sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Secretaria de Saúde realiza atendimentos médicos em comunidades quilombolas

As comunidades quilombolas Castainho e Estivas – ambas na zona rural de Garanhuns –, receberam nesta sexta-feira (30), atendimentos de saúde especiais. A iniciativa é do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), por meio do Governo do Estado de Pernambuco em parceria com o Governo Municipal de Garanhuns. O trabalho da equipe da Secretaria de Saúde continuará na próxima segunda-feira (2), no horário de 8h às 15h.

A ação pretende identificar e tratar casos de hanseníase, tracoma, sífilis e câncer, além de realizar aferição de pressão e teste glicêmico. Durante a ação, o procedimento de teste de HIV também será realizado junto aos quilombolas.

A hanseníase é uma doença que atinge os nervos e se manifesta na pele. Seu avanço pode levar a lesões nas mãos, pés e outras partes do corpo, e seu diagnóstico precoce possibilita a cura sem sequelas. A tracoma é uma mancha branca que aparece na visão, ocasionada por um protozoário que se aloja na mucosa do olho e pode levar à cegueira. Seu tratamento é simples, e se bem acompanhado possibilita a cura.

Todos os atendimentos médicos nessa carreta da saúde acontecem no PSF do Castainho.

Guardas municipais recebem homenagem na Câmara de Vereadores

A Câmara Municipal de Vereadores aprovou, por unanimidade, na manhã de hoje (30), votos de aplausos a dois guardas municipais de Garanhuns pela atitude de socorrer Ivan dos Santos Lima, de 24 anos de idade, vítima de uma descarga elétrica num andaime de uma obra, na Praça Souto Filho, bairro Heliópolis, na tarde de ontem (29). O agente de autoridade de trânsito, Wagner Pontes, e o coordenador de fiscalização de trânsito, Davi Xavier, passavam pelo local no momento do acidente, que ainda resultou na morte do pedreiro Vladimir Alves de Melo, de 30 anos.

Segundo Wagner Pontes, a ação de socorro foi rápida. “Estávamos fazendo uma de nossas rondas de rotina, quando percebemos a movimentação de populares no local, que estavam olhando pra cima do prédio. Imediatamente descemos da viatura. Meu colega Davi realizou o trabalho de organizar o trânsito e eu fui socorrer os operários. Quando subi me deparei com um deles caído no chão e o outro, que infelizmente veio a falecer, pendurado no fio. Peguei o que estava mais próximo e levei ao hospital”, detalha ele.

O requerimento da homenagem foi feita pelo vereador Alcindo Correia (PRB). “Precisamos reconhecer o belo ato dos nossos guardas. Em meio ao risco, a coragem e a vontade de ajudar ao próximo ficou clara. Pedi aos meus companheiros, em plenária, esses votos de aplausos”, comenta. O integrante do Poder Legislativo deverá pedir, ainda, a entrega de medalhas de honra aos guardas. 

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), instituição ligada ao Governo Municipal, promoveu um curso de formação de agentes de trânsito para os guardas municipais em fevereiro deste ano, em que os participantes puderam, dentre as disciplinas, aprender como realizar um socorro de urgência. A realização do curso foi em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE) e Corpo de Bombeiros.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Jorge Côrte Real prestigia encontro com vereadores em Caruaru

O deputado federal e presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco- Fiepe, Jorge Côrte Real (PTB-PE), participa nesta sexta-feira (30), do encontro de vereadores com o senador e presidente estadual do PTB, Armando Monteiro Neto. O evento vai reunir em torno de 250 vereadores do PTB de todas as regiões de Pernambuco, em Caruaru.

A ideia é proporcionar debate sobre o desenvolvimento do Estado e dos municípios pernambucanos, além do trabalho de fortalecimento do PTB no Agreste e nas demais regiões pernambucanas. O partido é hoje a segunda maior força política do Estado em números de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais.

Ao lado de outros quatro deputados federais, Côrte Real faz a diferença na Câmara federal lutando na bancada pernambucana de parlamentares por recursos federais para o Estado. “Juntos, trabalhamos pelo desenvolvimento econômico, qualidade na saúde, educação, qualificação de mão de obra e emprego, a fim de garantir qualidade de vida aos pernambucanos”, diz. O encontro acontece das 8h às 13h no Maria José Recepções, na Av Margarida Peixoto Vieira 196, Indianápolis, Caruaru.

Calçada do Parque Euclides Dourado continua em obras

Incluído entre um dos atrativos turísticos de Garanhuns, o Parque Euclides Dourado é ponto de encontro para as pessoas que praticam as mais variadas atividades físicas. O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras, vem executando o projeto de reforma de aproximadamente 2.500m² de calçadas desde o mês de abril e deverá entregá-la, por completa, no mês de outubro deste ano.

“Isso já era para ter sido feito há bastante tempo, em decorrência do clima ser muito frio, termos muita chuva, a água ficava acumulada nas calçadas. Enfim, estão de parabéns pela obra”, comentou a bióloga Fátima Santos, que caminhava no pista de cooper do parque na manhã de ontem (28).


O entorno do local, que antes não possuía infraestrutura de calçamento apropriada para os pedestres, agora passa a ter uma nova concepção. Na área de todo o quarteirão estão sendo utilizadas pedras pré-moldadas e sextavadas. Além disso, as calçadas terão rampas em todos os lados para facilitar o acesso de cadeirantes.

Funcionamento – O Parque Euclides Dourado está localizado na Avenida Júlio Brasileiro, no bairro Heliópolis, e funciona diariamente das 5h às 21h.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Jornalista diz que médicas cubanas parecem 'empregadas domésticas'

A declaração de uma jornalista do Rio Grande do Norte sobre a aparência das médicas cubanas que chegaram ao Brasil para trabalhar no Programa Mais Médicos gerou polêmica nas redes sociais nesta terça-feira (27). A jornalista Micheline Borges publicou que as médicas têm cara de "empregada doméstica" e questiona se as mulheres são mesmo profissionais da saúde. "Será que são médicas mesmo?", contesta. Ela excluiu a conta na rede social após a repercussão da mensagem, que gerou mais de cinco mil compartilhamentos até as 16h desta terça.

"Me perdoem se for preconceito, mas essas médicas cubanas tem uma Cara de empregada doméstica. Será que São médicas Mesmo? Afe que terrível. Médico, geralmente, tem postura, tem cara de médico, se impõe a partir da aparência...Coitada da nossa população. Será que eles entendem de dengue? Febre amarela? Deus proteja O nosso povo! (sic)", diz a mensagem postada durante a manhã.

Justiça

O diretor do Sindicato das Empregadas Domésticas do Rio Grande do Norte, Israel Fernandes, informou que vai analisar a possibilidade de entrar na Justiça contra a jornalista.  "Isso é um absurdo. Em pleno século 21 uma pessoa ainda ter esse tipo de pensamento. Não acredito que essa moça seja jornalista mesmo. É racismo, discriminação, é crime. Vou me reunir com os demais membros do sindicato para analisar a possibilidade de entrar na Justiça. Ela vai responder por esses crimes". (Via G1)

terça-feira, 27 de agosto de 2013

População reconhece benefícios na Praça Irmãos Miranda

Do caos à modernidade. Foi esta a mudança ocorrida na Praça Irmãos Miranda recentemente. A localidade comercial, e que abriga um terminal de coletivos, durante muito tempo foi palco de reclamações de passageiros e comerciantes, quanto à falta de infraestrutura. Mulheres, homens, idosos, crianças pequenas e de colo, pessoas com deficiências estavam expostas à chegada desordenada dos veículos e um ambiente em reforma, sem data de conclusão, com tapumes que impediam a visibilidade dos estabelecimentos comerciais, bem como a trafegabilidade dos pedestres pelas calçadas, o que acarretou fortes prejuízos financeiros aos comerciantes da localidade.

“A impressão que dava era que realmente as lojas estavam fechadas por aqui. Durante as obras, deixamos de vender nossos produtos em decorrência da problemática existente. Ficamos muito tempo sem comprar mercadorias, e perdemos muitas outras. Particularmente, o meu faturamento caiu 70% na época. Agora, apesar do pouco tempo de reforma, já atingimos 50% do movimento e estamos confiantes. Pois a organização e beleza do ambiente trouxeram melhorias aos nossos negócios”, declarou a proprietária de uma das farmácias na localidade, Bárbara Menezes.

“Agora ficou parecendo um terminal de verdade. Mais bonito e cômodo para esperarmos os ônibus”, opinou seu Rinaldo Pereira, morador da Boa Vista, e um dos passageiros na localidade. “Antes tínhamos que correr para saber qual era o ônibus. Hoje, basta está sentada que ele para em nossa frente”, informou Amanda de Oliveira, moradora do Centro, que diariamente precisa se deslocar ao bairro da COHAB 2, para trabalhar. “Em seis meses, resolver a situação de anos é está com vontade de fazer pela nossa Cidade, realmente”, afirmou satisfeita Maria Cristina Ramos, moradora do Manoel Chéu, em viagem ao IFPE, se referindo à atuação da atual gestão.

sábado, 24 de agosto de 2013

Colégio Santa Joana D´Arc comemora Dia do Soldado

Por Maria Almeida

O Colégio Santa Joana D´Arc comemorou este Dia do Soldado acreditando na importância do soldado para a sociedade brasileira como um todo. Com isso, tivemos a presença do Sargento Santos e do Cabo Leandro, ambos pertencentes ao 71º Batalhão de Infantaria Motorizado - 71º B I MTZ, os quais ministraram palestras com o tema:  “O soldado e a nossa pátria”.

As atividades com os profissionais foram feitas desde a educação Infantil até o Ensino Fundamental I. Aproveitando desde já a oportunidade, queremos agradecer ao comandante do 71º B I MTZ por nos brindar com a presença dos seus oficiais.

Maria Almeida é diretora do Colégio Santa Joana D´Arc.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Judoca garanhuense é a mais nova contemplada pelo Bolsa Atleta Estadual

A judoca Raquel Ingrid Souza agora faz parte da lista dos atletas pernambucanos contemplados com o Bolsa Atleta Estadual 2013/2014.  Almejado por muitos, a conquista da atleta se deu pelo preenchimento total dos requisitos estabelecidos aos campeões brasileiros em suas respectivas modalidades.

O programa Bolsa Atleta do Governo do Estado de Pernambuco, gerido pela Secretaria dos Esportes, visa garantir a manutenção pessoal aos atletas de alto rendimento. O benefício tem o objetivo de dar as condições necessárias para que os atletas e paratletas se dediquem ao treinamento esportivo e possam participar de competições que permitam o desenvolvimento de suas carreiras.

Com apenas 17 anos de idade e oito de carreira, Raquel Ingrid coleciona em seu currículo títulos estaduais, nacionais e internacionais. Raquel é atleta da Liga Pernambucana de Judô (LIPEJU), pertencente à Federação Alagoana da mesma modalidade esportiva (FAJU), e apoiada pelo Governo Municipal de Garanhuns. A judoca que é treinada pelo atleta Carlos Tevano (de quem também é filha), agora faz parte de um seleto grupo de atletas, renomados pelo importante desempenho de suas carreiras. As atletas Joana Maranhão na Natação e Yane Marques no Pentatlo Moderno fazem parte desse grupo, também contempladas pela Bolsa.

No Agreste Meridional, o atleta Gislânio dos Santos, do município de Jupi, e também treinado pelo técnico e judoca, Carlos Tevano, foi outro contemplado pelo Programa.

Servidores participam de curso sobre Previdência Própria

Termina hoje (23) o curso “Previdência Própria”, na sede da Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE), em Recife. O secretário de Administração, Alfredo de Góis, o presidente do Instituto de Previdência dos Servidores de Garanhuns (IPSG), Marcelo Marçal, o controlador geral do município e presidente do Conselho de Administração do instituto, Glauco Brasileiro e a diretora do Departamento Pessoal da pasta de Administração, Norma Ferreira, estão participando das aulas, que começaram desde a última segunda-feira (19).

Na proposta pedagógica, os participantes tiveram noções dos conceitos básicos sobre previdência, controle dos atos de inativação e concessivos de pensão por morte, aposentadorias e legislação pertinente. A condução do curso foi feita pelo professor Marconi Karley.

Os servidores do Governo Municipal tiveram a chance, ainda, de conhecer a estrutura e a diretoria do Fundo de Previdência Próprio dos Servidores do Recife (ReciPrev) e visitaram a Superintendência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). “Foi excelente para todos nós. Com certeza iremos levar para o município de Garanhuns o aprendizado e executar nossos planos cada vez mais alinhados”, comentou Marcelo Marçal.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Prefeito participa de debate sobre Dominguinhos, na Rádio Jornal, no Recife

A partir das 11h de hoje (22), a Rádio Jornal Garanhuns irá retransmitir o debate, realizado pelo radialista Geraldo Freire, na emissora-sede, em Recife, sobre o translado dos restos mortais do artista José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, para Garanhuns. O prefeito Izaías Régis é convidado e participará do momento junto com a filha do cantor, Liv Moraes. 

O Governo Municipal se prontificou desde o falecimento do sanfoneiro, em 23 de julho deste ano, para dar o suporte necessário para a realização do enterro de Dominguinhos em Garanhuns. Após dois encontros entre os familiares de Dominguinhos e o prefeito de Garanhuns, a Secretaria de Saúde do Estado, por meio da Vigilância Sanitária, explicou que a saída do corpo precisará atender exigências sanitárias - podendo, assim, ficar para o mês de fevereiro do ano que vem. 

Izaías Régis ressalta o trabalho que vem sendo realizado na construção do túmulo. "Visitamos o espaço no Cemitério São Miguel na semana passada. Queremos construir um espaço bonito para o nosso eterno mestre. E assim, realizar o desejo que era dele", comenta. 

Monumento - O mestre artesão de Garanhuns José Veríssimo já foi contactado para produzir um monumento que deverá ser entregue até o final deste ano, reproduzindo a imagem de Dominguinhos.

Jorge Côrte Real participa de inauguração do Samu em Glória do Goitá ao lado do prefeito Dr Miranda

A cidade de Glória do Goitá inaugura nesta sexta-feira (23), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Às 9h, acontece a solenidade de entrega da ambulância do Samu, ao lado da Maternidade Unidade Mista Maria Gaião Guerra, Centro, com a presença do secretário estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira; o prefeito da cidade Dr Miranda, a secretária de Saúde do município, Simone Chaves e o deputado federal Jorge Côrte Real, e estadual José Humberto Cavalcanti, ambos do PTB. Em seguida, às 13h, os parlamentares tem encontro marcado com o prefeito para discutir ações para o município.

Glória do Goitá terá uma ambulância de suporte básico para atender a população. Ocorrências que precisem de apoio do tipo UTI, a ambulância avançada de Vitória de Santo Antão auxiliará no atendimento.

O Samu vai ampliar a oferta na I e II Gerências Regionais de Saúde (Geres), que compreende as cidades de Carpina, Passira, Limoeiro, Pombos, Chã Grande e Paudalho, cidades que já estão com o serviço em andamento.  Com isso, mais de 70% dos municípios pernambucanos passam a ter cobertura do Samu, de acordo com a secretaria de Saúde do Estado. A expectativa é cobrir todo o Estado até o fim do ano.

Atualmente, Pernambuco conta com 186 ambulâncias, sendo 160 básicas e 26 avançadas. Só neste ano, foram entregues 82 veículos. Até o fim do ano ainda serão entregues 65.

Estudante de Garanhuns representará Pernambuco em Brasília

A Câmara dos Deputados já selecionou os 78 estudantes que representarão os estados brasileiros em 2013, na edição de dez anos do Parlamento Jovem Brasileiro. O número de representantes jovens por estado e pelo Distrito Federal é feita de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. Em Pernambuco, são selecionados anualmente quatro deputados jovens, e neste ano, um é do Agreste Meridional. 

Trata-se do estudante Barnabé Lucas Neto, matriculado no terceiro ano do ensino médio na Escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns. Ele foi selecionado entre 144 estudantes do Estado com um Projeto de Lei na área de educação. De acordo com a ementa, sua proposição trata da criação do programa “Literatura Nossa”, uma estratégia que tem como objetivo a distribuição de livros literários brasileiros a estudantes do Ensino Médio regular das escolas de rede pública.

O estudante, que já desenvolve ações de protagonismo na própria escola, afirma que a ideia do projeto surgiu com a vontade de ver o Brasil com uma base educacional mais sólida. “Com meu projeto de lei, milhões de estudantes teriam acesso aos grandes clássicos literários brasileiros, o que valorizaria a cultura nacional e criaria um hábito de leitura entre os estudantes. O que me inspirou foram os próprios livros através de suas maravilhosas histórias”, destaca. 

Além de Barnabé Lucas, foram selecionados os estudantes Abigail de Souza, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Santa Ana, de Olinda; João Alexandre da Silva Neto, da Escola Técnica Estadual (ETE) Maria José Vasconcelos, de Bezerros; e Maria Eduarda de Lima Silva, da EREM Professor Antônio Farias, de Gravatá. 

Entre 23 e 27 de setembro, eles e os demais 74 jovens de todo o país participarão de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília, onde atuarão como deputados federais. A simulação da rotina dos trabalhos legislativos pretende despertar os jovens parlamentares para a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático. 

Este ano, o recorde de inscrições do programa foi superado e chegou ao número de 1.631 mil Projetos de Lei encaminhados por jovens de todo o país. A relação com todos os selecionados pode ser acessada aqui.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Ariano Suassuna sofre infarto

O escritor Ariano Vilar Suassuna, 86 anos, está internado no Hospital Português, no Recife, onde chegou às 9h desta quarta-feira (21/08), depois de sentir-se indisposto. Por recomendação médica, submeteu-se a exames. Foi diagnosticado um infarto. O escritor, que é secretário da Assessoria Especial do Governo de Pernambuco, está consciente, conversando com a família e bem-humorado. Ele deve permanecer internado, à espera de resultados de alguns exames. Um boletim médico será divulgado até o final do dia pela equipe médica do Hospital Português.

Campanha de Multivacinação inicia sábado em Garanhuns

Começa neste sábado (24), a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização do Esquema Vacinal. A ação é voltada para crianças de 0 a 5 anos de idade e acontece em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) de Garanhuns. No dia D que será neste sábado, também haverá pontos de vacinação na Praça Souto Filho e Largo da Colunata, das 08h às 17h. A campanha segue até o dia 30 deste mês, e durante toda a semana os atendimentos serão intensificados nos postos de saúde, dentro do horário de funcionamento.

Neste período serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação para crianças, como: coqueluche, difteria, tétano, hemófilos tipo B, hepatite B (pentavalente), tríplice viral, pneumo 10-valente (pneumonias, sarampo, cachumba e rubéola), meningocócica C (meningite tipo C), rotavírus, pólio (oral/ injetável), e BCG. Pais ou responsáveis deverão levar seus filhos aos locais de vacinação, munidos do cartão de vacinas. A pretensão é atender 10.500 crianças.

“O nosso sucesso depende do comparecimento de todas estas crianças às Unidades de Saúde. A vacinação é o meio mais eficaz de promoção e prevenção de doenças preveníveis por vacinação. Ao longo dos anos vem se reduzindo a mortalidade de crianças menores de cinco anos de idade, pois estas campanhas objetivam produzir a imunidade coletiva e individual”, declarou Joana D’arc Ferreira Freitas, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

A Campanha Nacional de Multivacinação é uma realização do Ministério da Saúde por meio do Programa Nacional de Vacinação, e em Garanhuns a ação é realizada pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde.

Karatê de Garanhuns é campeão geral em Riacho das Almas

Incentivar os jovens quanto ao desempenho escolar, colaborando no desvio das drogas e outros males é o que objetiva a prática esportiva local. Parte desta contribuição popular vem do Karatê. A prática oriental milenar, incentivada pelo Governo Municipal de Garanhuns, fez com que muitos talentos fossem descobertos ao longo das competições.

Os resultados dos caratecas têm sido animadores. Só nesse último final de semana, por exemplo, uma equipe com 26 atletas ganhou destaque no 3º Torneio de Karatê, realizado em Riacho das Almas (PE). Após competir com 18 cidades pernambucanas, mais a capital pernambucana, a Cidade das Flores, que também conta com atletas do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro Magano, saiu na frente e conquistou 23 ouros, 6 pratas e 9 bronzes. Suiane Silvestre, Adones França, Zenilda Gueiros, além do atleta Felipe Tavares, juntos, obtiveram doze medalhas de ouro e prata, sendo a maioria ouro.

“Somos o grupo campeão geral deste evento. Nossa meta foi cumprida, graças ao empenho, dedicação, e todos os atributos da equipe que faz valer o Karatê em suas vidas. Esta conquista é a extensão particular de cada um, e representa muito para os esportes locais”, comemorou Eguinaldo Silvestre, técnico da equipe de karatê.

Atletismo coloca Garanhuns no pódio nacional outra vez

Garanhuns subiu ao pódio de mais uma competição nacional. Desta vez, a conquista veio na Corrida dos Carteiros, em Salvador (BA), neste último final de semana. Os atletas Daniel Henrique, Marcos Antônio e Mirian Farias percorrerem 10km de prova e enfrentarem 1.600 participantes. Marcos Antônio, assim como a atleta Mirian Farias, obtiveram o terceiro lugar, em suas categorias. Já o atleta Daniel Henrique se sagrou campeão aos 30min30seg da referida prova.

Com apenas 21 anos de idade, e corredor há quatro anos, o atleta do atletismo local, Daniel Henrique, é focado no que faz. Diariamente, ele percorre cerca de 25km de treinamento. No próximo domingo (25), Daniel participa da Meia Maratona da TV Alterosa, na capital mineira, Belo Horizonte. O evento, de porte internacional, visa atrair cerca de seis mil competidores.

Também no dia 25 acontece a 39ª Corrida Duque de Caxias, em Recife. Dela, participarão os atletas Marcos Antônio e José Márcio. Para o evento, são esperados 1.200 competidores.

Representantes dos mototaxistas de Garanhuns são recebidos pela AMTT

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) recebeu, na manhã de hoje (21), a Comissão dos Mototaxistas de Garanhuns. Os profissionais realizaram um movimento, também nesta quarta-feira, em que percorreram algumas das principais avenidas e ruas da cidade, em solicitação ao início das fiscalizações nos pontos de mototáxi. O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran) esteve na reunião.

A presidente da AMTT, Ana Rossini, relembrou os procedimentos adotados pela instituição desde janeiro deste ano em relação ao emplacamento dos mototaxistas, inclusive sobre o chamamento público, realizado três vezes para que todos os selecionados pelo Edital – 316 permissionários – tivessem a oportunidade de se regularizarem de acordo com a Lei Federal nº 12.009/09, que trata da regulamentação de mototaxistas e motofrentistas. O prazo foi encerrado no último dia 16 deste mês.

O coordenador Regional do Detran em Garanhuns, Nilton Gláucio, informou aos presentes quais os procedimentos que o órgão realiza para o emplacamento na categoria aluguel. “A partir do dia 26 serão realizadas vistorias nas motos que estão com processo em aberto, encerrando-se esse processo no dia 30. A partir do dia 2, o Detran iniciará a fase de emplacamento dos vistoriados, tendo o prazo final de 30 de setembro”, detalhou.

Ficou acordado com Batista Araújo Amorim, João Pontes Silva, Manoel Gonzaga da Silva e David Alves de Melo (os representantes dos demais mototaxistas, na ocasião) que a partir desta data – 30 de setembro de 2013 –, se inicia a fiscalização nos pontos de mototáxi de Garanhuns, e que os permissionários que não estiverem com o emplacamento até esta data terão que regularizar sua situação junto ao Detran para poderem atuar.

Juntamente com o diretor de Transporte, Márcio Ferreira, a comissão irá redefinir os pontos de mototáxi, a política de tarifas, campanhas educativas para a população quanto a identificação dos mototaxistas que estão regularizados e o planejamento das operações de fiscalização – este último, elaborado em parceria com as Polícias Civil e Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A próxima reunião da categoria com a AMTT está marcada para 28 de agosto, às 9h. No encontro, será formado um grupo de trabalho com vistas a definir, primeiramente, os pontos fixos de mototáxi e a padronização do serviço.

O gerente administrativo da autarquia, José Roberto Barros, também participou do momento.

Igreja Adventista realiza Projeto “Quebrando Silêncio”

A Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) de Garanhuns estará realizando no próximo sábado (24), a partir das 15h, no Parque Euclides Dourado, o Projeto “Quebrando o Silêncio”. O objetivo da ação é prevenir o abuso e a violência doméstica contra crianças e adolescentes. O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Comunicação Social, apoia a iniciativa.
O projeto existe há mais de 10 anos. Quem participa tem a oportunidade de passar por atendimentos psicológicos, jurídicos e atividades educacionais – com um espaço voltado às crianças. De acordo com a Rede Adventista, a ênfase é a superação dos traumas da violência, para que mulheres, adolescentes, crianças e idosos consigam viver bem com familiares e amigos.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Operação Reconstrução: Governo entrega a ponte de Baeté, religando um dos maiores bairros de Barreiros ao centro

O governador Eduardo Campos entregou, nesta segunda-feira (19/08), em Barreiros, na Mata Sul pernambucana, a ponte de Baeté, batizada de Governador Miguel Arraes. Responsável pela ligação de um dos maiores bairros do município ao centro - onde moram cerca de nove mil pessoas -, a estrutura foi reconstruída após ter desabado, em junho de 2010, em decorrência das fortes chuvas que acometeram toda a Mata Sul do Estado. Com 135 metros de extensão, a obra precisou de um investimento de R$ 16 milhões para ficar pronta. Na ocasião, o governador também autorizou o início de serviços de pavimentação de acessos do município, orçados em cerca de R$ 12 milhões.

Para Eduardo, a consolidação da reconstrução das cidades só foi possível graças à disciplina e ao compromisso "de um time que tem liderança". "Quando a natureza desce, ela não faz não projeto, não pede licença ambiental, nem vai na Justiça para fazer desapropriação. Ela desce do jeito que desceu. Agora, para fazer tudo de novo, tem toda uma novela. E aí, se encontrar um governo sem disciplina, desorganizado e sem pessoas olhando de perto o trabalho, as coisas começam, mas não terminam", destacou o governador, informando que em setembro será a vez da ponte Maria Amália ser inaugurada no município.


Além de possibilitar o acesso de moradores para o centro da cidade, a ponte de Baeté também facilita o escoamento de produção de cana-de-açúcar. "Essa é uma obra-símbolo da Operação Reconstrução, pois tem grande impacto na vida socioeconômica do município. Barreiros já sofreu nove grandes enchentes e nunca houve um conjunto de obras como esse. A Mata Sul tem uma história antes e depois do governador Eduardo Campos. Porque a reconstrução está consolidada e de maneira muito mais planejada",  afirmou o secretário da Casa Militar, coronel Mário Cavalcanti. Somente entre os anos de 2010 e 2013, foram realizadas 73 intervenções e investidos mais de R$ 55 milhões em Barreiros. Mais de três mil funcionários foram contratados para trabalhar nestas obras.

Presente na solenidade, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, também deu destaque ao volume de obras, tanto as de reconstrução como as de prevenção das cidades. "Três anos depois daquela tragédia, chegamos com tantas coisas feitas, de pontes e casas  a hospitais. E mais: chegamos preparando a Mata Sul para deixá-la ainda mais resistente a outras chuvas que virão. Só na parte de prevenção, são seis barragens de contenção, nas quais estão sendo investidos R$ 800 milhões", relatou o ministro.


ACESSOS - O Governo do Estado, em parceria com a Caixa Econômica Federal, já entregou 2.081 de um total de com 4.043 casas, que estão sendo construídas em quatro conjuntos habitacionais. A fim de melhorar ainda mais o acesso dessas novas comunidades, o governador assinou duas ordens de serviço para a implantação de pavimentação nas ruas dos conjuntos residenciais Baeté e Santa Clara I e II. O total do investimento é de R$ 12 milhões.

Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas é implementada em Garanhuns

Garanhuns se tornou o 21º município de Pernambuco a implementar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, e o primeiro do Agreste Meridional, colocando a legislação de apoio às Micro e Pequenas Empresas como foco para seu desenvolvimento. 

O reconhecimento se deu por meio do Sistema Nacional de Monitoramento de Implementação da Lei Geral, após o Município passar de um estágio de pontuação inicial, para Lei Geral Implementada em apenas seis meses, por meio de avaliação de benefícios como acesso ao crédito, efetivação da REDESIM e Espaço do Empreendedor. O status só é conferido ao Município que põe em prática a Lei Geral de apoio às micro e pequenas empresas, e empreendedores individuais, trabalhando em favor deles os eixos como o uso do poder de compra, desburocratização, empreendedor individual e agente de desenvolvimento local.

A aplicação da Lei Geral serve para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento empresarial e econômico do Município e tem sido uma busca constante dos Agentes de Desenvolvimento Local de Garanhuns. "Os avanços conseguidos pelo Governo Municipal com Implantação da Lei Geral criam um ambiente favorável ao desenvolvimento empresarial e econômico do nosso município. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem  se esforçado para que a Lei seja realmente efetiva para o empreendedor individual e as MPE´s de nossa cidade. É importante salientar que a melhora nos índices do Sistema de Monitoramento da Lei Geral é resultado de ações que envolvem diversas áreas do Governo, a exemplo da Secretaria de Finanças, Comissão de Licitação e outras. Além do mais, o Prefeito Izaías compreende a importância da micro e pequena empresa no desenvolvimento local e na criação de emprego e renda, e sempre apoiou integralmente todas as ações", comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira. 

A Lei Geral é o novo Estatuto Nacional das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte, e vem estabelecer normas gerais relativas ao tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado às Microempresas (ME), às Empresas de Pequeno Porte (EPP), bem como ao Empreendedor Individual (EI), no âmbito dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. A conquista para o desenvolvimento econômico local que aconteceu numa parceria com a Secretaria de Finanças, e contou com o apoio do SEBRAE, agora tem por meta colocar o Município em nível avançado quanto a todos os eixos de aplicação da Lei Geral. “A implantação e implementação da Lei das Micro e Pequenas Empresas no Município é importante pois cria um ambiente favorável ao surgimento e manutenção das MPE´s, que são responsáveis pela maioria dos empregos e que geram e distribuem renda de forma muito mais igualitária. O trabalho do Sebrae é de apoio e suporte de todo o processo, desde a articulação para elaboração da Lei,  por parte do Poder Executivo e aprovação pela Câmara de Vereadores, como também no momento de colocá-la em funcionamento, seja no treinamento do pessoal envolvido, seja na integração dos trabalhos dos municípios nos diversos fóruns. O Sebrae também atua no atendimento das demandas que possam surgir nos trabalhos dos Agentes de Desenvolvimento Locais e das Salas do Empreendedor, em uma parceria constante com a  prefeitura", ressalta o gerente do Sebrae, Unidade Agreste Meridional, Moshe Dayan.

A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa foi aprovada em Garanhuns em 2011, mas foi a partir deste ano que passou a ser implementada e cumprida.

Governo Municipal se reúne com categoria de mototaxistas

Na tarde de hoje (20), a presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), Ana Rossini, e a Secretária de Comunicação Social, Jacqueline Menezes, se reuniram com representantes dos mototaxistas no Palácio Celso Galvão. A categoria, que deve realizar uma manifestação na manhã desta quarta-feira (21), foi recebida pela equipe do Governo Municipal para reivindicar o início da fiscalização das placas vermelhas. Ana Rossini explicou que o prazo dado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran) para a finalização na entrega da lista com os demais nomes dos motoristas que poderão exercer a profissão de forma legal nas ruas do município se encerra em 40 dias – dia 30 de setembro. E que, a partir de então, a fiscalização por parte da AMTT se iniciará, assim como a execução de outros planejamentos envolvendo os trabalhadores. 

Saúde promove Conferência Municipal

O Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta quinta-feira (22) a 5ª Conferência Municipal de Saúde, com a temática central, SUS: Direitos e Compromisso de Todos. A Conferência será realizada no espaço de eventos, Chalé II a partir das 8h com a realização de credenciamento.

O objetivo da Conferência é o exercício do controle social, visando atender às necessidades da população, para que possam contribuir com o Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos, Durante o evento, palestras como: o Fortalecimento da Atenção Básica; Influência do Município Sede de Regional na Rede de Atenção à Saúde e Fortalecimento do Controle Social, são abordagens pertinentes, a serem feitas pela Coordenadora da Atenção Básica, Alessandra Cabral, pela Gerente da V GERES, Ricarda Samara; bem como pelo Presidente do Conselho Municipal de Saúde do Recife, Wellington Carvalho.

Com abertura oficial marcada para as 9h, a Conferência Municipal de Saúde será desenvolvida por eixos temáticos como: Fortalecimento da Equidade, Integralidade e Universalidade – Um desafio para o SUS; Atenção Básica como Ordenadora do Cuidado; Responsabilidade Municipal na Média Complexidade; e Fortalecimento do Controle Social, realizados no período da tarde. O encerramento do evento está previsto para as 17h.

Governo dá início às obras para construção do Cenip

“Esta será uma das mais importantes unidades da Funase, onde serão abertas 240 das 500 vagas que estamos providenciando nas quatro novas unidades em construção no Estado. Agora, é preciso entender que a solução não é só fazer mais unidades de abrigamento para crianças e jovens infratores. A solução é muito mais complexa, e envolve tratar e cuidar da exclusão, melhorando a escola, oferecendo uma rede de assistência aos dependentes químicos e tudo mais que dialoga com a questão. Porque ou o sistema funciona como um todo, ou fica enxugando gelo”. Foi com essas palavras que o governador Eduardo Campos assinou, nesta terça-feira (20/08), ordem de serviço para dar início aos trabalhos de construção do novo Centro de Internação Provisória (Cenip) da Funase, localizado na área externa do atual prédio, no bairro do Bongi.

Na ocasião, Eduardo ainda afirmou ser “inadmissível” ter “torturadores” no comando de uma instituição que lida com adolescentes. ”Estamos dando um passo importante no planejamento, que, além das construções, preconiza o monitoramento das ações. E pela primeira vez na história da Funase, fizemos concurso público, com 111 nomeações autorizadas e 60 efetivadas, e demitimos mais de 300 servidores que praticavam atos de violência contra as crianças. Enfim, estamos limpando a instituição para que ela possa viver um novo tempo”, cravou.

O governador ainda conclamou um maior envolvimento dos municípios no tratamento desses jovens. O gestor anunciou um cofinanciamento do estado em apoio, sobretudo, às políticas públicas de liberdade assistida, que, em princípio, são de responsabilidade da esfera municipal. “Pernambuco paga o maior per capita para os municípios investirem em áreas sociais. A segurança desses jovens na liberdade assistida é um braço que o estado não pode chegar, mas não queremos nos eximir da responsabilidade. Muito pelo contrário, vamos dividi-la. Precisamos incentivar mais e mais as medidas protetivas que fazem com que esses jovens fiquem em meio aberto, acompanhados por psicólogas e profissionais da área social, voltando às escolas e vida normal. Porque essa é a medida correta", argumentou o governador.

Atualmente, o Estado possui 1,6 mil jovens no sistema de internato ou semi-internato. O governador explicou que a expectativa é chegar ao número de mil jovens nesta condição, uma vez que muito deles “são internados de forma desnecessária e até absurda, por falta de políticas alternativas”. “Muitas vezes, uma mãe para não ver seu filho morto por um traficante ou pela droga, pede a internação. E os municípios sem nenhuma equipe de acompanhamento da liberdade assistida são obrigado a fazê-lo. Sabemos que medidas assim não vão resolver o problema, e que podem até agravá-lo”, exemplificou Eduardo. “Já temos 600 vagas de internação em situação aceitável. Estamos, neste momento, gerando mais 500 vagas, porque o modelo indica que precisamos, no máximo, de algo em torno de mil crianças e jovens sob responsabilidade do Estado”, completou o governador.

Ainda para trabalhar a ressocialização em meio aberto, o Governo do Estado criou o Núcleo da Liberdade Assistida, em parceria com as prefeituras. Segundo o secretário estadual da Criança e da Juventude, Pedro Eurico, já aderiam ao grupo os municípios do Recife, Olinda, Camaragibe, Paulista, Igarrassu e Itapissuma. “Também estaremos ampliando as parcerias com o setor do empresariado. Criamos um grupo de trabalho para inserir jovens egressos da Funase no mercado de trabalho. Muitas instituições importantes estão sintonizadas com essa proposta”, informou o secretário.

ESTRUTURA - Para construir o novo Cenip, foram investidos R$ 26 milhões. A unidade deverá estar pronta em até oito meses e vai funcionar oferecendo medidas socioeducativas a adolescentes de 12 aos 18 anos que aguardam a sentença do juiz da Vara da Infância e da Juventude. Os jovens permanecem no local por, no máximo, 45 dias, período em que passam por julgamento e são liberados ou enviados a outras unidades. O Cenip será erguido em dois pavimentos, sendo a área térrea destinada às atividades educativas, culturais e profissionalizantes, além de comportar o refeitório e uma área de saúde e atendimento individual. Já o pavimento superior é destinado aos dormitórios e sala de monitores.

“Vai mudar tudo no Cenip. Hoje, não temos capacidade de fazer a devida triagem, que passará a funcionar atendendo a critérios como idade e delito. Também a assistência pedagógica e psicológica será muito mais avançada, além da ampliação da articulação com o Poder Judiciário e o Ministério Público, para reduzir com responsabilidade o tempo de internação provisória, oferecendo novas alternativas de tratamento de liberdade assistida, quando julgarmos mais adequado”, explicou Pedro Eurico.

Ao todo, existem 21 unidades de internação para jovens menores de 18 anos. As quatro unidades que já estão com obras adiantas ficam situadas no municípios de Timbaúba, Cabo de Santo Agostinho, Vitória de Santo Antão e Abreu e Lima. Outras duas unidades (Arcoverde e Jaboatão dos Guararapes) já estão com os terrenos definidos e devem recebem ordens de serviços em breve.

Garanhuns promove o VI Concurso Escolar de Educação Ambiental

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Garanhuns (Codema) abriu inscrições para o VI Concurso Escolar de Educação Ambiental (CEEA). A realização do evento tem o objetivo de reconhecer iniciativas sobre a preservação da natureza de estudantes das escolas públicas e privadas do município. As inscrições seguem até o dia 18 de setembro e devem ser feitas no site da Prefeitura de Garanhuns, no seguinte endereço: www.garanhuns.pe.gov.br – ao lado direito da página existe um link com a marca do concurso.

A primeira edição do CEEA aconteceu no ano de 2008. As inúmeras alterações no meio ambiente, como a perda da biodiversidade e o aquecimento global, e as possíveis saídas para uma convivência de maior bem-estar no planeta são tratadas na iniciativa. “Sabemos que a mudança nas atitudes do homem, muitas vezes impensada, é um processo que leva tempo. Para haver essa mudança que tanto falamos, é necessário um trabalho de instrução e educação”, ressalta o vice-presidente do Codema, Renato Mattos.

Entre as modalidades, os participantes do 1º ao 5º ano podem elaborar desenhos e redação. Já os alunos do 6º ao 9º ano poderão criar um cordel ou uma redação. Os alunos do ensino médio concorrem com a criação, também, de cordéis e redação. As escolas poderão participar com a criação de um projeto de educação ambiental. De acordo com o edital da organização, os concorrentes ainda têm a opção de fazerem uma paródia – também em tema ambiental.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura e a ONG Econordeste são parceiras na execução do evento. Ao final do concurso, além do reconhecimento na divulgação dos projetos, certificados de participação e de classificação, os vencedores receberão premiações, que serão entregues no Dia das Crianças (12 de outubro).  

Confira o cronograma da realização das atividades:

Atividade: Período/Data/Local

- Provas das modalidades: 28 de setembro de 2013 – Colégio Municipal Letácio Brito Pessoa

- Apresentação das paródias: 05 de outubro de 2013 – Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti

- Premiação de todas as modalidades: 12 de outubro de 2013 – Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti

Reformada, Biblioteca do Parque é reaberta

Após reforma, a Biblioteca Pública Municipal Luiz Brasil, localizada no Parque Euclides Dourado, reiniciou os serviços de atendimento ao público, nesta segunda-feira (19). A unidade educacional passou por limpeza no telhado, colocação de tela de proteção para evitar ninhos de pombos, pintura, troca de instalação elétrica e hidráulica e retelhamento. Em boas condições de atendimento o espaço oferece um acervo literário e de pesquisa, colaborando assim com estudantes que se preparam para vestibulares e concursos.

A biblioteca também abriga o Curso Básico de Informática e o Projeto Biblioteca e Escritores servindo a comunidade. Todas essas atividades, entre outras ações, que irão decorrer no semestre, retomam seu cotidiano a partir de hoje. “A estrutura física renovada, o trabalho já consolidado dos servidores, e toda a gama de ações ofertadas pelo referido espaço, são o grande chamariz para o público frequentador do ambiente”, comenta a secretária de Educação, Janecélia Marins.

A supervisão pedagógica dos trabalhos continua sob a orientação da professora Ana Glória Morais e a coordenação da professora Márcia Cristina da Silva. Ainda segundo Janecélia, novas metas deverão ser traçadas. “Iremos elaborar projetos para atrair, também, os caminhantes do Parque”, disse. A Biblioteca Luiz Brasil, localizada no Parque Euclides Dourado, bairro de Heliópolis, funciona em horário ininterrupto, de 8h às as 20h, de segunda a sexta-feira.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Gincana estudantil 2013 do Colégio Santa Joana D´Arc

“Há um destino comum que nos fazem irmãos. Ninguém segue seu caminho absolutamente sozinho; recebemos em troca tudo que damos aos outros”  Edwin Markham
Por Maria Almeida

Colégio Santa Joana D´Arc tem como conceito educar para Deus e para a vida, criar novos meios para a transformação de um cidadão melhor, sabendo que o estudante e jovem de hoje é a esperança de um futuro promissor.

Em nosso Colégio foi comemorado o dia do estudante com uma mega gincana solidária envolvendo alunos familiares e toda a comunidade.

O evento foi coordenado pelo professor de Educação Física Augusto Micharle, com participação de toda a equipe docente.

Objetivando a ajuda ao próximo também foram trabalhadas atividades com desafios para desenvolver a reflexão e estimular o raciocínio dos estudantes, houve total integração dos alunos, além de muita diversão a qual foi encerrada com um DJ` em homenagem a todos os alunos.

Agradecemos a todos os familiares e comunidade em geral que ajudaram no incentivo e na arrecadação de alimentos, sendo proposta do CSJD construir a cidadania solidária e implantar uma educação relevante atrelada a valores e atitudes essenciais para o exercício da plena cidadania.

Maria Almeida é diretora do Colégio Santa Joana D´Arc.

Veja as manchetes dos principais jornais desta 2ª

Folha de Pernambuco
Vidas destruídas 

Diario de Pernambuco
Duas mortes e muito descaso

Jornal do Commercio
Chuva, mortes e desespero

Folha de S.Paulo
Sob pressão no Congresso, Dilma libera verba recorde

Agora S.Paulo
Saiba como garantir na Justiça o tempo especial de 95 a 97

O Estado de S.Paulo
Confiança na economia cai ao nível da crise de 2009

O Globo
Exclusão no trabalho: Mulher e negro ficam mais tempo desempregados

Valor Econômico
Importação ajuda a inflar faturamento da indústria

Correio Braziliense
32 voltas na terra

Zero Hora
Menos animais e mais qualidade na Expointer

Brasil Econômico
Vale não é empresa de distração

Jornais internacionais

The New York Times (EUA)
Islamitas mortos sob custódia; Egito confirma

The Washington Post (EUA)
Líderes egípcios alertam civis

The Guardian (Reino Unido)
Namorado de jornalista do “The Guardian” é detido no Reino Unido sob lei de terrorismo

El País (Espanha)
Chefe militar egípcio anuncia mais repressão ante “semana de fúria”

Logo mais: Governador entrega ponte Baeté à população de Barreiros

O governador Eduardo Campos inaugura, logo mais, às 8h30, a ponte Baeté, em Barreiros, uma das muitas que foram destruídas pelas enchentes ocorridas em 2010 na Mata Sul do Estado. Construída em concreto armado, com vigas metálicas e com 135 metros de extensão, a ponte beneficiará diretamente cerca de 9 mil pessoas. O custo da obra foi de R$ 16 milhões.

Além de possibilitar o acesso de moradores para o centro da cidade, a Ponte de Baeté também beneficiará o escoamento da produção de cana-de-açúcar. A ponte possui sinalização horizontal e vertical. A obra gerou 100 empregos diretos.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Colégio Santa Joana D'Arc comemoram Semana da Família

Os alunos do Colégio Santa Joana D'Arc (CSJD), em Garanhuns, recebem de braços abertos e com muito carisma a equipe da Igreja Sagrado Coração de Jesus juntamente com o pároco Junior, para trabalhar a importância da família em comemoração da Semana Nacional da Família.

"Família e escola são os principais pontos de sustentação de qualquer indivíduo. Cabe a ambas transformar crianças em jovens cidadãos conscientes. Cada dia é uma dádiva de Deus. Se alguns dias parecerem uma caixa vazia, Deus pode lhe estar dando a oportunidade de decidir como a preencherá", disse Maria Almeida, diretora do colégio.

O CSJD juntamente com toda a sua equipe trabalha de forma continuada a educação atrelada a valores, imbuídos de ética e formação cidadã.

Prefeito realiza visita ao CAIC antes do início da reforma

Na manhã desta sexta-feira (16), o prefeito Izaías Régis realizou uma visita ao Centro de Apoio e Integração da Criança (CAIC). O local, que existe há 20 anos em Garanhuns, atualmente, atende 1.320 alunos e a partir da próxima semana passará por uma reforma em sua estrutura física. A reforma do prédio está orçada em mais de dois milhões de reais, incluindo os serviços de ampliação na área de lazer com quiosque, pista de cooper e playground.

A dona de casa Josefa Barbosa da Silva tem uma neta que estuda na instituição e está esperançosa com o início da reforma. “Tudo que vem, vem pra melhor. Estávamos precisando disso aqui há muito tempo. E a hora chegou, graças a Deus”, comentou. Régis afirma que cuidar do CAIC é um sonho antigo e que agora se torna realidade. “Nosso compromisso é com o povo. Estamos muito felizes em estar concretizando o pedido da população. Essa escola vai se transformar numa referência”, finalizou.

Estrutura – A instituição funciona na Rua Ebenezer Furtado Gueiros, no bairro Indiano. Sua demanda pedagógica é dividida em Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A empresa responsável pelo serviço é a GTA Construções LTDA, inscrita no CNPJ nº 10.536.997/0001-52.

Governo Municipal adquire quatro novas ambulâncias

A Secretaria de Saúde de Garanhuns adquiriu, com recurso próprio, quatro novas ambulâncias para realizar o serviço de transporte diário de pacientes. As unidades custaram 195 mil reais e chegaram ontem (15) ao município. Os veículos já começam a circular a partir da próxima semana.

De acordo com o prefeito Izaías Régis, com esta compra, sobe para seis o número de ambulâncias adquiridas somente este ano. “Além dessas quatro novas, temos as duas de maior porte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu. A ação foi pensada em benefício da população de Garanhuns”, comenta o gestor.

O secretário de Saúde, Harley Davidson, ressalta que a infraestrutura terá um suporte maior com a adesão dos novos veículos. “A população só tem a ganhar. Com essas ambulâncias poderemos realizar um trabalho ainda melhor no atendimento das demandas de saúde”, afirma.

Eduardo garante a implantação do Distrito Industrial de Aliança

O governador Eduardo Campos autorizou, nesta sexta-feira (16/08), o início das obras do Sistema de Abastecimento de Água do município de Aliança, na Mata Norte pernambucana. O gestor ainda deu pontapé inicial para a implantação do Distrito Industrial da cidade. “Esses investimentos trazidos pelo Governo do Estado vão mudar definitivamente a matriz econômica da região”, afirmou o governador.

Eduardo explicou que a conjuntura da região exigiu uma mudança de postura. “Os engenhos não estavam mais dando conta desse ciclo e nós tínhamos que agir”, disse o governador, enfatizando que “trazer para a área Norte investimentos privados não foi uma decisão simples”. Para completar estas ações, o Governo teve que investir na qualificação do trabalhador e na educação. “A Escola Técnica de Aliança já está em processo de contratação”, revelou Eduardo. 

O prefeito de Aliança, Kaká Bezerra, adiantou que o local já confirmou a chegada de uma metalúrgica, que vai investir cerca de R$ 20 milhões. Bezerra também destacou que a Prefeitura está bastante empenhada em captar novas empresas. “A área desapropriada (Usina Olho d'Água) tem 60 hectares, ou seja, vamos ter bastante espaço para crescer”, disse o prefeito.

Para a ampliação da rede de abastecimento, o investimento será de R$ 650 mil. O sistema consiste na ampliação da captação de água no riacho de Siriji, em Aliança, na construção de uma estação de tratamento de água, no sistema de bombeamento e na implantação de cerca de 6 mil metros de tubulações. “Dois mil moradores serão beneficiados  com a obra, que aumentará em 30% a oferta de água para a localidade”, completou o presidente da Compesa, Roberto Tavares, garantindo que as obras serão concluídas em 2014.

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, destacou as ações feitas em parceria com o Governo de Pernambuco. “Através da Compesa, estamos executando a construção da Adutora do Siriji, uma obra de aproximadamente R$ 70 milhões”, destacou  o ministro, garantindo que novas parcerias vão surgir. 

Ainda durante a solenidade, Eduardo autorizou o restauro da PE-062. O investimento é da ordem de R$ 2,8 milhões. “Pernambuco está no rumo certo”, declarou o secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, revelando que, até o fim de 2014, a Mata Norte será a região mais contemplada com a recuperação de rodovias.