, controle de doenças sexualmente transmissíveis e arboviroses, além de outros serviços do núcleo de promoção à saúde. (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário