quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

TRE-PE afasta prefeito de São João

Nelson Barbosa e Hugo Leonardo
Nélson Barbosa (PSB), advogado e membro da OAB-PE, acaba de declarar que o TRE-PE vem trabalhando em sintonia com o pensamento atualmente predominante em todo o meio jurídico nacional, contra o caixa dois e o abuso do poder econômico durante as eleições, como compra de votos e coerção de eleitores.

Hoje, quinta-feira (19), o TRE-PE afastou  o prefeito da cidade de São João, localizada no Agreste Meridional, a 236 Km da capital do estado, Recife.

Já cassado pela Justiça Eleitoral desde o último dia 10, o gestor, Genaldi Zumba (PSD), vinha se recusando a acatar a decisão judicial, alegando que estava trabalhando para só deixar o cargo após decisão do TSE.

O presidente da Câmara Municipal, o vereador Jamesson Guilherme, aliado de Barbosa, é quem assumiu o cargo de chefe do executivo nesta quinta-feira (19) às 19h. ficando no cargo até a realização de uma nova eleição.

Como advogado, Nélson Barbosa, que foi adversário de Genaldi nas últimas eleições municipais, acredita que o Tribunal Superior Eleitoral irá manter a decisão do TRE-PE, pois, segundo Nelson, tal decisão de afastar tais gestores que usam de tais expedientes, compra de votos e abuso do poder econômico para chegarem ao poder, não é mais aceito. 

Barbosa admite que poderá ser candidato novamente, se essa for a vontade do seu grupo politico e do povo de São João, pondera. "Só serei candidato novamente se esta for a vontade do povo de São João. O que sei é que hoje como trabalhador do direito e membro da OAB-PE, me sinto orgulhoso com tal decisão do TRE-PE, que vem sempre se mostrando em sintonia com os anseios da população por uma justiça mais rápida e justa para todos.

Quem também está de "alma lavada" é o biomédico Hugo Leonardo, candidato a vice na chapa de Nelsinho Barbosa. "Foi uma grande vitória do povo de São João. Estão de parabéns os grupos de Pedro Barbosa, Antônio de Pádua, o presidente da Câmara e todos que lutaram por esta causa.