sexta-feira, 19 de julho de 2013

Noite de abertura do 23º FIG tem grande público com show exuberante de Ney Matogrosso

O 23º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) trouxe ao palco da Esplanada Guadalajara toda a elegância e exuberância de Ney Matogrosso. Ícone da MPB, ele apresentou o show da turnê “Atento aos sinais” na noite da quinta (18), abertura do festival. Completando 40 anos de carreira, Ney demonstrou uma coreografia impecável com figurinos que valorizaram a sensualidade do artista.

Na abertura do show, Ney Matogrosso cantou uma música de autoria de Lenine, encantando a multidão presente à Esplanada. Mas, foi a canção “Vida louca vida”, de Cazuza, que fez os fãs ovacionarem o cantor que já estava gigante no palco com sua voz peculiar. E os aplausos acompanharam-lhe durante toda a performance que teve o aclamado bis, com o retorno triunfal de Ney que cantou mais três músicas. Foi com um gesto de abraço que ele agradeceu o afeto da plateia. E antes das cortinas fecharem, desejou um bom festival a todos com menos chuva e uma lua linda.


Mas, a primeira noite do 23º FIG começou um pouco mais cedo. Por volta das 21h, a Guadalajara recebeu a Ópera Bajado. Os artistas de Olinda encheram de cores e movimentos os dois telões com animações que retrataram os ritmos da cultura pernambucana, dentre eles o frevo e a serenata. Em seguida, subiu ao palco o grupo garanhuense Gaiamálgama, que é composto por 25 componentes e tem forte influência da cultura oriental. A experiência de apresentar-se no palco Guadalajara foi ressaltada por Diógenes Albuquerque, integrante do grupo, que destacou a dimensão do público presente e o aparato técnico e profissional do referido palco.


Naná Vasconcelos foi a terceira atração da noite de estreia deste festival. Sua apresentação foi acompanhada pelo som do Batucafro. Para encerrar, nas primeiras horas da manhã, a Caravana Rabequeiros de Pernambuco aqueceu os que permaneceram na Guadalajara, após o show de Ney Matogrosso, com o som rústico da rabeca. O destaque foi a ciranda dançada pelas diversas rodas formadas na plateia.

E foi com cores, movimentos, requinte e grandes artistas que a primeira noite 23º FIG aconteceu, consolidando o evento como uma das maiores maratonas culturais do Brasil. A estimativa de público, segundo a Polícia Militar, foi de aproximadamente 15 mil pessoas.

Um comentário:

  1. É ANGUSTIANTE E PORQUE NÃO DIZER, ENTRISTECEDOR, QUANDO O VAIDOSO E BAIRRISTA GARANHUENSE, DEPARA-SE COM COMENTÁRIOS NEGATIVOS(EM VÁRIOS BLOGS DA CIDADE) MALTRATANDO O NOSSO QUERIDO PARQUE PAU-POMBO POR ATITUDES ALHEIAS À NOSSA VONTADE OU ACARRETADAS POR OUTREM. QUASE SEMPRE, TOMADAS POR PESSOAS QUE COM CERTEZA NÃO PENSA GARANHUNS E NÃO TÁ NEM AÍ PARA QUEM VEM NOS VISITAR NESSES PRECIOSOS DEZ DIAS DE FESTIVAL, LAMENTÁVEL. EM PARTE, MESMO ESTANDO COM A NOSSA AUTOESTIMA FERIDA POR TAIS COMENTÁRIOS, HÁ DE SE CONVIR OU SE REPENSAR NUMA POLÍTICA AGREGADORA, SATISFATÓRIA E DE UM MAIOR RESPEITO AOS TURISTAS. É UM CASO A PENSAR E, SE POSSÍVEL, COM UMA CERTA URGÊNCIA... PORÉM, É PRECISO DIZER, TAMBÉM, QUE, NEM SÓ DO NEGATIVISMO VIVE AQUELE PARQUE. POIS BEM, DAQUI, CONCLAMAMOS A TODAS AS TURISTAS QUE SE FAZEM PRESENTES NO FIG, QUE CONHEÇAM E FAÇAM USO DO SANITÁRIO FEMININO MAIS HIGIENIZADO DO NOSSO FESTIVAL. DÁ-SE PARA PENTEAR OS CABELOS EM SEU PISO OU RETOCAR A MAQUIAGEM PELO SEU BRILHO. E SABE QUEM O LIMPOU E DEU ESSE GRAU?!?!?! QUEM DEU CABO DA VASSOURA, BALDE, SABÃO E DO SHAMPOO, PARA DEIXAR CHEIROSO E ACONCHEGANTE?!?!?! UMA CONHECIDA EMPRESÁRIA... ISSO MESMO!!! NADA MAIS, NADA MENOS, DO QUE A PRIMEIRA DAMA DO MUNICÍPIO, DONA SOCORRO RÉGIS. ELA MESMA, DE CARNE E OSSO, DEU DE GARRA DOS APETRECHOS E JUNTAMENTE COM SUA EQUIPE BOTARAM À MÃO NA MASSA E FIZERAM UMA FAXINA GERAL NO SANITÁRIO FEMININO DO PARQUE RUBER VAN DER LINDEN.


    P.S. : - Humildade é bom e todo garanhuense gosta e agradece atitude como essa que tem uma abrangência significativa mesmo em se tratando de um simples lavar de banheiro, mas, acima de tudo, de um respeito exemplar as mulheres que fazem uso daquele sanitário público. As turistas, penhoradamente, também agradecem tamanha magnitude da primeira dama do município...

    PS2. : - Será que caíram as mãos da mulher do prefeito por ter executado esse serviço em prol do bem estar da nossa turista?!?!?!

    Altamir Pinheiro - Garanhuns - PE.

    ResponderExcluir