(87) 9.8141.4000

(87) 9.8141.4000

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Ambiente Criativo no FIG 2013: Empreendedorismo e Economia Criativa aplicada à cultura

A “Economia Criativa” também se faz presente no 23º Festival de Inverno de Garanhuns. No Parque Euclides Dourado, o maior polo do evento, o visitante encontra esse ambiente repleto de atividades com foco no empreendedorismo cultural. No local, todos podem conferir o mercado criativo, o Cyber Café com a “Rede Criativa” e também o salão das iniciativas inovadoras. O Ambiente Criativo está em sua segunda edição no evento.

De acordo com a coordenadora de conteúdo e supervisora do mercado criativo, Patrícia Reis, o Ambiente Criativo está dentro de uma política nacional que é da Secretaria Nacional de Economia Criativa e tem como secretária Cláudia Leitão, que participará dos “papos criativos” na próxima quarta-feira (24), a partir das 17h, debatendo o tema: Criativa Birô e Empreendedorismo Cultural. O espaço é uma iniciativa da Coordenadoria de Economia Criativa que participa de todos os festivais do Pernambuco Nação Cultural, com atividades de formação na área de economia criativa aplicada à cultura e que ajudam os produtores culturais a se tornarem mais aptos a vender, não apenas a venda como uma comercialização comum, mas algo que agregue valor simbólico e uma cadeia produtiva mais justa.

Os visitantes podem conferir os produtos artesanais que estão sendo comercializados por lá. Alguns desses produtos são do ponto de cultura “Mulheres de Argila”, da cidade de Caruaru, que lida com a ressocialização de mulheres tornando-as empreendedoras e dos municípios de Bom Conselho e São Bento do Uma. A grande sacada do mercado criativo não é apenas a venda do produto, mas também trabalhar o conceito. É uma venda com transmissão de saberes. Todos os produtos têm um valor simbólico agregado à identidade do artesão e a sua história.

No cyber café, agregado a Rede Criativa – perfil do Facebook onde os internautas podem aproveitar o momento do acesso à rede social para se cadastrarem na página –, os organizadores mantêm todos os “amigos” informados sobre suas ações, onde os mesmos poderão também tornar-se cooperadores.

Neste domingo (21), o espaço dos “Papos Criativos” debateu o tema de políticas culturais para o desenvolvimento e pontos de cultura com as professoras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Raquel Lira e Bárbara Bastos. A programação do Ambiente Criativo continua até o sábado (27), último dia da 23ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário