(87) 9.8141.4000

(87) 9.8141.4000

terça-feira, 26 de junho de 2012

Eduardo recebe Oscar da gestão oferecido pela ONU


Em cerimônia na sede da ONU, em Nova Iorque, o governador Eduardo Campos recebeu o Prêmio das Nações Unidas de Serviço Público (UNPSA) nesta segunda-feira (25/06). Pernambuco foi o único estado do Brasil a ser premiado e também o primeiro a vencer em duas categorias em dez edições do concurso.

Os jurados do Prêmio atribuíram reconhecimento máximo à iniciativa do Governo de Pernambuco de promover, através dos seminários Todos por Pernambuco, ampla consulta à população para definir as prioridades do governo. Premiaram também o programa Chapéu de Palha Mulher, que dá assistência às mulheres trabalhadoras rurais em período de entressafra.

O UNPSA é considerado o "Oscar" da gestão pública mundial. Esta foi a primeira vez em que uma administração estadual foi premiada por sua política de gestão. Até então, apenas municípios haviam sido contemplados.

“É um reconhecimento e, ao mesmo tempo, um apoio, que reforça o nosso compromisso com a inovação no serviço público", disse o governador. "Estou muito feliz e quero compartilhar esse prêmio com todo o povo pernambucano, com todos os servidores públicos do Estado. Isso não é obra de uma pessoa, é obra de um conjunto, da capacidade de união que temos demonstrado”, disse Eduardo.

O UNPSA é o prêmio de maior prestígio do mundo em relação à prestação de serviços públicos. Anualmente, ele contempla instituições que contribuíram para o desenvolvimento da administração pública nos cinco continentes com o objetivo estimular a difusão desses avanços. A cerimônia de premiação reuniu mais de 400 participantes na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão, o Todos por Pernambuco concorreu com outras 471 práticas de gestão pública apresentadas em 73 países. O programa venceu na categoria “promoção da participação na construção de políticas públicas através de mecanismos inovadores“ sendo considerado o melhor e mais moderno sistema de participação popular, com demandas incorporadas à formulação de políticas públicas.

Um dos principais responsáveis pela concepção do Todos por Pernambuco, o ex-secretário de Planejamento e Gestão e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, subiu ao palco para receber o troféu ao lado do governador Eduardo Campos e do atual secretário de Planejamento, Alexandre Rebêlo. 

“O reconhecimento do Todos por Pernambuco pela ONU dá destaque global a um dos principais fundamentos do modelo de gestão pública desenvolvido no Estado, que mescla a adoção de práticas de governança trazidas das empresas privadas com a disposição de dar oportunidade para que o cidadão sugira políticas e avalie as ações realizadas", disse Geraldo Júlio.

Cerca de 13.500 pessoas e 3.500 entidades participaram dos seminários realizados nas 12 microrregiões do Estado. A ausculta popular gerou um amplo documento com 26 mil propostas que foram analisadas e cruzadas. O resultado desse estudo foi consolidado em documentos como o Plano Plurianual (PPA) e na própria Lei Orçamentária estadual.

Já o Chapéu de Palha Mulher foi premiado na categoria “Promoção da Inclusão de Gênero nos Serviços Públicos”. Criado em 2007, ele interiorizou as ações de gênero em Pernambuco, atendendo as trabalhadoras rurais da zona canavieira e da região da fruticultura irrigada no período da entressafra. Além de conceder um auxílio-financeiro e cursos profissionalizantes, o programa fortalece a cidadania das mulheres com oficinas de políticas públicas, gênero, raça e etnia, como explica a secretária Cristina Buarque.

"Esse prêmio tem uma importância muito grande, ele coloca uma política emergente na agenda do Estado. A partir de 2007, o governador inaugurou uma política voltada para a promoção da igualdade entre homens e mulheres, e aí nós ganhamos esse prêmio que confirma todo esforço", frisou Buarque, que recebeu a estatueta de vidro acompanhada do governador e da secretária-executiva de Políticas para Mulheres, Bárbara Kreuzig.

A edição 2012 do UNPSA vai até a quarta-feira com a realização de seminários e mesas-redondas sobre as iniciativas vencedoras. Amanhã, Eduardo concede uma entrevista coletiva na sede da ONU e à noite retorna para o Recife, onde chega no dia seguinte.

Armando fala a executivos da América Latina


O Senador Armando Monteiro, ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), participa do Seminário “International Exchange”, promovido pelo HSBC Bank Brasil, nesta terça-feira, 26, em São Paulo.

Debatedor do painel sobre a Economia Brasileira, Armando foi convidado para discutir a conjuntura política e econômica nacional, além das condições necessárias para viabilizar o crescimento sustentado no Brasil. O senador vai apresentar também as ações já adotadas pelo Congresso Nacional e Governo Federal para melhorar a agenda da competitividade.

Participarão do debate o economista chefe do HSBC no Brasil, André Lopes, e Fábio Barbosa, presidente da Editora Abril. O evento faz parte da estratégia de Marketing Global do grupo HSBC. Esta é a primeira edição do seminário realizada pelo banco, que já prevê outras duas edições em mercados estratégicos como a China e a Índia.

O seminário acontece no Hotel Transamérica, a partir das 9h. O evento contará também com um grupo seleto de 75 clientes do HSBC, entre empresários e executivos de grandes empresas, sendo aproximadamente 65 oriundos de diversos países, e 10 renomados empresários brasileiros.

Deputado Izaías Régis traz mais uma ação SESI e ACIG à Garanhuns

sábado, 23 de junho de 2012

PT ganha apoios do PP, PPS e PMN em Bom Conselho

Washington Azevedo (PT), Anna Olsen (PPS) e Gerlânio Barros (PR)
O PT em Bom Conselho ganhou o apoio de mais três partidos, PP, PPS e PMN, aumentando assim a coligação em torno em do pré-candidato Washington Azevedo (PT).

Segundo Dr. Washington, o projeto do PT ganha cada vez mais adeptos por ter e apresentar as melhores propostas para o município.

“Acabamos de receber o apoio de mais três partidos em Bom Conselho. Recebemos agora o apoio de Anna Olsen, presidente do PPS, Edezio Santos, presidente do PP e de Graça Teles, presidente do PMN”, comemora.

Além dos novos apoios, o PT já contava com os apoios do PR e do PSDC, tendo Gerlânio Barros do PR de Inocêncio Oliveira em sua vice.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

COMUNICADOS

PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA

A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Assistência Social, comunica aos cidadãos que se cadastraram no Programa Federal Minha Casa, Minha Vida, tanto de forma presencial (na Secretaria de Assistência Social), quanto via Internet (site do Programa) que a partir da próxima terça-feira, dia 19 de junho, será iniciado o processo de Recadastramento de todos os inscritos no referido Programa.

Os cidadãos devem se dirigir a Avenida Agamenon Magalhães, nº 616 – Centro, das 8 as 12 horas e das 13 as 17 horas, para procederem ao Recadastramento, estando munidos, obrigatoriamente, dos seguintes documentos:

- Identidade (xérox e original);

- CPF (xérox e original);

- Carteira de Trabalho (xérox e original);

- Título de Eleitor (xérox e original);

- Comprovante de Residência em nome do beneficiário (xérox e original);

- Certidão de Nascimento dos Filhos – de 0 a 18 anos (xérox e original);

- Cartão Cidadão ou Bolsa Família/PIS PASEP (xérox e original);

- Comprovante de Renda ou contra-cheque atualizado das pessoas que trabalham na Família (xérox e original);

- Cartão da Caixa Econômica de Conta Corrente ou Poupança (Não obrigatório);

- Certidão de Nascimento – para as pessoas solteiras (xérox e original);

- Certidão de Casamento – para as pessoas casadas (xérox e original);

- Averbação do Divórcio – para as pessoas divorciadas (xérox e original).

* Documentos do Esposo/Esposa – Companheiro/Companheira, levar os seguintes documentos:

- Identidade (xérox e original);

- CPF (xérox e original);

- Carteira de Trabalho (xérox e original); e

- Título de Eleitor (xérox e original).

* Para pessoas com filhos maiores de 18 anos, levar os seguintes documentos:

- Identidade (xérox e original);

- CPF (xérox e original);

- Carteira de Trabalho (xérox e original); e

- Título de Eleitor (xérox e original).

* Para pessoas com algum tipo de deficiência, levar os seguintes documentos:

- CID10 (xérox e original);

- CPF (xérox e original);

- Carteira de Trabalho (xérox e original); e

- Título de Eleitor (xérox e original).

A Prefeitura informa que apenas os cidadãos que realizarem o recadastramento estarão aptos a serem os beneficiários do Programa Federal Minha Casa, Minha Vida.


ANTECIPAÇÃO DAS FEIRAS LIVRES

A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, comunica a população em geral, que em virtude do feriado de São João, as feiras livres que tradicionalmente acontecem aos domingos na Rua Santa Terezinha, Cohab II, bem como na Rua Cecília Rodrigues, serão antecipadas para o próximo sábado, dia 23 de junho, véspera de São João.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

PT terá o PR como vice em Bom Conselho

Foi com muita alegria que o PT Bom Conselho recebeu o nome, indicado pelo PR do deputado federal Inocêncio Oliveira, do empresário do agronegócio, Gerlane Barros, conhecido popularmente como Pinto, a candidato a vice-prefeito na chapa que tem como pré-candidato a prefeito o petista Washington Azevedo, médico veterinário e ex-secretário de governo e agricultura no município, o qual lembra que foi com uma chapa PT-PR que o partido ganhou a sua primeira eleição presidencial no País, com o ex-presidente Lula (PT) e o saudoso ex-vice-presidente José Alencar (PR).

Com convenção marcada para o sábado, dia 30, o PT esta convidando todas as lideranças do partido no estado, tendo como presenças já confirmadas, o deputado federal João Paulo e o presidente estadual da sigla Pedro Eugênio. O nome do senador Humberto Costa também é esperado, só dependendo da agenda do senador e também pré-candidato a prefeito na capital pernambucana.

O PR por sua vez também esta convidando todas as suas lideranças em Pernambuco, só dependendo da mesma forma de espaço em agenda, pois, no mesmo sábado (30), acontecem também convenções de ambos os partidos por todo o estado.

Hortas Comunitárias atendem famílias carentes de Garanhuns

Objetivando proporcionar uma melhor qualidade de vida às famílias menos favorecidas do Município, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Assistência Social, desenvolve o Projeto Hortas Comunitárias. A ideia é atender às necessidades nutricionais e econômicas dessas pessoas, que estão vinculadas aos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, nas localidades da Bela Vista, Várzea e nas comunidades quilombolas, atendidas pelo CRAS Quilombo.

Ao todo, 20 famílias são contempladas pelo Projeto que está em vigor desde o ano passado. São 60 canteiros medindo 1x10m, em cada unidade produtiva, totalizando 180 canteiros. Em cada uma dessas localidades são cultivadas, diariamente, alface, beterraba, coentro, cebolinha, abobrinha, rúcula, cenoura, quiabo, dentre outras hortaliças, que atendem ao consumo imediato das famílias carentes.

A produção das hortaliças é comercializada nas feiras livres realizadas do Município, bem como em municípios circunvizinhos, como: Lagoa do Ouro e Correntes. O alimento é orgânico e as Hortas Comunitárias são monitoradas por um Agrônomo ligado a Secretaria de Assistência Social.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Editais de convocação para a convenção dos partidos PT, PR, PSDC, PP, PPS e PMN de Bom Conselho

EDITAL PT


O Presidente do diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores – PT de Bom Conselho – PE, nos termos da legislação estatutária e legal em vigor, convoca por este Edital, os membros do Diretório Municipal, o Delegado do Município a Convenção Estadual e os Vereadores do PT, na Cidade de Bom Conselho neste Estado de Pernambuco, para a CONVENÇÃO MUNICIPAL que será realizada no dia 30 de junho de 2012, com inicio às 16h e encerramento às 22h, no Clube dos Trinta, situada na Rua Otavio Correia, s/n, centro, Bom Conselho – PE, com a seguinte:

ORDEM DO DIA

a) Deliberar sobre coligações partidárias

b) Escolha dos candidatos a Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores do PT no município de Bom Conselho – PE;

c) Aprovar o Programa de Governo do candidato a prefeito;

d) Outros assuntos de interesses do partido;

Lindomar Cordeiro Zacarias
Presidente

EDITAL PR


O Presidente da Comissão Provisória Municipal do Partido da Republica – PR de Bom Conselho – PE, nos termos da legislação estatutária e legal em vigor, convoca por este Edital, os membros do Diretório Municipal, o Delegado do Município a Convenção Estadual e os Vereadores do PR, na Cidade de Bom Conselho neste Estado de Pernambuco, para a CONVENÇÃO MUNICIPAL que será realizada no dia 30 de junho de 2012, com inicio às 16h e encerramento às 22h, no Clube dos Trinta, situada na Rua Otavio Correia, s/n, centro, Bom Conselho – PE, com a seguinte:

ORDEM DO DIA

a) Deliberar sobre coligações partidárias

b) Escolha dos candidatos a Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores do PR no município de Bom Conselho – PE;

c) Aprovar o Programa de Governo do candidato a prefeito;

d) Outros assuntos de interesses do partido;

Gerlânio Jose Guimarâes Barros
Presidente

EDITAL PSDC


O Presidente da Comissão Provisória Municipal do Partido Social Democrata Cristão – PSDC de Bom Conselho – PE, nos termos da legislação estatutária e legal em vigor, convoca por este Edital, os membros do Diretório Municipal, o Delegado do Município a Convenção Estadual e os Vereadores do PSDC na Cidade de Bom Conselho neste Estado de Pernambuco, para a CONVENÇÃO MUNICIPAL que será realizada no dia 30 de junho de 2012, com inicio às 16h e encerramento às 22h, no Clube dos Trinta, situada na Rua Otavio Correia, s/n, centro, Bom Conselho – PE, com a seguinte:

ORDEM DO DIA

a) Deliberar sobre coligações partidárias

b) Escolha dos candidatos a Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores do PSDC no município de Bom Conselho – PE;

c) Aprovar o Programa de Governo do candidato a prefeito;

d) Outros assuntos de interesses do partido;

Luiz Pedro Sobral
Presidente

EDITAL PP


O Presidente da Comissão Provisória Municipal do Partido Progressista – PP de Bom Conselho – PE, nos termos da legislação estatutária e legal em vigor, convoca por este Edital, os membros do Diretório Municipal, o Delegado do Município a Convenção Estadual e os Vereadores do PP, na Cidade de Bom Conselho neste Estado de Pernambuco, para a CONVENÇÃO MUNICIPAL que será realizada no dia 30 de junho de 2012, com inicio às 16h e encerramento às 22h, no Clube dos Trinta, situada na Rua Otavio Correia, s/n, centro, Bom Conselho – PE, com a seguinte:

ORDEM DO DIA

a) Deliberar sobre coligações partidárias

b) Escolha dos candidatos a Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores do PP no município de Bom Conselho – PE;

c) Aprovar o Programa de Governo do candidato a prefeito;

d) Outros assuntos de interesses do partido;

Edezio Ferreira dos Santos Filho
Presidente

EDITAL PPS


O Presidente do diretório Municipal do Partido Popular Socialista – PPS de Bom Conselho – PE, nos termos da legislação estatutária e legal em vigor, convoca por este Edital, os membros do Diretório Municipal, o Delegado do Município a Convenção Estadual e os Vereadores do PPS, na Cidade de Bom Conselho neste Estado de Pernambuco, para a CONVENÇÃO MUNICIPAL que será realizada no dia 30 de junho de 2012, com inicio às 16h e encerramento às 22h, no Clube dos Trinta, situada na Rua Otavio Correia, s/n, centro, Bom Conselho – PE, com a seguinte:

ORDEM DO DIA

a) Deliberar sobre coligações partidárias

b) Escolha dos candidatos a Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores do PPS no município de Bom Conselho – PE;

c) Aprovar o Programa de Governo do candidato a prefeito;

d) Outros assuntos de interesses do partido;

Ana Lucia da Silva Olsen
Presidente

EDITAL PMN


O Presidente  da Comissão Provisória  do Partido da Mobilização Nacional – PMN de Bom Conselho – PE, nos termos da legislação estatutária e legal em vigor, convoca por este Edital, os membros do Diretório Municipal, o Delegado do Município a Convenção Estadual e os Vereadores do PMN, na Cidade de Bom Conselho neste Estado de Pernambuco, para a CONVENÇÃO MUNICIPAL que será realizada no dia 30 de junho de 2012, com inicio às 16h e encerramento às 22h, no Clube dos Trinta, situada na Rua Otavio Correia, s/n, centro, Bom Conselho – PE, com a seguinte:

ORDEM DO DIA

a) Deliberar sobre coligações partidárias

b) Escolha dos candidatos a Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores do PMN no município de Bom Conselho – PE;

c) Aprovar o Programa de Governo do candidato a prefeito;

d) Outros assuntos de interesses do partido;

Maria das Graças Teles da Silva
Presidente

PT e PSDB estão empatados

Existem ataques morais (e com boa dose de razão) contra a aliança Maluf-PT --o que, aliás, não é nova. Ocorre em nível federal e já tinha se verificado na campanha eleitoral de Marta Suplicy. Mas a aliança apenas deixa PT e PSDB empatados.

É certo que fica um tanto ridículo Fernando Haddad empunhar a bandeira do novo e posar sorridente ao lado de Paulo Maluf, num acerto que só ocorreu por causa de cargos federais. A isso se resume o "amor" de Maluf a São Paulo, que teria, segundo ele, motivado seu apoio ao PT.

O PSDB só não está com Maluf porque pagou menos. Só isso. Negociou menos do que podia. Ficou, porém, com o PR, que fez a festa do Ministério dos Transportes.

O fato é que, no quesito Maluf, tucanos e petistas estão zero a zero. (Gilberto Dimenstein, Folha.com)

Garanhuns vence Corrida da Fogueira em Recife

Depois de 20 anos da sua última edição, aconteceu no último sábado, dia 16 de junho, a 49ª Corrida da Fogueira, promovida pelo Clube Náutico Capibaribe pelas ruas do Recife. A largada foi defronte ao Estádio dos Aflitos, em direção a Prefeitura da Cidade. A equipe garanhuense fez parte da disputa e contou mais uma vez com o apoio do Governo Municipal.

A corrida apresentou um percurso de 10 Km e contou com a participação de mais de mil atletas. O grande campeão da prova foi o desportista Jair José, seguido por Enio Kleiton. Já Cícero Vieira e Alan Bizerra, conquistaram o 4º e 5º lugares, respectivamente. No feminino, Miriam Farias chegou em 4º lugar.

Prefeitura realiza Inclusão Digital voltada a Deficientes Visuais em Garanhuns

Está em funcionamento desde o último mês de maio, o Curso de Tecnologia Assistiva, voltado aos portadores de deficiência visual de Garanhuns. A realização vem sendo ministrada no Telecentro Comunitário, localizado no bairro da Boa Vista e integra o projeto Tecnologia Assistiva, numa realização da Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a UPE e a ADVAMPE.

O Projeto visa possibilitar uma maior independência aos portadores de deficiência visual, quanto ao acesso e utilização das tecnologias de informação e comunicação, através da implantação e utilização de softwares inclusivos.

As aulas acontecem todas as segundas-feira, sempre a partir das 13 horas, no referido Telecentro. O curso é ministrado pelos alunos do curso de Licenciatura em Computação da Universidade de Pernambuco-UPE.

97% das ruas estão pavimentadas em Calçado

O Governo Municipal de Calçado segue investindo em ações e parcerias com o Governo Federal para pavimentar todas as ruas e dar comodidade aos cidadãos. Algumas vias receberam asfalto e aproximadamente 97% das demais já estão com calçamento de paralelepípedo.

As calçadas recentemente são: Rua Bernardino Alves, Rua José Lucas, Rua do Cemitério São José e Rua Radialista Pajeú. E está para ser iniciada a pavimentação da Rua Raimundo Atanásio – espera-se apenas a Caixa Econômica Federal enviar a verba.

Não obstante, já há projetos para pavimentar ou completar o calçamento de outras, como a Rua Vereador José João dos Santos, o final da Rua João Alexandre e três ruas no povoado Santa Rita.

Curso de Medicina da UPE em Garanhuns em debate na Alepe

A contratação de professores, a estruturação do Hospital Regional Dom Moura e a melhoria da infraestrutura dos laboratórios de anatomia são algumas das reivindicações dos alunos do curso de medicina da Universidade de Pernambuco – UPE que estudam no campus de Garanhuns, no Agreste. As necessidades foram discutidas, nesta segunda, (18/06), em audiência pública conjunta das Comissões de Educação e de Saúde da Assembleia. O encontro foi solicitado pelo deputado Izaías Régis.

A audiência pública foi presidida pelo deputado Maviael Cavalcanti, pela deputada Isabel Cristina e pelo deputado Izaías Régis, que propôs o debate. Participaram também o reitor da UPE, Prof. Carlos calado; o vice-reitor, Rivaldo Mendes; o coordenador do curso de medicina do Campus Garanhuns, Dr. Franco Andrei; o promotor de justiça de Garanhuns Dr. Alexandre Bezerra e o diretor da CDL de Garanhuns Luiz Carlos de Andrade.

O estudante e presidente do Centro Acadêmico de Medicina, Carlos Roberto Fraga, representando a turma, leu uma pauta de reivindicações, defendeu a realização de um concurso público para o ingresso de novos professores. Segundo ele, a reforma do hospital é necessária para o bom aproveitamento do curso. E acrescentou que a participação dos deputados estaduais ajudará na solução dos problemas.

sábado, 16 de junho de 2012

Sílvio Costa Filho cobra gestão das calçadas à PCR

O deputado estadual Sílvio Costa Filho (PTB) entregará pessoalmente um ofício ao procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) Aguinaldo Fenelon, na próxima terça-feira (19), solicitando o ingresso de uma Ação Direta de Incostitucionalidade (Adin) relativa à Lei n° 16.890/2003, que altera a seção IV do capítulo II da Lei n° 16.292/1997 - Lei de Edificações e Instalações no Recife. Desde a sanção do até então prefeito João Paulo, passou a ser dever dos cidadãos a construção e manutenção das calçadas que integram o sistema viário da Cidade. 

Costa Filho entende que a urbanização, incluindo acessibilidade e proteção aos passeios públicos, é de responsabilidade do Município. "Sabendo-se que as calçadas fazem parte de vias públicas e não de terrenos privados, fica evidente que, por força de lei, os cidadãos recifenses não podem ser obrigados a fazer um serviço público", assevera.

O parlamentar acrescenta, ainda, que para se falar em mobilidade urbana é fundamental a melhoria do transporte coletivo, entretanto, as calçadas também devem ser prioridade das prefeituras. "Cerca de 30% da população do Recife anda a pé diariamente. Infelizmente as nossas calçadas estão deterioradas, sem nenhuma acessibilidade. A Prefeitura do Recife precisa reassumir a gestão das calçadas, buscando a melhoria da qualidade de vida das pessoas", observa. 

Na tarde desta quarta-feira (13), na tribuna do Palácio Joaquim Nabuco, o deputado destacou a problemática em seu pronunciamento. Outros deputados acompanharam a iniciativa, como André Campos (PT), Pastor Cleiton Collins (PSC) e Maviael Cavalcanti (DEM). 

LEI Nº 16.890/2003 - Nos artigos 220 e 221, § 3º, transfere indevidamente a responsabilidade de construção e manutenção para o particular, proprietário ou ocupante do imóvel.

“Art. 220 - Os passeios públicos ou calçadas integram o sistema viário ao longo das vias de rolamento, devendo ser reservados prioritariamente aos pedestres, sendo obrigatória a sua construção em toda(s) a(s) testada(s) do(s) terreno(s), edificado ou não, localizado(s) em logradouro(s) provido(s) de meio-fio e pavimentação, garantindo
acessibilidade e segurança, atribuída essa responsabilidade ao proprietário ou ocupante do imóvel e, em alguns casos, ao Poder Público Municipal.

Parágrafo único - A construção dos passeios públicos ou calçadas, de que trata o caput deste artigo, caberá ao Poder Público Municipal nos seguintes casos:

I - das frentes de água (rios, lagoas, canais e praias), dos canteiros centrais de vias, das praças, dos parques e de imóveis públicos municipais localizados em logradouros públicos;

II - de rampas nos cruzamentos das travessias sinalizadas e nos canteiros centrais das vias públicas.

Art. 221 - É obrigatória, também, a manutenção e recuperação dos passeios públicos ou calçadas de que trata o artigo anterior, cabendo essa responsabilidade ao Poder Público Municipal, a quem der causa ou ao proprietário ou ocupante do imóvel.

§ 1º A manutenção e recuperação caberá ao Poder Público Municipal nos seguintes casos:

I - das frentes de água (rios, lagoas, canais e praias), dos canteiros centrais de vias, das praças, dos parques e de imóveis públicos municipais localizados em logradouros públicos;

II - de alteração do nivelamento, redução ou estragos ocasionados pelo Município e seus delegados;

III - de rampas nos cruzamentos das travessias sinalizadas e nos canteiros centrais das vias públicas.

§ 2º A recuperação caberá a quem der causa, notadamente às concessionárias de serviços públicos e empresas executoras de obras, após a realização de obras públicas ou privadas ou em consequência dessas;

§ 3º A recuperação, nos demais casos, caberá ao proprietário ou ocupante do imóvel.” 

Agricultura receberá US$ 100 milhões de investimento

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, assinará, contrato de empréstimo com o Banco Mundial, no valor de US$ 178 milhões e 700 mil, destinados  a investimentos no Programa Pernambuco Rural Sustentável.  O ato acontecerá no Rio de Janeiro, e também será assinado pelo secretário Executivo de Agricultura Familiar e nvo gerente do ProRural, Aldo Santos, e da diretora do Banco Mundial para o Brasil, Débora Wetzel. Após a assinatura do contrato, a previsão para liberação dos recursos é de 30 dias.

O documento, que já foi assinado pelo Governador Eduardo Campos, nesta sexta-feira (15), em Brasília, estabelece a parceria internacional, no qual serão aplicados  US$ 100 milhões do Banco Mundial, com  uma contrapartida do Governo do Estado de US$ 35 milhões , além de US$ 43 milhões e 700 mil dos beneficiários rurais (associações e cooperativas).

Voltado para o fortalecimento do meio rural, os recursos serão investidos em dois setores, sendo US$ 109,7 milhões para o fortalecimento dos Planos Territoriais de Redes Produtivas e US$ 51,6 direcionados para financiamentos de infraestrutura hídrica e abastecimento de água no interior do Estado.

Aprovado pelo Banco Mundial, em Brasília, no mês de fevereiro, a operação de crédito foi autorizada na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, em abril. Esta contratação permitirá a execução de ações importantes para o desenvolvimento rural em Pernambuco através do Programa Pernambuco Rural Sustentável, que  atenderá  180 municípios, nos próximos 6 anos.

Izaías cobra divulgação da 22ª edição do FIG

É urgente divulgar a 22ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que acontece de 12 a 21 de julho. O alerta voltou a ser feito, ontem, pelo deputado Izaías Régis (PTB). O calendário de shows estava previsto para ser publicado na última segunda-feira (11).

“Apelo ao Governo do Estado para que tenhamos uma resposta ainda esta semana. A cidade precisa se organizar para receber os turistas com restaurantes, pousadas, hotéis e casas para alugar. Destaco a importância do apoio do governador Eduardo Campos, que vem realizando grande trabalho”,enfatizou.

Debate – No pronunciamento, Régis ainda convidou os demais parlamentares para uma audiência pública promovida pelas Comissões de Educação, de Saúde e de Ciência e Tecnologia, marcada para 18 de junho. O encontro discutirá melhorias para o Curso de Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE), em Garanhuns. (Diário Oficial do Estado de Pernambuco)

CRAS vivenciam Festividade Junina

A Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Assistência Social, por intermédio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), vivencia no período de 15 a 29 de junho, as festividades juninas direcionadas as famílias atendidas pelos Centros de Referência.

A festa tem inicio na próxima sexta-feira, 15 de junho, às 9 horas, com a Festa Junina das famílias beneficiadas pelo CRAS Heliópolis. A programação contempla ainda os CRAS da Bela Vista; Boa Vista; Várzea e Magano, com apresentações culturais, como: Boi Bumbá, Pastorinho, Caboclinho, Maracatu e Teatro Infantil, além da tradicional quadrilha. Em todas as Unidades serão oferecidos lanche aos participantes.

Projeto Música Viva do CRAS MAGANO – A convite da diretoria do Colégio Santa Sofia, o grupo de crianças que integra o Projeto Música Viva do CRAS Magano participa, neste sábado, dia 16 de junho, a partir das 16 horas, de uma apresentação nas dependências do Colégio Santa Sofia. O evento, que tem como tema: Festejamos com alegria 100 anos de Luiz Gonzaga e 100 anos do Santa Sofia”, abre os festejos juninos daquela Instituição de Ensino e apresenta os músicos de flauta e violino beneficiados pelo Projeto da Prefeitura de Garanhuns.

Garanhuns domina pódio na Corrida dos Guararapes


No último domingo, dia 10 de junho, a equipe de atletismo de Garanhuns, que conta com o patrocínio da Prefeitura, participou da 37ª Corrida dos Guararapes, realizada em Recife.

A prova contou com a participação de 1.200 atletas e apresentou um percurso de 10 Km. As primeiras colocações da disputa tiveram os atletas garanhuenses: Gilmar de Oliveira; Alan Bizerra e Daniel Henrique, nos 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente, mostrando todo o potencial dos desportistas no Atletismo.

PRÓXIMAS COMPETIÇÕES - E a equipe de atletismo já vem se preparando para participar da Maratona Internacional de São Paulo, bem como para a Corrida da Fogueira Club Náutico Capibaribe, ambas acontecerão neste mês de junho.

Armando reconduzido à presidência do Conselho José Ermírio de Moraes

O senador Armando Monteiro foi reconduzido ao cargo de presidente do Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes, para exercer a função por mais um ano no Senado Federal. Desde 2011, o parlamentar preside o Conselho, ao lado do senador Waldemir Moka (PMDB-MS), que é vice-presidente, e mais 11 senadores.

Instituído em 2008, o Conselho tem como objetivo agraciar personalidades do setor industrial que tenham se destacado por sua contribuição à economia nacional, promovendo o desenvolvimento sustentável e o progresso do Brasil.

Desde 2009, o Senado Federal condecora empreendedores que se destacaram na promoção do crescimento econômico, mediante a geração de emprego e renda e pela contribuição com os programas de responsabilidade e valorização ambiental, cultural, social e econômico do País.

Em maio deste ano, Armando Monteiro homenageou, em sessão solene no plenário do Senado Federal, o empresário pernambucano Ricardo Brennand. Também já foram diplomados o ex-vice-presidente da República José Alencar, o industrial Jorge Gerdau; o empresário e bibliófilo José Mindlin, entre outras personalidades.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Candidato do PSB será opção à crise do PT em Recife, diz Eduardo Campos

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), disse nesta quinta-feira (14), ao participar de palestra sobre o clima na sede da Firjan, que a opção de uma candidatura própria do PSB em Recife será a saída para a crise enfrentada pelo PT regional.

Campos contou que, desde domingo, vem conversando com as lideranças locais sobre a desistência de apoiar um candidato do PT. "A unidade do PT é muito importante. Mas a 15 dias do prazo de desincompatibilização, não há sinais de unidade. Há ações na Justiça, outdoors espalhados. Não há debate sobre saúde, educação ou mobilidade", afirmou.

"Nós do PSB temos condições de liderar a frente. Temos quatro secretários que deixaram seus cargos e são capazes de disputar a vaga", disse o governador sem querer revelar qual deles teria mais chances de ser o escolhido.

Deixaram o governo no último mês o secretário de Desenvolvimento, Geraldo Júlio (PSB), o de Cidades, deputado federal Danilo Cabral (PSB), o de Articulação Social, Sileno Guedes (PSB), e o da Casa Civil, Tadeu Alencar (PSB).

Nos últimos meses, o PT enfrenta uma crise interna no Recife. O prefeito João da Costa (PT) venceu as prévias contra o deputado federal Maurício Rands (PT). Insatisfeita com o resultado, a direção nacional do partido anulou a votação e tenta impor o senador Humberto Costa (PT) como candidato oficial.

O governador acredita que o PT possa mudar de ideia e até apoiar um candidato do PSB. "Ninguém faz frente por decreto. Para ser prefeito não é preciso ter registro do PT. Também pode ser do PSB", afirmou.(Folha de São Paulo)

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Atletismo de Garanhuns em Alta


A equipe de Atletismo de Garanhuns não para de trazer alegria para a Cidade das Flores. Nas competições realizadas no último final de semana, os corredores Jair José, Marcos Antônio, Ênio Cleiton, Cícero Vieira, Gilmar Oliveira e Mirian Farias, brilharam no Rio Grande do Sul, São Paulo e Alagoas.

Na Maratona Internacional de Porto Alegre, ocorrida no domingo dia 3, o atleta Jair José foi destaque e conquistou a 3ª colocação nos 42Km da prova. Já nos 10km Brasil, ocorrido em São Paulo, o atleta Marcos Antônio ficou entre os dez primeiros, numa corrida disputada por 12 mil atletas.

Em Maceió também não foi diferente e a equipe de pedestrianismo local fez bonito na 17ª Corrida dos Garis. Após concorrer com 400 atletas, o garanhuense Ênio Cleiton conquistou o 1º lugar do pódio, seguido de Cícero Vieira na segunda posição da prova. O corredor Gilmar Oliveira ficou em 4º lugar e a atleta Mirian Farias sagrou-se Campeã na categoria feminina.

A Equipe de Atletismo de Garanhuns conta com apoio da Prefeitura, através das secretarias de Saúde e Comunicação Social e Esportes.

Garanhuns realiza Festival de Quadrilhas


Dias 16 e 17 de junho acontece o V Festival de Quadrilhas Juninas em Garanhuns. O evento que é uma realização do SESC local em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Cultura, será realizado na Esplanada Cultural Guadalajara a partir das 19 horas. Na oportunidade se apresentam grupos juninos de Garanhuns, São João, Jupi, Correntes e Canhotinho. Também serão realizados Shows artísticos com Dema do Forró e Banda Forró Dom Kixote, encerrando a programação das noites.

O encontro será entre as quadrilhas: Fogo no Sertão, Unidos Com Alegria, Flor do Lírio, Matutos no Sertão, Junina Rabo de Saia, Tradição da Boa Vista, Luminar, Saia Rodada, Pé na Roça, Flor do Mamulengo, Forró do Sertão, Estrelar do Sertão, Pró Jovem, Milharal, Os Filhos de Lampião, Imaginário Popular, Junina Xamêgo na Roça e a quadrilha O Alto Popular. Durante o ciclo junino, realizado até o próximo mês, os respectivos grupos se apresentam em diversos festivais nas cidades circunvizinhas.

O evento é uma espécie de confraternização cultural da manifestação artística junina e tem a ideia de difundir a essência e raízes nordestinas, bem como ampliar a criação de novos grupos, estimular a atividade e a cidadania entre jovens dos diversos bairros do município e região. Além de um palco montado, o espaço será ornamentado com bandeirolas, balões, chapéus de palha e fogueira; e ainda haverá a queima de fogos. O festejo fechará a trezena de Santo Antônio, padroeiro de Garanhuns.

= PROGRAMAÇÃO =

* Dia 16 de junho

19h - Grupos Juninos de Garanhuns: Quadrilha Fogo no Sertão,Unidos Com Alegria, Flor do Lírio, Matutos no Sertão, Junina Rabo de Saia,Tradição da Boa Vista, Luminar e Saia Rodada.

23h – Encerramento com a Banda Forró Dom Kixote

* Dia 17 de junho

19h - Grupos Juninos de Garanhuns e Região: Pé na Roça – São João, Flor do Mamulengo – Garanhuns, Forró do Sertão – Garanhuns, Estrelar do Sertão – Garanhuns, Pró Jovem – Jupi, Milharal – São João, Os Filhos de Lampião – Correntes, Imaginário Popular – Jucati, Junina Xamêgo na Roça – Canhotinho e O Alto Popular – Correntes.

23h00 - Encerramento com Dema do Forró

quarta-feira, 13 de junho de 2012

GARANHUNS NÃO TEM GOVERNO

Por Edmar R. Dias

O Prefeito não gosta do povo. E o povo não gosta dele.

O Prefeito detesta o povo. E o povo detesta ele.

O Prefeito engana o povo. E o povo é enganado por ele.

O Prefeito corre do povo. E o povo corre dele.

O Prefeito mente pro povo. E o povo não acredita nele.

O Prefeito não trabalha pro povo. E o povo não vê o trabalho dele.

O Prefeito gasta o dinheiro do povo. E o povo não vê a obra dele.

O Prefeito usa o nome do povo. E o povo já esqueceu o dele.

O Prefeito se diverte sem se lembrar do povo. E o povo tá se lixando pras diversões dele.

O Prefeito péssimo administrador. Acabou com Garanhuns.

Mas o povo sofredor. Sem emprego mas trabalhador. Vai dar a volta por cima.

Vai esquecer esse tumulto. Todo esse sofrimento.

A resposta ele vai dar. Pois vai poder colocar.Um outro no seu lugar.

Competente e empreendedor. Honesto e trabalhador. Que vai dar a mão ao povo. Com humildade e amor.

Edmar R. Dias é advogado em Recife e Garanhuns.

Última semana para se inscrever no concurso público de Calçado

Esta é a última semana para se inscrever no concurso público de Calçado, município do Agreste Meridional de Pernambuco. A seleção, realizada pela última vez há 14 anos, é destinada a pessoas maiores de 18 anos com ensino fundamental I, ensino fundamental II, ensino médio ou cursos superiores. Estão dispostas 135 vagas e os interessados em preenchê-las devem ler atentamente o edital, disponível no site www.concursopublicocalcado2012.com.br.

As inscrições podem ser feitas presencialmente até o sábado (16) no Ponto de Inscrições - localizado à Avenida Cândido Alexandre, 149, em frente ao Fórum, no centro da cidade. Ou via internet, pelo site já citado, até sexta-feira (15). As taxas custam de R$ 25 a R$ 100, variando conforme o nível escolar e grupos classificados no edital, e devem ser depositadas em conta. Após a confirmação do pagamento, o candidato estará apto a fazer a prova no dia 16 de setembro.

Os cargos se dividem em 31 categorias: médico plantonista; médico geral; dentista; veterinário; nutricionista; fisioterapeuta; fonoaudióloga; enfermeiro; assistente social; psicólogo; farmacêutico; secretário escolar; professores de 1ª a 4ª; professores de 5ª a 8ª; agente de controle interno; agente administrativo; assistente administrativo educacional; auxiliar de serviço educacional; auxiliar de saúde bucal; atendente; recepcionista; técnico em enfermagem; auxiliar de serviços gerais; coveiro; cozinheiro; lavadeira; motoristas; guardas municipais; copeira hospitalar; auxiliar de sala de parto; e eletricista. Três por cento do total de vagas serão destinados a deficientes físicos. Os salários variam de R$ 622 (funções de nível fundamental e algumas de nível médio) a R$ 8000 (médico generalista de ESF).

Os aprovados poderão exercer um cargo ainda não ocupado ou que seja disponibilizado pela prefeitura dentro do prazo de validade do concurso.

É de Garanhuns o novo Presidente nacional da Juventude Mariana Vicentina

Durante Assembleia Nacional realizada em Belém (PA), no último sábado (09), foi eleito o novo Conselho Nacional da Juventude Mariana Vicentina (JMV), que comandará a Associação no Brasil pelos próximos 4 anos (2012-2016). Na ocasião, o jovem Wagner Marques, que reside na cidade de Garanhuns (PE), ligado à Província do Recife, foi eleito como o novo Presidente nacional da JMV Brasil.

Os demais membros são: Rogleson Albuquerque (Vice-presidente/Fortaleza), Rafael Cruz (Secretário/ Belo Horizonte), Francisco Eduardo (Vice-secretário/Rio de Janeiro), André Gentil (Vice-secretário/Curitiba) e Jéssica (Vice-tesoureira/Amazonas).

A JMV é uma Associação Internacional, que reúne crianças, adolescentes e jovens, comprometida com a prática da caridade, em favorecimento com os mais pobres, tendo como espiritualidade o Magnificat, com base no carisma de São Vicente de Paulo, considerado o “Pai dos Pobres”.  Em nível mundial, esta Associação católica tem presença em mais de 65 país, com presença nos 5 continentes.

No Brasil, a JMV se subdivide em 6 Províncias (Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Amazonas, Curitiba, Fortaleza) que contemplam a missão da Associação em todos os Estados brasileiros. Apesar de estar presente há décadas no país, a Associação em nível nacional teve seus Estatutos aprovados só no ano passado. Não obstante, abraçou de vez sua operacionalidade organizacional no Brasil, consolidando seu reconhecimento no mundo.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Ex-prefeito, Dr. Silvino, fala ao blog após aprovação de suas contas pela câmara de vereadores de Garanhuns

COMUNICADO – PONTO FACULTATIVO – DIA 8 DE JUNHO

A Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Administração, comunica a população em geral, que a próxima sexta-feira, dia 8 de junho de 2012, será Ponto Facultativo em todos os órgãos municipais, em virtude do feriado de Corpus Christi, comemorado na quinta-feira dia 7 de junho. A Prefeitura informa ainda que as atividades voltarão à normalidade, na segunda-feira, dia 11 de junho.

Izaías Régis propõe audiência pública sobre infraestrutura de curso de Medicina em Garanhuns

O deputado Izaías Régis, do PTB, fez um apelo ao governador Eduardo Campos, no sentido de realizar, junto à Comissão de Educação da Assembleia, uma audiência pública sobre a infraestrutura do curso de Medicina da UPE, oferecido no campus de Garanhuns.

Nesta segunda (04/06), o parlamentar afirmou que já encaminhou ofício, solicitando a presença dos secretários de saúde e educação, além de representantes da UPE para participar do encontro. Régis também sugeriu uma parceria entre a Universidade e a Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg). A ideia é que os alunos da UPE utilizem temporariamente o espaço da faculdade privada.

O deputado ainda destacou que o Governo atua com responsabilidade na área educacional, e parabenizou o trabalho dos gestores da UPE.

Fonte: Diário Oficial do Estado de Pernambuco

terça-feira, 5 de junho de 2012

Garanhuns realiza nova Edição da Corrida da Fogueira

No próximo dia 23 de junho, a partir das 15 horas, acontece entre os municípios de São João e Garanhuns, a tradicional Corrida da Fogueira. Em sua 33ª edição, a competição apresentará dois percursos de 15 e 8 Km.Os participantes saem da Pátio de Eventos de São João e seguem em direção a Esplanada Cultural Guadalajara, em Garanhuns. A realização do evento é da Faze Consultoria Esportiva, com o apoio da Prefeitura de Garanhuns.

Poderão participar da prova, homens e mulheres, com idades mínimas de 16 anos, (através de autorização dos pais ou responsáveis), respeitando as regras de cada categoria estabelecida no regulamento. As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas até o dia 20 de junho. Será cobrada uma taxa única no valor de R$ 15 reais. As inscrições são limitadas a 600 participantes, sendo realizadas defronte a Prefeitura de São João e através do site: www.corridadafogueira.hd1.com.br. A premiação chega até 5 mil reais, mais brindes ao vencedores.

INSCRIÇÕES EM GARANHUNS – Também será disponibilizada nos dias 9 e 16 de junho, uma tenda no Largo do Colunata, localizada na Avenida Santo Antonio, para que os interessados em participar da prova possam realizar suas inscrições.

Garanhuns em Alerta contra a Dengue

O Índice de Infestação do mosquito da Dengue em Garanhuns vem aumentando desde o inicio do ano, e de acordo com a Secretaria de Saúde, esse aumento se deve, principalmente, à falta de colaboração da população. Atualmente o índice de infestação do mosquito transmissor da Dengue no Município é de 11,9. Um dado preocupante, e que mais uma vez leva a Equipe de Vigilância Sanitária local, chamar a atenção da população quanto ao combate ao Aedes.

“É necessário que todos se engajem nessa luta contra a Dengue. Facilitar o acesso aos nossos Agentes Endêmicos em casa, além da Limpeza de quintais e o armazenamento d’água adequado em recipientes bem fechados, são cuidados primordiais que evitam a proliferação do mosquito transmissor da Dengue em nosso Município”, alertou o Coordenador de Educação em Saúde, Eliel Duarte.

Os índices de focos do Aedes são mais altos em localidades como o Indiano; José Bernardino Teixeira, a popular Vila do Quartel; Aluízio Pinto; Brasília; Magano e Maçaranduba. A proliferação do mosquito também tem avançado nos bairros de São José, Cohab 2 e Cohab 3, bem como em Heliópolis. Até o final do mês de maio, foram notificados 196 casos suspeitos e 62 casos confirmados da Dengue Clássica.

Para combater o avanço dos números, uma equipe com mais de 50 profissionais visitam os mais de 44 mil domicílios de Garanhuns, retornando em períodos de 60 dias. “Por mais que façamos o nosso trabalho, precisamos da colaboração da população para obter um resultado satisfatório”, reforçou o Educador em Saúde, Eliel Duarte.

COMBATE A DENGUE - Limpeza de quintais e armazenamento d’água adequado em recipientes bem fechados, continua sendo necessário ao combate do mosquito da Dengue. Qualquer possibilidade de acúmulo de água limpa e parada, em poças ou objetos, precisa ser eliminada para dificultar o surgimento do mosquito. Reservatórios, que já tenham sido criadores do Aedes, ainda que secos, também podem gerar o mosquito. Pois o ovo pode passar até um ano colado na parede de um reservatório, esperando por água. E assim que houver o contato, ele eclode e novamente passa a ser um foco do mosquito da Dengue.

Prefeitura vivencia Semana do Meio Ambiente

A Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Agricultura, Abastecimento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, realiza, durante a semana do Meio Ambiente, a qual será vivenciada de 4 a 6 de junho, palestras na zona rural e urbana, bem como tardes de ECOCINE, onde serão repassados documentários a respeito do Meio Ambiente.

Na mesma oportunidade, serão realizadas pesquisas para fomentar a participação da sociedade em um Projeto de Educação Ambiental continuada no Município. Desde a última segunda-feira, dia 4 de junho, estão sendo distribuídas urnas de pesquisa e sugestões, em pontos estratégicos da Cidade, como o objetivo de obter questionamentos da sociedade no que diz respeito ao Meio Ambiente.

Ainda na última segunda-feira, 4 de junho, nas dependências da Escola Antônio Alves Cavalcante, localizada no Sítio Mochila, foram realizados cursos, oferecidos pelo núcleo de Agricultura familiar e Sistema Agroflorestais da UFRPE/UAG, com os temas: Manejo e Conservação de Solo e Água; Reflorestamento e Conservação de Nascentes, bem como uma palestra, proferida pelo professor José Wilson Bispo de Paulo, da UFRPE/UAG.

Comunidade Quilombola vivencia Festa da Mãe Preta

De 11 a 13 deste mês, Garanhuns vivencia a 25ª Festa da Mãe Preta, tradicionalmente realizada na Comunidade Quilombola de Castainho. Durante os três dias da Festa serão vivenciadas diversas atividades, como: oficina, palestra, apresentações com o Grupo de Danças das Comunidades do Tigre, Estivas, Estrela; além da apresentação do Mestre Juarez e Terra da Lua. A Percussão Quebra do Batuque de Olinda-PE, bem como o Grupo de Coco de Águas Belas e o Quilombo Axé também irão se apresentar no evento.

A festividade, que conta com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Cultura, também vai contar com a realização de um Bingo. E para a alegria dos que irão prestigiar a festa, shows com Djair e Banda, Banda Top Less, Banda Swing da Paixão e Evaristo Vegas e Banda.

= CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA 25ª FESTA DA MÃE PRETA =

* Dia 11 - Sexta-feira

14h às 16h - Oficina: Percussão - Ministrada pelo Grupo Quebra Batuque (Olinda)

Local: Escola de Castainho - Inscrições: 20 vagas, a partir dos 12 anos.

20h - Palestra: Tráfico de Seres Humanos - Ministrada por Ana Cláudia (Presidente do Instituto do Cuidar)

21h30mim - Nação Negra do Tigre

22h - Grupo de Danças Negra Atitude do Estivas

22h30 - Percussão Quebra do Batuque -Olinda

23h - Djair e Banda

* Dia 12 - Sábado

20h - Palestra: Tráfico de Seres Humanos - Ministrada por Ana Cláudia (Presidente do Instituto do Cuidar)

21h - Grupo de Dança do Estrela

21h30mim - Grupo Cultural do Tigre

23h - Banda Top Less

01h - Banda Swing da Paixão

* Dia 13 - Domingo

16h - Mestre Juarez e Terra da Lua

17h - Bingo Beneficente

18h - Grupo de Côco de Águas Belas

18h30mim - Quilombo Axé

19h - Evaristo Vegas e Banda

AMTT promove Encontro junto aos Mototaxistas

Na última terça-feira, dia 29 de maio, foi promovida na AGA, uma reunião para apresentar aos mototaxistas já reconhecidos pelo Município, a necessidade legal de atendimento às Leis existentes sobre o curso especializado obrigatório destinado aos profissionais em transporte remunerado de passageiros (mototaxista), regulamentado pela Prefeitura de Garanhuns, através da Autarquia Municipal de Transporte e Trânsito – AMTT.

Durante o Evento, foram apresentados aos presentes: carga horária, requisitos para matrícula, estrutura curricular, abordagem didático-pedagógica e disposições gerais dos cursos teórico e prático que serão ministrados pela AMTT junto aos profissionais. Os cursos terão duração de 30 horas. Os requisitos necessários para matrícula de cada profissional são: ter completado 21 (vinte e um) anos; estar habilitado no mínimo há 2 (dois) anos na categoria “A”; não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), decorrente de crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer seus direitos, entre outros. Na ocasião também foram apresentadas particularidades sobre o Código de Trânsito Brasileiro – CTB. A meta é garantir aos motociclistas profissionais a aquisição de conhecimentos, a padronização de ações e, consequentemente, atitudes de segurança no trânsito.

“Vale ressaltar que esta primeira etapa é para todos aqueles "teoricamente" regulamentados pelo Município e que, por isso, não precisaram concorrer em processo licitatório. Diferentemente daqueles "clandestinos" que serão obrigados a cumprir também esse processo”, finalizou Enos Maciel, presidente da AMTT.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

PT do Recife: Como tentar perder uma eleição, por Ricardo Noblat

João da Costa (centro), do PT, anuncia que não desistirá de sua pré-candidatura. "Vou ficar na luta com qualquer um", disse o prefeito de Recife, apesar de o partido ter cancelado as prévias na capital pernambucana, que seriam realizadas no domingo (3). Foto: Genival Paparazzi/Agência O Globo
Pegue um prefeito de capital candidato à reeleição, líder das pesquisas de intenção de voto, mas com popularidade modesta.

Faça-o disputar uma prévia com um candidato apoiado por três dos quatro deputados federais do seu partido, quatro dos cinco estaduais, o único senador do partido, o governador do Estado e um ex-presidente da República. 

Uma vez que espantosamente ele ganhe a prévia, arranje uma desculpa para anulá-la. Então marque outra. E na véspera da nova prévia, faça com que o adversário dele renuncie à disputa.

Despache emissários para convencer o prefeito a abdicar da reeleição e a apoiar um terceiro nome.

Ameace expulsá-lo do partido. Por fim, convoque-o para uma reunião em outro Estado.

Qual será o desfecho dessa história? Não sei. Ela teve início no Recife há dois meses. Poderá amanhã em São Paulo ganhar um ponto final.

O prefeito atende pelo nome de João da Costa. É do PT. Seu adversário na prévia anulada foi o deputado federal Maurício Rands. O destino de João está nas mãos da Executiva Nacional do PT.

Menos...

O destino de João também está nas mãos dele mesmo.

Pesquisas aplicadas nos últimos 10 dias para consumo interno de vários partidos registram o crescimento de sua candidatura.

Eleitores que nunca votaram no PT começam a admitir que possam fazê-lo. A cidade com fama de rebelde está inquieta. Detesta que decidam por ela. Se João bater o pé e resistir...

Se não resistir é melhor dar adeus à política. Não terá futuro.

A memória do Recife não registra episódio semelhante. Durante dois meses, o prefeito da cidade foi achincalhado pelos principais líderes do seu próprio partido. Os líderes dos outros partidos ouviram satisfeitos.

Acusaram-no até de ser ladrão. Ao fim e ao cabo, nada do que se disse contra ele restou provado. O que explica então tamanha manifestação de fúria?

Ambição política, ora. Existe combustível mais poderoso? 

Ambição da parte de vários atores. A começar por outro João que mandou no Recife durante oito anos e indicou João da Costa para sucedê-lo.

João Paulo, deputado federal, patrocinou a candidatura de João da Costa contra a vontade de Lula e da tendência Construindo um Novo Brasil (CNB), majoritária dentro do PT.

João da Costa havia sido Secretário de Planejamento do governo João Paulo. Era um técnico antes de tudo. Assim como Dilma, jamais enfrentara uma eleição. Ganhou com o slogan “João é João”.

Os dois Joões brigaram menos de um ano depois da vitória de Costa. A porta do inferno abriu-se para o atual prefeito quando João Paulo anunciou que desejava sucedê-lo.

O governador Eduardo Campos (PSB) ambiciona escolher quem irá sucedê-lo daqui a dois anos. João Paulo é o nome do PT com mais larga aceitação no Estado. Caso voltasse a ser prefeito, nada mais natural que aspirasse à vaga de Eduardo. 

João Paulo acabou marginalizado por obra e graça de Eduardo e de Lula, que se juntaram contra ele.

Eduardo é o filho político adotivo de Lula.

O lance seguinte dos dois foi torpedear a reeleição de João da Costa – Lula porque não gosta dele, Eduardo porque teme que alguns partidos que o apoiam concorram à prefeitura do Recife com candidatos próprios diante de uma eventual fragilidade da candidatura de João da Costa.

Abusaram tanto do prefeito que ele resolveu encará-los.

“A maioria do Diretório Municipal me apoia. Se houver uma convenção eu venço”, garante João da Costa. “Assim como venci a prévia anulada. Assim como venceria a prévia cancelada”.

A direção nacional do PT sabe disso. O assunto será examinado pela Executiva do partido formada por 22 membros – 11 da CNB, tendência que se opõe ao prefeito. E por que se opõe?

Por ambição, ora.

Lula quer o senador Humberto Costa como candidato a prefeito do Recife. Humberto é da CNB. Eduardo topa. Imagina que com apenas dois anos como prefeito, Humberto não abandonaria o cargo para tentar se eleger governador.

Em 2008, dos prefeitos de capitais candidatos à reeleição, 95% venceram. Em maio daquele ano, Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, tinha 13% das intenções de voto - bem atrás de Marta Suplicy (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB). Kassab bateu os dois no primeiro turno e de novo Marta no segundo.

A lógica da reeleição é essa.

João da Costa não tem cacife para se impor sozinho a toda essa gente que quer tirá-lo de cena mais cedo.

Mas contra ele toda essa gente perderá a eleição.