terça-feira, 7 de julho de 2015

A nove dias da abertura oficial da 25º edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), enfim, a programação completa é divulgada. A Fundarpe anunciou, nesta terça-feira (7), que o Fig terá 13 polos e mais de 200 shows. Uma novidade é o compromisso de não repetir atrações do ano anterior. A escritora Luzilá Gonçalves Ferreira, colunista do caderno Viver, do Diario de Pernambuco, será a homenageada.

De 16 a 25 de julho, nomes como Mundo Livre S/A, Calypso, Fafá de Belém, Eddie, Devotos, Lenine, Ana Carolina, Rivotril, Ave Sangria, Pitty, Isadora Melo, Lucas e orquestra dos Prazeres , Capital Inicial, Roda de sanfona, Leonardo Sullivan, Agnaldo Timóteo, Karynna Spinelli, Joanna, DJ Dolores, A cor do som, Davi Moraes, Zezé Mota, Moraes Moreira, Johnny Hooker, Tiê, Mombojó e Racionais MCs se revezarão em seis palcos (Mestre Dominguinhos, Pop e Forró, Instrumental, Cultura popular e Mamelungos), na cidade do Agreste. A igreja de Santo Antônio receberá concertos do Conservatório Pernambucano de Música e do XI Virtuosi na Serra.

Uma das novidade desse ano, é uma ação de diálogos entre os artistas e os alunos de escolas públicas. Nomes como Lenine, Silvério Pessoa e Racionais MCs irão se reunir com os estudantes de sete instituições de ensino. A proposta é promover a valoriozação da cultura popular. 

"Será um grande festival e encontro da cultura e da arte brasileira. Pensamos na grade numa perspectiva de ser o mais nacional possível. O FIG será uma oportunidade do povo se manifestar. Conseguimos incluir todas as linguagem e promover um local da diversidade e da alegria", comentou o Secretário de Cultura Marcelino Granja.  

O festival ainda traz uma noite especial dedicada às mulheres, apenas com cantoras na programação. Na grade de quinta-feira (16) tocam Kiara Ribeiro, Renata Rosa, Isaar e Voz Nagô e Ana Carolina. "Tem um significado muito especial participar da organização de um festival em que se destaca a mulher. Temos que comemorar", afirma Márcia Souto, presidente da Fudarpe.

Lenine, que subiu ao palco do Fig pela última vez em 2012, foi a sétima atração confirmada oficialmente. O pernambucano levará à cidade do Agreste a turnê do disco Carbono. Ana Carolina - na abertura -, Capital Inicial - no encerramento - e os artistas locais Andrea Amorim, Kiara Ribeiro, Alexandre Revoredo e banda Neander foram anunciados em coletiva de imprensa no dia 16 de junho, pelo prefeito Izaías Régis. (Com informações da repórter Marina Simões)

Programação:

Quinta-feira, dia 16

Abertura (Teatro Luiz Souto Dourado) - Show Porcelana - Alaíde Costas e Gonzaga Leal

Palco Dominguinhos

Kiara Ribeiro
Renata Rosa
Isaar e Voz Nagô
Ana Carolina

Sexta-feira, dia 17

Palco Dominguinhos

Leo e banda
Ska Maria Pastora
Fafá de Belém com participação de Manoel e Felipe Cordeiro
Banda Calypso

Sábado, dia 18

Palco Dominguinhos

Hercinho e os cabras do mato
Eddie
Orquestra Contemporânea de Olinda
Lenine

Palco Pop

Martzabel
Graxa
The Baggios
Ave Sangria

Domingo, dia 19

Palco Dominguinhos

Orquestra Popular da Bomba do Hemetério
Lucas e Orquestra dos Prazeres 
Mundo Livre S/A
Pitty

Palco Pop

Banda Marsa
Radiola Serra Alta
Isadora Melo
A matinada

Segunda-feira, dia 20

Palco Dominguinhos

Neander
Devotos
Racionais MCs

Terça-feira, dia 21

Palco Dominguinhos

Leonardo Sullivan 
Agnaldo Timóteo 
Joanna

Quarta-feira, dia 22

Palco Dominguinhos

Forró pesado
Herbert Lucena 
Quinteto Violado 
Flávio José

Quinta-feira, dia 23

Palco Dominguinhos

Alexandre Revoredo 
DJ Dolores: Banda Sonora
A cor do som
Davi Moraes e Morais Moreira

Palco Pop

Publius
Rua
Jam da Silva
Maciel Salu

Sexta, dia 24

Palco Dominguinhos

Adiel Luna
Belo Xis
Mariene de Castro
Projeto Bendito Samba - Mariana Aydar, Zezé Mota, Karynna Spinelli, Rita Bennedito e Roberta Nistra

Palco Pop

Milena Raimer
Coutto Orchestra
Silvério Pessoa
Tiê

Sábado, dia 25

Palco Dominguinhos

Andrea Amorim
Bonsucesso Samba Clube
Mombojó
Capital Inicial

Palco Pop

Gold Hits
Joanatan Richard
Wado
Johnny Hooker

Nenhum comentário:

Postar um comentário