segunda-feira, 29 de julho de 2013

Em Petrolina, Governo do Estado inaugura Upa 24 horas e UpaE

Petrolina ganha equipamentos para melhoria no atendimento à saúde no município. Nesta segunda-feira (29/07), o governador Eduardo Campos entregou à população petrolinense uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 horas e uma de Atendimento Especializado (UpaE), que vão funcionar de maneira integrada. Os investimentos para construção das estruturas foi de aproximadamente R$ 20 milhões. Juntas, as unidades possibilitarão mais de 150 mil atendimentos por ano.

Batizada de Dr. Emanuel Alírio Brandão, a UPA Petrolina segue o padrão das outras em atendimento de urgência e emergência nas áreas de clínica médica e odontologia. A UpaE oferece consultas ambulatoriais, exames diagnósticos e pequenas cirurgias. “A partir do PSF, muitas pessoas são indicadas a fazer exames com especialidades e encontram grande dificuldade. Reunimos os equipamentos num local só, para melhor atender à população”, disse o governador.

A nova UPA tem capacidade para 80 mil consultas por ano. Já a UpaE estima atender 78 mil pessoas. Serão oferecidas consultas em cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, infectologia, nefrologia, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia, reumatologia e urologia. 

Para Eduardo, foi o diálogo com a sociedade que indicou a necessidade das especialidades. “Essa é a segunda UpaE a ser entregue, de um total de 12 que estamos fazendo. Destas, seis ficarão no Sertão. Estavam faltando as especialidades, muitas vezes o clínico sentia a necessidade de fazer exames diversos. Aprendemos isso ouvindo a população, depois de todo um diagnostico de como ajudar a melhorar a saúde em nosso Estado”, explicou o governador, que na última sexta-feira (26/07) já havia inaugurado a UpaE Garanhuns.

A unidade de especialidades conta com um setor ambulatorial, com 19 consultórios, três salas de cirurgia, setor de diagnósticos e enfermaria para internação de curta duração (hospital-dia). A estimativa é de beneficiar 440 mil habitantes de Petrolina e municípios vizinhos, como Afrânio, Cabrobó e Santa Maria da Boa Vista. “Com a UpaE, vamos poder valorizar ainda mais o atendimento do PSF”, comemorou o prefeito de Petrolina, Julio Lóssio.

ÁGUA – O primeiro compromisso do governador na viagem de três dias pelo Sertão foi vistoriar as obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Petrolina. São R$ 57 milhões de investimento, numa parceria do Governo do Estado com a União para ampliar em 60% a oferta de água. O município vai ganhar uma nova estação de tratamento, com capacidade para 400 litros por segundo, dois reservatórios e 232,6 quilômetros de tubulações. “Nosso governo vai garantir que Petrolina saia dessa situação de falta d’água, enfrentada há tantos anos aqui na região”, garantiu o governador. O prazo para entrar em funcionamento é maio de 2014. 

Ainda em Petrolina, o governador Eduardo Campos teve uma audiência com o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o professor Julianeli Tolentino de Lima, antes de seguir para a inauguração das unidades de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário