(87) 9.8141.4000

(87) 9.8141.4000

terça-feira, 13 de agosto de 2013

PAISAGISMO URBANO: Árvores de Garanhuns passam por poda permanente

Com o objetivo de melhorar os aspectos naturais de Garanhuns, o Governo Municipal vem trabalhando nas questões que envolvem a qualidade de vida da população. Desta vez, servidores, coordenados pela primeira dama, Socorro Régis, e com a colaboração da Defesa Civil, estão realizando a poda de árvores na cidade. Esta semana, as ruas de acesso à Central de Abastecimento de Garanhuns (Ceaga) são as beneficiadas com a ação.

As avenidas Caruaru, Santa Rosa e Djalma Dutra – localizadas no bairro Heliópolis – também já receberam a ação. De acordo com Socorro Régis, a própria população solicita essa manutenção nas árvores. Ela informa ainda que todos os bairros que estiverem precisando do serviço, terão a presença da equipe. “Algumas são árvores baixas, outras estão muito grandes e podres, e precisam ser podadas. Estamos cuidando das árvores para possibilitar uma visão mais bonita”, ressalta.

Comerciante da Rua Fernando de Noronha há 12 anos, Maria das Neves, de 42 anos, comentou que a via era muito escura. “Já estava ficando feio aqui. Muitos galhos caindo, além da escuridão total. Achei ótimo dar um corte nessas árvores”, disse. A também moradora da rua, que fica ao lado da Ceaga, a dona de casa Rubeni Virgínia mora no local há 30 anos e aprova a preocupação da prefeitura. “Aprovo, está ficando muito bom. Aqui estava servindo de esconderijo para marginais. Sete horas da noite ninguém saia de casa. Agora dá mais segurança”, afirma.

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, as podas são de grande importância, pois elas servem para retirar as árvores e galhos mortos, proporcionando o clareamento do espaço urbano. Tecnicamente, essas árvores, normalmente estão muito altas, prejudicando a iluminação pública, e como consequência, as ruas ficam muito escuras. Além disso, outro ponto levado em consideração para a necessidade emergencial de poda é a incidência de espécies de trepadeiras parasitas, conhecidas popularmente como erva de passarinho.

Luciano Viana dos Santos tem 48 anos de idade e é comerciante da Rua André Vidal de Negreiros, também nas proximidades da Ceaga. Ele comenta que quase perdeu um veículo por causa da caída de uma árvore, recentemente. “Tirar essas árvores podres é melhor para evitar acidentes. Eu mesmo quase perdi minha Kombi. O que está sendo feito pela prefeitura só está trazendo coisa boa pra nós”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário