quarta-feira, 21 de junho de 2017

Aniversário de Lagoa Grande no sertão Pernambucano

O Deputado Gonzaga Patriota – PSB/PE

Discurso pronunciado pelo Deputado GONZAGA PATRIOTA – PSB/PE


Na Sessão do dia 20/06/2017.


Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores Deputados,


ANIVERSÁRIO DE LAGOA GRANDE/PE


Na última sexta-feira, 16 de junho, foi comemorado o aniversário de emancipação política do município de Lagoa Grande, no meu Estado de Pernambuco. Desmembrado do território de Santa Maria da Boa Vista, o município de Lagoa Grande foi criado em 16/06/95, com base na Lei Estadual Complementar nº 15 de 1990.

Essa Lei permite a um município ou vila solicitar emancipação, desde que atenda alguns requisitos, tais como ter população superior a 10 mil habitantes e que o total de eleitores seja maior que 30% desta população. Tive o privilégio, quando fui Deputado Estadual, de ser o autor do projeto que emancipou Lagoa Grande.

Lagoa Grande une paisagens características do sertão dominadas pela caatinga. Dentre os locais de interessante visitação estão a Vitivinícola Santa Maria (Minhoto), com o plantio de uva e a produção do vinagre e vinho tinto, e a Fazenda Agroisa, com a produção de aspargos.

As fazendas de Lagoa Grande estão abertas à visitação pública para que os visitantes conheçam o processo de elaboração vinícola, desde o plantio da uva até o acondicionamento do vinho. Durante a feira da uva e do vinho, realizada todo ano, há shows com artistas locais, feiras de artesanato regional e um festival folclórico com bandas de pífano, quadrilhas, pastoris e reisados.

É possível, Senhor Presidente, aproveitar ainda os passeios nas ilhas, praias fluviais e corredeiras do rio São Francisco. Os banhos também fazem parte do atrativo turístico do município.

O artesanato em couro se destaca com uma enorme variedade de artigos, a exemplo de malas, bolsas, tapetes, etc. A gastronomia local é famosa pelo prato “rubacão” com queijo de coalho, conhecido também por baião de dois, feito à base de feijão de corda, arroz, carne de sol ou charque desfiada e queijo de coalho.

O folclore traz manifestações culturais como a banda de pífano e a dança do Congo, tradicionalmente composta por negros que, durante a cerimônia, contam a história dos escravos em suas loas. A Festa de Nossa Senhora do Rosário, em outubro; a de Nossa Senhora dos Remédios, em setembro; e a Festa da Uva e do Vinho são ocasiões para o turista conferir a dança do Congo.

Localizado na região de desenvolvimento do São Francisco, o município de Lagoa Grande é hoje um dos maiores produtores de vinho do país. Lá estão localizadas as maiores vitivinícolas da região.

O Polo Vitivinícola do São Francisco reúne ainda os municípios de Santa Maria da Boa Vista e Petrolina. Responsável por 95% da uva de mesa cultivada no Brasil e pela produção de 5 milhões de litros de vinho por ano, a região vem se destacando como modelo de desenvolvimento para o Nordeste. A vinicultura pernambucana já detém 15% do mercado nacional e emprega diretamente 30 mil pessoas no Vale do São Francisco, única região que produz duas safras por ano.

Com cerca de 7 mil hectares de plantação de uva de mesa e mais de 500 hectares de uvas viníferas, o Estado atrai diversas fazendas e empresas, entre nacionais e europeias. Das dez empresas instaladas na região, três são pernambucanas. Elas produzem, anualmente, 4 milhões de litros, que percorrem o mundo com as marcas Botticelli, Bianchetti e Adega do Vale.

Lagoa Grande tem uma população de quase 30 mil habitantes e tem como limites: ao Norte com Santa Cruz, ao Sul com Petrolina e o rio São Francisco, a Leste com Dormentes e a Oeste com Santa Maria da Boa Vista.

Gostaria, Senhor Presidente, de encaminhar a cada cidadão de Lagoa Grande, inclusive seus dirigentes, o Prefeito Vilmar Cappellaro e sua competente equipe, os meus cumprimentos pela passagem do aniversário de sua emancipação política. Tenho certeza que esse querido município do Vale do São Francisco continuará trilhando o caminho do sucesso e do desenvolvimento.


Conte comigo aqui em Brasília/DF.

Deputado GONZAGA PATRIOTA
PSB/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário