terça-feira, 16 de maio de 2017

PREFEITURA DIVULGA INSTALAÇÃO DE MAIS DE 900 LAMPADAS EM VIAS PUBLICAS, MAS POPULAÇÃO ACHA INSUFICIENTE

Iluminação no bairro Manoel / Foto: Edméa Ubirajara (SECOM)
O Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Infraestrutura, informa que foram instaladas mais de 900 lâmpadas nas vias públicas do município durante o primeiro trimestre de 2017.

Sendo 400 lâmpadas convencionais e mais de 500 lâmpadas de LED, nos bairros Magano, Boa Vista, Francisco Figueira (Cohab 2), Liberdade, Aluísio Pinto, Parque Fênix, Manoel Chéu, Dom Helder Câmara (Cohab 3), José Maria Dourado (Brahma).

Ainda segundo a nota, a ação tem sido feita desde 2013, para promover a modernização do município. Para o gerente de iluminação, Bruno César, a implantação das lâmpadas oferece uma maior segurança para a população que caminha nas vias públicas.  “Luminária de LED é o que se tem de mais moderno em relação à iluminação atualmente. As lâmpadas de LED têm um maior tempo de vida útil do que uma lâmpada convencional. Com esse tipo de lâmpada, passamos a ter uma maior eficiência energética e nossas ruas passaram a ter uma iluminação mais forte, de tonalidade branca. Com as ruas mais claras, facilita o caminhar da população, ajuda o trabalho da polícia e dificulta as ações dos bandidos”, finalizou o gerente.

Excelente o trabalho que vem sendo feito, de acordo com a prefeitura, mas para a população que já paga uma alta taxa de iluminação pública, uma das mais caras da região, se não a mais cara, não está sendo suficiente, pois se passarmos hoje à noite mesmo em alguns bairros citados acima, veremos uma escuridão, quase que total, em algumas vias, que não são poucas, colocando em risco a segurança das pessoas, justamente no momento onde a população cobra mais segurança.

E mesmo em alguma localidades que as lâmpadas já foram instaladas os moradores ainda reclamam que não foi suficiente, a exemplo da Avenida Caruaru, onde funciona a Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA).

Muitos estudantes que por ali trafegam durante a noite, muitos a pé, afirmam que se “sentem inseguros, pois mesmo com a implantação das lâmpadas de LED, a via ainda não está 100% iluminada, chegando a ser insuficiente a capacidade destas iluminarem como a prefeitura chega a divulgar. Quem passa aqui na Avenida Caruaru a noite sabe do que falo”. Afirma um estudante.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura, 5 mil luminárias de LED serão licitadas no próximo dia 25, com o intuito de contemplarem as outras áreas que ainda não receberam a iluminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário