sexta-feira, 31 de maio de 2013

Cruz Diocesana chega ao Colégio Santa Joana D´Ar

Na última terça-feira (28) todos os nossos alunos do Colégio Santa Joana D´Ar participaram de momento de fé ao lado do Padre Junior, para comemorar a chegada da Cruz Diocesana ao colégio.

O pároco passou vários ensinamentos para as crianças e os jovens, retratando a importância da fé e o espírito religioso, fazendo com que eles fortaleçam ainda mais a sua fé em Deus, e assim construam um futuro cada vez melhor. 


"Ouvir o momento de fé com a presença da Cruz Diocesana imbuídos por músicas religiosas fez com que todos embarcassem em uma viajem de reflexão, alegria e momentos de amor com o próprio Deus. Nesse momento riquíssimo tivemos depoimentos de alguns jovens falando de graças ao encontrar o próprio Cristo em suas vidas que foram transformadas pelo poder da oração e das bençãos. O Colégio Santa Joana D´Arc há 28 anos educa para Deus e para a vida e a cada dia fortalece a fé e os valores sociais cristãos dos nossos alunos." Disse Maia Almeida, diretora do colégio.

Paulo Leal requer Unidade Odontológica Móvel para o distrito de São Pedro

O Vereador Paulo Leal vem trabalhando no sentido de atender os anseios da comunidade, principalmente, dos que mais precisam de atenção do Poder Público. Nesse sentido, apresentou requerimento solicitando do Prefeito Izaías Régis, empenho junto ao Ministério da Saúde, para implantar uma Unidade Odontológica Móvel – UOM, no Distrito de São Pedro. 

As Unidades Odontológicas Móveis tem como objetivo central ofertar serviços odontológicos para as populações de locais que apresentam maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde, localizados predominantemente nas áreas rurais. “A Unidade Odontológica Móvel levará assistência aos moradores dos sítios adjacentes de difícil acesso do Distrito de São Pedro”, justificou o Edil.

Outro requerimento apresentado por Paulo Leal solicitou providências a Secretaria de Obras, para proceder à reposição do calçamento em ruas no Distrito de São Pedro. “Nosso pedido é de suma importância, pois o Distrito de São Pedro encontra-se com diversas ruas com o calçamento danificado, atrapalhando o trânsito de pedestres, bem como de veículos automotores, ficando a mercê de acidentes”, frisou Paulo Leal. 

Garanhuns ganha Biblioteca do SESI

A população de Garanhuns e de regiões vizinhas agora terão mais um espaço de leitura e pesquisa. Na noite da sexta-feira (24), com a presença de autoridades locais e de todo o Estado, a 18ª biblioteca do programa SESI Indústria do Conhecimento foi inaugurada no município. O centro multimídia, como também pode ser chamado, é localizado na Rua Abdêgado Revoredo, s/n, no loteamento Bela Vista (Cohab III).

Em sua estrutura, o acervo contém mais de mil livros, CDteca, DVDteca, computadores com internet gratuita e cursos de empreendedorismo. Ainda serão inauguradas mais duas bibliotecas do programa nos municípios de Chã de Alegria e Poção, totalizando 20 unidades no Estado. 


O deputado federal, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) e diretor Regional do Serviço Social da Indústria (Sesi), Jorge Côrte Real, no uso da fala, destacou que a construção é resultado de um esforço coletivo e de incentivo às práticas educacionais. “É preciso qualificar os novos e futuros trabalhadores. A oferta de uma educação melhor é um passo decisivo, também, para o desenvolvimento econômico de Pernambuco. A indústria exige isso”, disse.


Empolgado com a inauguração, o prefeito Izaías Régis também discursou e ressaltou seu compromisso com a população de Garanhuns. “Agradeço a parceria de todo o sistema S. Trabalhamos juntos pelo avanço do povo. Peço a todos, aqui da comunidade, que cuidem bem deste prédio. Isso aqui é de todos nós. Aproveitem muito, que nós continuaremos trabalhando para trazer o melhor”, finalizou.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Garanhuns terá novas Unidades de Saúde

Na tarde da sexta-feira (24), o prefeito Izaías Régis, em seu gabinete, assinou a ordem de serviço para a construção de novas Unidades Básicas de Saúde em três bairros do município - Cohab II, Indiano e José Maria Dourado. O encontro aconteceu no Palácio Celso Galvão. Os postos de atendimento deverão beneficiar, diretamente, mais de 20 mil moradores.

As unidades irão funcionar com as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF’s). A do bairro Indiano será construída no terreno do Centro Social Urbano (CSU); no José Maria Dourado será na Rua Armando Machado e na Cohab II, na Rua Antônio Fernandes Souto. Sendo, esta última estrutura, um Posto Triplo, ou seja, três unidades reunidas em um mesmo terreno.


De acordo com gestor municipal, essas obras são necessárias e trarão ainda mais conforto para a população. “Eu tenho certeza que continuaremos trabalhando para criação de uma infraestrutura planejada e digna para as pessoas de Garanhuns. As condições de saúde são prioridade em nossa gestão”, ressaltou Régis.

Estratégia Saúde da Família - A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Sivaldo dá resposta a Alcindo e explica porque aprovou contas de Luiz Carlos

Caros cidadãos de Garanhuns,

Defendo que só quem tem história e serviços prestados à população de Garanhuns pode ter as suas ações e suas posições questionadas.

Acredito que em toda a minha vida política, iniciada em janeiro de 2001, quando assumi, através do voto popular, o cargo de vereador de Garanhuns, venho com muita honra, coerência e honestidade pautando a minha história política.

O nosso posicionamento contrário ao reajuste na Taxa de Iluminação Pública motiva-se pelo fato de que o cidadão garanhuense já sofre com uma enorme carga tributária e que mesmo com os atuais valores arrecadados pelo Município, a Prefeitura poderia custear o serviço de iluminação pública sem qualquer prejuízo ao erário público. Apresentei documentos da Celpe provando as minhas afirmações. Lucro é para as empresas privadas e não no serviço público. Não podemos aumentar uma contribuição sob o pretexto de que novos investimentos serão realizados no Setor. É preciso ter respeito com o cidadão, que confiou na mudança. Na mudança para melhor, e não para aumentar taxas e arrochar, ainda mais, o orçamento do cidadão garanhuense.

Quanto aos nossos posicionamentos, fazemos oposição a ações erradas e não a pessoas, votamos favoráveis as contas do ex-prefeito Luiz Carlos de Oliveira por entender que os argumentos apresentados pelo Tribunal de Contas do Estado estavam passivos de interpretação, já que em outros Municípios, o mesmo Órgão Fiscalizador considerou os investimentos na educação como contabilizáveis para os Índices Constitucionais. Tal posição também foi adotada por este vereador quando da análise das contas do ex-prefeito Silvino Duarte, cujas contas também apresentavam interpretações semelhantes. A coerência nas minhas ações justifica a decisão pelo voto favorável, pois votei pela aprovação do aliado político e amigo pessoal, Silvino Duarte, e não poderia adotar outra postura pelo fato de ter sido oposição ao Governo Luiz Carlos de Oliveira. Saliento que o meu voto não depende do oferecimento de dinheiro ou de cargos, como se notabiliza um Parlamentar sem qualquer história e praticante do oportunismo político.

A abertura das discussões, a cobertura da imprensa, os esclarecimentos prestados por quase todo o Secretariado Municipal, a chegada da informação ao conhecimento público, as emendas possibilitando que os moradores da zona rural e dos distritos continuassem isentos da Taxa de Iluminação e, por fim, a redução dos valores para os consumidores residenciais são comemoradas por este Vereador como vitórias, pois através do nosso trabalho legislativo, o povo de Garanhuns passa a reconhecer quem realmente está ao seu lado, assim como o Governo que atualmente “manda” em Garanhuns, nos legisladores e que tenta ludibriar a Opinião Pública. As máscaras estão caindo e nos próximos dias a verdadeira face da mudança vai se apresentar.

Sivaldo Albino
Vereador de Garanhuns
sivaldoalbino2@hotmail.com

Alcindo sai em defesa do Governo e ataca Sivaldo

Aliado do prefeito Izaías Régis (PTB) desde que este assumiu o mandato, o vereador Alcindo Correia (PRB) foi hoje a principal voz do Governo na Câmara, na defesa do reajuste da Taxa de Iluminação Pública. Ele travou um verdadeiro embate com o representante do Partido da Mobilização Democrática, Sivaldo Albino, o único a votar contra o projeto do Poder Executivo.

Alcindo acusa Sivaldo de posar para a plateia e tentar jogar o povo de Garanhuns contra Izaías, distorcendo as informações sobre a proposta aprovada hoje no Legislativo. “ Em 2002, como presidente da Câmara e aliado do prefeito da época, votou e convenceu 10 vereadores a reajustar a taxa no valor de 83 centavos por ano. E ainda tornou o que era facultativo obrigatório”, recordou o representante do PRB.

“É o mesmo vereador?”, provocou Alcindo, chamando o seu colega de Câmara de incoerente e de estar agindo movido por interesses pessoais. “O problema todo é que ele queria o apoio do prefeito para deputado e para presidir o Legislativo. Como não conseguiu resolveu fazer arenga nas rádios e nos blogs”, afirmou o vereador governista.

Segundo ele o projeto do Executivo, com as devidas modificações propostas pela Câmara, não vai pesar no bolso do garanhuense como tem procurado passar para a população o representante da oposição. “Para começar todo mundo de baixa renda, quem ganha salário mínimo, vive de bolsa família ou consome até 50 kwh está isento de pagar a taxa. Também está dispensado da contribuição todo morador da zona rural ou de um dos três distritos do município”, informou Alcindo Correia frisando que o aumento dado pela prefeitura foi de apenas 11 centavos por ano.

O vereador lembra que a taxa para quem consome mais de 51 Kwh por mês e vive na zona urbana ficou em R$ 2,50 e no valor de R$ 4,99 no caso de quem consome mais de 101 Kwh a cada 30 dias.

Para Alcindo o vereador Sivaldo Albino está ficando isolado perante a população de Garanhuns e “sua máscara está caindo”. Ele lembra que o representante do MD fez oposição a Luiz Carlos de Oliveira, denunciou de forma corajosa o escândalo da ponte do Sítio Baraúnas, mas depois se calou. “Para completar votou a favor das contas do ex-prefeito que passou anos criticando, contrariando um parecer do Tribunal de Contas do Estado. (Do Blog do Roberto Almeida)

Governo Municipal lança Cartilha de Orientação para o atendimento às vítimas de violência

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde lançou nesta quarta-feira (22) no auditório da AESGA, uma cartilha direcionada à orientação para o atendimento às vítimas de violência no município de Garanhuns. A iniciativa também é uma oportunidade para a estruturação da Rede Municipal de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde, conforme Portaria nº 936/2004 do Ministério da Saúde.


O evento contou com a presença do Secretário de Saúd, Harley Davidson, o qual também representou o Prefeito Izaías Régis, com a Diretora Geral de Promoção, Monitoramento e Avaliação das Vigilâncias em Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde/PE, com Luciana Carolina e a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Garanhuns, Régia Leite.


A cartilha que contém informações detalhadas sobre os diversos tipos de violência, a exemplo da violência contra a criança, à mulher e ao idoso, se apresenta como um instrumento para compreensão desta problemática na cidade, e irá servir de guia de orientação aos profissionais que atenderão às vítimas. O material inicialmente será distribuído na rede de atenção às vitimas e posteriormente nas Escolas e Postos de Saúde de Garanhuns.

Academia de Letras promove debates sobre a História de Garanhuns

A Academia de Letras de Garanhuns (ALG) torna pública sua discussão acerca da História da cidade. Isso vem acontecendo desde a sua última reunião ordinária. A ideia é manter o debate de maneira a sensibilizar a sociedade garanhuense no sentido de valorizar a memória, personalidades e fatos de considerável relevância ocorridos na “Terra de Simoa”.

Assim, na próxima reunião ordinária da Academia, a realizar-se no próximo sábado (25), às 20h30, na própria sede da entidade, o debate continuará; desta vez contando com João Marques, Manoel Neto Teixeira e José Cláudio Gonçalves de Lima como debatedores, que na ocasião falarão sobre os 10 maiores acontecimentos e as 10 maiores personalidades de Garanhuns, em suas opiniões.   

Desta forma, ao tempo em que a ALG convida os interessados para participar, busca comunicar aos garanhuenses a discussão que vem mantendo em torno da História de Garanhuns.

Jorge Côrte Real vem ao Agreste do estado nesta sexta e sábado

Izaías Régis e Jorge Corte Real
O deputado federal Jorge Côrte Real (PTB-PE) vem mais uma vez ao Agreste pernambucano nesta sexta-feira. O parlamentar visitará as cidades de Garanhuns e Cachoeirinha, onde tem parceiros políticos, como o prefeito Izaías Régis e a vereadora Sílvia Xavier, respectivamente.

Em Garanhuns, Côrte Real, se atualizará sobre as obras que estão sendo realizadas pela atual gestão e como diretor regional do Sesi-PE, aproveita para entregar a 18º biblioteca do Programa Indústria do Conhecimento; uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), executada pelo Sesi-PE dentro do programa Educação para a Nova Indústria, para promover o acesso à inclusão digital de populações de baixa renda em todo o País.

A entrega do centro multimídia será às 19h, da sexta-feira (24), na Rua Abdêgado Revoredo s/n, no Bairro de Dom Helder. Outras duas unidades serão entregues em breve nas cidades de Chã de Alegria e Poção.

Já em Cachoeirinha, o deputado se encontra com a vereadora Sílvia Xavier (PTB) e correligionários, ainda na manhã do sábado (25), para saber as carências da cidade, bem como as intervenções que estão sendo realizadas. O parlamentar também conhecerá as instalações do CASCA- Centro de Assistência Social de Cachoeirinha, que atende a comunidade carente do município com serviços médicos, como pediatria, odontologia, psicologia; e sociais.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Colégio Santa Joana D´Arc lança novo projeto, Joana D´Arc com Cristo, “Amar e servir a Deus"


Colégio Santa Joana D´Arc realizou nos dias 17 e 18 de maio o seu novo projeto Joana D´Arc com Cristo, “Amar e servir a Deus”.

Ser jovem no contexto que vivemos é ser ágil, interagir com o mundo moderno, ser criativo e ter foco, sem esquecer que a principal base é Deus e a família, que do modernismo deve ser aproveitado o que for útil e o que vem pra inverter valores deve ser cortado, pois a saúde da sociedade do mundo em que vivemos depende das nossas ações e valores.


Nossos jovens saem do evento com missão cumprida, encorajados pela força do amor de Deus e consciente que precisam entender que não existe liberdade total, estamos sempre vinculados a algumas regras que precisam ser percebidas e seguidas , na certeza que cada um saiu desse momento com grandes lições de amor, fé, respeito e companheirismo. Parabéns a cada  família que acreditou no evento mergulhou na proposta de servir a Deus e conduziu seu filho a um momento espiritual de grande importância para a vida.


Durante todo evento e no encerramento do projeto juntamente com as famílias dos alunos foram vivenciados momentos grandiosos de fé, amor e respeito, com orações e a presença viva de Jesus, fortalecendo a eficácia de uma boa relação, valores e formação cristã entre escola e família, o nosso lema principal é educar para Deus e para a vida, valorizando a ética, o resgate de valores e a fé como princípio.


Nossos agradecimentos a todos os responsáveis e co responsáveis pelo evento em especial nossos alunos e seus familiares, nosso equipe, os párocos Emerson e Júnior e todo o grupo do EJC e Carismática.

Maria Almeida
Diretora.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Garanhuns recebe Encontro de Secretários Municipais de Saúde

Secretário de Saúde de Garanhuns, Harley Davidson ao lado da Secretária de Saúde de Saloá, Joana Ferreira e da enfermeira Kilma Melo
A cidade das Flores esta recebendo desde ontem (9) até hoje (10), o V Congresso das Secretarias Municipais de Saúde e o 60º Encontro de Secretários Municipais de Saúde do Estado de Pernambuco. O evento que tem teve início às 8 horas de ontem, sendo realizado no auditório do Hotel Tavares Correia, contando com o apoio do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde.


Com o objetivo de discutir a agenda prioritária do SUS Pernambuco, bem como acolher os novos secretários municipais, o encontro também será uma oportunidade para eleger a nova mesa Diretora. Estão sendo aguardados representantes dos 184 Municípios do Estado.

“Garanhuns tem o prazer de receber este grande encontro que além de reunir os secretários municipais e seus respectivos técnicos, contará com a presença do nosso secretário estadual de saúde, Antonio Carlos Figueira, que abrilhantará o evento. Na oportunidade, iremos discutir os principais assuntos que norteiam o nosso Sistema Único de Saúde como assistência farmacêutica, vigilância em saúde, auditoria do SUS, dentre outros assuntos, inclusive do COAP que tratará do nosso contrato administrativo”, adiantou Harley Davidson, secretário de saúde do Governo Municipal.

A programação também conta com palestras e oficinas as quais discutirão diversos temas relativos à saúde.

AMTT inicia atividades de aplicação de multas


A partir desta sexta-feira (10), os agentes da Autarquia Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT), iniciarão as atividades de aplicação de multas, caso haja necessidade do procedimento. A medida se torna necessária diante da postura irregular de muitos condutores que trafegam diariamente pela cidade, desrespeitando as leis de trânsito.

A iniciativa, que conta com o apoio do Governo Municipal, por meio da AMTT, foi autorizada pelo DETRAN, que inclusive já cadastrou todos os seus agentes. “Iniciaremos a autuação das multas com a aplicação prevista pelo Código Nacional de Trânsito. Algumas destas multas são de competência exclusiva do Município, a exemplo de parar em faixa de pedestre, a questão da não utilização do cinto de segurança e bilhete zona azul, uso do telefone ao volante, bem como estacionar em local proibido. Estes são um dos exemplos que nós iremos autuar aqui no Município”, argumentou Ana Rossini, presidente da AMTT.

Os trabalhos serão iniciados na Avenida São Antonio, local onde está concentrada a maior área de zona azul. “Um dos maiores problemas do município é justamente estacionamento. Então a ideia é fazer realmente que haja a rotatividade do bilhete zona azul, contribuindo para que seja resolvida esta questão. Depois dessa autuação, nós teremos alguns guardas que serão deslocados para alguns pontos como a Duque de Caxias e bairro do Magano, considerados pontos críticos da cidade, bem como outros locais, para começarmos a fazer a aplicação das autuações”, finalizou Ana Rossini.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Prefeitura inicia obras em ruas da COHAB II


O Governo Municipal de Garanhuns iniciou as obras de asfalto e drenagem de seis ruas do Conjunto Residencial Francisco Figueira, popularmente conhecido como COHAB II. Segundo a empresa responsável pelos serviços, a ANCAR, o trabalho começa com a topografia, o rebaixamento de pena d´água e a tubulação para as águas servidas. Os canos de concreto que serão usados para a drenagem de águas pluviais já estão espalhados na Rua 45, chamando a atenção dos moradores do bairro.

Ontem (7) o prefeito Izaías Régis visitou o bairro, onde teve gente que se surpreendeu com os canos e com a presença do governante do município andando pelas ruas do bairro. "Essa obra vai ser uma benção para nós. Nós nunca tínhamos encontrado um prefeito na nossa porta depois da eleição. O prefeito Izaías veio para trazer a notícia do nosso asfalto. Estamos muito alegres", comentou a dona de casa Verônica Melo, moradora local.

A Prefeitura vai asfaltar e drenar as seguintes ruas da COHAB II: Alódia Valença, Luiz Gonzaga, Raimundo Clemente da Rocha, Cláudio Alves de Moraes e Rua 18. Na Rua 45.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Governos Estadual e Federal assinam convênios em Garanhuns


Na manhã da última sexta-feira (3), Garanhuns recebeu o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para o lançamento do Programa Terra Pronta e Distribuição de Sementes, assinatura de convênios estaduais e federais para o início das ações de convivência com a seca nos municípios do Agreste Meridional e obras de saneamento básico para Garanhuns. O encontro das autoridades, que também teve a presença do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho e o senador Armando Monteiro, aconteceu no Parque de Exposições do município.

Para ampliar o abastecimento de água, a parceria entre o Governo do Estado e Governo Federal, vai beneficiar mais de 22 mil famílias em 26 municípios – incluindo Garanhuns – com investimentos de 40,2 milhões de reais para implantação de 182 cisternas de abastecimento de água domiciliar, perfuração de 390 poços e construção de 104 barragens de parede de terra.

Foi lançado, no evento, o Programa Terra Pronta e Distribuição de Sementes, numa parceria do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, que vai preparar 40,4 mil hectares de terra e distribuir mais de mil toneladas de sementes para 40 mil famílias rurais. “Queremos dizer aos nossos pecuaristas que nós estamos autorizando a entrega dos grãos e dos tratores para aração de terra com o objetivo de continuar dando assistência ao homem do campo. Precisamos e vamos melhorar a condição de produção nos municípios”, comentou o secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Ranílson Ramos.

Na ocasião, foi assinada, ainda, a ordem de serviço da implantação do sistema de esgotamento sanitário do município de Garanhuns, que é um investimento de mais de 14 milhões de reais. O secretário estadual de Recursos Hídricos e Energéticos, Almir Cirilo, falou da importância da economia e da saúde da população com a obra que representa ¼ de Garanhuns. “A ação já vinha sendo planejada. Avaliamos a situação do município e agora iremos colocar em prática o projeto aprovado pelo governador. Um dado interessante que devemos ressaltar neste momento é que a cada um real investido no tratamento de esgoto, 4 reais são economizados para o tratamento de pessoas doentes por alguma doença adquirida na água”, destacou.

O prefeito Izaías Régis, em seu discurso, lembrou que em 2007, como deputado estadual, solicitou ao Governo do Estado, melhorias no abastecimento do município e que seu pedido, logo em dezembro do mesmo ano, foi acatado com a obra da barragem do Cajueiro que, hoje, é responsável por parte do abastecimento nos bairros. “Isso é ação, é solução. Garanhuns abre as portas para trabalharmos em parceria com o governador rumo ao crescimento. Vamos voltar a ver a população vibrante. Garanhuns só tem 8% de sua estrutura saneada, é uma das piores. Precisamos melhorar essa situação para oferecermos qualidade de vida”, comentou.

Ainda discursando, Izaías pediu a doação do Parque de Exposições ao município para a realização de feiras de gado, de ovinos e caprinos e o terreno ao lado para a instalação de uma indústria de produtos alimentícios, que deverá gerar 400 empregos para população.

O senador Armando Monteiro falou que o momento é de unir forças. “Nós que temos andado por Pernambuco, pudemos assistir o drama que ainda atinge nossa população em decorrência da seca. As perdas são expressivas, mas, o que importa nesse momento é celebrarmos juntos a esperança e saber fazer um processo amplo de melhorias para nossa economia rural”, disse.

Encerrando o momento, o governador Eduardo Campos disse que os investimentos continuam. “É uma grande satisfação estar em Garanhuns na agenda de visitas que estamos fazendo pelos municípios da região. Os investimentos continuam não só nas obras, mas nas pesquisas também. Essa situação de convivência com a seca é um estímulo para seguirmos trabalhando pelo bem de todos”, finalizou.

Governo de Pernambuco inaugura sistema de abastecimento de água em Bom Conselho


O Distrito de Rainha Izabel, no município de Bom Conselho, já pode comemorar a chegada da água da Compesa nas torneiras. Nesta sexta-feira (03/05), o governador Eduardo Campos inaugurou o primeiro sistema de abastecimento de água do distrito, orçado em R$ 940 mil; além de autorizar a construção de 725 cisternas na zona rural do município agrestino, num investimento de mais de R$ 3,7 milhões. “Essas obras vão trazer a Bom Conselho a universalização da água a um preço justo. "Vocês, aqui, pagarão a tarifa social do nosso Governo, de apenas R$ 5”,00", garantiu Eduardo.

Ao abrir um chuveirão instado na principal praça de Rainha Izabel, o governador pôs fim à escassez de água para as 3,5 mil famílias que moram no distrito. Até então, a população vivia da compra particular de uma água bruta, sem tratamento, conforme lembrou o agricultor  Rosildo Brito, 62. " “A água que tinha pra gente era muito suja e só chegava de oito em oito dias. É muito difícil viver e criar os filhos e depois os netos nessa situação”", relatou.
"Ver chegar água tratada é uma alegria muito grande para gente. Porque temos a certeza de que as futuras gerações não ficarão submetidas à má qualidade da água e tudo que vem como consequência, como doenças e diversos problemas de insalubridade"”, comemorou Eduardo.

O sistema de abastecimento de Rainha Izabel contempla uma Estação de Tratamento de Água, 500 metros de adutora, 7 mil metros de rede de distribuição e 800 ligações prediais com hidrômetros e reservatório de água. Já as cisternas são dividas em 225 do tipo calçadão (plantio) e 600 reservatórios de 16 litros (para consumo).

AÇUDE NAÇÃO- Antes de ir a Rainha Izabel, o governador Eduardo Campos visitou a obra do Açude da Nação, situada também em Bom Conselho. O açude, que está sendo reconstruído desde outubro de 2012, deve estar pronto até o final deste ano. Concluído, ele vai praticamente multiplicar por cinco a sua capacidade de acumulação, chegando a 750 milhões de metros cúbicos de água.

O Açude Nação terá 240 metros de extensão por 12 metros de altura.  O investimento é de R$ 8,7 milhões. Construído há mais de 30 anos, o açude se rompeu durante a cheia de 2010.  A obra é emblemática, pois naquela ocasião especulou-se que este fato teria sido um dos fatores que contribuíram para as cheias não só no Estado de Pernambuco, como também da Paraíba.   

RODOVIA- O município de Palmerina foi a última parada de Eduardo nesses três dias pelo Agreste e Mata Sul do Estado. Além de entregar a rodovia é a PE-187, que liga Palmerina a Poço Comprido (Correntes), o governador assinou Ordens de Serviços para pavimentação de um conjunto de ruas dos municípios dos Palmerina e Correntes.  Com prazo de 120 dias, as obras terão investimentos de mais de 3,4 milhões e fazem parte do Plano de Infraestrutura Rodoviária Caminhos da Integração.

A ponte do Jacaré, que foi totalmente destruída pelas fortes chuvas de 2010, também será reconstruída, ligando a área rural à parte urbana de Palmerina. O custo da intervenção será de R$ 1,2 milhão e tem prazo de 240 meses de execução.    Já PE-137, que compreende um trecho de 10 quilômetros, teve  valor de R$ 5.5 milhões. A estrada melhora a acessibilidade entre os municípios da bacia leiteira do Agreste, fazendo a interligação com a BR-424.

Governador autoriza a construção da barragem de Riacho Seco em Brejão


O governador Eduardo Campos autorizou, na tarde desta sexta-feira (04/05), a construção de mais uma barragem no Agreste. Desta vez, o município contemplado foi Brejão. “Hoje, nós temos 10 barragens sendo construídas em Pernambuco, todas em parceria com o Governo Federal”, disse o governador, informando que o referido empreendimento foi orçado em R$ 39 milhões.

De acordo com o secretário de Recursos Hídricos e Energéticos, Almir Cirilo, a barragem de Riacho Seco começou a ser discutida no terceiro mandato do ex-governador Miguel Arraes, mas que não houve oportunidade para que esse empreendimento fosse viabilizado. “Naquela época, nós realizamos diversos estudos, mas só agora o povo de Brejão terá esse sonho realizado”, completou o secretário.
A barragem de Riacho Seco, que terá capacidade para 11,5 milhões de metros cúbicos, também vai atender o município de Terezinha”, explicou o governador, ressaltando que outras cidades também vão receber, de maneira estratégica, barragens de pequeno porte.

PATRULHA: – Na ocasião, Eduardo e sua comitiva, composta por secretários e parlamentares da região, foram recebidos pelos Patrulheiros do Agreste, um projeto que já atende a cerca de 400 crianças e adolescentes, de 7 a 15 anos. O capitão Ítalo, responsável pela iniciativa, explica que o projeto já foi implantado em quatro municípios da região. “O nosso objetivo é construir um pacto pela cidadania, por meio da promoção da disciplina e responsabilidade”, completou o capitão, que atualmente está na reserva da Polícia Militar de Pernambuco.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Alunos do Colégio Santa Joana D´Arc realizam momento especial no Dia Nacional do Livro


O Colégio Santa Joana D´Arc organizou um momento especial no Dia Nacional do Livro, os alunos do Joaninha baby até o Ensino Fundamental fizeram a culminância do projeto de leitura que foi desenvolvido ao longo do bimestre, onde nota-se nos mesmos o encanto pela leitura.

No dia 18 de abril, os familiares dos alunos participaram desse fantástico momento, apreciando os trabalhos desenvolvidos pelos seus filhos. "Entendendo que neste mundo de constantes revoluções científicas e tecnológicas é preciso construir também a sua própria história, aqui no Colégio Santa Joana D´Arc nossas crianças e jovens aprendem a conhecer a cada dia novos contextos, desenvolvendo o seu senso critico, criatividade e compreensão do mundo", diz Maria Almeida, diretora do colégio.

Governador visita Garanhuns nesta sexta-feira


O governador Eduardo Campos iniciou nesta quarta-feira (01/05), visita a municípios do Agreste e Mata Sul do Estado. O roteiro começou ontem às 9 horas, em Caruaru, no Assentamento Normandia, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Além de Caruaru, Eduardo visitará Pesqueira, Garanhuns, Barra de Guabiraba, Bonito, Ibirajuba, Bom Conselho, Brejão, Palmerina e  Palmares e São Benedito do Sul, na Mata Sul, até amanhã, sexta-feira (03/05).

Neste período, o governador irá inaugurar estradas, visitará o canteiro de obras das barragens de Serro Azul, em Palmares, e dará Ordens de Serviço para construção das barragens de Barra de Guabiraba, de Igarapeba (em São Benedito do Sul) e de Brejão. Também assinará convênio com o Ministério da Integração para construção de mil barragens, além do lançamento do Programa Terra Pronta, em Garanhuns.

No Assentamento Normandia, em Caruaru, o governador assinou um convênio, no valor de R$ 422,4 mil, para a construção de uma Unidade de Beneficiamento de Raízes e Tubérculos - Mandioca, Batata-Doce, Inhame e Jerimum. A agroindústria vai atender a 100 famílias, sendo 40 do assentamento e 60 de comunidades do entorno.

Na Fazenda Normandia, o Governo do Estado está construindo, dentro do Programa Pernambuco Mais Produtivo, 21 cisternas do tipo calçadão com investimento no valor de R$ 236 mil. Cada reservatório tem capacidade para armazenar 52 mil litros d'água, e é destinado à produção agrícola.

Em Pesqueira, Eduardo assina Ordem de Serviço para implantação de dois projetos de irrigação comunitária, a serem implantados nas terras indígenas Xucurus por meio do Programa Irrigação para Todos. No total, serão atendidas 36 famílias com 72 hectares irrigados destinados à produção das culturas do tomate, repolho, pimentão e cultivo de pastagens. O valor do investimento é de R$ 980,8 mil. O prazo previsto para conclusão dos projetos é de 150 dias.

As metas para 2013 do Programa Irrigação para Todos prevê o atendimento de mil famílias de agricultores familiares com a implantação de 2.000 hectares com áreas de irrigação comunitária.

Na Tribo Xucuru, também estão sendo investidos R$ 801,8 mil na construção de 28 cisternas calçadão e 232 cisternas de placas, atendendo a 260 famílias rurais.

BARRAGENS – Nesta quinta-feira (02/05), Eduardo Campos começa o dia em Palmares na visita as canteiro de obras da Barragem Serro Azul, principal empreendimento do conjunto de ações a serem executadas para controle de cheias na Mata Sul de Pernambuco. A barragem está sendo construída próxima à localidade de Serro Azul, situada a 18 quilômetros de Palmares, pela estrada PE-103. A construção terá como objetivo controlar as enchentes geradas na região do alto rio Una e disponibilizará uma vazão regularizada de 850 litros por segundo para usos múltiplos.

A Barragem de Serro Azul terá capacidade de acumulação em torno de 303 milhões de metros cúbicos de água e ocupará 907 hectares de área espalhados pelas cidades de Palmares, Catende e Bonito. O paredão da barragem, com mais de um quilômetro de extensão, será erguido em Palmares, especificamente no distrito de Serro Azul. A barragem visa conter e controlar as enchentes do alto Una e possibilitar a acumulação de água para usos múltiplos na região.

Também dará ordem de serviço para a construção de mais duas barragens destinadas ao controle das cheias na Mata Sul de Pernambuco. Uma delas será a barragem de Barra de Guabiraba, que será construída na porção superior da bacia do rio Sirinhaém e faz parte do conjunto de barragens destinadas ao controle das cheias na Mata Sul de Pernambuco. O investimento na obra será de R$ 56 milhões. O prazo para execução da obra é de 15 meses. Já a Barragem de Igarapeba, localizada no vale do rio Pirangi, próximo a Igarapeba (distrito do município de São Benedito do Sul), formando um reservatório que poderá ocupar uma área de até 278 hectares (área da bacia hidráulica). A obra receberá investimento de R$ 126 milhões e será realizada num prazo de 15 meses.

O governador Eduardo Campos também dará ordem de serviço para a construção da barragem de Brejão, que terá capacidade de acumulação de 11,5 milhões de metros cúbicos e será destinada a reforçar o abastecimento de água das cidades de Brejão e Terezinha. O investimento na obra será da ordem de R$ 39 milhões, com investimentos do próprio estado e da Caixa Econômica Federal.

Estradas – Também nesta quinta-feira, 2 de maio, o governador inaugura a restauração da PE-109, no trecho que vai do entroncamento da PE-103, em Bonito, até a PE-120, no distrito de Formigueiro. O investimento na obra, cujos serviços incluíram restauração do pavimento, do sistema de drenagem e implantação de sinalização vertical e horizontal nos 18 quilômetros da estrada, foi de R$ 7.913.685,60. Também a rodovia PE-109 funciona como alça de ligação do Agreste Central ao Agreste Meridional e Mata Sul, facilitando o escoamento de produtos agrícolas entre as regiões e o deslocamento de pessoas ao Litoral.

Eduardo inaugura ainda duas novas estradas. Uma delas é a PE-149, no trecho Altinho/Ibirajuba, com extensão de 16,44 quilômetros, cujo investimento na implantação e pavimentação foi R$ 10.945.517,84. A rodovia melhora a acessibilidade a Altinho, bem como serve de via de interligação entre os municípios da região.

A outra rodovia é a PE-187, no trecho de 10 quilômetros, que vai de Palmerina a Poço Comprido (Correntes), cujo valor da implantação e pavimentação foi de R$ 5.555.403,88. A estrada melhora a acessibilidade entre os municípios da bacia leiteira do Agreste, fazendo a interligação com a BR-424.

As obras fazem parte do Plano de Infraestrutura Rodoviária Caminhos da Integração e foram executadas pela Secretaria de Transportes, através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), com recursos do Tesouro Estadual.