(87) 9.8141.4000

(87) 9.8141.4000

domingo, 21 de julho de 2013

FIG 2013: História de Garanhuns é contada na Caminhada do Patrimônio

Caminhar é uma atividade bem vinda à saúde. E quando ela envolve um interesse cultural, a memória é a maior contemplada. Pensando nisso, o 23º Festival de Inverno de Garanhuns promove a 2ª edição da Caminhada do Patrimônio. Um evento lúdico que visa a preservação do patrimônio público local, por meio de informações sobre os bens históricos da cidade e a sua formação urbana. O cronograma deste ano envolveu o Parque Euclides Dourado, a Praça Souto Filho – que durante o FIG abriga a Praça da Palavra –, a Academia de Letras, a Estação Ferroviária, o centro da Cidade, a Igreja Matriz de Santo Antônio e o Parque Ruber Vander Linden – o popular Pau Pombo.

Mais de cem pessoas que caminham diariamente no Parque estiveram presentes na ação. Em cada parada da atividade os caminhantes interagem com o momento, trazendo a tona as próprias ideias e experiências vivenciadas em suas épocas, além de fatos marcantes, relacionados ao patrimônio.

Informações históricas - Na inauguração da antiga Estação Ferroviária, hoje Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, por exemplo, esteve presente o esposo da Princesa Isabel, o Príncipe Gastão de Orléans, Conde d’Eu, e, consequentemente, outras figuras importantes também. Lá, existia o chá da tarde. A bebida era servida aos passageiros prestes ao embarque, que se encontravam no vagão. O espaço era localizado em cima da própria estação.

Datada do século XIX, a malha ferroviária Garanhuns/Recife, teve grande importância para a formação urbana local, uma vez que houve o surgimento de novas vias, e o fortalecimento do comércio local. “A Caminhada do Patrimônio é uma boa oportunidade para conhecermos esta e outras histórias da cultura de nossa cidade. Sendo assim, aprendemos a divulgá-la melhor, pois cada um pode ser um agente voluntário de informações culturais”, disse Albertina Gonsalves, uma das caminhantes da ação do FIG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário