(87) 9.8141.4000

(87) 9.8141.4000

quinta-feira, 16 de julho de 2015

FIG 2015 foi aberto oficialmente no Teatro Luiz Souto Dourado

A abertura oficial da 25ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns aconteceu às 19h desta quinta-feira (16), no Teatro Luiz Souto Dourado, que fica no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. A solenidade contou com a presença da presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Márcia Souto; o secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja; o governador do Estado, Paulo Câmara, o prefeito do município, Ízaías Régis, e a homenageada desta edição do FIG, Luzilá Gonçalves.

Luzilá é escritora, natural de Garanhuns e, apesar de morar em outra cidade desde pequena, nutre um grande carinho pelo município. “Me sinto honrada em receber essa homenagem. Vir a Garanhuns é como reviver um passado que não vivi. É recordar as histórias que minha mãe me contava quando ainda era criança”, explica.

Atualmente, seu projeto literário é um romance  sobre a fundação de Garanhuns, contando a história da índia Simôa Gomes, que doou a posse das suas terras para a construção da antiga Igreja de Santo Antônio.

Para o prefeito Izaias Régis a expectativa é que o evento se torne ainda melhor a cada ano. “Nosso compromisso é trabalhar para que as próximas edições sejam ainda melhores. Com isso, nossa cidade e nosso estado ganham cada vez mais”, destacou.  

Na ocasião, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, falou sobre os desafios de realizar mais uma edição do Festival de Inverno de Garanhuns, “Não é possível realizar um evento como esse sozinho. Aqui, sempre encontramos a parceria necessária para a realização deste grande evento. Nesses próximos 10 dias Garanhuns será a capital do Estado, da cultura, da alegria e da paz”, disse.

Ainda durante a abertura do evento, o público assistiu o show intitulado “Porcelana”, de Alaíde Costa e Gonzaga Leal, que contou ainda com a participação  da atriz Ceronha Pontes, que recitou textos da homenageada do FIG, Luzilá Gonçalves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário