sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Governador confirma presença em caminhada com Izaías

Armando Monteiro e Eduardo Campos
Segundo a jornalista Renata Bezerra de Melo em sua coluna Folha Política no jornal Folha de Pernambuco desta sexta-feira (31), o governador Eduardo Campos em reunião com o senador Armando Monteiro, nesta quinta-feira (30), confirmou presença em grande caminhada, com data a ser divulgada, com o candidato petebista, Izaías Régis, a prefeito de Garanhuns.

Veja a nota da jornalista:

Somando - Reunido com o senador Armando Monteiro Neto, ontem, o governador Eduardo Campos confirmou que vai a Garanhuns participar de caminhada do prefeiturável Izaías Régis (PTB) junto com o senador.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Elenilson impulsiona ações da 5ª GERES

Dr. Elenilson Liberato
A frente da 5ª Gerência Regional de Saúde de Pernambuco (5ª GERES), o médico endocrinologista Elenilson Liberato, tem impulsionado várias ações do órgão estadual na região. A exemplo das campanhas de prevenção de acidentes de moto e da sua constante luta pela captação de cada vez mais recursos para a melhoria do atendimento no Hospital Regional Dom Moura (HRDM). Além da movimentação que vem fazendo para implantação dos serviços do SAMU aéreo e terrestre em todos os 26 municípios que fazem parte da área de abrangência do órgão.

Uma das conquistas mais recentes do diretor da 5ª GERES para a região, foi a construção da UTI no HRDM, com 11 leitos equipados com equipamentos de última geração. 

“Estamos trabalhando para melhorar cada vez mais o atendimento na área da saúde na nossa região, como a construção recentemente da UTI do HRDM. Mas, mais importante do que investir no atendimento de emergência é o investimento em prevenção, é por isso que temos investido muito em campanhas de prevenção de acidentes de moto, como também nas campanhas de prevenção a várias doenças que podem ser evitadas com cuidados básicos, não precisando assim de um internamento ou tratamento mais intensivo”, declara Elenilson Liberato.

Panfletos apócrifos acirram clima de campanha em Bom Conselho

Tiros na casa da secretária de saúde da cidade
Do Portal do Diário de Pernambuco

A prefeita de Bom Conselho, Judith Alapenha (PDT), se encontrará nesta segunda com o comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Luís Aureliano, para pedir mais proteção policial para o município durante a campanha política. O apelo se dá em virtude do clima de insegurança vivido na cidade, localizada a 282 quilômetros do Recife. A situação se agravou após um helicóptero de pessoa não identificada soltar, do alto, vários panfletos apócrifos contra um de seus principais adversários, Danilo Godoy (PSDB). O material ilegal foi distribuído no sábado e trouxe informações sobre o suposto envolvimento do tucano no assassinato do professor paraibano de jiu-jitsu, Rufino Gomes de Araújo Neto, 27 anos, conhecido como “Morceguinho”. O crime ocorreu em João Pessoa, na Paraíba, em 25 de janeiro do ano passado. 

O resultado da propaganda irregular contra o tucano foi o acirramento da disputa eleitoral no município. A prefeita nega envolvimento na distribuição dos panfletos, diz estar preocupada, mas os aliados de Danilo Godoy atribuíram a provocação anônima a seu grupo político, já que ela é candidata à reeleição. 

Judith Alapenha conversou com o Diario por telefone. Ela explicou que orientou todo seu grupo político a ficar em casa, neste domingo, em virtude de risco de morte. Segundo ela, o momento é tão delicado que a casa de sua secretária de Saúde, Denize Vilela, foi alvejada por cinco tiros na madrugada do domingo, o que está sendo investigado pela polícia. 

“Ninguém se feriu, mas eu estou com medo de sair de casa”, afirmou a prefeita. “Ele (Danilo) acha que eu tenho alguma coisa a ver com a distribuição dos panfletos apócrifos, mas não estamos envolvidos nisso”, acrescentou. 

Segundo a prefeita, logo depois da distribuição ilegal dos panfletos, na tarde deste sábado, parte do comércio teve que fechar as portas por conta de atos de vandalismos protagonizados pelos aliados de Danilo Godoy. Ela disse que parte do seu material de campanha exposto na cidade também sofreu danos.

Danilo Godoy é suspeito de ter matado o professor de jiu-jitsu, com ajuda de mais dois jovens de Bom Conselho, em João Pessoa. Ele teria sido morto por conta de uma briga ocorrida no dia 23 de janeiro, último dia do Fest Verão de 2011, envolvendo o furto de uma garrafa de uísque. Testemunhas disseram que Morceguinho se envolveu na briga para defender um amigo e virou vítima dos pernambucanos dois dias depois, após a premeditação do homicídio. O candidato, entretanto, ainda não foi condenado.

sábado, 25 de agosto de 2012

Graças a liminar, Silvino tem registro de candidatura deferido

Depois de sucessivas derrotas lhe impostas pela justiça, o candidato do PSDB a prefeito de Garanhuns, Silvino de Andrade Duarte, desabafou entre os seus correligionários mais próximos último domingo: “Estou indo ao Recife tentar conseguir o deferimento de minha candidatura. Só volto quando eu tiver uma decisão concreta, seja qual for a decisão. De uma coisa eu tenho certeza, sob judice eu não serei candidato”, teria dito Silvino segundo um vereador aliado presente a conversa.

Chegando ao Recife já na segunda-feira (20), Silvino começou uma verdadeira peregrinação batendo a porta de vários amigos políticos, advogados e desembargadores. Na tarde da quarta-feira (22) saiu o resultado, conseguiu uma liminar das mãos do desembargador José Ivo de Paula, suspendendo, temporariamente, decisão anterior da justiça que não havia reconhecido a legalidade da segunda votação da câmara de vereadores de Garanhuns aprovando suas contas dos anos de 2002 e 2003 quando o tucano esteve à frente da prefeitura.

Com a liminar em mãos, seus advogados entraram imediatamente em ação para tentar conseguir o deferimento de sua candidatura junto ao TRE, o que já conseguiram na tarde da quinta-feira (23), por votação no plenário do tribunal com um resultado de 6 X 0.

Comemorando a decisão, seus correligionários receberam o candidato, de seu retorno da capital pernambucana, na tarde desta sexta-feira (24), com uma carreata pelas ruas da Suíça Pernambucana. Mesmo com o anuncio do ministério público estadual (MPE) de que irá recorrer da decisão, podendo com isso vim a impugnar novamente o seu registro de candidatura.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Procurador estadual confirma impugnação de Silvino

Clique na imagem para amplia-la
O candidato do prefeito, Luiz Carlos de Oliveira (PDT),  de Garanhuns, a sua sucessão, Silvino de Andrade Duarte (PSDB), perdeu mais uma batalha judicial nesta segunda-feira (20). Em decisão da procuradoria regional eleitoral do estado, o procurador, Antônio Edílio Magalhães Teixeira, deu parecer contrário ao recurso do tucano contra a decisão do juiz Glacidelson Antônio da Silva, confirmando assim a impugnação e a inclusão de Silvino na lei da ficha suja. 

A próxima palavra agora será do desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, que deve levar o processo contra Silvino ao plenário do TRE, se não nesta terça-feira (21), até a próxima quinta-feira (23).

Perdendo no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, só restará a Silvino recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília onde suas chances de obter êxito são mínimas, por já existir jurisprudência sobre o assunto, sempre desfavoráveis a tais candidaturas.

Desta forma, perdendo esta semana no Recife, a novela tucana poderá se arrastar até o dia 5 de setembro, prazo final para o TSE decidir sobre todos os processos relativos as próximas eleições municipais.

Programa Minha Certidão chega a Garanhuns


O Programa Minha Certidão chegou nesta quarta-feira (15) a Garanhuns. Na maternidade do Hospital Regional Dom Moura (HRDM), já esta funcionando com o programa da Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ) que garante ao recém-nascido a certidão de nascimento ainda no hospital, de forma rápida e gratuita.

Com a inclusão do HRDM já são 22 maternidades interligadas a 29 cartórios em Pernambuco. A expectativa é de que o Minha Certidão interligue um total de 184 maternidades do Sistema Único de Saúde ou conveniadas a 190 cartórios, facilitando o processo de registro dos bebês.

Confira os municípios e unidades de saúde que já têm o programa:

Recife:

Hospital Agamenon Magalhães, Hospital Barão de Lucena, Imip, Policlínica e Maternidade Arnaldo Marques, Maternidade Bandeira Filho, Unidade Mista Professor Barros Lima, Centro Integrado de Saúde Amauri de Medeiros (Cisam) e Hospital das Clínicas;

Jaboatão dos Guararapes:

Hospital Memorial Guararapes;

Cabo de Santo Agostinho: 

Maternidade Padre Geraldo Leite Bastos;

Camaragibe: 

Maternidade Amiga da Família;

Garanhuns:

Hospital Regional Dom Moura;

Goiana:

Hospital Berlamino Correia;

São Lourenço da Mata:

Hospital Petrolina Campos;

Vitória de Santo Antão:

Associação de Proteção a Maternidade e a Infância da Vitória de Santo Antão (Apami);

Caruaru:

Maternidade do Hospital Jesus Nazareno e Bom Jesus;

Jataúba:

Unidade Mista Ana Argemira Correia;

Taquaritinga do Norte:

Hospital Geral Severino Pereira da Silva;

Bonito:

Hospital Dr. Alberto de Oliveira;

Iati: 

Unidade Mista Nossa Senhora da Conceição;

Capoeiras:

Unidade Mista Quitéria Alves Vilela.

sábado, 18 de agosto de 2012

Governo do Estado deve asfaltar de Calçado a Jupi


O município de Calçado terá em breve um caminho mais confortável e rápido até a rodovia BR-423: haverá a conclusão do trecho da PE-158 que liga o trevo (km 51) até a cidade de Jupi. O Governo de Pernambuco, parceiro de muitas ações do Governo Municipal de Calçado, já realizou e oficializou neste mês de agosto a escolha da empresa.

Consta no Diário Oficial de Pernambuco o valor mínimo de R$ 3.841.105,40 (três milhões, oitocentos e quarenta e um mil, cento e cinco reais e quarenta centavos) para adequar e asfaltar os 10,52 km da via. A empresa I M Comércio e Terraplanagem LTDA. – tendo atendido a todas as exigências jurídicas, fiscais, técnicas e econômico-financeiras - ficou responsável por realizar a obra.

Quando estiver pronto, o trecho deve favorecer um melhor escoamento da produção agropecuária do município e aproximar com mais conforto os moradores de Calçado ao polo do Agreste Meridional, diminuindo o caminho hoje percorrido (Calçado-Lajedo-Garanhuns por Calçado-Jupi-Garanhuns). Afora isso, o asfalto deve viabilizar crescimento econômico a partir da vinda de novos comerciantes e empreendedores ao município.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

OAB lança campanha Vote Limpo

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) lançou nesta terça-feira (7) a edição 2012 da campanha Vote Limpo, realizada pelo Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral, formado pelo OAB-PE, Arquidiocese de Olinda e Recife e Unicap. O Comitê tem o objetivo de atuar na conscientização dos eleitores sobre a necessidade do voto limpo e também de receber denúncias sobre crimes eleitorais. 

A campanha que conta com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE), vai contar com uma cartilha de orientação à população, na qual são tratadas questões como compra de votos, propaganda eleitoral, doações para campanha, financiamento, Lei da Ficha Limpa, entre outros. A cartilha será distribuída pelas entidades em todo o Estado. “A OAB-PE, além de sua sede no Recife, tem 24 Subseccionais espalhadas por todo o Estado que vão se engajar nessa campanha. Além disso, a Arquidiocese também vai distribuí-las entre as suas paróquias e temos, ainda, a Unicap. Isso nos garante uma grande capilaridade para o trabalho de conscientização”, ressalta o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano.

“Crimes como de abuso do poder econômico, compra de votos, deixarão de existir quando a população tiver a consciência de que voto não tem preço, tem consequência. A cartilha tem o objetivo de ajudar nesse processo”, explica ele. Também será estruturada uma nova central para o recebimento de denúncias de crimes eleitorais, da mesma que forma que ocorreu em 2010, na primeira edição da Campanha Vote Limpo. A central funcionará no Núcleo de Práticas Jurídicas da Unicap (ASTEPI). “As pessoas poderão fazer a denúncia presencial na central, através do site da OAB-PE ou pelo e-mail da nossa Ouvidoria que é o ouvidoria@oabpe.org.br”, explica Mariano. O lançamento da campanha contou com as presenças do presidente da OAB-PE, do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido; do reitor da Unicap, Pe. Pedro Rubens; e de representantes do TRE-PE, TCE, Ministério Público Eleitoral (MPE), entre outros. (Site OAB-PE)

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Givaldo divulga nota sobre seu afastamento do Sete de Setembro

Garanhuns, 07 de Agosto de 2012

Ao 

Sete de Setembro Esporte Clube

At. Diretoria/Conselho Deliberativo 

Nesta 

Prezados Senhores,

Todos sabem as circunstâncias em que assumi a presidência do Sete de Setembro Esporte Clube. Dispensável, portanto, recordar as dificuldades que teria que enfrentar. Eu e todos da Diretoria. E as enfrentei com coragem e determinação, conferindo todo o esforço ao meu alcance para vencermos, juntos, o desafio que toda a Nação Setembrina conhecia. E sabia difícil vencer. Fiz, com todos, Diretoria, Conselho Deliberativo e sócios o que me foi possível para, pelo menos, mantermos a integridade patrimonial do Clube fora de quaisquer ameaças externas, felizmente controladas. O resultado está aí a olhos vistos, ensejado elogios não só da Federação Pernambucana de Futebol, como dos demais órgãos envolvidos nas vistorias dos estádios da capital e do interior do estado. 

Por outro lado, cumpri, religiosamente, a promessa que fizemos, eu e os demais diretores, de prestarmos contas das entradas e saídas de numerários no Clube, e delas demos conhecimento ao seu Conselho Deliberativo, à imprensa, à Nação Setembrina e a sociedade como um todo. Hoje sabemos quem bancou o Sete durante esse período administrativo, porque as prestações de contas bem às dizem.

Assim, e consciente do dever cumprindo, mas ao mesmo tempo sem condições de permanecer no exercício da presidência do Sete de Setembro Esporte Clube, estou, nesse ensejo, comunicando o meu afastamento definitivo dessa presidência, a fim de outras mãos possam conferir um melhor andamento ao Clube que, sem dúvida, está a precisar, ao tempo ao que reitero que o Sete é o meu Time, e nele haverei de continuar na condição de simples torcedor, até porque detenho a condição de seu sócio patrimonial, motivo de muito orgulho para mim.

Fazendo minhas as palavras do ex-presidente Getúlio Vargas: a nação setembrina “há de me compreender. E todos me farão justiça”. A mim e aos meus diretores que comigo estiveram durante todo esse período em que ocupei a presidência do Clube. É o que espero, sinceramente. 

Saudações Setembrinas,

Givaldo Calado de Freitas

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Silvino tenta se manter na disputa

No fim da manhã de hoje (6), o jornalista Inaldo Sampaio publicou, em seu blog, notícia já dando como certa a troca do nome na chapa do PSDB do ex-prefeito Silvino Duarte, impugnado na tarde de ontem, pelo nome de sua esposa, a ex-deputada Aurora Cristina, também do PSDB.

“O PSDB vai trocar o seu candidato à prefeitura de Garanhuns. Sai o ex-prefeito Silvino Duarte, cuja candidatura foi indeferida ontem pelo juiz eleitoral Glacidelson Antônio da Silva, e em seu lugar entra a mulher, a ex-deputada Aurora Cristina”, disse Inaldo.

Logo em seguida, já no começo da tarde, o jornalista Magno Martins publicou, também em seu blog, esclarecimento do presidente estadual do PSDB, Evandro Avelar, informando que apesar do candidato à Prefeitura de Garanhuns, Silvino Duarte, ter sua candidatura impugnada, o partido não vai discutir outro nome, mas sim recorrer ao TRE para manter a candidatura de Duarte. “Silvino é o nosso candidato, não há nada que contrarie essa nossa posição e nós temos convicção de que vamos reverter à impugnação no TRE”, afirmou Avelar.

A situação é que, como publicado aqui, ontem, em primeira mão, no Blog do Cisneiros, o candidato Silvino de Andrade Duarte, vai recorrer a todas as instâncias possíveis para tentar manter a sua candidatura, mas, caso não consiga, acionará o seu plano B, que é a troca do seu nome pelo da sua espora, a ex-deputada Aurora Cristina, como se especula entre os seus próprios correligionários.

Izaías recebe apoio do Clube do Jeep e de Claudiano Martins


O candidato petebista a prefeito de Garanhuns, Izaías, esteve ontem (5) visitando o XX Festival do Jeep de Garanhuns, onde foi homenageado pela coordenação do evento. O prefeiturável recebeu das mãos de Paulo Catão, troféu e uma camiseta do evento. "Estamos com Izaías e Rosa porque entendemos serem o melhor para nossa cidade. O único candidato que verdadeiramente detém o espírito da mudança, e é isso que o povo quer: o crescimento do nosso Município. Todos querem ver Garanhuns no ritmo de crescimento do nosso Pernambuco." Declarou representante do Clube do Jeep.

O deputado estadual Claudiano Martins Filho e o médico cardiologista Dr. Célio Cabral,  que também estiveram presentes ao evento, posaram para fotos ao lado de Izaías, já declarando apoio a sua candidatura.

Dr. Célio que desde o início esteve ao lado de Izaías e o deputado Claudiano Martins Filho, fizeram questão de declararem apoio e sua torcida pela candidatura de Izaías e Rosa. "Entendemos que está mais que na hora de Garanhuns crescer 40 anos em 4", disseram a Izaías.

domingo, 5 de agosto de 2012

Justiça considera Silvino ficha suja

Em decisão no fim da tarde deste domingo (5), o juiz eleitoral, Glacidelson Antônio da Silva, da 56º zona eleitoral, considerou o candidato do prefeito Luiz Carlos de Oliveira (PDT), Silvino de Andrade Duarte (PSDB), ficha suja, lhe negando assim o registro de sua candidatura.

Silvino é considerado ficha suja pela justiça, por ter tido suas contas, quando prefeito de Garanhuns, dos anos de 2002 e 2003, rejeitadas pelo tribunal de contas do estado e também pela câmara dos vereadores da cidade.

Tal decisão ainda é passiva de recurso, mas muito difícil de ser revertida, por, tanto o Tribunal de Justiça de Pernambuco, como o Tribunal Superior Eleitoral, já terem entendimento firmado sobre o assunto. Sendo sempre favoráveis à cassação de registro de candidatos que, em exercício de alguma função pública, tiveram suas contas rejeitadas.

Caso Silvino não consiga reverter tal decisão, especulasse que já exista um entendimento entre o prefeiturável e o prefeito Luiz Carlos de se colocar em seu lugar como candidata, sua esposa, Aurora Cristina, também do PSDB.
NOTA DE ESCLARECIMENTO DA COLIGAÇÃO

A Coligação Um Grande Futuro para uma Grande Cidade, que apresenta como candidato a Prefeito de Garanhuns, o Senhor Silvino de Andrade Duarte, vem a público afirmar que ingressará na Justiça Eleitoral, através das Instâncias Superiores, buscando o legítimo deferimento da Candidatura de Silvino de Andrade Duarte.

A Coligação Um Grande Futuro para uma Grande Cidade também informa que manterá todo o cronograma de Campanha, haja vista entender que tal decisão será revertida nos próximos dias, para que a população de Garanhuns possa concretizar nas urnas o seu desejo: eleger Silvino de Andrade Duarte, Prefeito de Garanhuns, em 7 de outubro de 2012.