(87) 9.8141.4000

(87) 9.8141.4000

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Escola Arthur Maia matricula para o Projovem Urbano

O Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, comunica aos jovens de 18 a 29 anos de idade que o Projovem Urbano está com matrículas abertas até o final do mês de novembro, para o complemento de turma na Escola Municipal Arthur Brasiliense Maia. A escola fica localizada na Rua Augusto Calheiros, s/n, bairro da Boa Vista. Podem participar jovens na faixa etária indicada, que saibam ler e escrever e que não tenham concluído o ensino fundamental. Não é permitido o acúmulo de benefícios de diferentes modalidades do ProJovem. Os interessados no Programa deverão procurar a secretaria da escola, munidos dos documentos de identidade, CPF, certidão de nascimento ou de casamento, na hora da matrícula.

O Programa é do Governo Federal, realizado por meio do Governo Estadual e tem como finalidade elevar o grau de escolaridade visando ao desenvolvimento humano e ao exercício da cidadania, por meio da conclusão do ensino fundamental, de qualificação profissional e do desenvolvimento de experiências de participação cidadã.

Com duração de 18 meses, o curso oferece a conclusão do ensino fundamental, treinamento em informática, formação profissional inicial e atividades de participação cidadã. Aos jovens que cumprem determinados requisitos de frequência e elaboração de trabalhos é concedido um benefício mensal de R$100,00.

As atividades do Projovem acontecem no horário de 18h40min às 22 horas, de segunda a sexta-feira.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Garanhuns realiza a VII Feira do Livro Espírita

O Grupo de Apoio aos Centros Espíritas (Gace), numa parceria com o Governo Municipal, promove entre os dias 4 e 9 de novembro a VII Feira do Livro Espírita. O evento, que tem o objetivo de divulgar a doutrina espírita, é sem fins lucrativos e será realizado no Espaço Colunata, localizado na avenida Santo Antônio, centro, de 8h às 18h. Mais de mil livros estarão expostos para venda – CD’s e DVD’s também contemplam os produtos da iniciativa.

De acordo com Rosana Araújo, uma das organizadoras da feira, atualmente, Garanhuns tem nove casas espíritas. Com a sétima edição, ela acredita que mais pessoas passem a conhecer a doutrina. “É bem interessante porque tem pessoas que não são espíritas e nos procuram. O público de simpatizantes têm crescido bastante. Na prática, é a quebra dos preconceitos existentes. Este ano pretendemos alcançar um bom resultado, novamente”, comenta.

Recadastramento dos servidores de Garanhuns é prorrogado para retardatários

Amanhã (31), e sexta-feira (01), os servidores do Governo Municipal de Garanhuns, que por algum motivo não se recadastraram na data agendada para a autarquia/secretaria na qual trabalha, poderão cumprir com a iniciativa do município no período prorrogado. A ação é das 12h às 18h, no auditório do Centro Administrativo Municipal, localizado na Avenida Caruaru, bairro de Heliópolis.

O recadastramento começou no último dia 7 de outubro e pretende atualizar informações de todos os servidores do município para o cadastro público oficial. Entre estas informações estão: a localização do trabalho prestado pelo servidor, o registro da profissão regulamentada, o endereço particular, documentos pessoais, atualização de certidão de nascimento dos filhos, certidão de casamento, diplomas de conclusão de curso, e cartão do Programa de Integração Social (PIS) ou PASEP. “A nossa intenção é unificar todas estas informações para melhor acesso público”, declarou o secretário de Administração de Garanhuns, Alfredo de Gois.

Ao todo, 18 órgãos compõem o referido quadro municipal. O recadastramento, que é idealizado por meio da Secretaria de Administração atenderá, hoje (30), servidores que trabalham no Gabinete do Prefeito, Ouvidoria, Procuradoria, Secretaria de Planejamento, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Turismo, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Comunicação Social, Secretaria de Direitos Humanos e Secretaria de Articulação.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Secretaria de Saúde promove Dia “D” do Outubro Rosa em Garanhuns

O Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde e apoio do SENAC, realiza nesta sexta-feira (25/10), o dia “D” do Outubro Rosa. O evento acontecerá de 08h30min às 13h, no Largo do Colunata. O momento irá contar com atividades educativas, distribuição de panfletos, blitz informativa, corte de cabelos, maquiagem, pintura de unhas na cor rosa, depoimentos de mulheres, homenagem às mulheres que venceram o câncer e orientações às mulheres que se fizerem presentes no evento.

Na ocasião também haverá solicitação e marcação de mamografia. Para isto, será necessário levar o cartão SUS. As mulheres que ainda não possuam o cartão SUS deverão levar um comprovante de residência para que o referido cartão seja confeccionado na hora. O dia “D” do Outubro Rosa também irá contar com a apresentação da Orquestra Sinfônica Manoel Rabelo.

A intenção do evento é diminuir os índices da doença no município, tendo em vista ser um dos maiores vilões na morte de mulheres. Se detectado no início, as chances de cura do câncer são altas, mas para isto é importante que as mulheres se submetam aos exames preventivos de mamografia e de colo uterino.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Governo Municipal apoia “Super Aulão” do Atuação

O Governo Municipal de Garanhuns é parceiro do Super Aulão do Cursinho Pré-vestibular Atuação. O Super Aulão tem como objetivo beneficiar e mostrar as últimas dicas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e será realizado na próxima quinta-feira (24), a partir das 16h, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. A equipe de professores estará à disposição para tirar todas as dúvidas dos estudantes.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede do cursinho Atuação, localizado na rua Padre Pedro Pacífico, nº 23, centro. “Revisar seus conteúdos nunca é demais, então é bom que aproveitem a oportunidade e mandem ver nos estudos, pois o tempo está passando e a meta agora é manter o foco”, ressalta a professora da instituição, Rosa Elvira.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Posto do IML deve ser implantado em Garanhuns

Na semana passada, a Secretaria de Saúde e a Coordenadoria da Mulher de Garanhuns receberam a visita de uma equipe da Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco, bem como de autoridades locais para uma avaliação da sala, na qual deve ser implantado um posto do Instituto Médico Legal – IML. A sala fica localizada no antigo Hospital Municipal de Garanhuns. No espaço serão realizados apenas os exames traumatológicos e sexológicos. “Este posto será subordinado ao IML do Recife e é apenas parte de uma estrutura maior que a Secretaria de Defesa Social tem a intenção de instalar em Garanhuns. Neste posto realizaremos os exames traumatológicos e sexológicos de vítimas de violência doméstica, estupro e outros tipos de situação que se faça necessário o exame de corpo de delito”, explicou a perita médica legista Ana Cristina Monteiro.

Participaram da visita o delegado regional Marcos Omena, os peritos médicos legistas Ana Cristina Monteiro e Carlos Vilar, Ana Joyse Breenzimerk - gestora do IML Pernambuco, Marcus Carvalho – vice- gestor do IML, Vera Lúcia dos Santos - Chefe de Trauma, Viviane Matos de Santana - Escrivã de Polícia - IML, Flávio do Nascimento Queiroz - comissário de polícia e assessor administrativo do IML, Major Iremberg do Corpo de Bombeiros de Garanhuns e o Tenente Coronel Maranhão, Comandante do 9º BPM.

A previsão da Secretaria de Defesa Social é que o posto seja implantado em novembro. A estrutura deve funcionar com um médico perito legista e mais dois servidores que devem ser cedidos pela prefeitura.

sábado, 19 de outubro de 2013

EXCLUSIVO: A polícia do Piauí acaba de recapturar o estuprador Wagner da Carne, fotos do momento da prisão

A polícia do Piauí acabou de recapturar o estuprador Wagner da Carne , fotos no momento da prisão. Mais informações a qualquer momento. Fonte: Marcos Ferreira, dirigente do Grupo Garanhuns Cidade das Flores no Facebook.


quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Acusado de assaltar agência dos Correios de Bom Conselho se apresenta à polícia

Um dos acusados de participar do assalto à agência dos Correios de Bom Conselho, Agreste do Estado, no último dia 2, se apresentou à polícia na tarde desta quarta-feira. Acompanhado de um advogado, Sidraque Nonato de Almeida Neto, se entregou na delegacia do município vizinho Brejão, mas foi encaminhado para a Polícia Federal em Caruaru, onde presta depoimento.

Segundo a polícia, ele reside em Palmeira dos Índios, cidade alagoana próxima à divisa com Pernambuco. Na ação da qual o acusado participou, a professora Alexandra Machado Ferreira, 33 anos, foi feita refém e acabou sendo assassinada com um tiro, disparado por um dos assaltantes. 

A Polícia Federal ainda deve divulgar o retrato falado do outro suspeito. Um exame de balística também irá apontar de qual arma partiu o tiro que matou a professora. (Via Jornal do Commercio)

PTB e PT iniciam "deslocamento" do governo Eduardo

Um dia depois da oposição derrotar o governo Eduardo Campos (PSB), através de manobra regimental na Assembleia Legislativa, obrigando a retirada de pauta do pedido de autorização para contratação de empréstimo de US$ 175 milhões, junto ao Banco Mundial, os oposicionistas receberam, ontem, a adesão e assistiram o deslocamento para uma “linha de independência” do PTB e do PT, recém desembarcados do Executivo estadual. Oposição e “independentes” alinharam os discursos, cobrando dos governistas e do Palácio que matérias polêmicas, principalmente de cunho financeiro, sejam enviadas ao Legislativo detalhando o valor e a destinação do dinheiro.

Apesar do alinhamento, deputados da oposição, do PTB e do PT votaram com os governistas e aprovaram, por unanimidade, o projeto que autoriza o empréstimo pelo Banco Mundial. Por precaução, o governo articulou a presença da sua ampla maioria no plenário. Assinaram a ata 40. Na terça-feira (15), havia 22, quando o quórum para votar a matéria é de 25. O líder da oposição, Daniel Coelho (PSDB), pediu votação nominal, manobra que levou o governista André Campos (PSB, ex-PT) a pedir verificação de presença. Sem quórum, o projeto foi retirado de pauta. Se fosse aberta a votação, a matéria teria sido arquivada, e só poderia ser reapresentada em 2014.

“A partir de agora, a bancada do governo tem de estar mais atenta. O quadro político mudou na Casa”, alertou André, ao comemorar a aprovação do empréstimo. O dinheiro vai financiar a segunda etapa do Programa de Desenvolvimento da Educação e Gestão Pública (Projeto Educar).

Antes da votação de ontem, o PTB fechou posição. “Quero anunciar o voto de apoio da bancada do PTB, mas pedimos à bancada do governo que o Executivo encaminhe (agora) seus projetos com detalhamento”, cobrou o ex-vice-líder da situação, Sílvio Costa Filho (PTB). “Este deveria ser o procedimento desde o início da gestão. Até hoje, temos votado muito mais em confiança. Não teremos dificuldade de votar no que for do interesse do povo”, revelou a nova postura Manoel Santos (do PT que saiu do governo).

As posições do PT e do PTB coincidiram com o discurso da oposição, que havia imposto a derrota ao governo no dia anterior. “Vejam a importância do que fez a oposição. A prática era mandar projeto sem detalhamento. Não temos a obrigação de aprovar”, afirmou Daniel, pedindo nova conduta do governo. “A Alepe não pode ficar passando cheque em branco”, exaltou Terezinha Nunes (PSDB). (Via Jornal do Commercio)

"Sou inocente e vou provar", diz suspeito de executar promotor de Justiça

O suspeito de executar o promotor Thiago Soares, Edmacy Cruz Ubirajara, ficará à disposição da Justiça no Cotel. Foto: Paulo Paiva/ DP/ D.A Press
O suspeito de atirar no promotor Thiago Faria Soares, 36 anos, assassinado no Agreste de Pernambuco, foi transferido na noite desta quarta-feira (16) da Delegacia de Águas Belas, que fica na região, para o Grande Recife. Edmacy Cruz Ubirajara, 48 anos, foi reconhecido pela noiva do promotor Mysheva Martins como um dos participantes da abordagem contra o carro do promotor, atingido por quatro disparos de espingarda calibre 12 na cabeça. O crime ocorreu na última segunda (13). Mysheva e o tio dela, que estavam no veículo, escaparam ilesos.

De acordo com a Polícia Civil, Edmacy Cruz Ubirajara será levado ao Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), na Imbiribeira, Zona Oeste da capital. Após passar por alguns exames, será recolhido ao Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife, onde ficará à disposição da Justiça.

A transferência de Edmacy Ubirajara ficou a cargo da Companhia Independente de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga (Ciosac) da Polícia Militar. Antes de entrar na viatura, o suspeito afirmou que era inocente. “Só tenho a dizer que sou inocente e vou provar a minha inocência”, disse. Moradores de Águas Belas se aglomeraram em frente à delegacia da cidade para acompanhar a operação.

Nesta quarta, Edmacy foi ouvido por delegados, promotores e procuradores que estão à frente das investigações. O fazendeiro José Maria Pedro Rosendo Barbosa, apontado como mandante do crime, continua foragido, assim como outros envolvidos na execução, que estavam no veículo junto com Edmacy. José Maria, mais conhecido como 'Zé Maria de Mané Pedo', já teve a prisão preventiva decretada. Ele já responde a outros processos criminais por homicídios

A megaoperação de busca continua na região. Policiais estão vistoriando principalmente áreas da zona rural de Águas Belas. Nesta quarta, houve perseguições em uma estrada de terra.

Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), a principal hipótese do crime seria uma disputa de terra entre o fazendeiro e a família da noiva de Thiago Faria. O promotor, junto aos parentes de Mysheva, teria arrematado parte de uma fazenda de 25 hectares por R$ 100 mil em um leilão. A polícia indica que a morte foi motivada pela compra. Insatisfeito com o negócio, o antigo dono do terreno teria encomendado a execução.

No dia do crime, Thiago seguia para Itaíba, também no Agreste, quando um veículo se aproximou e fez um disparo contra o automóvel dele, em um trecho da PE-300. O promotor parou no acostamento. Neste momento, os suspeitos retornaram e atiraram novamente. Ele morreu no local. (Via G1 PE)

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Após prisão de executor, Polícia Civil continua caça a mandante do assassinato de promotor

A força-tarefa que investiga o assassinato do promotor Thiago Faria Soares, 36 anos, continua a caça aos outros suspeitos pelo crime após a prisão do acusado de ser executor, Edmacy Cruz Ubirajara, na noite dessa terça-feira (15). São procurados ainda o fazendeiro apontado como mandante e o motorista do carro usado para interceptar o do promotor, morto a tiros na segunda (14) na PE-300, em Itaíba, no Agreste de Pernambuco.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, Edmacy já era suspeito desde a tarde do crime, devido à sua ligação com o mandante da execução e as características físicas. Porém, fugiu em uma motocicleta desde a segunda.

Na tarde dessa terça, enquanto o corpo do promotor era velado e sepultado no Grande Recife, o acusado esteve na Delegacia de Águas Belas, no Agreste, com um advogado. Depois de prestar depoimento, recebeu voz de prisão. Edmacy, que negou participação na execução, foi reconhecido, através de uma foto, pela noiva de Thiago Faria, Mysheva Freire Ferrão Martins, que estava no carro no momento do crime. Já havia dois mandados de prisão contra ele, expedidos em 1996 e 2000, por roubo. Nesta quarta (16), foi decretada a prisão provisória - válida por 30 dias.

Agora, a polícia continua a caça ao fazendeiro José Maria Pedro Rosendo Barbosa, apontado pelas investigações como mentor do crime. O motivo seria a disputa de terras com a família e a própria Mysheva. O pai da noiva do promotor é herdeiro de 25 hectares - dos 2 mil - junto com o suspeito de ser mandante do crime. Há mais ou menos um ano, a advogada comprou a terra por R$ 100 mil em um leilão provocado por dívidas trabalhistas. Segundo a polícia, isso provocou a ira do suspeito.

A força-tarefa tenta identificar também quem era o motorista do carro em que Edmacy estava no momento do crime. Em depoimento, a noiva dele afirmou que havia dois homens em um Corsa cinza de placas vermelhas. A polícia afirmou ainda que houve uma reunião com José Maria na manhã do crime, e que os participantes ainda serão investigados.

ENTENDA O CASO - O promotor foi assassinado com tiros de espingarda calibre 12 na cabeça e no pescoço, dentro do próprio carro, na rodovia PE-300, na cidade de Itaíba. Ele dirigia o carro e estava acompanhado da noiva, Mysheva Freire Ferrão Martins,  e do tio dela, Adautivo Elias Martins, quando outro automóvel se aproximou e desferiu os tiros. De acordo com a Polícia, Mysheva teve ferimentos leves, depois de ter pulado pela janela do veículo para não ser atingida pelos disparos. Adautivo não foi atingido. O corpo de Thiago Faria foi sepultado por volta das 18h dessa terça-feira, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife. (Via Jornal do Commercio)

Polícia prende homem acusado de matar promotor em Itaíba

A Polícia Civil de Pernambuco prendeu, na madrugada desta quarta-feira (16), um dos homens acusados de atirar e matar o promotor Thiago Faria Soares, 37 anos, na manhã da última segunda-feira (14). Edimacir Cruz foi apontado pelas investigações como um dos executores do crime. Ele estava escondido em Águas Belas. Segundo o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, Edimacir é sobrinho fazendeiro José Maria Pedro Rozendo Barbosa, apontado como mandante do assassinato. José Matia continua foragido.

"Conseguimos prender durante a noite de ontem (terça) e início da madrugada o Edimacir Cruz, que é um dos executores. Ele é sobrinho de José Maria, o proprietário da fazenda e apontado pelas investigações como o mandante do crime", explicou Damázio, durante entrevista à jornalista Graça Araújo, na Rádio JC News. "Ele mora nas imediações de onde aconteceu o homicídio. Não confessou o crime, mas vamos interrogá-lo novamente", completou.

O segundo homem que participou da execução ainda está sendo procurado pela polícia. Vale salientar que, segundo a principal testemunha do crime, a noiva do promotor Thiago Faria, a advogada Mysheva Ferrão Martins (ela também estava dentro do carro), duas pessoas participaram do homicídio. "Vamos continuar com as buscas e tentar prender os outros envolvidos ainda essa semana. O caso está desvendado", informou Damázio.

De acordo com o secretário, Edimacir não se preocupou em cometer o crime com o rosto encoberto. "Ele estava apenas com óculos escuros e um chapéu" Mysheva Ferrão Martinsnão tinha contato com o acusado, mas o conhecia de vista.

Edimacir deve ser levado ainda nesta quarta de Águas Belas para o Recife, onde será novamente interrogado. Ele já possui mandado de prisão preventiva. "Será ouvido e levado para um dos presídios do Estado", finalizou Damázio, sem precisar, entretanto, onde ele vai ficar preso. "Ele vai ter uma recomendação especial", disse. (Via Jornal do Commercio)

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Fazendeiro foragido é o principal suspeito de mandar matar promotor em Itaíba

A polícia está procurando o fazendeiro José Maria Pedro Rozendo Barbosa, como principal suspeito de mandar matar o promotor Thiago Faria Soares, 37 anos, na manhã da última segunda-feira (14), na PE-300, em Itaíba, Agreste do Estado. A justiça já concedeu mandado de prisão preventiva contra José Maria, que se encontra foragido. A informação foi confirmada pelo chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Osvaldo Moraes.

Thiago foi morto com quatro tiros a queima-roupa, por volta das 9h. De acordo com as investigações, o promotor recomendou a desapropriação da fazenda de José Maria por conta de dívidas trabalhistas. Quem arrematou a propriedade foi justamente a noiva de Thiago, a advogada Mysheva Ferrão Martins.

A imissão de posse de 25 hectares da propriedade saiu em junho. O valor do arremate não foi divulgado. Os dois iriam se casar no dia 1º de novembro e ela tinha planos de morar no local com o promotor. Com raiva por ter perdido a fazenda, José Maria contratou matadores para executar Thiago.

Logo após o leilão, José Maria, antes de deixar a propriedade, quebrou boa parte dos imóveis que possuíam no fazenda. Um cunhado do suspeito, que não teve o nome divulgado, ficou de comparecer nesta terça-feira à Delegacia de Itaíba, mas ainda não o fez.

Ainda nesta terça-feira, o cunhado de José Maria, Edmacy Ubirajara, de 47 anos, prestou depoimento na Delegacia de Águas Belas, no Agfreste.

A polícia procurou o agricultor pela manhã na Vila Santa Rosa, em Iati. Mas, ao perceber a presença dos policiais, ele teria fugido. À tarde, porém, se apresentou espontaneamente.

O CASO - Thiago Faria tinha saído de casa, em Águas Belas, também no Agreste, e se dirigia ao trabalho, em Itaíba, quando foi assassinado. Ele dirigia o veículo e estava acompanhado da noiva, Mysheva Freire Ferrão Martins, e um tio da moça, Adautivo Elias Martins, quando outro carro se aproximou e vários homens efetuaram os disparos. Mysheva conseguiu pular do carro e teve apenas ferimentos leves. O tio escapou se abaixando no banco de trás.

O corpo de Thiago foi periciado no Instituto de Medicina Legal (IML) no Recife. O velório ocorreu no Centro Cultural Rossini Alves Couto, no área central da capital, e levado ao Hospital Morada da Paz, para ser sepultado. (Via Jornal do Commercio)

Eduardo Campos: Não haverá impunidade na investigações do assassinato do promotor de Itaíba

O governador Eduardo Campos anunciou, nesta segunda-feira (14/10), a integração entre o Poder Executivo e o Ministério Público para as investigações do assassinato do promotor de Itaíba, Thiago Farias. "Estivemos reunidos, desde a manhã, com a Polícia Civil, a Polícia Militar, o Ministério Público de Pernambuco e o Ministério Público Federal. Todas as instituições vão dar resposta para esse bárbaro crime, fazendo a investigação da maneira mais célere e segura. É isso que estamos fazendo e é o que faremos. Daremos uma resposta rápida, para que fique claro para quem age dessa maneira que aqui não haverá impunidade", destacou o governador.

O chefe do Executivo estadual conversou com a Imprensa local após reunião da qual também participaram o procurador-geral do Ministério Público de Pernambuco, Aguinaldo Fenelon, e os secretários estaduais Wilson Damázio (Defesa Social), Tadeu Alencar (Casa Civil) e Mário Cavalcanti (Casa Militar). Durante o encontro, Eduardo telefonou para o procurador-geral da República e conselheiro nacional do Ministério Público Federal, Rodrigo Janot, que designou três procuradores e dois conselheiros para atuarem em conjunto nas investigações. "Eles estão chegando já nesta terça-feira (15/10) para nos ajudar, num trabalho integrado das instituições, para que, no mais curto prazo de tempo possível, possamos ter a conclusão do inquérito. Já temos algumas linhas investigativas, que vão ser aprofundadas nas próximas horas, e informaremos tão logo tenhamos notícias mais concretas", disse Eduardo Campos.

O secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, ressaltou que as linhas de investigação não serão divulgadas nesse momento. "As linhas investigativas são as mais variadas, como se deve fazer numa apuração. Isso está sendo feito com todo o cuidado nesse caso", destacou. "Pernambuco vai responder. O sistema de Justiça está unido nesse momento aqui em Pernambuco, e recebemos apoio do Ministério Público Federal e de todo o sistema nacional de Justiça. Vamos botar na cadeia este assassino ou estes assassinos, seja quem for. O lugar deles é na cadeia. Vamos fazer todos os esforços. Este crime não ficará impune", colocou o procurador-geral do Ministério Público, Aguinaldo Fenelon.

O promotor Thiago Farias, de 36 anos, foi baleado na manhã desta segunda-feira. Na ocasião, ele estava dirigindo pela PE-300, entre Águas Belas e Itaíba, acompanhado de sua noiva, quando foi interceptado por um veículo de cor escura.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Lula autoriza entrega de cargos do PT e dá sinal verde para Armando Monteiro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, principal mentor e articulador político do PT, liberou a entrega dos cargos ocupados pela sigla no governo Eduardo Campos (PSB), antecipando a definição de um palanque pró-Dilma. Consequentemente, a possibilidade de aliança entre PTB e PT em Pernambuco fica mais evidenciada, fortalecendo o nome do senador Armando Monteiro para a disputa do comando no Palácio das Princesas, garantindo também, um palanque para a petista no estado. As informações são da coluna Painel desta quarta-feira (9) do jornal Folha de S.Paulo.

A consolidação deste cenário político se deu logo após a aliança entre o governador Eduardo Campos e a ex-senadora Marina Silva, ambos do PSB, e mexeu no tabuleiro eleitoral para a campanha pela Presidência da República, provocando uma reação imediata entre petistas e petebistas, em Pernambuco. Lula já havia dito a interlocutores que o gesto de Eduardo havia transformado o governador socialista em um candidato com real potencial na disputa ao Palácio do Planalto em 2014.

No Planalto, a estratégia é o silêncio. A análise é de que qualquer avaliação neste momento é prematura. Assim como o PT, o governo foi surpreendido com a parceria entre Eduardo e Marina, anunciada no último sábado. Mesmo assim, a aposta é que ainda não estão claros os efeitos dessa aliança. Os votos de Marina, na avaliação dos aliados da presidentes, se dividem entre ambientalistas, religiosos e um grupo que está “contra tudo e contra todos”. Lula é aguardado em Brasília nesta quinta-feira (10) para participar do encerramento da conferência da OIT sobre trabalho Infantil e há a expectativa de que o petista de reúna com a presidente Dilma Rousseff, afim de discutir as mudanças no cenário eleitoral. (Via Diário de Pernambuco)

domingo, 6 de outubro de 2013

Maria Almeida: Devemos muito a administração do ex-prefeito Amilcar da Mota Valença que muito fez por nossa cidade

Por Maria Almeida

Garanhuns perde Amilcar da Mota Valença, grande ser humano, homem público e empreendedor respeitado, exemplo de honradez, simplicidade, bondade e amor a família e ao próximo. Devemos muito a administração do ex-prefeito que muito fez por nossa cidade.

Vai com Deus seu Amilcar, sua história foi escrita com amor e sabedoria, jamais será esquecida.

Maria Almeida é diretora do Colégio Santa Joana D’Arc

Prefeitura emite nota lembrando grandes feitos do ex-prefeito Amilcar da Mota Valença

É com grande pesar que a Prefeitura de Garanhuns comunica o falecimento de Amilcar da Mota Valença, que por duas vezes foi prefeito de Garanhuns.

Sr. Amilcar foi responsável pela construção do Mercado 18 de Agosto, CEAGA, Colégio Municipal Padre Agobar Valença, pela instalação do 71º BIMTZ e tantas outras obras importantes para nossa cidade.

Sr. Amilcar parte com a certeza do dever cumprido.

Que Deus o receba com festa no céu e conforte toda a família.

sábado, 5 de outubro de 2013

Eduardo Campos corre por fora e fecha acordo com Marina Silva agora no PSB

A ex-senadora Marina Silva decidiu se filiar ao PSB do governador Eduardo Campos (PE). A decisão foi tomada após conversas iniciadas na noite de ontem e concluídas na manhã deste sábado (5).

Assim como Marina, Campos é virtual candidato à Presidência da República. Há, entretanto, um desejo do PSB de ter a ex-senadora, que recebeu 19,6 milhões de votos na disputa presidencial de 2010, como vice na chapa do governador.

A união entre Marina e Campos tem o objetivo de formar uma consistente terceira via na corrida ao Planalto, em contraposição à candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) e à postulação do oposicionista Aécio Neves (PSDB).

Em sua entrevista ontem, Marina já havia dito que sua decisão levaria em conta o desejo de "quebrar" a polarização política existente no país. Desde 1994, PT e PSDB são os principais antagonistas no cenário político nacional.

Na sexta-feira, enquanto Marina Silva discutia seu futuro com aliados, o primeiro contato de Eduardo Campos foi feito. Em seguida, ele pegou um avião para Brasília para ter uma conversa pessoalmente com a ex-senadora.

FRACASSO DA REDE

A decisão de migrar para o PSB foi tomada após a Rede Sustentabilidade não ter passado no teste das assinaturas, conforme decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na última quinta-feira (3). Para disputar as eleições de 2014, ela precisa estar filiada a um partido político até hoje.

O Tribunal negou o registro por 6 votos a 1, após concluir que seus organizadores não alcançaram o respaldo popular exigido pela legislação, de pelo menos 492 mil eleitores --faltaram quase 50 mil assinaturas.

As esperanças da Rede começaram a ruir logo no início da sessão, com o voto da relatora do processo, Laurita Vaz, que considerou "inconcebível no ordenamento jurídico" o pedido da Rede para que o TSE aceitasse quase 100 mil assinaturas rejeitadas sem justificativa pelos cartórios eleitorais nos Estados.

Depois do naufrágio no TSE, Marina passou a discutir o convite recebido por oito legendas, tendo centrado seu foco no PSB e no PPS devido a dois fatores: serem duas legendas com integrantes e atuação relativamente similar à da Rede Sustentabilidade e terem já estruturas montadas nacionalmente e nos Estados.

De acordo com a última pesquisa do Datafolha, do início de agosto, Dilma lidera a corrida para 2014, com 35% das intenções de voto. Marina tinha 26%. Aécio (13%) e Campos (8%) vêm logo em seguida. Via Folha de São Paulo

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

TIM é condenada a pagar R$ 5 mil a cliente de Garanhuns por danos morais

A empresa de telefonia móvel TIM foi condenada a pagar R$ 5 mil a uma cliente que teve o seu nome negativado indevidamente no serviço de consulta ao crédito Serasa. A decisão, dessa quinta-feira (3), foi da Justiça de Garanhuns, no Agreste pernambucano.

A consumidora que entrou com a ação contra a TIM na Justiça, Alexanda Soares da Silva, recebeu uma carta alertando que estava com restrição de crédito por causa do não pagamento do valor de R$ 205,93, referente a um suposto contrato com a empresa de telefonia. No entanto, a cliente afirma que nunca requisitou e nem utilizou a linha.

O juiz Marcelo Marques Cabral, na decisão, disse que a TIM deveria comprovar a utilização da linha do contrato, porém não anexou documentos aos autos. Os R$ 5 mil da indenização serão acrescidos de correção monetária a partir dessa quinta-feira e de juros legais de 1% ao mês, a partir da data da negativação, que não foi divulgada. Do NE10

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Estudante do Agreste Meridional representou Pernambuco na Câmara Federal dos Deputados

A décima edição do Parlamento Jovem Brasileiro aconteceu entre os últimos dias 23 e 27 de setembro e contou com a participação de um representante do Agreste Meridional. Barnabé Lucas de Oliveira Neto, estudante da Escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns, foi um dos quatro selecionados de Pernambuco e vivenciou durante uma semana a rotina de trabalho dos Deputados Federais, em Brasília.

Barnabé Lucas, embora estude em Garanhuns, é morador da cidade de Jupi. Ele concorreu com outros 144 estudantes do Estado apresentando um Projeto de Lei na área de educação. De acordo com a ementa, sua proposição trata da criação do programa “Literatura Nossa”, uma estratégia que tem como objetivo a distribuição de livros literários brasileiros a estudantes do Ensino Médio regular das escolas de rede pública.

Durante a semana que passou em Brasília, ele defendeu o seu projeto e participou de discussões sobre as proposições de outros Jovens Parlamentares. Segundo a organização do programa, esta simulação dos trabalhos legislativos pretende despertar nos estudantes a reflexão crítica e a representação política por meio da vivência do processo democrático.


Outros estudantes da região já tiveram esta experiência. Na edição do ano passado, Lucas Libório de Lima (EREM D. João da Mata Amaral) e Jonathan Juvêncio de Souza (Escola de Aplicação Prof.ª Ivonita A. Guerra) também ocuparam cadeiras no Parlamento Jovem e ajudaram a firmar a tradição do Agreste Meridional em revelar protagonistas juvenis. 

Além de Barnabé Lucas, um estudante de Olinda, um de Bezerros e um de Gravatá também foram enviados para representar Pernambuco em 2013.

Municipalização do Ensino Fundamental é discutida em Garanhuns

Na manhã do último dia 19/09, o Gestor da GRE Agreste Meridional, Prof. Paulo Lins, esteve reunido com o Prefeito de Garanhuns, Izaías Regis, e a Secretária de Educação do Município, Profª Janicélia Marins, em momento de decisões sobre a reorganização da rede escolar pública no que diz respeito à municipalização do Ensino Fundamental na cidade.

O encontro aconteceu no Gabinete do Prefeito e tratou especificamente das Escolas Profª Gabriela Mistral, Profª Giselda Vieira Belo e Profª Sílvia Calado, até então pertencentes à rede estadual. Os acordos firmados procuraram atender às demandas e necessidades das comunidades nas quais as escolas estão inseridas, de forma a manter a qualidade do serviço educacional após a mudança de rede.

Sobre isto, o Gestor Paulo Lins, orientado pelo Governador Eduardo Campos, declarou apoio a Garanhuns e demais municípios onde houver municipalização. A iniciativa se refere a aspectos estruturais de suporte para garantir o atendimento efetivo dos estudantes do Ensino Fundamental que ficarão sob responsabilidade dos municípios a partir do ano letivo de 2014.

A política de municipalização do Ensino Fundamental já vem sendo cumprida desde o início da gestão de Eduardo Campos em Pernambuco. A intenção é que o Estado, assumindo exclusivamente o Ensino Médio, possa assegurar ainda mais investimentos na melhoria da qualidade do ensino a estudantes nesta modalidade.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Governo Municipal de Garanhuns participa de reunião sobre recadastramento biométrico

Foto: Jacqueline Menezes
Nesta segunda-feira (30), o prefeito Izaías Régis participou de uma reunião com o juiz eleitoral em exercício da 56ª Zona Eleitoral, Dr. Enéas Rocha. A pauta da reunião foi a preocupação com o andamento do recadastramento biométrico, que foi iniciado no nosso município no mês de abril. Até agora dos mais de 90 mil eleitores do município, pouco mais de 36 mil se recadastraram. A previsão é que o recadastramento seja concluído até 14 de janeiro de 2014.

O Governo Municipal vem contribuindo para a execução do trabalhos, desde que foram iniciados, com a cessão de 16 servidores para acelerar o recadastramento. No que considera quase uma reta final, o juiz eleitoral pediu que o município também pudesse ajudar no recadastramento com a divulgação por meio de carro de som, transporte de eleitores e envolvimento de instituições e associações de bairro. Para isso também participaram da reunião, o presidente da CDL, Fernando Couto; o Presidente da OAB, Dr. Paulo Couto e o Presidente da Câmara de Vereadores, Audálio Ramos. Do Governo Municipal, participaram ainda o Procurador do Município, Dr. Tiago Ferreira, o Secretário de Governo, Wanderley Lopes e a Secretária de Comunicação Social, Jacqueline Menezes.

Ao fim da reunião ficou definido que o Fórum Eleitoral irá realizar ações de agendamento nos bairros de Garanhuns que serão informadas por meio de carro de som, cedidos pelo Governo Municipal, o município também deve ceder o transporte que receberá os adesivos de “A SERVIÇO DA JUSTIÇA ELEITORAL”, para o transporte de eleitores, bem como mobilizará os servidores das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social para passarem informações ao público que atendem sobre o recadastramento. O presidente da Câmara de Vereadores Audálio Filho, prontificou-se a fazer o contato com as Associações de Bairros e os Presidentes da CDL e OAB em fazerem a mobilização junto ao público das instituições que representam.

“Este processo de revisão biométrica é obrigatório para todos os eleitores de Garanhuns. Não deixem de fazer o recadastramento, evitando assim o cancelamento do seu título. Sem ele o cidadão não pode se inscrever em concurso público, tirar empréstimo, passaporte ou identidade, matricular-se em universidades ou escolas públicas, inscrever-se no Bolsa Família, renovar o seu CPF e votar nas próximas eleições de 2014”, enfatizou Dr. Enéas Rocha.

Mais Informações – Para fazer o agendamento do seu atendimento pela internet no site www.tre-pe.jus.br, ou pelo telefone (81) 3194-9400. O Fórum Eleitoral está localizado na Av. Barão de Nazaré. Bairro Magano. Para se recadastrar o eleitor precisa levar um documento de identificação e comprovante de residência no nome do eleitor, de seu pai ou de sua mãe.

Colégio Santa Joana D`Arc- Dia do Trânsito

Por Maria Almeida

Nossos alunos da Educação Infantil até o Ensino Fundamental comemoraram, nesta segunda-feira (30), o dia do trânsito, desenvolvendo projetos com o objetivo de criarem uma conscientização desde logo cedo.

Estudar sobre o trânsito é de extrema importância para todo cidadão, pois quando bem organizado poupa muitas vidas e organiza toda uma cidade, isto é algo que depende não só do poder público, mas de todos nós.

Maria Almeida é diretora do Colégio Santa Joana D`Arc.

Colégio Santa Joana D`Arc comemora Mês da Bíblia

Por Maria Almeida

Aprender a partir da ação, do exemplo, é mais significativo do que  aprender a partir do discurso.

O que é ouvido precisa ser processado , refletido, sintetizado e ganhar sentido no contexto mental de quem ouve.

Nossos alunos encerram o mês de setembro com o fechamento do projeto Bíblia o caminho para a vida, o qual trabalharam durante todo o mês.

No encerramento o grupo da carismática fechou o momento com  mensagens, vídeos, exemplos práticos e cânticos envolvendo todos os nossos jovens.

Maria Almeida é diretora do Colégio Santa Joana D`Arc.