quinta-feira, 31 de maio de 2012

Gilmar e Demóstenes na festa de Perillo

COMUNICADO – IPTU 2012 COHAB 2

A Prefeitura de Garanhuns, através do Departamento Rendas e Outras Fontes, comunica aos moradores do bairro Francisco Figueira, a popular Cohab 2, que caso não possuam a Inscritura definitiva dos seus imóveis, desconsiderem os Boletos do IPTU 2012 enviados para as suas residências.

Reforçando a informação, a Prefeitura informa, exclusivamente, aos moradores da Cohab 2, que não possuem a Inscritura Definitiva dos seus imóveis, que desconsiderem os Boletos do IPTU 2012 enviados para as suas residências. Já os que possuem a devida Inscritura devem proceder ao Pagamento do Tributo.

Encontro dos Professores de Inglês das Autarquias é realizado na AESGA

A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) estará sediando entre os dias 1 e 3 de junho, o Grande Encontro dos Professores de Inglês das Autarquias com Nativos, realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, Texas A&M University e Associação das Instituições de Ensino Superior do Estado de Pernambuco (ASSIESPE).

Trata-se de um Treinamento dos professores das Autarquias Municipais de Ensino Superior de Pernambuco, envolvendo professores do Texas, das Autarquias Municipais e da SECTEC. O Evento acontece de forma descentralizada, sendo o primeiro momento na AESGA e o segundo em Triunfo, de 8 a 10 e de 15 a 17 de junho.

Segundo informações do Presidente da ASSIESPE, Professor Licínio Roriz, o objetivo do Encontro e da SECTEC/PE é promover a capacitação de docentes do ensino superior junto aos professores advindos dos Estados Unidos da América, visando melhorias a prática do ensino e fluência do inglês como segunda língua.

Junto a Autarquia de Garanhuns, a Atividade contará com a participação das Autarquias Municipais de Cabo de Santo Agostinho, Palmares, Goiana, Arcoverde, Belo Jardim, Limoeiro, Araripina, Salgueiro, Afogados, Belém de São Francisco, Serra Talhada e Petrolina.

Além de sediar do Evento, a AESGA marcará sua participação com a presença de docentes da Instituição, uma vez que oferece o curso de Secretariado Executivo Bilíngue, único curso no segmento em todo o Agreste Meridional. A Abertura do Evento acontece nesta sexta-feira, 1º de junho, no Auditório da AESGA, a partir das 20 horas.

Pernambuco na Copa das Confederações

O governador Eduardo Campos celebrou nesta quarta-feira (30), no Rio de Janeiro, a definição de Pernambuco como uma das sedes da Copa das Confederações. Convidado pela FIFA e pelo ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, ele assistiu o sorteio dos grupos, acompanhou a coletiva de imprensa que ocorreu em seguida e deixou o local do evento sendo cumprimentado por todos.

“Foi muito importante esta confirmação e uma grata surpresa saber que receberemos a seleção da Espanha, a atual campeã do mundo. Queremos, inclusive, aproveitar a oportunidade para convencermos os espanhois a se hospedarem no estado durante a Copa”, disse Eduardo, lembrando que a Arena Pernambuco receberá três partidas da competição.

Antes de sua participação no evento, Eduardo manteve encontros com o ministro Aldo Rebelo e com dirigentes da FIFA e do Comitê Organizador Local da Copa (COL), entre os quais o secretário-geral Jérôme Valcke e o ex-jogador Bebeto.

Em todas as conversas, ouviu o reconhecimento de que a confirmação de Pernambuco se deveu, principalmente, à confiança dos parceiros na liderança do governador e na competência do seu governo.

“Nossas obras, tanto do estádio quanto as de infraestrutura e de mobilidade, estão se desenvolvendo plenamente e nós faremos em Pernambuco uma das melhores sedes regionais da Copa no Brasil”, acrescentou.

Ele acrescentou que a confirmação não o surpreendeu. “Sabíamos o que estávamos fazendo desde o começo. E sabíamos que um estado como Pernambuco e uma cidade como o Recife, neste momento especial que estamos vivendo, não poderiam estar de fora de eventos tão importantes”, disse.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Bomba! Bomba! Vazou o vídeo da Veja sobre Gilmar!

Do Blog O Cafezinho.


Garanhuns presente em etapa do Pernambucano de Karatê

Garanhuns participa da primeira etapa do Campeonato Pernambucano de Karatê, que acontece no próximo domingo, dia 3 de junho, em Amaraji. Nesta Etapa, a Cidade será representada por 22 atletas, que irão competir com outros 400 caratecas, oriundos de aproximadamente 25 Cidades do interior e Capital do Estado. “Continuamos treinando forte e a nossa meta é a conquista de mais esse título para Garanhuns”, declarou o Presidente da Associação Silvestre de Karatê Interestilos, Eguinaldo Silvestre.

No início desse mês o Karatê de Garanhuns foi Campeão Norte/ Nordeste, e no último dia 20 de maio, também sagrou-se Campeão da 10ª Copa Panelense de Karatê, na qual os 22 caratecas locais participantes, conquistaram 26 medalhas. Um resultado que superou as expectativas.

Na agenda da Equipe garanhuense constam também a participação na Copa Bezerrense de Karatê, no mês de agosto; bem como na 2ª Etapa do Campeonato Pernambucano de Karatê, que será realizado no Geraldão, em Recife, no mês de setembro. Os Caratecas de Garanhuns contam com o apoio da Prefeitura do Município.

CORRIDA DA INDÚSTRIA - No último sábado, dia 26 de maio, a equipe de atletismo de Garanhuns, que conta com o patrocínio da Prefeitura, participou da 11ª Corrida da Indústria, realizada em Maceió-AL.

A prova contou com a participação de 1.050 atletas e apresentou um percurso de 5 e 10 Km. O desportista Cícero Vieira conquistou o segundo lugar nos 10Km. No feminino, Miriam Farias subiu ao pódio no 2º lugar. No percurso de 5 Km, o grande vencedor da prova foi o atleta Alan Bizerra, seguido por Aparecido Aluísio,ambos de Garanhuns.

Música como Instrumento de Inclusão Social beneficia Crianças e Adolescentes em Garanhuns

Afastar crianças e jovens da vulnerabilidade social através da música é uma das ferramentas da Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Assistência Social, para possibilitar uma futura profissão a esta Classe no Município. Eles têm entre 10 e 16 anos, pertencem a famílias menos favorecidas que integram os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS no Município, localizados nos bairros de Heliópolis, Boa Vista e Magano.

Por meio desses Centros, crianças e jovens aprendem a tocar Violino, Flauta e Violão. Ao todo, 81 alunos são contemplados com a ação, executada no Município desde o ano passado. Empenhados no aprendizado e bem desenvoltos, alguns alunos já se apresentaram em vários eventos no Município, como: a cantata do Colégio Santa Sofia, em Conferências, Capacitações, Confraternizações e eventos nos próprios CRAS. “No currículo de aprendizado conta a experiência de terem tocado em conjunto com a Orquestra de Música Livre de Bom Jardim, do maestro Juliano Barbosa, do Rio de Janeiro”, complementa Laura Alice, coordenadora Geral dos CRAS.

Os cursos de música são realizados em dias e horários distintos no CRAS de cada localidade. Na Boa Vista as aulas de Violino acontecem às sextas-feiras, das 13 as 17 horas. Já no Magano, o curso de Flauta é realizado todos os sábados, de 8 as 12 horas; e no CRAS de Heliópolis,  crianças e adolescentes têm aulas de Violão às quartas e sextas-feiras, das 14 as 16 horas.

Garanhuns sedia Campeonato Brasileiro de Judô

Garanhuns entra definitivamente no calendário dos eventos esportivos em âmbito nacional. A cidade, que atualmente sedia o Campeonato Brasileiro Junior de Handebol, será palco no próximo sábado, 2 de junho, da 6ª edição do Campeonato Brasileiro Regional das Ligas de Judô. O evento, que acontece na Quadra do Colégio Diocesano é uma realização da Liga Pernambucana de Judô e conta com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Comunicação Social e Esportes.

Estão sendo aguardados no Evento, cerca de 400 atletas de diversos Estados. Os judocas competem nas categorias 11 e 12 anos até o Máster, tanto no masculino, quanto no feminino. “Ainda no dia 1º teremos as inscrições, pesagem e conferência dos atletas, bem como o congresso técnico”, registra o presidente da Liga Pernambucana de Judô, o Mestre Carlos Tevano.

“Quando foi cogitada a possibilidade de realizarmos uma edição da competição aqui em Garanhuns, afirmei que a Prefeitura nos apoiaria, como sempre vem fazendo. Sem essa parceria seria impossível realizar esse Evento”, finalizou o Mestre Tevano.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Senado homenageia Ricardo Brennand por contribuição ao desenvolvimento do País

Armando Monteiro Neto
Em sessão solene nesta terça-feira (29), às 11h, o Senado Federal fará a entrega do Diploma José Ermírio de Moraes a três empresários brasileiros, por sua contribuição ao desenvolvimento do Brasil. Dentre os homenageados, está o pernambucano Ricardo Brennand, escolhido a partir da indicação do senador Armando Monteiro Neto (PTB), presidente do Conselho do Diploma.

De acordo com a resolução do Senado que instituiu a homenagem, os agraciados são personalidades de destaque do setor industrial, que tenham oferecido contribuição relevante à economia nacional, ao desenvolvimento sustentável e ao progresso do país. Os demais homenageados são os empresários Assis Gurgacz, do Paraná, e João Carlos da Silva Júnior, da Paraíba. Também será homenageado (in memorian) o empresário de Roraima Said Samou Salomão.

A indicação para o Diploma pode ser feita por qualquer senador. Os nomes, acompanhados das respectivas justificativas, são encaminhados ao Conselho do Diploma, formado por um representante de cada partido com assento no Senado. Os indicados são então submetidos a votação. 

Além do senador Armando Monteiro, o conselho responsável pela escolha dos agraciados atualmente é composto por Waldemir Moka (PMDB-MS), Jorge Viana (PT-AC), Cyro Miranda (PSDB-GO), José Agripino (DEM-RN), Ivo Cassol (PP-RO), Acir Gurgacz (PDT-RO), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Inácio Arruda (PCdoB-CE), Eduardo Lopes (PRB-RJ), Eduardo Amorim (PSC-SE), Sérgio Petecão (PSD-AC), Paulo Davim (PV-RN).

COMUNICADO SAÚDE

A Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Saúde, por intermédio da Coordenação de Atenção Básica, comunica que as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, devem procurar uma das Unidades de Saúde a fim de realizarem o acompanhamento da 1ª vigência do referido Programa, evitando desta maneira, o bloqueio do benefício.

Atenção especial para as crianças de 0 a 7 anos e mulheres de 14 a 44 anos. A secretaria de Saúde pede ainda que os responsáveis não deixem de levar o Cartão do Bolsa Família no ato do atendimento.

Prefeitura de Bom Conselho inaugura nova escola

A Prefeitura de Bom Conselho inaugurou o Centro Educacional Maria Marlúcia, obra recém-terminada e inaugurada no último domingo (27). 

Contando com amplo espaço para mães ou responsáveis esperarem os alunos com mais conforto, a nova estrutura conta também com rampa de acessibilidade para alunos portadores de deficiência, se diferenciando das demais escolas do município.

Com aproximadamente 500 alunos, a nova escola dispõe de banheiros a cada duas salas de aula, possibilitando que os alunos não se desloquem para longe do local de estudo. Além de novo refeitório, um espaço ideal para uma refeição com mais conforto e higiene.  

Ainda de acordo com a secretária de educação, os professores estão sendo capacitados para acompanhar as mudanças no processo de ensino, como a aprendizagem das novas tecnologias da informação.

Em Abreu e Lima, Câmara Municipal aprova isenção de taxa pública para feirantes

A proposta apresentada ontem na Câmara Municipal de Abreu e Lima pelo vereador Cícero Moraes (PTB) que pede a isenção de taxas públicas aos feirantes do município, logo após serem transferidos para o novo centro comercial construído às margens da BR 101, foi aceita por unanimidade pelos vereadores da Casa Antonio Amaro Bezerra. O vereador petebista justificou o projeto de apoio aos feirantes temendo uma redução inevitável das vendas dos comerciantes, já nos primeiros meses em que estiverem trabalhando na nova área.

Para que seja válida a proposta, o ofício será enviado ao prefeito Flávio Gadelha, que deverá acatar ou não a solicitação feita pelos vereadores.  "Pedimos um prazo de tolerância de 24 meses a prefeitura, por que achamos que este tempo é necessário para que todos os feirantes se adaptem também ao novo local onde irão comercializar seus produtos", esclareceu Cícero Moraes. Entre as taxas que teriam os pagamentos dispensados estão as concessões de alvará e taxas com despesas de água, energia, conservação e segurança. Na indicação, o vereador ainda sugere, que estas despesas sejam assumidas pela prefeitura.

"É no mínimo sensato a prefeitura compreender que logo nos primeiros meses, os feirantes  sofrerão com a diminuição em suas vendas, não podendo assim, se preocupar com outros gastos que poderiam muito bem ser dispensados pela administração. Para o vereador, a população precisará também de um período de tempo para se adaptar com a nova área do centro comercial para que comece então a frequentar a nova feira livre. "Espero que o governo seja sensível aos feirantes neste primeiro momento, até que as vendas se normalizem para eles", pontuou Cícero Moraes.

Conselho Tutelar de Calçado em campanha para divulgar funções

Após promover a campanha “Alcoolismo, causas e consequências” contra drogas lícitas no município, o Conselho Tutelar de Calçado tem mais um desafio em de 2012 a partir deste mês de maio. Desta vez, o projeto esclarece a população sobre características da instituição. Até o final do ano, a equipe – formada por André Nascimento, Higo Emanoel Gomes, José Ailton da Silva, Rita de Cássia Vicente e Walter Nogueira – fará panfletagens, palestras, conscientizações e distribuições de livros.

Com a temática reflexiva “Atribuições do Conselho Tutelar: O que faz um Conselho Tutelar funcionar legalmente?”, o grupo já está a percorrer escolas, associações comunitárias, igrejas e templos, estabelecimentos comerciais e públicos das zonas rural e urbana. A ideia não é somente fazer com que a comunidade entenda o que faz o conselho; é bem mais: pretende-se dar base para que as leis relacionadas à infância e à juventude sejam cumpridas, tanto as que protegem quanto as que garantem a qualidade de vida.

Uma das ações mais importantes serão as distribuições dos livros que compõem o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em escolas. O Conselho Tutelar junto aos professores deverá orientar os alunos da rede pública de ensino a contextualizar o tema em atividades pedagógicas para conhecerem os próprios direitos e deveres.

Nesta campanha, o Conselho Tutelar tem como parceiros o Ministério Público de Pernambuco, Polícia Civil, Polícia Militar, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente, programa Mãe Coruja, Rádio Jovem K FM e o Governo Municipal de Calçado, por meio das secretarias de educação, assistência social e saúde.

Algumas atribuições do Conselho Tutelar

Atender e aconselhar pais ou responsáveis, crianças e adolescentes; solicitar, ao poder público, serviços nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança e defender estes direitos na Justiça; expedir notificações de alerta para quem infringir as leis que beneficiam a criança e o adolescente; informar ao Ministério Público os crimes cometidos contra menores e até solicitar a suspensão da guarda familiar, se preciso for; providenciar medidas socioeducativas quando forem estabelecidas por um juiz de direito; assessorar a prefeitura na elaboração de projetos e programas que atendam o público em questão.

Estatuto da Criança e do Adolescente

O estatuto foi criado em 13 de julho de 1990 e assegura à criança e ao adolescente os direitos à sobrevivência (vida, saúde, alimentação), ao desenvolvimento pessoal e social (educação, cultura, lazer e profissionalização) e à integridade física, psicológica e moral (liberdade, respeito, dignidade e convivência familiar e comunitária). Para conferir o conteúdo completo do código, acesse o site do Governo Federal: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm.

domingo, 27 de maio de 2012

Lula envia mensagem para o 3° Encontro de Blogueiros

Blogueiros planejam grande mobilização em defesa da Constituição


“Nós fomos responsáveis por um processo político irreversível no Brasil. Antes de nós, o José Serra e o Fernando Henrique Cardoso davam três telefonemas e calavam o Brasil. Hoje isso não é mais possível”. Paulo Henrique Amorim

Na mesa, Paulo Henrique Amorim, Eduardo Guimarães, Esmael Morais e Emílio Gusmão falaram do uso de ações judiciais como forma de intimidação e tentativa de censura de suas páginas. A mesma experiência foi relatada via telefone por Lúcio Flávio e por outros blogueiros de diversas partes do Brasil durante o debate que se seguiu à exposição dos palestrantes. Cansados de só reclamar, eles defenderam o início de uma grande mobilização nacional pelo cumprimento da Constituição Federal, que garante a liberdade de expressão aos brasileiros. 

A ideia lançada na noite de ontem pelo jornalista e ex-ministro das Comunicações Franklin Martins foi encampada pelos participantes do encontro, que vão propor uma ampla campanha de mobilização nacional em defesa da regulamentação dos artigos da Constituição que tratam da comunicação. “Nada além da Constituição” seria o lema do movimento, que teria o seu auge no dia 5 de outubro, data em que se completa 24 anos de promulgação da Constituição de 1988, com uma grande ação em defesa da Carta Magna brasileira. “Vou pressionar o Miro (Altamiro Borges) para que a Barão de Itararé faça uma grande celebração neste dia”, afirmou Paulo Henrique Amorim, um dos principais defensores da ideia.

O autor do blog Conversa Afiada tem motivos de sobra para defender a campanha, já que responde atualmente a dezenas de processos referentes a conteúdos veiculados em sua página, 24 deles proposto apenas pelo banqueiro Daniel Dantas. Foi ele quem aconselhou os blogueiros presentes a enfrentar o uso da Justiça como forma de censura e não cumprir a decisões judiciais para a retirada de posts do ar, levando o caso para decisão no Supremo Tribunal Federal. “A Justiça não tem o poder de censura. Só tirem os posts do ar após a decisão do Supremo, porque nenhum juiz tem poder de censura no Brasil”, conclamou.

Amorim defendeu ainda que os blogueiros transcendam a batalha de judicialização da censura. “Nós fomos responsáveis por um processo político irreversível no Brasil. Antes de nós, o José Serra e o Fernando Henrique Cardoso davam três telefonemas e calavam o Brasil. Hoje isso não é mais possível”, afirmou, acrescentando que é preciso botar mais gente para participar das discussões sobre a blogosfera. “Temos que multiplicar o número de participantes dos debates por mil. O nosso debate não é de blogueiros políticos, é muito mais que isso, é o da democracia”, conclui o jornalista. 

Enfrentamento

O enfrentamento também foi a solução sugerida pelo presidente do movimento dos Sem Mídia, Eduardo Guimarães em sua exposição. “Eu resolvi ir para o combate com esta gente a algum tempo. Em 2007, eu resolvi pegar um megafone e sair para protestar contra a situação e recebi o apoio de muita gente. Desde então, criamos uma ONG e fomos para o enfrentamento, entrando inclusive com ações contra o PIG”, informou, citando como exemplo do péssimo serviço da grande mídia o clima de medo gerado em torno da vacinação contra a febre amarela em 2008, em que mais pessoas morreram por vacinação indevida, do que pela doença.

Guimarães ressaltou também a mudança de posicionamento da grande mídia e de parte da sociedade em relação aos blogueiros. “Está havendo uma reação. Eles estão nos xingando e buscando formas de nos intimidar. Antes eles nos ignoravam, mas agora estão reagindo com a judicialização e a ameaças de agressão. As ações não existiam antes porque éramos ignorados. Hoje estamos incomodando e ninguém teria o trabalho de tentar nos intimidar se não estivéssemos incomodando. Por isso, precisamos avançar nesta proposta de uma associação de defesa dos blogueiros em todo o país. Precisamos avançar nisso, pois diante destas ameaças e judicialização, os que têm recursos reduzidos não poderão continuar o seu trabalho”, declarou. 

O Encontro prossegue até domingo, com amplo debate sobre vários temas ligados à defesa da blogosfera, dos blogueiros e da liberdade de expressão. (Do Portal Vermelho)

PT Bom Conselho nega notícia de que poderia compor com PDT da prefeita Judith

Em resposta a notícia de que poderia compor com o PDT da prefeita de Bom Conselho, Judith Alapenha, publicada em blog daquela cidade, o qual chama de “blog apócrifo”, o Partido dos Trabalhadores envia nota à imprensa em que reafirma a sua disposição de disputar as próximas eleições no município no campo da oposição a atual gestão pedetista, a qual acusa de ter sido tomada pela “paralisia e má gestão”, sendo o motivo pelo qual o partido entregou as duas pastas que detinha no governo.

Segue a nota petista em sua integra:

O PT Bom Conselho reafirma o seu compromisso em participar das próximas eleições municipais no campo da oposição a atual administração municipal. Administração esta que o Partido dos Trabalhados entregou as duas pastas que nela detinha, agricultura e governo, por não concordar com a paralisia e a má gestão que nela se enraizaram. Desta forma, o PT esta aberto a compor com qualquer partido em Bom Conselho, desde que seja verdadeiramente oposição a atual forma de governo que se instalou na prefeitura do município. Desautorizando qualquer notícia envolvendo o PT que fale o contrário da posição oficial do partido.

Atenciosamente,
PT Bom Conselho.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Garanhuns sedia etapa da Volta Ciclística de Pernambuco


A cada dia Garanhuns se consolida como a principal cidade do Interior no segmento esportivo. São diversos eventos nacionais, regionais e estaduais no segmento que vêm sendo realizados na Cidade das Flores, a exemplo dos Campeonatos Brasileiros de Handebol e Judô. A mais nova iniciativa será a Volta Ciclística de Pernambuco, numa realização da Federação Pernambucana de Ciclismo, com apoio da Prefeitura de Garanhuns, e que acontece no período de 28 de maio a 3 de junho, passando por vinte municípios pernambucanos.

Trata-se do maior evento ciclístico do Norte-Nordeste. É uma competição ciclística de estrada, de longa duração, disputada em uma semana e dividida em sete etapas. Garanhuns integra a terceira etapa da prova, que tem inicio no dia 28 de maio, com largada em Caruaru, no Autódromo Ayrton Senna. Em seguida, os ciclistas se deslocam a Pesqueira, passando por Garanhuns, Caruaru, Limoeiro, Cabo de Santo Agostinho e se encerra em Recife, no próximo dia 3 de junho de 2012. Ao todo serão mais de 530 quilômetros de prova.  

A terceira-etapa tem chegada prevista em Garanhuns as 11h da próxima quarta-feira, dia 30. A rua Pedro Rocha, nas imediações do Parque Euclides Dourado será o ponto de chagada e premiação dos campeões da Etapa. Já no dia seguinte, 31, será dada a largada de 4ª etapa com destino a Pesqueira. A largada acontece as 8h, também da Rua Pedro Rocha. “Teremos 200 ciclistas hospedados em Garanhuns durante o dia 30 com diárias viabilizadas pela Federação de Ciclismo. Será importante para os nossos setores de hotelaria e consumo de serviços. É o esporte como meio de desenvolvimento social e econômico de Garanhuns”, argumenta o secretário de Comunicação Social e Esportes, Carlos Eugênio.

A Prefeitura apóia a realização através das pastas de Saúde, AMTT, Guarda Municipal, Serviços Públicos e Comunicação Social e Esportes. 

CRAS de Calçado entre os melhores de Pernambuco

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) realizou um censo no ano passado para verificar a qualidade do atendimento socioassistencial e o resultado foi publicado recentemente, apontando o estado dos centros de referência da assistência social (CRAS). Em Pernambuco, a unidade de Calçado, no Agreste Meridional, obteve a média nove – avaliação conseguida por menos de um terço dos 185 municípios.

De acordo com o MDS, o CRAS de Calçado trabalha em horário adequado (de 7h às 17h); tem estrutura física apropriada; a equipe - composta por psicóloga, assistente social, coordenadora, auxiliar de serviços gerais e técnica administrativa – foi considerada satisfatória para atender a população carente; e as ações foram tidas como superiores às demais comumente realizadas por outros centros. Segundo Ana Paula Barros, Secretária Municipal de Assistência Social, “a média deve aumentar porque há investimento em novos serviços: já temos um local para o grupo de idosos e outro para o ProJovem, temos um carro e uma moto para ir a todos os pontos do município e expandir o trabalho e, em breve, instalaremos uma brinquedoteca”.

A unidade é caracterizada pelo MDS como Pequeno Porte I devido à dimensão de Calçado, porém, ainda assim há o cuidado em descentralizar a atuação. Além do acompanhamento psicossocial, das oficinas profissionalizantes, atividades esportivas e passeios de caráter pedagógico, a equipe realiza cursos na zona rural, como o de crochê no sítio Miné e o de arranjos florais no sítio Várzea do Gado. Para a assistente social do CRAS, Rosicleide Porto, “a nota veio evoluindo principalmente por conta da busca intensa por pessoas em vulnerabilidade social e porque existe o engajamento para reverter a situação”.

Programa de Educação de Trânsito será implantado nas Escolas Municipais

Em parceria com a Coordenadoria de Educação de Trânsito, através da Gerência de Ensino do Estado, a Prefeitura de Garanhuns, por intermédio da secretaria de Educação, implantará em breve, nas Escolas Municipais, o Programa de Educação de Trânsito (PET).

A iniciativa tem como principal objetivo trabalhar nas Escolas, através de atividades interdisciplinares, a conscientização dos estudantes, professores e comunidade, quanto a prevenção de acidentes no trânsito. Garanhuns foi um dos 10 municípios escolhidos para fazer parte do Programa, por apresentar um alto índice de acidentes de moto no Estado de Pernambuco.

Num primeiro momento, os coordenadores e professores que lecionam nas 58 Escolas que compõe a Rede Municipal de Ensino serão capacitados. A primeira etapa do curso acontecerá no dia 31 de maio, no auditório da AESGA, no horário das 8 às 17 horas. Já a segunda etapa, será vivenciada no mês de junho, com data a ser definida. Diversas temáticas serão abordadas durante o Encontro, a exemplo de: Ética, cidadania e trânsito; Meio Ambiente; Segurança de Trânsito e a Legislação.

Segundo Carlos Alberto de Barros, supervisor pedagógico da secretaria de Educação, o programa será trabalhado a longo prazo. “O PET tem como meta conscientizar as crianças que estão na Escola, bem como os adolescentes, para que eles se tornem futuros cidadãos no trânsito com mais responsabilidade, contribuindo para uma diminuição no número de acidentes. Além disso, esperamos que tanto esses alunos quanto os professores sejam agentes multiplicadores em sua família e sua comunidade, favorecendo a diminuição dos índices de acidentes”, finalizou Carlos Alberto de Barros.

A expectativa é de que a culminância dos trabalhos seja encerrada em setembro durante a Semana Nacional do Trânsito com um Seminário reunindo membros de todas as Escolas da Rede Municipal de Ensino.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Prefeita de Bom Conselho envia nota à imprensa

Acusada de ainda não ter decretado a “situação de emergência” em Bom Conselho, devido a seca que atinge toda região, priorizando as festividades juninas do evento denominado de Forróbom, em detrimento as famílias de agricultores que vivem na zona rural do município, a prefeita da cidade, Judith Alapenha, rechaça a acusação e divulga nota à imprensa apresentando a sua versão dos fatos.

Segue abaixo a nota em sua integra:

É lamentável perceber como será a disputa pela gestão de Bom Conselho. Antes mesmo de começarmos as passeatas, as conversas com os moradores, os comícios, as discussões saudáveis de apresentações de propostas, já notamos a barbaridade que prejudica as pessoas e Bom Conselho de uma forma geral. Jamais eu, como gestora responsável e preocupada com o bem dos bomconselhenses, me preocuparia com festa antes das pessoas. Outro perigo é a falta de informação de quem tenta administrar essa cidade, por isso, relembro aos moradores, o cuidado na hora da escolha. Decretamos a situação de emergência sim. Desde março, enviamos documentação para o Estado mostrando a situação do município, através do decreto 010/2012. A medida teve como base, Relatório Técnico diagnosticando através de fotos e de dados que, principalmente para o homem do campo, a situação é preocupante devido aos efeitos causados pela seca. O decreto estabelece que a situação de anormalidade é válida para áreas dos município comprovadamente afetadas pelo desastre natural. Para prorrogar o Estado de Emergência, outro decreto foi feito, o 015/2012. Toda a documentação aguarda ser homologada pelo Governo do Estado.

Informação é coisa séria, fere os envolvidos e prejudica o direito que a população tem, o de saber a verdade. E essa certamente não é a informação correta. Os canais de informação, seja blogs, jornais, rádio ou televisão, além dos profissionais que buscam a informação, seja jornalista diplomado ou não, precisam apurar mais, procurar os responsáveis, entender o que está acontecendo para não tratar a notícia como produto de lucro, muito menos como arma de propaganda política. Repito: informação é coisa séria. Portanto, não corram o risco da parcialidade e da notícia tendenciosa. Da próxima vez, analisem o site da Prefeitura de Bom Conselho, onde os decretos estão disponíveis para todos.

Falaram ainda que a Forrobom seria prejudicada após o decreto do estado de emergência, pois assim os repasses do governo estadual não seriam feitos para a realização da festa. Na verdade, todos os anos, o governo do estado não repassa um só centavo para os pólos municipais do São João. A contribuição da Fundarpe se dá através da doação de atrações musicais. Dessa forma, o governo evita a figura dos "empresários" de bandas, negociando diretamente os valores das atrações, obtendo melhores preços, economizando recursos públicos e dando mais austeridade ao processo.

Judith Alapenha
Prefeita de Bom Conselho - PE

Eleições - União de poderes para evitar políticos com contas rejeitadas

A união do Judiciário, do Legislativo, do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado para impedir que políticos com contas rejeitadas disputem as eleições. Esse foi o tema do pronunciamento do deputado Izaías Régis (PTB), ontem, na Assembleia Legislativa. Para o parlamentar, a iniciativa pode ajudar a moralizar o jeito de fazer política. Ele acredita que, em Pernambuco, 1.164 pessoas estejam, segundo a Lei da Ficha Limpa, impedidas de se candidatar. 

“Pessoas com contas insanáveis e irrecorríveis devem ficar fora do pleito municipal”, defendeu. O pedetista destacou ainda que, recentemente, o TCE e o Ministério Público Eleitoral fizeram um acordo para dar mais agilidade à identificação dos gestores públicos inelegíveis, por terem sido condenados em segunda instância pelo Pleno do Tribunal. Régis afirmou que, até o dia 15 de junho, os órgãos vão repassar à Justiça Eleitoral uma lista parcial dos casos. 

O deputado elogiou a atitude, lembrando que a relação deve sair o mais rápido possível, pois alguns vereadores estão viabilizando a candidatura por meio de liminares. “A população não pode mais conviver com políticos que desviam recursos”, enfatizou. 

Por outro lado, Izaías Régis criticou a aprovação de um projeto de lei, na Câmara Federal, que estabelece novas regras para a expedição da certidão de quitação eleitoral pelo Tribunal Superior Eleitoral. O documento é um dos exigidos para que alguém se candidate. Segundo o texto aprovado, a certidão deve ser entregue mesmo que a pessoa tenha contas de campanha eleitoral anteriores rejeitadas. “Foi um constrangimento”, avaliou. 

Fonte: www.alepe.pe.gov.br

Atletismo local é destaque em Fortaleza


Garanhuns conquistou os três primeiros lugares do pódio na 1ª Etapa do 3º Circuito de Corridas Pague Menos, ocorrida no último domingo, dia 20 de maio, em Fortaleza-CE. Os corredores locais, que contam com o patrocínio da Prefeitura de Garanhuns, disputaram a prova com outros 7 mil atletas, oriundos de diversos Estados.

O trio garanhuense de pedestrianismo percorreu os 10 km da prova e foi direto ao pódio. O atleta José Márcio se destacou e conquistou o 1º lugar, seguido de Mirian Farias na 2ª colocação da categoria feminino, assim como Jair José que conquistou a 3ª posição da prova.

Os corredores de Garanhuns ainda participarão das próximas etapas do Circuito Pague Menos, que serão realizadas em Natal, no Rio Grande do Norte, Goiânia, em Goiás e Belém, no Pará. A segunda etapa acontece já no dia 14 de julho, em Natal.

Audiência com Mantega discute medidas para consolidação da queda dos juros no País

Armando Monteiro Neto / Foto: André Oliveira/Divulgação
Após afirmar que o Brasil está mais preparado para enfrentar a crise internacional do que em 2008, o ministro da Fazenda Guido Mantega respondeu a um conjunto de questionamentos dos parlamentares, na audiência pública desta terça-feira (22), promovida pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal.

O senador Armando Monteiro, membro titular da CAE, elogiou as medidas que o governo federal vem adotando na redução dos spreads bancários. “O governo vem avançando e colocando essa questão (a redução da taxa de juros) no centro da agenda econômica do país”, destacou.

O ministro afirmou que os spreads bancários continuarão diminuindo. “O Brasil é hoje um país mais seguro, e por essa razão nos permite adotar novas medidas de redução das taxas de juros”, reforçou Mantega.

Questionado pelo senador Armando Monteiro sobre a regulamentação do Cadastro Positivo, o ministro esclareceu que a lei de criação do cadastro “apresenta pequenas imperfeições jurídicas, o que inviabiliza a implantação da medida”. Para Mantega, é fundamental a aprovação do Projeto de Lei nº 331/2011, de autoria de Armando Monteiro, para a correção destas imperfeições e, com isso, o governo evoluir no processo de regulamentação do Cadastro Positivo. “Faço votos que o projeto de Vossa Excelência seja aprovado em breve”, afirmou o ministro.

Outro aspecto destacado por Armando Monteiro foi a defesa da concorrência no sistema financeiro. Para o senador, existe um vácuo regulatório nesta questão. Segundo ele, é necessário criar uma estrutura que zele pelos mecanismos competitivos. “O CADE nunca exerceu esse papel, por dizer que esta função é do Banco Central, e este, por sua vez, a exerce de forma insuficiente”.

Mesmo concordando com o senador, o ministro não vê espaço no curto prazo para entrada de novas instituições no país. “No momento, não vejo essa possibilidade, mas em um futuro próximo, a ampliação deste mercado é possível”, comentou o Mantega.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

A real "situação de emergência" em Bom Conselho


Segue e-mail recebido a pouco, quanto, a real “situação de em emergência” em Bom Conselho, em resposta a texto publicado na noite desta terça-feira (22) no blog do médico Felipe Alapenha, filho da prefeita daquele município, Judith Alapenha.

Segue em sua integra abaixo:

Caros,

Antes de qualquer palavra, peço, por favor, cliquem nos links abaixo:





Clicaram? Pois bem, em algum destes sites aparece o nome da cidade de Bom Conselho na relação dos municípios pernambucanos que já decretaram “situação de emergência” até o último dia 15 de maio de 2012?

A resposta acreditamos deve ter sido não. Correto?

Então perguntamos, será que todos estes sites e portais, a exemplo do G1, pertencente às organizações Globo, também caíram num conto de fabulas ou não pesquisaram direito, como afirmou o médico Felipe Alapenha, filho da prefeita do município de Bom Conselho, Judith Alapenha, em seu texto, na noite de ontem, publicado em seu blog, se referindo a todos os profissionais, jornalistas e blogueiros, os quais, o único erro que cometeram, foi publicar uma notícia da qual ele não gostou? Será que todos estão errados? Ou será que todos estão participando de uma grande conspiração a fim de excluir o nome de Bom Conselho?

Amigos, política é coisa séria, onde não se cabem mentiras ou trapalhadas.

O fato é que, até o último dia 15 de maio, como vimos acima, o município de Bom Conselho ainda não aparece em nenhuma lista, sejam elas da CODECIPE ou da Agência Nacional de Defesa Civil, como cidade que já esteja oficialmente em “situação de emergência”. Coisa que pelo que fala o filho da prefeita, já deveria ter acontecido. Pois segundo o mesmo, a “situação de emergência” já teria sido decretada desde março, chegando inclusive a ser renovada por mais 180 dias, no último dia 08 de maio.

A verdade é que, quando se prepara corretamente toda documentação necessária para tal procedimento, a média do tempo de espera não mais que 5 dias úteis.

Assim, perguntamos, por que o nome de Bom Conselho ainda não aparece em nenhuma lista divulgada até o último dia 15 de maio? O que esta acontecendo? Quem esta faltando com a verdade?

Forte Abraço,

União Por um Bom Conselho Melhor

Alunos de Escolas Públicas são beneficiados pelo PROUPE no Vestibular 2012.2 da AESGA


A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) deu início, na última semana, a mais um Processo Seletivo. Já estão abertas as inscrições para o Vestibular 2012.2 das Faculdades de Ciências da Administração (FAGA), Direito (FDG) e Ciências Exatas de Garanhuns (FACEG).

De acordo com a professora Ana Cristina Alfaya, coordenadora de Processo Seletivo da Instituição, para este vestibular estão disponíveis 300 vagas, distribuídas para os cursos de Administração, Administração em Logística, Direito e Engenharia Civil.

O Vestibular da Autarquia contempla ainda o Pólo Belo Jardim, por meio da parceria com Autarquia Educacional de Belo Jardim (AESGA/AEB), através da qual estão sendo oferecidas 50 vagas para o curso de Administração em Empreendedorismo naquela Cidade.

Além do Vestibular, a AESGA também oferece vagas para Portadores de Diploma, Transferidos e Reintegrados. Para os vestibulandos, as inscrições custam R$ 80,00 (oitenta reais) e acontecem até o dia 10 de junho. Para estes, a entrega dos cartões e realização das provas acontecem nos dias 14 e 17 de junho, respectivamente.

Já para os portadores de diploma, transferidos e reintegrados, as inscrições serão realizadas até o próximo dia 27 de maio. As provas para este segmento acontecem no dia 31.

As inscrições devem ser feitas por meio do site: www.cespa.com.br. Assim como o Manual do Aluno, todas as normas para participação no Processo Seletivo da Autarquia, bem como os editais também estão disponíveis no site do CESPA.

Desde o ano passado, a AESGA já dispõe bolsas de estudo junto ao Programa Universidade para Todos de Pernambuco (PROUPE), desenvolvido pelo Governo do Estado de Pernambuco e coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e os alunos inscritos no Vestibular 2012.2 da Autarquia já poderão concorrer a Bolsa do PROUPE para o próximo semestre.

O PROUPE é um projeto de lei destinado à concessão de bolsas de estudos integrais e parciais para alunos do ensino superior em autarquias municipais sem fins lucrativos, oriundos da rede pública de ensino ou de instituição privada na condição de bolsista integral.

O PROCESSO SELETIVO
VESTIBULAR 2012.2
Inscrições abertas até 10 de Junho
Provas: 17 de Junho

PORTADORES DE DIPLOMA, TRANSFERIDOS E REINTEGRADOS
Inscrições abertas até 27 de Maio
Provas: 31 de Maio

Serviços: Mais informações poderão ser obtidas através dos sites www.aesga.edu.br ou www.cespa.com.br ou ainda através do telefone (87) 3761-1596/Ramal 216. Contato: CESPA - (87) 9945-3030 ou (87) 9945-2928.

Atletas de Garanhuns são Campeões em Copa de Karatê


No último domingo, dia 20 de maio, os atletas que integram a Associação Silvestre de Karatê-Dô Interestilos, comandada pelo mestre Eguinaldo Silvestre, participaram da 10ª Copa Panelense de Karatê, realizada na cidade de Panelas.

Os Karatecas do Município, que contam com apoio da Prefeitura de Garanhuns, foram os grandes vitoriosos na disputa, conquistando o título na categoria geral. No total foram conquistadas 26 medalhas, sendo: 12 ouros, 5 pratas e 9 bronzes. O feito foi conseguido por 22 karatecas, com idade entre 6 a 44 anos, tanto no masculino, quanto no feminino.

Segundo o mestre Eguinaldo Silvestre, o resultado alcançado na Copa foi bastante expressivo. “Todos os nossos atletas que participaram da competição conquistaram medalhas. É muito gratificante ver os nossos alunos no pódio. É importante frisar que essas conquistas também foram conseguidas através do apoio da Prefeitura de Garanhuns”, finalizou Silvestre.

Garanhuns é Tricampeão da Copa TV Asa Branca de Voleibol


Depois de oito jogos emocionantes, as seleções de voleibol masculino e feminino de Garanhuns sagraram-se campeãs da 3ª Copa TV Asa Branca de Voleibol. Nas finais, realizadas em Santa Cruz do Capibaribe, a Equipe Masculina venceu Itaúna por 2 setes a zero, mesmo placar do feminino, em que Garanhuns venceu a equipe de Santa Cruz do Capibaribe. A Competição foi organizada pela Federação Pernambucana de Voleibol e TV Asa Branca/Afiliada Rede Globo. 

Na 1ª edição do evento, em 2010, Garanhuns foi Campeã no Masculino e Vice-campeã no Feminino. Na segunda edição, ocorrida no ano passado, o Feminino local conquistou o título de Campeã. Já os homens ficaram com o Vice-campeonato. “A meta sempre foi o título nas duas categorias. Conquistamos e agora é traçar novos objetivos. Nossos treinadores e, sobretudo, os atletas estão de parabéns por enaltecerem o voleibol de Garanhuns”, registra o secretário de Comunicação Social e Esportes, Carlos Eugênio.

As seleções de voleibol são compostas por atletas voluntários. Toda a infra-estrutura é mantida pela Prefeitura de Garanhuns.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Câmara aprova projeto de lei que permite candidaturas com contas reprovadas

A Câmara aprovou nesta terça-feira projeto que altera regra do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e autoriza a candidatura de políticos que tiveram contas de campanha anteriores rejeitadas pela Justiça Eleitoral.

A proposta foi aprovada no plenário com apenas 13 dias após a sua criação. Agora ela segue para votação no Senado.

O texto apresentado pelo deputado Roberto Balestra (PP-GO) determina que a "decisão que desaprovar as contas sujeitará o candidato unicamente ao pagamento de multa no valor equivalante ao das irregulariedades detectadas, acrescidas de 10%."

A aprovação do projeto ocorre dois meses depois de o TSE aprovar resolução em que determina o oposto do previsto no texto de Balestra. De acordo com o artigo 52 da resolução do TSE, a desaprovação das contas de um candidato implicará o impedimento de obter a certidão de quitação eleitoral, documento obrigatório para participar de uma eleição.

"É certo que a simples rejeição de contas de campanha eleitoral não pode, por si só, e sem outras considerações, conduzir à restrição dos direitos políticos", justifica Balestra.

"Havia uma demanda para o TSE reconsiderar [a resolução], mas como o tribunal não tinha se pronunciado, a Câmara resolveu aprovar essa anistia a quem não teve conta aprovada", afirmou o deputado Chico Alencar (Psol-RJ). O partido do deputado, composto por três deputados, foi o único a se posicionar contra a proposta. (Folha.com)

Prefeitura e Suvinil firmam Parceria

A Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Cultura, e a empresa de tintas Suvinil, irão trazer novas cores as fachadas de alguns órgãos públicos da Cidade das Flores. A iniciativa faz parte de uma parceria entre o poder público Municipal e a Empresa, que neste ano será uma das patrocinadoras oficiais do Festival de Inverno.

Além de contemplar o prédio do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, também terão a sua pintura revitalizada as Praças Dom Moura, 1, 2 e 3 , situadas defronte ao Centro Cultural. A etapa 1 da praça esta em obras com previsão para conclusão nos próximos dias. As fachadas das casas que dão acesso ao Cristo do Magano, também contarão com novas pinturas, numa ação inédita que trará um colorido especial aquela localidade. 

Segundo Philippe Haddad, gerente de Departamento de Vendas no Nordeste da Suvinil, a Empresa estará participando ativamente da 22ª edição do FIG. “Estaremos participando de praticamente todos os pólos. Nosso intuito é mostrar que a Suvinil é uma marca que se preocupa com a sustentabilidade e com a beleza. Nós queremos colorir não apenas Garanhuns, mas todo o Nordeste”, declarou Haddad.

Para que o trabalho possa ser realizado num curto espaço de tempo, a Empresa irá capacitar a própria comunidade e alguns profissionais da área. “Nós faremos um treinamento intensivo para repaginar todo o complexo do Centro Cultural. O que queremos é dar mais vida a Cidade e mostrar que a Suvinil veio para ficar”, finalizou Philippe Haddad.

Prefeita de Bom Conselho prioriza festas juninas em detrimento de atingidos pela seca

Dr. Washington Azevedo
Pré-candidato do PT em Bom Conselho, o médico veterinário, Washington Azevedo, passou todo o dia deste domingo (20) visitando a zona rural da cidade, constatando de perto os danos já causados pela longa estiagem que atinge a mais de nove meses toda a região nordeste.

Como pode observar de perto, já são muitos os danos, levando todos a questionar o porquê do poder executivo municipal ainda não ter decretado o estado de emergência, para com isso, os agricultores poderem receber as ajudas dos governos estaduais e federais.

Em uma das comunidades em que esteve visitando, Dr. Washington encontrou o coordenador do conselho de desenvolvimento rural do município, Geraldo Reynaldo, o qual falou da sua tristeza com a situação dos agricultores do município.

Ainda de acordo com populares, é comum ver as pessoas acusando a prefeita, Judith Alapenha, de não ter decretado ainda o estado de emergência, para deixar a cidade ficar apta a receber recursos para as festividades juninas do Forró Bom, no início do período eleitoral. Priorizando assim, a contratação de grandes bandas de forró para tentar alavancar sua campanha a reeleição.

Já nesta quarta-feira (23), acontecerá um encontro para se discutir a situação dos agricultores. Com participarão de representantes da FETAPE, do sindicato rural, das associações rurais e da câmara de vereadores da cidade.

Veja no vídeo abaixo, o depoimento do senhor Geraldo Reynaldo, coordenador do conselho de desenvolvimento rural do município.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Código Penal pode tipificar crimes online

Luiz Carlos Gonçalves (à direita) será o relator do projeto.
Foto: Márcia Kalume/AE
A comissão de juristas do Senado que discute um novo Código Penal aprovou nesta segunda-feira, 21, a inclusão de um capítulo para crimes cibernéticos. O relator da comissão, o procurador regional da República Luiz Carlos Gonçalves, disse que o texto é mais abrangente do que o aprovado na semana passada pelo plenário da Câmara dos Deputados, no calor do episódio do vazamento das fotos da atriz Carolina Dieckmann.

Não há previsão na lei atual para tipificar os crimes contra a inviolabilidade do sistema informático, ou seja, aqueles cometidos mediante uso de computadores ou redes de internet. A polícia, o Ministério Público e a Justiça enquadram tais crimes como delitos comuns.

A comissão decidiu considerar como crime o mero acesso não autorizado a um sistema informatizado, mesmo que não repasse os dados. Os juristas entenderam que não é necessário haver prejuízo pessoal ou para empresa para que o crime ocorra. O delito ficará caracterizado se alguém “acessar indevidamente ou sem autorização, por qualquer meio, sistema informático, especialmente protegido, expondo os dados a risco de divulgação ou de utilização indevida”.

O crime de acesso indevido é de seis meses a um ano de prisão ou multa. A pena pode ser acrescida de um sexto a um terço caso esse acesso resulte em prejuízo econômico.

O acesso não autorizado que resulte na obtenção de conteúdo de comunicações eletrônicas, segredos comerciais e industriais, informações sigilosas previstas em lei, ou controle remoto indevido do dispositivo invadido, fica configurado o crime de intrusão qualificada, com pena de um a dois anos de prisão e multa.

Perfis falsos. A comissão aprovou ainda um agravante para quem criar e usar um perfil falso de uma pessoa ou empresa na rede. O crime é enquadrado atualmente no delito de falsidade ideológica e, se for cometido em sistemas informatizados ou redes sociais, a pena poderia aumentar em um terço ou até a metade.

O anteprojeto da comissão para o Código Penal é considerado mais amplo do que o aprovado na semana passada pela Câmara porque trata de mais tipos penais do que a proposta apoiada pelos deputados – que veio para análise do Senado.

A comissão de juristas deve apresentar um texto final até junho ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Caberá a ele decidir se propõe um único projeto ou incorpora as sugestões a propostas que já tramitam na Casa. (Do Estadão)

Izaías Régis cobra agilidade na divulgação do Festival de Inverno de Garanhuns

A proximidade da 22ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), no período de 12 a 21 de julho, fundamentou o discurso do deputado Izaías Régis (PTB), ontem à tarde. O parlamentar ressaltou a “grandiosidade do evento”, que tem repercussão internacional e estimula a cultura e a economia da cidade do Agreste. 

“Em 2011, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 14 milhões. Sei que, este ano, a verba deve ser reduzida devido à estiagem que o Estado e o Nordeste enfrentam. Portanto, aproveito a oportunidade para cobrar da Fundação do Patrimônio Histórico e Turístico de Pernambuco (Fundarpe) e das Secretarias de Turismo e de Cultura que agilizem a divulgação do evento e das atrações”, sugeriu. 

“É preciso tempo para que todos se programem e participem desse encontro cultural”, acrescentou . 

O  deputado Izaías Régis, do PTB, fez um apelo à Fundarpe e à Secretaria de Cultura, cobrando maior agilidade na divulgação do Festival de Inverno de Garanhuns. 

Nesta terça (15 de maio), o parlamentar argumentou que a população deve tomar conhecimento da realização do evento com o máximo de antecedência, com o objetivo de favorecer a economia local. 

Segundo Régis, o Festival já tem repercussão internacional, e será realizado entre os dias 12 e 21 de julho. 

Armando: "Frente Popular tem obrigação de procurar alternativas"

Armando Monteiro Neto / Foto: Alexandre Albuquerque/divulgação
“O PT perde as condições de oferecer à Frente Popular, e ao Recife, um candidatura”. Esta é a constatação do presidente estadual do PTB, senador Armando Monteiro, após os rumos que tomaram as prévias no PT do Recife. Em entrevista a Geraldo Freire, na Rádio Jornal, o senador afirmou que a crise no PT fortalece ainda mais a tese de candidatura alternativa, defendida por partidos que compõem a Frente Popular de Pernambuco (PTB, PDT, PP, PSC e PV). 

Para Armando, sob a liderança do governador Campos, a Frente tem agora a responsabilidade de construir as condições para oferecer uma alternativa ao Recife. O líder trabalhista também não vê mais condições políticas de João da Costa e Maurício Rands se colocarem perante a Frente, por não terem sido capazes de construir uma unidade dentro do próprio PT.

Leia entrevista abaixo:

Que condições terá o PT de promover a harmonização da Frente?

Armando Monteiro – “É lamentável verificar que esta novela termina de forma tão traumática, ou seja, um partido que expõe as suas fraturas, mas mais do que isto, um partido que não pode sequer aceitar o resultado das prévias, judicializando o processo.

Pergunto: que condições terá o PT de promover a harmonização interna?  Então eu acho que há de se lamentar tudo isto, mas a Frente Popular – e eu tenho dito sempre isto – é maior do que o PT. 

E se infelizmente o PT, apesar de todas as oportunidades que foram oferecidas, não é capaz de se entender minimamente, e mais do que isto, expor de maneira tão lamentável estas fraturas internas, eu acho que agora a Frente Popular tem a obrigação de buscar alternativas.

Veja que pra mim isto termina por consagrar a tese da candidatura alternativa, ou seja, o PT perde as condições de oferecer a toda a Frente Popular, e ao Recife, uma candidatura”.

Temos a responsabilidade de apresentar uma candidatura alternativa 

Armando Monteiro – “Eu acho que agora nós temos todos a responsabilidade, sobretudo o governador Eduardo Campos, que é o líder maior desta aliança, de promover um esforço e construir as condições para nós oferecermos uma alternativa à Frente Popular e ao Recife.

Isto se impõe, e nós vamos promover – eu digo nós, porque há um grupo de partidos que integram a Frente Popular, e que defendem esta tese há muito tempo – um grande esforço para construirmos isto. Porque eu acho que depois que tudo o que aconteceu, mais do que nunca é necessário buscar esta alternativa”.

Costa e Rands perderam as condições políticas

Armando Monteiro – “Eu não quero dizer que não aceito (a vitória de João da Costa), mas eu já havia dito que o que justificava a tese da candidatura alternativa era a constatação de que o prefeito João da Costa, independente de qualquer avaliação de ordem pessoal, não tinha conseguido reunir as condições políticas para poder receber o apoio da Frente. E por quê? Porque ele não tinha sequer o apoio de seu partido. E agora, infelizmente estas prévias descambam para um processo amplo de contestação e de impugnação do próprio partido. A legitimidade deste processo está questionada pelo próprio partido.

Então eu acho que seja o prefeito João da Costa, seja o próprio companheiro Maurício Rands, há claramente uma percepção de que eles perdem as condições políticas de se colocar perante a própria Frente. Se não foram capazes sequer de construir uma unidade, ou um entendimento em seu partido, como é que poderão agora oferecer à frente a confiança, a autoridade, e as condições de legitimidade para poderem representar a própria Frente na sucessão do Recife?”

Garanhuns busca o Pentacampeonato no Dia do Desafio

No próximo dia 30 de maio, a cidade de Garanhuns participa de mais uma edição do Dia do Desafio. A iniciativa, de caráter mundial, visa o incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde, em busca do bem estar coletivo. A realização é do SESC local e Prefeitura de Garanhuns.

O Dia do Desafio foi criado no Canadá, em 1983, sendo realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio. A iniciativa propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. Na competição, cidades do mesmo porte se confrontam para mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes. 

Diversas atividades físicas podem ser realizadas, tanto individuais, quanto coletivas, como: caminhadas, corridas, alongamento, prática de yoga, relaxamento, ginástica multifuncional, jogos, gincanas, passeio de bicicleta, campeonatos, recreação, natação e hidroginástica. Tudo isso realizado em parques, empresas, bairros, escolas e clubes da cidade.

Neste ano, Garanhuns busca o pentacampeonato e enfrenta a cidade cubana de Marianao. Em 2008, Garanhuns participou pela primeira vez da competição e venceu a cidade boliviana de Potosí, mobilizando cerca de 42% da população. No ano de 2009, a cidade concorrente foi Comodoro Rivadavia, da Argentina e ganhou novamente, movimentando mais uma vez 42% dos garanhuenses. Em 2010, Garanhuns alcançou a vitória contra a cidade de Acolman, no México, mobilizando 65,36% da população nas atividades. Já em 2011, 75,92% dos moradores da Cidade das Flores alcançaram o tetra campeonato na Competição, vencendo a cidade de Manzanillo, de Cuba.

sábado, 19 de maio de 2012

MUDANÇA DE HORÁRIO – SOLENIDADE ABERTURA CAMPEONATO DE HANDEBOL

A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Comunicação Social e Esportes, comunica que por motivo de força maior, por parte do Presidente da Confederação Brasileira de Handebol, a solenidade de abertura da Fase Final do Campeonato Brasileiro Júnior Masculino de Handebol, que vai acontecer no de 21 de maio de 2012, no Ginásio do SESC em Garanhuns, sofreu mudança de horário. Prevista para ser realizada as 15 horas, agora, fica determinado que a solenidade vai acontecer as 17 horas da próxima segunda-feira dia 21 de maio, no referido Ginásio do SESC/ Garanhuns.

Hoje é Dia Nacional de Ação Voluntária Bradesco em Garanhuns

Com o objetivo de beneficiar comunidades carentes com prestação de serviços gratuitos, além de promover a igualdade e oportunidade em atividades voluntárias, a Fundação Bradesco, com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, realizará neste sábado, dia 19 de maio, o Dia Nacional de Ação Voluntária nas Escolas da Fundação Bradesco.

Nesta 10ª edição, as atividades voluntárias serão realizadas na Escola Ranser Alexandre Gomes, localizada no bairro do Magano, das 10 às 16 horas, e beneficiarão a população da comunidade. Serão oferecidos serviços ligados às áreas de educação, saúde, lazer, esporte, arte, cultura e cidadania. O Dia Nacional de Ação Voluntária acontece simultaneamente nas 40 escolas da Fundação Bradesco.

Em 2011, o Dia Nacional de Ação Voluntária ofereceu mais de 4 mil atendimentos na Escola Municipal Miguel Arraes de Alencar, localizada no Parque Fênix. A expectativa para este ano é superar o número de atendimentos.

= CONFIRA AS ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS =

Atividades Esportivas e de Lazer

Jogos de   Xadrez 

Relaxamento,   Alongamento e outros.

Oficina de   modelagem/ giz de cera/ lápis de cor/ tinta guache/   outros

Exibição de   vídeos/ filmes 

Apresentação   da Banda do 71º BI Mtz 

Assistência Social

Doação/Distribuição de guloseimas   (algodão doce /balas/bombons)

Doação/distribuição de artigos de   higiene: Kits saúde bucal (escova e creme dental)

Meio Ambiente e Animais

Entrega   responsável de mudas e húmus com palestras de orientação

Vacinação de   animais 

Educação e Pesquisa

Contar   histórias (roda de leitura, hora do conto)

Cidadania e Defesa dos Direitos Civis

Fotos 3x4 para   documentos 

Corte de Cabelo, penteado   

Saúde 

Exame: Pressão   Arterial 

Exame:   Glicemia 

Palestra/Orientação: prevenção AIDS   e DSTs

Exame:   Eletrocardiograma 

Aplicação de   Flúor 

Consulta:   Cardiologista 

Palestra/   orientação sobre escovação, higiene bucal e cuidados dentários   

Vacinação 

Professores e Coordenadores da EJA participam de formação

Neste sábado, dia 19 de maio, a partir das 8 horas, a Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Educação, promoverá, no auditório da AESGA, mais uma formação direcionada aos professores e coordenadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O objetivo da Formação é identificar os dilemas da EJA e suas possibilidades de organização dos trabalhos pedagógicos, como também caracterizar os elementos estruturantes da organização e avaliação da aprendizagem no contexto da EJA. Neste Encontro, os participantes assistirão a uma palestra, proferida pelo doutor em Educação, Professor Janssen Felipe da Silva, o qual irá explorar o tema: Avaliação da Aprendizagem nas turmas da EJA.

As formações planejadas da EJA acontecem mensalmente, sendo coordenadas pela equipe técnica da secretaria Municipal de Educação.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Agentes de saúde reclamam de desconto indevido e déficit no número de profissionais em Bom Conselho


No município de Bom conselho, a 275 km da capital pernambucana, Recife, a Associação dos Agentes de Saúde do município, acusa a prefeita da cidade, Judith Alapenha, de não repassar a totalidade dos recursos enviados pelo ministério da saúde para o pagamento das suas gratificações, com a justificativa por parte da prefeita, pelo não repasse da totalidade, como sendo parte do desconto do imposto patronal. 

Não aceitando tal justificativa, alegando inclusive que tal desconto nem aparece nos contracheques dos servidores, o presidente da associação da categoria, Paulo Farias, já entrou com várias ações na justiça contra a o poder público municipal, pedindo o cancelamento do desconto e consequentemente o repasse integral. 

Ainda segundo o presidente da associação, em todas as ações, sete ao total, os agentes já obtiveram vitórias, mas a prefeitura, sempre entra com recursos e consegue adiar o pagamento aos funcionários. 

A associação também acusa a prefeitura de manter um déficit no número de agentes trabalhando, permanecendo a mesma quantidade de 75 agentes desde o ano de 1997, ano em que foi criada a função. O líder dos agentes fala que de acordo com as normas do ministério da saúde, hoje o número de agentes teria de ser de 120, apontando com isso uma carência de 45 profissionais em Bom Conselho.

Clique no vídeo acima e veja entrevista dada pelo presidente da associação dos agentes de saúde de Bom Conselho, Paulo Farias, ao Blog do Cisneiros.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Garanhuns busca o Bicampeonato da Copa TV Asa Branca de Voleibol


Garanhuns está muito perto de conquistar o bicampeonato da Copa TV Asa Branca de Voleibol. A Cidade das Flores está representada na competição nas categorias masculina e feminina. Entre as mulheres, Garanhuns disputa a final da competição no próximo sábado, dia 19, a partir das 17h, no Ginásio Rota do Mar Club, em Santa Cruz do Capibaribe. A seleção local será a adversária de Garanhuns, que busca o bicampeonato, já que conquistou o título em 2011. A Prefeitura, através da Secretaria de Comunicação Social e Esportes, coordena os selecionados garanhuenses.

Já entre os homens, Garanhuns também enfrenta Santa Cruz do Capibaribe pelas semifinais. A partida será realizada na próxima sexta-feira, dia 18, no Ginásio do Colégio Diocesano de Garanhuns. A partida tem inicio as 20h. Na outra semifinal se enfrentam Itaúna e São Bento do Una.  

Na 1ª edição do evento, em 2010, Garanhuns foi campeã no Masculino e Vice-campeã no Feminino. Na segunda edição, ocorrida no ano passado, o Feminino local deu o título de Campeã a Garanhuns, que também conquistou o Vice-campeonato entre os homens. A meta em 2012 é vencer a competição nas duas modalidades.

Desafio 100 km do Frio acontece dia 2 de Junho


Introduzir e divulgar a corrida de rua no interior do Estado, bem como estimular o gosto pelo esporte e a obtenção de melhor qualidade de vida e integração entre corredores da Região. Esses são os objetivos da Associação dos Corredores da Jaqueira (ACORJA) quanto à realização do Desafio 100 km do Frio. Trata-se de uma ultramaratona, programada para acontecer no próximo dia 2 de junho, em que os participantes percorrerão os 100 Km entre os municípios de Caruaru e Garanhuns.

O evento que conta com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, através das secretarias de Saúde e Comunicação Social e Esportes, terá o percurso entre as BRs 232 e 423. A disputa vai se dar nas etapas Solo, Dupla e Quarteto. O Desafio 100 km do Frio terá início no Posto Texaco, em Caruaru, as 4h, e tem chegada prevista no Parque Euclides Dourado, em Garanhuns, por volta das 16 horas.

Para participar do Desafio é necessário se inscrever até a próxima segunda-feira, dia 23 de maio. O valor cobrado por atleta é de R$ 50. Interessados em participar, deverão realizar depósito bancário no Banco Santander - Agência: 3295 - Conta Corrente: 01000585-4, em nome de Luiz Holanda Filho. A confirmação do depósito deverá ser feita através do e-mail: holandaa@terra.com.br ou pelo telefone: (081) 9117-7332. O valor cobrado servirá para custear a confecção das camisas do evento, bem como os troféus que irão premiar os vencedores do referido Desafio.

Garanhuns sedia Fase Final de Campeonato Brasileiro de Handebol


Numa realização da Confederação Brasileira e Federação Pernambucana de Handebol, com o apoio da Prefeitura de Garanhuns e SESC, a Cidade das Flores será sede, entre os dias 21 a 25 de maio, da Fase Final do Campeonato Brasileiro Júnior Masculino de Handebol.

A competição contará em sua Fase Final com oito equipes, oriundas de diversas regiões do País, sendo elas: Português/AESO, de Pernambuco; CEPE 2004/FUPES, de Santos-SP; Grêmio CIEF, da Paraíba; Caruaru Handebol; Itapema/ACEU/UNIVALI, de Santa Catarina; CAIC Balduino/GHC/UFPI, do Piauí; Pinheiros, de São Paulo; FME Campos/Universo, do Rio de Janeiro.

A abertura dos Jogos acontecerá na próxima segunda-feira, dia 21, a partir das 15 horas, no Ginásio do SESC/Garanhuns. As partidas também acontecem no Ginásio do SESC, das 13 até as 19 horas. A grande final será realizada no dia 25 de maio, com início às 8 horas.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Estrela garanhuense fala ao Blog do Cisneiros

Em jantar de boas-vindas, bastante concorrido, oferecido na noite de ontem, terça-feira (15), a cantora garanhuense Andréa Amorim, pelo empresário Givaldo Calado de Freitas, tivemos a oportunidade de fazermos uma breve entrevista sobre sua nova carreira internacional, seu novo estilo bossa-nova, seus planos para o futuro e sua participação no 23º Festival de Inverno de Garanhuns. Veja o vídeo abaixo.

Justiça mantém Silvino Duarte inelegível

Em decisão tomada na tarde de ontem, terça-feira (15), o Tribunal de Justiça de Pernambuco manteve ação cível nº. 0000179-96.2012.8.17.0640, impetrada pelo Ministério Público do Estado de Pernambuco, na pessoa do promotor Alexandre Bezerra, da comarca de Garanhuns, proibindo a Câmara Municipal dos Vereadores de Garanhuns de reexaminar por decisão administrativa as prestações de contas já rejeitadas, tanto pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco como pelo próprio plenário da câmara, do ex-prefeito Silvino de Andrade Duarte (PSDB), relativas aos exercícios 2002 e 2003.

Com esta decisão, o ex-prefeito Silvino Duarte (PSDB), continua inelegível, enquadrado na Lei da Ficha Limpa, não podendo disputar nenhuma eleição pelos próximos 8 anos.

Quanto a Câmara dos Vereadores de Garanhuns, só resta agora, caso queira, recorrer da decisão no Superior Tribunal de Justiça – STJ, ainda assim, sem nenhuma garantia de que terá o seu pleito atendido antes período eleitoral.

ELEIÇÕES 2012

Segundo algumas pessoas e vereadores próximos ao prefeito de Garanhuns, Luiz Carlos de Oliveira (PDT), e ao ex-prefeito de Caetés, Zé da Luz (PHS), existia um pré-acordo com Silvino, para, caso sua tentativa de se tornar elegível não tivesse êxito, o candidato do grupo então seria Zé da Luz, para disputar o cargo de prefeito da “Suíça Pernambucana”. Indo para a disputa contra os candidatos Antônio João Dourado (PSB), candidato do governador Eduardo Campos, Izaías Régis, candidato do senador Armando Monteiro, e Paulo Camelo (PSOL), os únicos já declarados candidatos até agora.

Fica então a pergunta: O ex-prefeito Silvino de Andrade Duarte (PSDB) irá mesmo apoiar o ex-prefeito de Caetés, Zé da Luz (PHS), irá lançar a sua esposa Aurora Cristina (PSDB), irá apoiar o Vereador Sivaldo Albino (PPS), como este sempre apregoa, que caso Silvino não seja candidato, ele o será, irá para o deputado Izaías Régis, irá para o candidato palaciano Antônio João Dourado, para a candidata petista Rosa Quidute, ou se manterá neutro nestas eleições? Com a palavra, o ex-prefeito, Silvino de Andrade Duarte.