domingo, 26 de fevereiro de 2017

Folia e tranquilidade definem o sábado de carnaval em Garanhuns

A programação oficial do Carnaval de Garanhuns 2017 começou neste sábado (25), com apresentações em dois polos de folia. No Bairro Magano, a festa foi dedicada a ritmos como samba, afoxé, caboclinho e muito frevo. Já no Parque Musical, no Parque Euclides Dourado, a Música Popular Brasileira e o rock dos anos 80 reinaram absolutos. Ainda foi inclusa no calendário carnavalesco uma edição especial da Feira no Parque. Todos os shows são gratuitos. O Carnaval de Garanhuns é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura.

No Bairro do Magano, Evaristo e Banda apresentou um repertório baseado nas antigas marchinhas de carnaval, mas também com espaço para novidades. Em seguida, o Grupo Folclórico Pé na Roça levantou o público com muito frevo, samba, afoxé e caboclinhos. De acordo com o coordenador do grupo, Pedro Nogueira, os 27 integrantes ensaiam durante todo o ano, pois têm agenda em outras festas tradicionais. “Já tínhamos vindo para o Festival de Inverno de Garanhuns, mas para o carnaval foi a primeira vez. O evento está de parabéns”, afirmou. 
Um dos momentos mais esperados no Polo Magano foi a entrada da Escola de Samba Unidos de Santa Terezinha, de Garanhuns, que já chegou com muito samba no pé. A Escola é formada, em sua maioria, por moradores do próprio bairro e ostenta o vermelho e o branco como símbolos do grupo. Ainda houve shows com o Grupo Carnavalesco do Caluete e Astúcia do Samba. 

A novidade do carnaval deste ano, o Parque Musical, também foi bem aceita pelo público que já se fez presente na primeira edição. David Meneses e Josué Albuquerque entoaram canções de MPB e anos 80 no Parque Euclides Dourado para o público que também foi curtir a edição especial da Feira no Parque. Cerca de 20 estandes comercializam artesanato, plantas e gastronomia no local. 
O Carnaval em Garanhuns segue até a terça-feira (28). Amanhã (26), o Polo Magano receberá Contagiantes do Passo, Escola de Samba Unidos de Santa Terezinha - junto com grupos carnavalescos do Cras Heliópolis e Iati; e Belinha Lisboa. Na segunda (27) e na terça a folia é no Bairro Boa Vista, a partir das 13 h 30 min. O Parque Musical seguirá com shows, 14h às 17h, todos os dias de carnaval, cada um deles com um ritmo diferente. Neste domingo será a vez do forró pé-de-serra com Cláudio José e Tista e Kaka. Durante o carnaval ainda terá jazz e blues e pop rock acústico. A Feira no Parque funcionará no domingo, das 9h às 19h; segunda-feira, das 10 às 19h; e na terça das 10h às 17h.

Texto e Fotos por EDMÉA UBIRAJARA/Secom PMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário