(87) 9.8141.4000

(87) 9.8141.4000

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Garanhuns encerra programação da Independência

Em Garanhuns, as comemorações ao Dia da Independência do Brasil terminaram na tarde de ontem (8). Na manhã do sábado (7), na Avenida Santo Antônio, centro da cidade, desfilaram 45 entidades – sendo 23 escolas municipais, seis estaduais e uma particular, além da banda marcial do colégio Diocesano, 71º BI Mtz, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar.

Ainda na tarde do dia 7, no distrito de São Pedro, nove escolas do campo, puxadas por sete bandas marciais desfilaram por entre as principais ruas da localidade. Os distritos de Iratama (com nove escolas) e Miracica (com 12 escolas) realizaram suas apresentações na programação de ontem.

O saldo dos desfiles foi positivo. Toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação trabalhou na organização dos eventos. Para a secretária de Educação, Janecélia Marins, resultado de uma gestão participativa. “É muito satisfatório chegar ao final e sentir que o nosso dever foi cumprido. Trabalhamos diuturnamente para que esse sentimento fosse sentindo por todos nós. Agradeço a cada um dos servidores que deixaram a festa da independência ainda mais bonita”, comenta a titular da pasta.

Inovações – O Governo Municipal forneceu novo fardamento completo para os 16 mil alunos da Rede de Ensino. Na infraestrutura do desfile da Avenida Santo Antônio, pontos estratégicos com banheiros químicos e água mineral foram colocados para atenderem as demandas dos alunos, pais e professores. As crianças foram identificadas com adesivos padronizados contendo o nome completo, instituição de ensino, idade e o endereço residencial para qualquer urgência.

O militar do exército em reserva e médico Ulisses Pereira, que participa dos desfiles há 16 anos, afirma que nunca viu uma organização igual a deste ano. “Notei grandes diferenças. A participação maciça das escolas, incluindo as rurais; a presença do novo padrão de fardas; o investimento nas bandeiras que simbolizavam o Brasil, Pernambuco e Garanhuns todos novas; a identificação do alunado; a sinalização da avenida e ruas adjacentes; os espaços bem divididos para comportar autoridades e a imprensa; além de uma excelente sonorização. Visivelmente, a preocupação do poder público foi positiva”, detalhou.

O Conselho Tutelar e a Secretaria de Assistência Social foram parceiros com a fiscalização e o suporte de educadores sociais. A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) também foi responsável por parte da segurança do público na cidade e nos distritos.

Segundo a dona de casa Maria do Carmo Ferreira, de 56 anos de idade, que assistiu ao desfile na Avenida Santo Antônio, este ano, o desfile foi um dos melhores que ela já participou. “Eu trago minha neta para ver os desfiles todo ano. Foi muito bom dessa vez por que acabou cedo e deu pra assistir até o último momento”, disse.

O prefeito Izaías Régis afirma que o momento é um marco na história do país. “A Independência do Brasil é marcada pela liberdade de expressão e a democracia. É maravilhoso ver esses estudantes, alguns ainda tão pequeninos, desfilarem representando a pátria”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário