domingo, 30 de setembro de 2012

Zé da Luz tem maior rejeição, quase 40%


Do Blog do Magno Martins

O candidato do PHS, Zé da Luz, detém o maior índice de rejeição em Garanhuns, segundo atesta o levantamento do Instituto Opinião. Dos 500 entrevistados, 39,6% disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Em segundo aparece o trabalhista Izaías Régis com 17,2% e em seguida Paulo Camelo, do PSOL, com 16,6%.

Neste modelo, apenas 4,4% disseram que rejeitam todos e 22,2% que não rejeitam nenhum dos candidatos. As maiores taxas de rejeição de Zé da Luz se situam entre os eleitores com renda familiar acima de cinco salários (63%), entre os eleitores na faixa etária de 16 a 24 anos (52,2) e entre os eleitores com grau de instrução superior (71,4%).

Por sexo, o socialista tem mais rejeição entre as mulheres – 40,7% contra 38,2% dos homens. Já o trabalhista Izaías tem os maiores percentuais de rejeição entre os eleitores com renda familiar até um salário (20,7%).

Também entre os eleitores com grau de instrução da 5ª a 8ª séries (20,5%) e entre os eleitores na faixa etária de 16 a 24 anos (20,7%). Por sexo, a maior taxa está entre os homens – 19,1% contra 15,6% das mulheres.

Foram aplicados 500 questionários em Garanhuns entre os dias 25 e 26 de setembro, com margem de erro de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos.

A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.

O protocolo no Tribunal Regional Eleitoral tem o protocolo PE 00170/2012. As entrevistas com os moradores da zona urbana foram realizadas nos seguintes bairros: Aloísio Souto Pinto, Boa Vista, Brasília, Centro/Santo Antônio, COHAB I, Dom Hélder Câmara, Dom Thiago Postman, Francisco Figueira e Heliópolis.

E ainda: Indiano, José Maria Dourado, Loteamento São Carlos, Magano, Manoel Xéu, Massaranduba, Novo Heliópolis, Parque Fênix, São José e Várzea. E com os moradores da zona rural nas seguintes localidades: Baixa da Telha, Estrela, Iratama, Miracica e São Pedro.

Izaías abre frente de 16 pontos sobre Zé da Luz


Do Blog do Magno Martins

O candidato do PTB a prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, lidera com 47,6% a corrida sucessória naquele município, segundo pesquisa do Instituto Opinião contratada com exclusividade por este blog. Em segundo lugar aparece o candidato do PHS, Zé da Luz, com 31%. O candidato do PSOL, Paulo Camelo, em último lugar, tem apenas 7,4%.

Brancos e nulos somam 4% e indecisos 10%. Na espontânea, modelo pelo qual o entrevistado é obrigado a lembrar do nome do candidato sem o auxílio da cartela, o trabalhista também lidera com 39,6% contra 25,4% de Zé da Luz. Já Camelo tem apenas 3,6% e Silvino Duarte (PSDB), que renunciou e apoiou Izaías, aparece com 2,8%.

Foram aplicados 500 questionários em Garanhuns entre os dias 25 e 26 de setembro, com margem de erro de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.

O protocolo no Tribunal Regional Eleitoral tem o protocolo PE 00170/2012. As entrevistas com os moradores da zona urbana foram realizadas nos seguintes bairros: Aloísio Souto Pinto, Boa Vista, Brasília, Centro/Santo Antônio, COHAB I, Dom Hélder Câmara, Dom Thiago Postman, Francisco Figueira e Heliópolis.

E ainda: Indiano, José Maria Dourado, Loteamento São Carlos, Magano, Manoel Xéu, Massaranduba, Novo Heliópolis, Parque Fênix, São José e Várzea. E com os moradores da zona rural nas seguintes localidades: Baixa da Telha, Estrela, Iratama, Miracica e São Pedro.

Izaías Régis aparece melhor situado entre os eleitores com grau de instrução superior (66,1), entre os eleitores com renda familiar acima de cinco salários mínimos (56,8%) e entre os eleitores na faixa etária de 16 a 24 anos (50%).

Por sexo, a maioria é formada por mulheres – 50,9% contra 43,6% dos homens. As menores taxas estão situadas entre os eleitores com renda familiar até um salário (34,8%), entre os eleitores com grau de instrução até a 4ª série (39,8%) e entre os eleitores na faixa etária de 35 a 44 anos (43,8%).

Já Zé da Luz aparece melhor situado entre os eleitores com renda familiar até um salário mínimo (43,7%), entre os eleitores com grau de instrução até a 4ª série (39%) e entre os eleitores na faixa etária de 25 a 34 anos (33,1%). Por sexo, 38,2% são homens e 25,1% mulheres.

As menores taxas de indicação de voto aparecem entre os eleitores com grau de instrução superior (10,7%), entre os eleitores com renda familiar acima de cinco salários (14,8%) e entre os eleitores na faixa etária acima de 60 anos (27,4%). 

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Izaías e Rosa esperam grande caminhada neste sábado

Festival da Lavoura de Calçado terá mais de 20 atrações em três dias


Após o dia de trabalho desta sexta-feira (28), a população agrestina de Calçado poderá se divertir com a abertura do 24ºFestival da Lavoura - sobretudo os agricultores, aos quais o evento faz louvor. Também são esperados visitantes dos municípios vizinhos que, na última edição, somados aos demais festeiros, formaram um público de 35 mil pessoas em três dias.

O evento, nesta edição, faz homenagens ao centenário de Luiz Gonzaga e, assim, abrindo a programação às 20h, as atrações Geraldo de Santa Rita e Olhar de Gato farão reverência ao grande mestre do Forró autêntico.

Na sequência, às 22h, subirá ao palco a Mel Com Terra, banda que completou 20 anos na estrada e é representada pelos cantores Mary Babaloo e Charles Bond. E, à meia-noite, a vez é de Arreio de Ouro, grupo vindo de Custódia (PE) que toca Forró mesclado ao Vanerão, tipo de música comum ao Sul do Brasil.

Com as mais de 20 atrações em três dias, os agricultores terão muito que comemorar, já que, na última colheita do feijão – principal produto agrícola de Calçado - obteve-se o volume de mil toneladas. Isto representa uma perda de somente 10%, quando o esperado seria de 70% devido à seca.

Estrutura e segurança do Festival da Lavoura

A estrutura da festa é localizada na Rua Radialista Pajeú e inclui ornamentação típica, dois palcos, praça de alimentação, espaço cultural e 40 banheiros químicos para dar comodidade aos mais de dez mil visitantes esperados por dia. E para garantir a segurança, da primeira à última noite, o 24ºFestival da Lavoura de Calçado terá os serviços de trinta policiais militares, equipe do Corpo de Bombeiros, quarenta guardas particulares, além de servidores do Conselho Tutelar e Secretaria Municipal de Saúde.

A Polícia Militar, inclusive, informa que haverá esquema interno e externo de segurança e que todas as pessoas serão revistadas antes de entrar no local da festa. E faz outras observações: obviamente não serão permitidos motoristas alcoolizados; carros com som devem ser desligados durante a festa (sob pena de imediata condução à Delegacia Regional de Garanhuns para Termo Circunstancial de Ocorrência); não se poderá entrar com bebidas em garrafas de vidro (o Governo Municipal de Calçado disponibilizará garrafas plásticas); porém, donos de barracas estão autorizados a vender bebidas em garrafas de vidro (desde que estas permaneçam nas mesas).

Programação de hoje

20:00 – Olher de Gato

21:00 – Geraldo de Santa Rita

22:00 – Banda Mel com Terra

00:00 – Banda Arreio de Ouro

Armando Monteiro é nome de nova sede da CNI

O novo prédio corporativo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) receberá o nome de Armando Monteiro. O patrono da indústria, Roberto Simonsen, batiza o imóvel atual, sede da entidade, em Brasília. Líder do sistema de representação sindical da indústria, a CNI reúne 27 Federações de Indústria, nos estados e Distrito Federal, e cerca de 1.300 sindicatos patronais.

A homenagem foi decidida e aclamada por unanimidade na reunião mensal de diretoria da entidade. O gesto é fruto do reconhecimento ao alto padrão das gestões de Armando Monteiro à frente da CNI, de 2002 a 2010.

O período foi marcado pelo fortalecimento da representação política da entidade, com a criação do Fórum Nacional da Indústria, em 2003, um compromisso de Armando antes de sua eleição. Órgão de aconselhamento da CNI, o Fórum reúne65 líderes empresariais, presidentes de Associações Nacionais Setoriais. Em 2005, o Fórum apresentou à sociedade o Mapa Estratégico da Indústria 2007-2015 e, desde então, acompanha a evolução dos indicadores traçados com vistas ao desenvolvimento sustentado.

O Movimento Empresarial pela Inovação (MEI) é outra iniciativa da gestão de Armando, que nasceu com o compromisso de aprofundar o desenvolvimento tecnológico do País e das empresas. Ele criou igualmente o Programa Educação pela Nova Indústria, com o objetivo de integrar o ensino formal à educação profissionalizante, atendendo às novas demandas da indústria.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

5ª GERES investe em prevenção


Investindo cada vez mais em sua politica de prevenção, o Dr. Elenilson Liberato, direto da 5ª Gerencia Regional de Saúde – 5ª GERES, vem capacitando os funcionários públicos estaduais da área da saúde a orientarem a população a tomarem os cuidados básicos com a saúde, como também a orientação a prevenção a acidentes envolvendo motos, que vem crescendo muito nos últimos anos.

“Temos investido cada vez mais na prevenção, quando investimos na prevenção, além de termos menos gastos com internações, transporte de paciente e medicamentos, trazemos uma melhor qualidade de vida para a nossa população, evitando transtornos para os cidadãos e seus familiares. Esta é a nossa politica, nisto que acreditamos”, afirma Dr. Elenilson.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Silvio faz reunião com Izaías

O vereador Silvio Sabino (PSC) fez neste fim de semana na cohab 3, com seus correligionários, para apresentar Izaías (PTB) como seu novo candidato a prefeito, antes com Silvino, Silvio optou por ficar com o petebista, seguindo a decisão do tucano, o qual abriu mão de sua candidatura para apoiar Izaías. “Quem ama Garanhuns, como eu, não poderia tomar outra decisão a não ser ficar do lado de Izaías, este é daqui, este tem história aqui, como também é o que tem muito mais condições de fazer um bom governo para a nossa cidade, com pessoas muito mais capacitadas ao seu redor,” declarou Silvio.

domingo, 23 de setembro de 2012

Mini que se transformou em Megacarreata

Marcelo Maçal, Armando Monteiro, Silvino, Izaías e Jorge Corte Real
Foto de Priscila Lopes
Com a presença de cada vez mais e mais pessoas as carreatas de Izaías, candidato petebista a prefeito de Garanhuns, a minicarreata marcada para esta sexta-feira (21), acabou se transformando numa verdadeira megacarreata, contando com a presença de mais de 600 carros cheios de gente cantando as músicas do candidato.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Silvino retina candidatura e apoia Izaías

O ex-prefeito Silvino Andrade Duarte (PSDB) abriu mão de sua candidatura, hoje, e anunciou o seu apoio ao deputado Izaías Régis. "Estou fazendo isso por amor a Garanhuns", explicou o tucano. Segundo ele pesquisas internas apontaram ele e o petebista dividindo votos no mesmo segmento da população, beneficiando o representante do PHS. "Izaías mora em Garanhuns, tem negócios na cidade, sua família é daqui e não podemos entregar a o município a um forasteiro de Caetés", justificou.

Silvino fez as revelações no Hotel Rodrigues, tendo sido ouvido em primeira mão pelos repórteres da Rádio Jornal. Garantiu estar absolutamente tranquilo, tendo tomado a decisão depois de conversar com os familiares, amigos e correligionários. Algumas pessoas que acompanhavam o ex-candidato estavam emocionados e choraram na ocasião.

Devem acompanhar Silvino seus principais aliados, inclusive a maioria dos vereadores. O ex-prefeito disse que anunciou sua decisão sem nem conversar com Izaías, mas não tem dúvidas de que o petebista é neste momento o melhor para Garanhuns. 

Na opinião dos correligionários de Izaías, o ex-prefeito Silvino teve o "maior gesto de grandeza" que já se viu nas história política de Garanhuns. (Do Blog de Roberto Almeida)

Judith repete campanha passada e faz grande caminhada das mulheres

Se inspirando na eleição de 2008, em que se candidatou e venceu o a disputa pelo cargo de prefeita de Bom Conselho, a atual gestora do município, Judith Alapenha, que concorre à reeleição, fez, no início desta campanha, uma grande caminha só com as mulheres pelas ruas da cidade. Empolgada com o sucesso da primeira, já realizou uma segunda nesta quarta-feira (19) à noite, chegando a superar o primeiro acontecimento. Empolgada com ambas, sonha em repetir o êxito da eleição passada.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

PT divulga Nota de Repúdio a declarações de Zé da Luz

Pedro Passos
O Partido dos Trabalhadores, através de sua Comissão Executiva Municipal em Garanhuns, vem através deste ato, REPUDIAR a declaração desastrosa, desrespeitosa, difamatória e caluniosa do suplente de deputado e candidato a prefeito do PHS, José Luiz de Lima Sampaio, vulgo Zé da Luz, que entrevistado em programa de rádio disse que o PT foi praticamente vendido e que ele sabe até quanto um comandante do PT recebeu para pagar uns agiotas.

Esclarecemos que recebemos convites do então candidato Antonio João Dourado, de Izaías Régis, Paulo Camelo e do próprio Zé da Luz, para compor a chapa majoritária tendo Rosa Quidute como vice.

Todos os candidatos procuraram o PT com a proposta que Rosa Quidute pudesse ser a vice.

Os convites para fazer aliança foram amplamente discutidos em diversas reuniões da Executiva, do Diretório e até no Encontro Municipal e culminaram pela opção por Izaias por motivos claros e transparentes, pois Izaias é um cidadão que vive em Garanhuns, diferentemente de Zé da Luz que só aparece em Garanhuns em tempos eleitorais. 

Izaias sempre esteve ao lado de Lula e de Humberto em todas as eleições. Izaias não tem um projeto pessoal como Zé da Luz. Izaias não esteve antes da eleição ao lado do candidato Silvino do PSDB, nosso maior adversário politicamente.

Finalmente o PT desafia o candidato Zé da Luz a declarar publicamente quem se vendeu, qual a sua posição no Partido e por quanto?

Sabemos que o candidato quer mais uma vez enganar o povo, como faz, usando declarações feitas pelo governador Eduardo Campos para a campanha de deputado de 2010 e divulgadas como se fossem de agora.

A resposta, além da interpelação judicial por calúnia e difamação ele terá do povo de Garanhuns no dia 07 de outubro.

Garanhuns, 19 de setembro de 2012

Comissão executiva do Partido dos Trabalhadores

domingo, 16 de setembro de 2012

Lula entra na campanha de Izaías Régis para a prefeitura de Garanhuns


Do Blog de Inaldo Sampaio

O ex-presidente Lula é o mais novo cabo eleitoral do deputado Izaías Régis (PTB) como candidato a prefeito de Garanhuns.

No vídeo acima, que começou a ser veiculado sábado, Lula lembra que durante o seu governo mais de 28 milhões de brasileiros saíram da miséria. E que é importante a boa relação do município com o governo federal.

E pede aos seus conterrâneos daquela cidade que, no dia 7 de outubro, “votem em Izaías, votem 14”. Izaías tem candidato a vice uma petista: a ex-primeira dama Rosa Quidute, casada com o ex-prefeito Bartolomeu Quidute.

Izaías ainda está lutando para tentar levar a Garanhuns o governador Eduardo Campos, já que o PSB municipal o apoia. Mas o Palácio ainda não confirmou se ele pretende visitar ou não aquela cidade.

Izaías tem como principais adversários o ex-prefeito Silvino Duarte (PSDB) e o ex-prefeito de Caetés Zé da Luz (PHS).

sábado, 15 de setembro de 2012

Mais de 1850 inscritos participam de concurso em Calçado

No próximo domingo (16), o Governo Municipal de Calçado, no Agreste Meridional, aplicará para 1859 candidatos as provas do concurso público, realizado pela última vez há 14 anos. Estão disponíveis 135 vagas em áreas como educação, saúde, nutrição, administração e serviços, para pessoas com ensino fundamental I, ensino fundamental II, ensino médio ou cursos superiores. 

O cartão de inscrição indica a hora e o local onde o candidato fará a prova e já foi entregue para quem fez as inscrições pessoalmente. Os inscritos via internet ainda podem obtê-lo no site www.concursopublicocalcado2012.com.br. E atenção: a impressão é de inteira responsabilidade do candidato.

Os cargos mais concorridos são: auxiliar de serviços gerais (42,25 candidatos para uma das quatro vagas abertas); enfermeiro de ESF (38,75 para uma das quatro vagas); guarda municipal (31,40 para uma das cinco vagas); motorista II (29 para uma vaga); fisioterapeuta (26 pessoas para uma vaga); e motorista I (26 para uma das três vagas). O candidato pode verificar a respectiva concorrência no site já citado.

A divulgação dos gabaritos será no terceiro dia útil após a realização das provas, também por meio do site. Eles ficarão à disposição e devem ser consultados, caso queira-se interpor recurso exclusivo contra questões mal formuladas e/ou impertinentes. A redação de tal pedido de análise deve seguir o padrão previsto no edital e pode ser entregue à Comissão do Concurso Público pessoalmente, por fax, e-mail ou outro meio eletrônico em um prazo de três dias úteis, contados a partir do dia seguinte ao da divulgação dos gabaritos.

Para mais informações, recomenda-se ler atentamente o edital e as retificações dele realizadas em nove de maio, seis de julho e dezesseis de agosto do corrente ano.

Serviço:

A Comissão do Concurso Público atende no Palácio Municipal João de Barros Silva, localizado à Rua João Alexandre Silva, nº 84. A entrega do recurso citado pode ser feita de 8h30 às 13h. Caso haja dúvidas, contate a equipe pelo número (87) 3793-1255, ramal 215.

Sílvio Costa Filho reforça campanha do interior de Pernambuco

O deputado estadual Sílvio Costa Filho (PTB) intensifica a reta final da campanha de candidatos a prefeito do partido e aliados do interior de Pernambuco, neste final de semana. O parlamentar pretende visitar todas as cidades onde há atuação política até as eleições de 2012.

Na manhã desta sexta-feira (14), Costa Filho viajou para Santa Cruz do Capibaribe, onde participa de evento do deputado federal e candidato a prefeito José Augusto Maia (PTB) e do vice Dr. Nanau (PTB).

Amanhã (15), o deputado irá participar de ato no município de Ibirajuba, junto ao deputado federal Sílvio Costa (PTB), fortalecendo a campanha do atual prefeito e candidato à reeleição Galego (PSD), com o vice Marcos Gomes (PTN). Ainda no sábado, ambos seguem para Angelim, em apoio ao candidato a prefeito Douglas (PSB) e ao vice Márcio (PDT). Na mesma noite, pai e filho viajam para Brejão, ao encontro de Ronaldo (PTB) e Erivan Lopes (PTB) – candidatos à majoritária.

Costa Filho estará em Jucati, no domingo (16), participando de ato de Moisés (PSB) e Paka (PSB). No mesmo dia segue para Condado, onde intensifica a campanha da candidata à prefeita Sandra Félix (PSDB) e do vice Josenildo (PSD). O deputado encerra a agenda em Aliança, em apoio a Kaká (PSB) e Assuero (PSDB).

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Calçado recebe sexta etapa do Campeonato Pernambucano de MotoCross


O município de Calçado, no Agreste Meridional, realiza nos dias 22 e 23 de setembro o 2º MotoCross. O evento compõe a 6ª etapa do Campeonato Pernambucano de MotoCross. O campeonato foi aberto na cidade de Agrestina e já passou pelos municípios de São Bento do Una, Petrolândia, Petrolina e Iati.

Em Calçado as provas serão realizadas na pista de MotoCross do município, que segundo a FEPEM (Federação Pernambucana de Motociclismo), tem um excelente nível técnico. “A pista de MotoCross de Calçado tem uma visibilidade muito boa, a capacidade de público também é boa e nós esperamos uma excelente e emocionante competição”, afirmou o diretor de MotoCross da FEPEM, Sérgio Flores.

A disputa contará com a presença de cerca de 200 competidores, incluindo pilotos do Sul e Sudeste do País. A prova é dividida em 11 categorias. No sábado (22), os treinos livres serão realizados das 14h às 17h. No domingo (23), a emoção começa com os treinos cronometrados (warmap) das 08h às 10h. A prova que reúne as eliminatórias e final será aberta às 10h30 da manhã. O 2º MotoCross de Calçado vai distribuir RS 16,5 mil em prêmios, incluindo duas motos zero quilômetro.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Candidatos a vereador e várias lideranças correm para Izaías

Izaías e Natalício
A 26 dias do próximo dia 7 de outubro, dia que em que escolheremos o próximo prefeito de Garanhuns e das cidades de todo Brasil, vários candidatos a vereador, que vinham apoiando tanto Zé da Luz (PHS) quanto Silvino (PSDB), estão correndo para Izaías (PTB). Bem como várias lideranças que ainda não haviam se mostrado nesta campanha já começam a aparecer ao lado do candidato petebista.

A mais recente adesão foi a do vereador Natalício (PDT), declarando apoio a Izaías na tarde desta segunda-feira, 10.

Dentre os vários motivos de tantas adesões, está à proximidade do dia de votação, período em que o eleitor começa a definir seu voto, optando, em sua maioria, pelo candidato que na sua percepção vem se mostrando melhor colocado, que vem mostrando as melhores propostas, que se mostra mais correto e responsável não se envolvendo com problemas com a lei da ficha limpa e que reúna os melhores e o maior número de apoios, no caso de Izaías, hoje ele tem o apoio dos três senadores de Pernambuco, de vários deputados federais e estaduais, do governador Eduardo Campos, do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma, todos estes fatores influenciam decisão do eleitor, influenciando também o chamado voto útil.

Palanque reforçado em diversos municípios de PE

O deputado Federal Jorge Côrte Real (PTB-PE) tem conciliado as suas obrigações parlamentares, em Brasília, e de presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco -Fiepe com as viagens para reforçar o palanque de parceiros e correligionários nos municípios pernambucanos.

Nos últimos dois meses, Côrte Real já passou por Gravatá, Garanhuns, Pesqueira, São João, Calçado, Lajedo, Buíque, Floresta, Belém de São Francisco, João Alfredo, Goiana, Ribeirão, Abreu e Lima, Igarassu. Recentemente, Glória do Goitá, onde participou de comício (bate-papo) com os moradores em prol do candidato Dr Miranda, do PTB.

A maratona, que só acaba com o final da campanha para prefeito e vereador, em outubro,  ainda contemplará outras cidades da Zona da Mata, Agreste e Sertão pernambucanos. Além de reforçar o palanque de parceiros, o petebista tem aproveitado para, aos poucos, retornar às cidades que serviram de base para a sua vitória em 2010, quando disputou pela primeira vez um mandato político.

“Aos poucos, volto nas cidades para agradecer a confiança em mim depositada há dois anos. Caminho pela cidade para ver a situação atual, as necessidades e as realizações feitas. Aproveito, visito parceiros também. E particularmente, agora, reforço a base do PTB no interior e da coligação a que o partido está vinculado”, diz Côrte Real.

O PTB em Pernambuco, nesta eleição, tem 52 candidatos a prefeito, 47 a vice-prefeito e mais de 1 mil a vereador espalhados por  todas as regiões do estado. Na eleição de 2008, a legenda conseguiu fazer 31 prefeitos e 230 vereadores, de acordo com dados da executiva do partido.

sábado, 8 de setembro de 2012

Izaías faz grande caminhada no início dos últimos 30 dias de campanha


Em um arrastão com mais de 500 pessoas, o candidato petebista a prefeito de Garanhuns, Izaías, fez grande caminhada pela Rua São Miguel, popularmente conhecida como Rua do Corrente, na noite desta sexta-feira 7 de setembro, marcando o início dos últimos 30 dias de campanha.

Lembrando-se do tempo em que morou naquela rua, na casa de número 243, e das várias dificuldades as enfrentou ao longo de sua vida, Izaías se emocionou ao discursar ao lado de sua família em frente o local onde residiu por muitos anos, dizendo ter um tempo em que muitas vezes não tinha nem mesmo dinheiro pra comprar leite para seus filhos quando ainda crianças. 

“Sei o que é passar necessidade, sei o que é ver os seus filhos com fome e não ter um tostão no bolso, mas graças a Deus e a muito trabalho, consegui criar os meus filhos e lhes dar as condições de sobrevivência que eles têm hoje. Por isso, se eleito foi no próximo dia 7 de outubro, irei trabalhar com muito afinco para que todos os meus irmãos garanhuenses possam ter as mesmas oportunidades que eu tive, e que assim não precisem passar pelas mesmas dificuldades das quais eu passei”, declarou Izaías em seu discurso.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

I Bienal Iternacional do Livro do Agreste deve atrair mais de 150 mil pessoas


Bienal homenageará o escritor Luis Jardim, o educador Paulo Freire e musicista, cantor e compositor Luiz Gonzaga. Cerca de 100 mil títulos serão expostos e mais de 80 editoras participarão do evento, aquecendo o cenário cultural e econômico da região do Agreste.

Durante oito dias, a cidade de Garanhuns será palco para a cultura, lazer e conhecimento. Entre os dias 09 a 16 de setembro, o município do agreste pernambucano receberá escritores, educadores, empresários do mercado editorial, professores, estudantes entre outros interessados no mundo da literatura. A 1ª Bienal Internacional do Livro do Agreste terá entrada gratuita e acontecerá na Esplanada Guadalajara e no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, em Garanhuns. A festa do conhecimento é idealizada pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros) e organizada pela It! Comunicação & Eventos Conta com os patrocínios da Prefeitura da Cidade de Garanhuns, do Ministério da Cultura/Governo Federal, da Empetur e do SESI/SENAI e os apoios da Câmara Brasileira do Livro (CBL), da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) e da Associação Nacional de Livrarias (ANL).

A BIENAL será aberta às 10h do domingo (09) e, a partir daí, terá o funcionamento em todos os dias do evento no horário de 9h às 21h. O tema da feira é “Educação Empreendedora” com o objetivo de estimular a discussão entre profissionais da área, formadores de opinião e público em geral sobre o futuro do empreendedorismo. O evento cultural ainda prestará uma justa homenagem a cinco personagens. O espaço para autógrafo terá o nome do escritor Luis Jardim, o Espaço para as Crianças levará o nome do escritor Monteiro Lobato, o educador Paulo Freire será homenageado no Café Literário, a vida e obra da arquiteta Janete Costa são temas da Praça de Convivência, já o auditório destinado a palestras e debates terá o nome Luiz Gonzaga em comemoração aos cem anos do rei do baião.

A programação da BIENAL valoriza a produção nacional, internacional e local, promovendo a cultura da região, apresentando nomes como a jornalista Sônia Bridi, a jornalista Flávia Gusmão, que lançarão livros na Bienal, a escritora Lenice Gomes, o psicólogo Luiz Schettini e sua esposa a doutora Suzana Schettini e a sexóloga Marta Menezes, a psicóloga Thereza Motta, João Marques, presidente da Academia de Letras de Garanhuns, como também os membros da Academia de Letras de Garanhuns. Como convidado teremos Amaro Poeta, presidente da Câmara Paulistense de Letras e também os membros da Academia de Letras do Paulista e Olinda. Como a Bienal é Internacional temos convidados como o professor e mediador internacional, Jean Carlos Lima, que também é Membro do Comitê de Resolução de Conflitos da ABA (EUA). A feira reservará espaço para nomes de peso nacional como o educador Celso Antunes, que tem 180 livros didáticos lançados e é membro da UNESCO.

Além de construir um foco de cultura no agreste, a BIENAL propiciará a geração de quase 500 empregos (200 diretos e 300 indiretos) e o aperfeiçoamento dos professores da rede municipal de ensino de Garanhuns. Para tanto, serão concedidos bônus-livro para 750 professores, gestores e técnicos. Os bônus-Livro não podem, sob hipótese alguma, serem trocados por dinheiro sendo, inclusive, proibido o troco em dinheiro. Assim, os cupons só devem ser trocados por livros e materiais pedagógicos nos estandes de expositores presentes no evento. Cada educador terá direito a um talão com valor equivalente a R$ 120,00. Para viabilizar isso, a Secretaria de Educação de Garanhuns investiu o total de R$ 90.000,00.

A BIENAL ainda tem a intenção de difundir a leitura em todos os estandes das distribuidoras e editoras.

PÚBLICO-ALVO – A BIENAL pretende atingir todos os públicos do agreste, abrangendo os municípios de Jupi, Jucati, Lajedo, Angelin, Capoeiras, Paranatama, Saloá, Quipapá, Caetés, Jurema, Brejão, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Gravatá, Belo Jardim, Pesqueira, Bezerros, Surubim, Limoeiro, São Bento do Una, Buíque, Bom Conselho, Brejo da Madre de Deus, Águas Belas, Bom Jardim, Bonito, Toritama, São Caetano, João Alfredo, entre outros. Uma fatia importante desse público-alvo é o de educadores e estudantes na área de abrangência do evento. A meta da BIENAL é receber cerca de 150 mil visitantes ao longo dos oitos dias de programação.

ESTRUTURA – Montada na Praça Esplanada Guadalajara, a BIENAL contará com 2 mil m² de estrutura para diversos espaços de convivência. 

Com 500 vagas para o público, o Auditório Luiz Gonzaga será o palco principal para apresentações culturais, teatrais, palestras, debates, recitais, saraus e lançamentos de livros.

A BIENAL ainda disponibiliza uma área para os pequenos, a Vila da Criança, denominada de Monteiro Lobato. Lá, o público infantil poderá participar de oficinas criativas, pintura, contação de histórias, teatrinho, entre outras atividades recreativas.

Sempre haverá arte-educadores no Estande para o monitoramento dos pequenos.

Na Bienal ainda foram montados 41 estandes de distribuidoras e editoras, para o público adquirir obras literárias, boa parte delas com preços mais acessíveis. A organização da BIENAL dispõe de mais de 100 mil títulos disponíveis para os visitantes. É importante ressaltar ainda que muitas das obras serão comercializadas em média por valores 30% mais baixo que o mercado em geral. Editoras e livrarias confirmadas: Editora Vozes, Editora Paulinas, CPAD, Editora Paulus, Top Editora, Editora Cortez, Desafio Editorial, Varejão, Multimarcas, Gilu Livros, Editora Saraiva, Livraria Espírita, Dinâmica, Editora Bagaço entre outras.

Outro espaço importante e que deve atrair muitos curiosos é a Casa do Escritor, com o nome do homenageado, o escritor Luis Jardim. É nessa área que o público poderá interagir melhor com escritores, educadores e demais atrações da BIENAL.

Todos os dias a Casa do Escritor reservará horários para sessão de autógrafos.

Importante parceira da BIENAL, a Secretaria de Educação e a Prefeitura de Garanhuns, também terão um estande exclusivo. O espaço será utilizado para atividades culturais e educativas.

Um momento dos escritores se reunirem e abordar sobre diversos assuntos literários será no espaço denominado Café Literário, que recebe como nome de peso o de Paulo Freire. Será um momento para troca de conhecimentos, ampliarem o networking e ainda ajudar a fomentar diversos assuntos, que podem servir de inspiração para novas obras literárias. Nesse momento ocorrerão debates sobre livros, literatura e temas atuais.

A Bookafé vem com uma proposta de livraria e cafeteria, que além de proporcionar uma variedade de obras literárias para comercialização, o visitante pode saborear deliciosos cafés e guloseimas regionais.

No ambiente cultural que será realizado na Praça de Eventos, denominada Janete Costa, haverá recital de poesias, cordéis e prosas, que serão declamadas por diferentes artistas e escritores, que contarão seus causos e também deixará suas homenagens a cidade de Garanhuns.

A Praça de Alimentação será outra área da BIENAL onde o público poderá interagir e relaxar.

Serviços:

I Bienal Internacional do Livro do Agreste - Garanhuns/PE

De 09 a 16 de setembro de 2012 - 9h às 21h

Local: Esplanada Cultural Guadalajara


IT Comunicação & Eventos - www.itcomunica.com.br

Direção Executiva - Patrícia Guedes (81) 9128.5357 / 9688.9464

Jornalista Responsável - Patrícia Nogueira (81) 3023.1314 / 8865.4213

Marcos Antônio é Ouro em Londrina e demais Atletas Brilham em outros Estados


Quarenta dias de treinamento intenso, fez o atleta Marcos Antônio garantir o 1º lugar na Maratona Internacional de Londrina, no Paraná. Considerado um dos eventos de pedestrianismo mais difíceis do Brasil, tendo em vista a altimetria do local e, consequentemente, o desgaste físico provocado por um maior esforço dos atletas; Marcos desbancou os mais de 2,5 mil corredores participantes da Prova, realizada na manhã do último domingo, dia 26.

MAIS CONQUISTAS – Ainda no último domingo, Garanhuns subiu ao pódio mais uma vez, assumindo assim os três primeiros lugares de outra competição. A Corrida Duque de Caxias, ocorrida em Maceió-AL. Os atletas Miriam Farias, Jair José e Cícero Vieira, disputaram com outros 1.800 corredores, num percurso de 10 km, e conquistaram o 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente. No dia anterior, sábado dia 25, foi a vez dos atletas Gilmar de Oliveira, Miriam Farias, Daniel Henrique, Alan Bizerra e Aparecido Aloízio, brilharem na Corrida dos Carteiros em Natal-RN.

Os destaques na corrida potiguar foram: o atleta Gilmar de Oliveira que obteve o 1º lugar da prova, assim como Miriam Farias também o adquiriu no feminino. O 2º lugar foi conquistado pelo atleta Daniel Henrique, e mais colocações foram alcançadas por Alan Bizerra e Aparecido Aloízio, que ficaram em 4º e 5º lugares respectivamente. Os garanhuenses tiveram que percorrer 10 km e enfrentar 1.000 corredores.

PRÓXIMA COMPETIÇÃO – No próximo domingo, dia 9 de setembro, o atleta Alan Bizerra vai disputar a Maratona Pró Adidas, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Um evento de porte internacional que reúne somente atletas de ponta no mundo do pedestrianismo. Alan irá percorrer os 42 km e 195m, juntamente com outros 8 mil participantes interessados no título. Considerado a promessa de Garanhuns, Alan Bizerra tornou-se o 5º melhor colocado na Maratona Internacional do Rio de Janeiro, em julho passado. Agora, ele está mais preparado e tem boas chances de vitória em terras cariocas.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Alexandre faz grande movimentação em Terezinha

Inocêncio Oliveira, Alexandre Martins e Arnóbio Gomes
Aproveitando a presença do deputado federal e presidente estadual de seu partido o PR no último domingo (02) em Terezinha, o prefeito daquele município, Alexandre Martins, fez vários eventos políticos tanto na cidade quanto na zona rural. 

Começando por volta das 14h, com a chegada do deputado, a comitiva partiu logo para as visitas por toda zona rural, com o número de pessoas, acompanhando os políticos, aumentando a cada sitio visitado.

Voltando para a cidade, onde foi realizando um grande arrastão com muitos eleitores caminhando e em carros e motos, foi realizado um grande comício na praça central. Onde a estimativa é que tenham participado mais de quatro mil pessoas.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Programa Minha Certidão chega a Calçado

Todas as crianças que nascerem na Unidade Mista de Saúde Nossa Senhora de Lourdes, em Calçado, Agreste Meridional, já sairão com certidão de nascimento. A iniciativa faz parte do Programa Minha Certidão, projeto da Secretaria Estadual da Criança e da Juventude que busca acabar com o sub-registro de crianças nascidas vivas em Pernambuco.

Na Unidade Mista de Calçado, o Programa ganhou uma sala específica para o atendimento, que conta com computador (interligado à internet) e impressora.  O espaço contará com dois profissionais (cedidos pela prefeitura) prontos para orientar os pais sobre os documentos necessários para solicitar o registro da criança. Eles estarão em comunicação direta, via internet, com o cartório, por meio do SERC (Sistema Estadual de Registro Civil). Após o envio dos dados, o cartório emitirá o termo e a certidão de nascimento com assinatura digital.

A meta do Governo do Estado é interligar todas as 217 maternidades pertencentes ao SUS aos 294 cartórios de registro civil existentes em Pernambuco.  No total, o projeto recebeu um investimento de R$ 2,4 milhões, que vêm sendo aplicados na aquisição de equipamentos e na capacitação de recursos humanos.

Governador decide os municípios que terão sua presença até o final de Setembro


1 - O governador Eduardo Campos já fechou com sua assessoria os municípios de Pernambuco que pretende visitar até o final deste mês de setembro.

2 - Ele já esteve no Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Caruaru, Petrolina e Paulista.

3 - No Cabo fez campanha para Vado da Farmácia (PSB), em Igarassu para Severino Ninho (PSB), em Caruaru para José Queiroz (PDT), em Petrolina para Fernando Filho (PSB) e em Paulista para Júnior Matuto (PSB).

4 - O critério definido por sua assessoria é que ele deve apoiar candidatos do PSB em municípios estratégicos, mesmo que haja um segundo candidato da Frente Popular.

5 - Assim, por exemplo, ele deverá ir a Araripina, Salgueiro, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Pesqueira, Lajedo, Palmares, Timbaúba e Goiana, entre outras.

6 - Em Araripina ele vai pedir votos para Alexandre Arraes (PSB), em Salgueiro para Marcones Sá (PSB), em Serra Talhada para Sebastião Oliveira (PR) e em Afogados para José Patriota (PSB).

7 - Em Pesqueira pedirá votos para Evandro Chacon (PSB), em Lajedo para Joãozinho Dourado (PDT), em Palmares para João Bezerra (PSB), em Timbaúba para Marinaldo Rosendo (PSB) e em Goiana para Fred Gadelha (PTB).

8 - O governador ainda avalia se deverá ir a Garanhuns, Belo Jardim, Gravatá e Ipojuca, entre outras cidades médias de Pernambuco.

9 - Em Garanhuns ele tem o apoio de Izaías Régis (PTB) e de Zé da Luz (PHS); em Belo Jardim de João Mendonça (PSD) e de Dr. Maneco (PTB) e em Gravatá de Bruno Martiniano (PTB) e de Joaquim Neto (PSDB).

10 - Em Ipojuca o PSB está aliado a Carlos Santana (PSB), mas os outros três candidatos também são da base governista: Romero Sales (PMDB), Miguel Sales (PR) e Pedro Eugênio (PT). (Do Blog de Inaldo Sampaio)

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Impunidade preocupa na reforma do Código Penal

Foto: Assessoria de imprensa/divulgação
Durante mais de uma hora, o senador Armando Monteiro teve nesta segunda-feira (03) uma reunião de trabalho no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) sobre a reforma do Código Penal. Armando é o único pernambucano a integrar a comissão especial, criada no Senado para atualizar o código.

Assim como fez durante audiência na OAB/PE, o encontro no MPPE serviu para que o procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, e um grupo de promotores designados para acompanhar a reformulação do Código Penal, pudessem apresentar propostas de emendas e de ajustes na legislação.

A maior preocupação revelada pelo grupo de trabalho do Ministério Público é com a impunidade, sobretudo em função de deficiências no Código e nos processos penais. "O Brasil tem oportunidade de atualizar a legislação, cujo arcabouço remonta a 1940", lembrou o senador.

"O Brasil era um sociedade fechada, eminentemente rural. Nas últimas décadas nos urbanizamos, consolidamos a nossa democracia. E tudo nos coloca a necessidade de promover atualizações", ressaltou Armando Monteiro, destacando a importância das contribuições que poderá ter do MPPE na modernização do Código.

Drogas - Durante a audiência no MPPE, o procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, e os promotores Carlos Eduardo Seabra e Paulo Augusto Oliveira, apresentaram a Armando Monteiro os projetos "Pernambuco contra o crack" e "Perímetro de Segurança Escolar", por meio dos quais o Ministério Público se engaja de maneira mais ativa no combate ao crack e na prevenção ao consumo de drogas entre os jovens.

O MP solicitou o apoio do senador nas articulações em Brasília e em Pernambuco para superar os problemas orçamentários e viabilizar os projetos, buscando garantir contribuições, por exemplo, dos ministérios e orgãos federais. "Nós precisamos aproximar cada vez mais o Ministério Público da sociedade", disse Aguinaldo Fenelon.

sábado, 1 de setembro de 2012

Izaías faz carreata com mais de 500 carros

O candidato petebista a prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, conseguiu colocar mais de 500 carros de amigos nas ruas na noite desta sexta-feira (31), fazendo grande carreata, a qual teve seu início no comité do prefeiturável na Avenida Rui Barbosa, indo até o bairro da Cohab 2.

Em seu discurso já na Cohab, Izaías falou do seu compromisso com a boa gestão da coisa pública, caso seja eleito no próximo dia 7 de outubro, afirmando que “Garanhuns não merece mais só prefeito de calçamento e meio fio, e que sim, em uma futura administração petebista, a cidade terá sim o básico, que é o saneamento e a pavimentação de todas as suas ruas, mas também terá grandes investimentos em seus habitantes e em sua infraestrutura, para com isso, aumentar cada vez mais a geração de emprego e renda, colocando Garanhuns, definitivamente, no ritmo do novo Pernambuco”, se referindo ao bom momento que o estado vive.