sexta-feira, 27 de abril de 2012

Site do deputado Izaías Régis está de cara nova


Com novo visual e design mais arrojado, a nova página do deputado estadual Izaías Régis entra no ar esta semana. Entre os destaques, o acesso rápido às redes sociais, além de fotos e vídeos do deputado. A pagina da web foi reformulada para que a população possa acompanhar todo o seu mandato pelo próprio site. 

Além de notícias, o portal disponibiliza o link Gabinete Virtual, onde estão disponíveis todos os Requerimentos, Propostas de Emenda e Leis sugeridas por Izaías Régis na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Com isso, o deputado torna seu mandato ainda mais transparente, prestando contas à população sobre o seu trabalho na Alepe. 

No novo portal, você também terá acesso ao link com a história de Garanhuns, vai ter um canal direto para falar com o deputado e vai acompanhar a sua atividade parlamentar através das notícias publicadas diariamente. A história de Izaías também está disponível no link Biografia. Acesse e participe, mandando suas criticas e sugestões através do link Fale com Izaías. O endereço do site é: www.izaiasregis.com.br

(Da Assessoria de Comunicação do deputado Izaías Régis)

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Garanhuns vivencia Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão


Garanhuns vivencia nesta quinta-feira, dia 26, o Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão, em todas as Unidades de Saúde Municipal e no Espaço Colunata, localizado na Avenida Santo Antônio, de 8 às 12 horas. Diversas ações, como: palestras sobre a alimentação e exercícios físicos; aferição da pressão arterial, vídeo informação, encaminhamento médico dos casos necessários e apresentação do Grupo de Saúde da Cohab 2, Boa Vista e Aloízio Pinto, serão realizadas.

Estarão envolvidos no evento, Agentes Comunitários de Saúde, Técnicos de Enfermagem, Enfermeiras, Nutricionistas, Psicólogos, Professores de Educação Física, Médicos; além do Grupo dos Idosos da Geração Saúde – Núcleo de Assistência a Saúde da Família-NASF e estudantes convidados, oriundos da Escola Estadual Gabriela Mistral, bem como da Escola Municipal João Pessoa.

O evento executado pela Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Saúde, objetiva identificar novos casos de Hipertensão, principalmente na área infanto-juvenil e adultos do sexo masculino. A ação também visa alertar para a prevenção a partir de melhores hábitos alimentares e ainda destaca a importância da prática de exercícios físicos.

PRESSÃO ALTA - A hipertensão arterial atinge hoje mais de 30 milhões de pessoas em todo o Brasil. Só em Garanhuns, atualmente a doença atinge 9.151 pessoas. Sendo 6.786 do sexo feminino e 2.365 do sexo masculino. Um dado preocupante e que merece atenção e cuidados quanto a hábitos diários mais saudáveis. Hereditariedade, obesidade, estresse, sal em excesso e má alimentação são fatores determinantes para o desenvolvimento da doença. A pressão considerada normal é aquela que, na média, é igual ou inferior a 12 por 8.

A hipertensão arterial acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam 14 por 9. Após os 55 anos, mesmo as pessoas com pressão arterial normal têm 50% de chance de desenvolver o problema. “Cumprimos o nosso objetivo quando as pessoas percebam os benefícios de manter uma pressão normal e, caso descubram o problema, não abandonem o tratamento”, destaca o Coordenador de Educação Permanente, Eliel Duarte.

Projeto favorece Benefícios Ecológicos e Econômicos à Garanhuns

O óleo de cozinha usado é o principal agente poluidor do lençol freático. Se jogado no Meio Ambiente, causa danos irreparáveis a natureza. Estima-se que um litro de óleo jogado no meio ambiente, contamina 1 milhão de litros de água. Um volume equivalente a 14 anos de consumo, na vida de uma pessoa. Além disso, também causa prejuízos à população como entupimento de pias e obstrução a tubulações.

Baseada nessas informações, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, desenvolveu o Projeto “Óleo pela Natureza”, que tem como meta a coleta regular do óleo de cozinha usado em estabelecimentos comerciais, bem como junto à população. Realizado em duas etapas, a ação já vem sendo executada na Cidade, junto aos Restaurantes, Bares, Hotéis e Hospitais.

O projeto também vai se estender a população em geral através de Associações, Centros Comunitários, Escolas e Igrejas, de forma geral, totalizando 70 pontos de coleta. Para tanto, foram distribuídas Bombonas, espécie de recipientes reciclados e que comportam até 40 litros do óleo usado, junto aos referidos postos, possibilitando assim a coleta do produto, que acontece a cada 20 dias, neste primeiro momento, por funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e, posteriormente, realizados pelas Associações ligadas ao Projeto e vinculados ao Programa Empreender Comunidade.

Além dos benefícios ecológicos, a coleta do óleo de cozinha usado, também traz benefícios econômicos. Em Garanhuns, ele é utilizado como matéria prima na fabricação de sabão artesanal, nas 3 fábricas denominadas de Sabão Du Vale, Lavandeira e Lava Bem, existentes em localidades carentes do Município, que beneficiam 21 famílias com a comercialização do produto. As respectivas famílias são participantes do Programa Empreender Comunidade, outra ação do Governo Municipal, com foco no resgate social e geração de renda à população carente de Garanhuns.

A pretensão do “Óleo pela Natureza” é conscientizar a sociedade, visando à preservação e conservação do meio ambiente, ressaltando a responsabilidade ambiental de cada um nesse contexto. “O reaproveitamento do óleo de cozinha para a fabricação de novos produtos, se configura em contribuição para o aumento competitivo da valorização do trabalho e da eficiência coletiva, criando um processo auto-sustentável”, registra o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ornilo Lundgren.

Garanhuns sedia Bienal Internacional do Livro


Garanhuns sedia entre os dias 9 e 16 de setembro, a primeira edição da Bienal Internacional do Livro de Garanhuns. A ação é fruto de parceria firmada entre a Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Educação, e as empresas ANDELIVROS e IT Comunicação. Um encontro entre o Prefeito Luiz Carlos de Oliveira, o secretário de Educação Marcelo Moura e a diretora da Empresa IT Comunicação, Patrícia Guedes marcou o inicio do planejamento para o Evento.  

Bienal Internacional do Livro de Garanhuns acontece na Esplanada Cultural Guadalajara. A iniciativa tem como objetivo principal promover a visibilidade da literatura e da cultura Nordestina, Pernambucana e do Agreste, trabalhando em função da valorização das mesmas como objeto de produção de conhecimento, integração social, arte e cultura.

O Evento será direcionado a estudantes da rede de ensino pública e privada da educação infantil; ensino fundamental e ensino médio, universitários, professores, pesquisadores da literatura pernambucana, nordestina, nacional e internacional, escritores, acadêmicos, editores, distribuidores de livros, além do envolvimento de todo o comércio, setor turístico e hoteleiro, bem como toda a população da região do Agreste Pernambucano.

A expectativa é que grandes escritores participem da Bienal, assim como editoras de todo o País possam expor suas publicações. A Bienal será marcada por lançamento de livros, palestras com escritores e autores de vários estilos literários e segmentos culturais no âmbito local, nacional e internacional. Além disso, haverá momentos para diálogos entre autores de diversos tipos de público da Bienal, junto com a abertura de espaço para autógrafos.

AMTT intensifica fiscalização do Sistema Zona Azul


A Autarquia de Trânsito e Transportes de Garanhuns (AMTT), em parceria com as policias civil e militar, vem intensificando a fiscalização da Zona Azul em Garanhuns. Os motoristas que usufruem do serviço de estacionamento rotativo devem ficar atentos e adquirir o cartão para evitar multas.

Atualmente são 35 postos de venda, credenciados e sinalizados, distribuídos por todo o sistema de Zona Azul. O cartão é comercializado a R$ 1. As vias que compreendem o sistema Zona Azul em Garanhuns são as seguintes: Avenida Santo Antônio, Rua Melo Peixoto, Praça Jardim, Avenida Dantas Barreto, Avenida Barão do Rio Branco, Rua 13 de Maio, Rua Dr. José Mariano, Rua Dom José e Rua Maurício de Nassau.

A AMTT alerta para que os usuários desses espaços públicos adquiram o seu talão ou cartão de Zona Azul, diretamente num dos postos credenciados. A compra efetuada junto a flanelinhas ou pessoas que comercializam avulsamente não tem o aval da AMTT.

Garanhuns em Alerta Máximo contra a Dengue


Foi concluído o 2º ciclo do Índice de Infestação Predial em Garanhuns, que apresenta os focos do Aedes Aeghipt, mosquito transmissor da Dengue, nas residências do Município. O resultado é alarmante e preocupa toda a população. Segundo dados da Secretaria de Saúde, através da Vigilância Ambiental, o Município apresenta um alto índice de infestação do mosquito da Dengue que atinge 9,6 na escala. No primeiro ciclo, em janeiro deste ano, o índice geral era de 8.5. Os maiores focos do Aedes se encontram nas comunidades da Brasília, Manoel Cheú, São José, Francisco Figueira (COHAB 2) e Nilo Coelho. A situação se agrava ainda mais nos bairros de Heliópolis, Aloísio Pinto, Boa Vista e Magano.

A falta de colaboração da população, aliada à resistência em atender os Agentes Endêmicos em suas residências, têm contribuído para o avanço do mosquito na Cidade. Até agora foram notificados 33 casos suspeitos e 3 casos confirmados da Dengue Clássica. Pessoas com sintomas semelhantes aos da Dengue, deverão procurar as Unidades de Saúde mais próximas para serem notificados pelas equipes de saúde. Uma equipe com mais de 50 profissionais, visitam os mais de 44 mil domicílios de Garanhuns diariamente e retornam em períodos de 60 dias.

“Por mais que façamos o nosso trabalho, precisamos da colaboração da população para obter um resultado satisfatório”, afirmou o Educador em Saúde, Eliel Duarte. A meta é visitar 100% das casas e controlar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. “Estamos em alerta máximo e pedimos a conscientização de todos contra esse vilão que é o Aedes. Com a Dengue não se brinca. Ela pode matar”, alertou Eliel. O vírus tipo 4 pode evoluir para a dengue hemorrágica, se configurando assim, na forma mais grave da doença. E uma vez acometido por ele, o paciente poderá chegar a óbito.

COMBATE A DENGUE - Limpeza de quintais e armazenamento d’água adequado em recipientes bem fechados, continua sendo necessário ao combate do mosquito da Dengue. Qualquer possibilidade de acúmulo de água limpa e parada, em poças ou objetos, precisa ser eliminada para dificultar o surgimento do mosquito. Reservatórios, que já tenham sido criadores do Aedes, ainda que secos, também podem gerar o mosquito. Pois o ovo pode passar até um ano colado na parede de um reservatório, esperando por água. E assim que houver o contato, ele eclode e novamente passa a ser um foco do mosquito da Dengue.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Eduardo: "Não vão me puxar para a pauta eleitoral"

Eduardo Campos e Antônio João Dourado
Numa entrevista a este blogueiro, gravada, ontem, em Aracaju e colocada no ar, há pouco no Frente a Frente, o governador Eduardo Campos (PSB) afirmou que não vai se envolver em contendas políticas na eleição municipal deste ano. 'Não vou deixar que me puxem para a pauta eleitoral. Isso deu certo em 2008 e em 2010. Onde por possível unir, tudo bem. Mas onde houver divisão que haja respeito entre nossos aliados da Frente', afirmou. (Do Blog do Magno Martins)

Ouça aqui a entrevista na íntegra

Pelas palavras do próprio governador do estado e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, ele não irá participar da disputa eleitoral onde a base do seu governo, formada pelos partidos que compõem a Frente Popular, tiver mais de um candidato, a exemplo de Garanhuns, onde teremos mais de um partido da base disputando, ao contra do que diz Antônio João Dourado, que garante que o governador estará em seu palanque.

Socialista Givaldo Calado envia nota a imprensa

A propósito da pesquisa do Instituto Opinião, em divulgação pela imprensa da nossa cidade e da cidade do Recife, informamos o seguinte, referente aos seus resultados:

01. Os números levantados pela referida pesquisa são semelhantes aos números levantados em pesquisas anteriores, contratadas a Instituto de Pesquisas por filiados do PSB e empresários de  Garanhuns;

02. Por serem pesquisas para consumo interno, portanto para não serem divulgadas, não se pensou em seus registros junto ao TRE;

03. No cenário da pesquisa do Instituto Opinião para apuração do voto estimulado não se encontrava o nome do pré-candidato Givaldo Calado de Freitas, já que aquele Instituto trabalhou, erroneamente, com a hipótese que o pré-candidato a prefeito de Garanhuns pelo PSB seria apenas ex-prefeito de Lajedo, Antonio João Dourado, omitindo o nome do ex-vereador de Garanhuns, Givaldo Calado de Freitas; 

04. Os números, portanto, levantados pelas pesquisas contratadas por filiados do PSB e empresários de Garanhuns conferem uma situação bastante confortável ao pré-candidato Givaldo Calado de Freitas em relação aos pré-candidatos Isaias Régis (PTB) e Zé da Luz (PHS), motivando que a pré-candidatura do ex-vereador seja posta até a Convenção do PSB que escolherá, ai sim, o verdadeiro candidato a prefeito de Garanhuns pela legenda socialista; 

05. Na segunda quizena do próximo mês de maio estaremos fazendo mais uma pesquisa de opinião, que deverá ser divulgada a toda a população de Garanhuns, já que será registrada no TRE;

06. Nessa pesquisa os cenários cuidarão de apresentar todos os nomes que, possivelmente, disputarão as eleições de 07 de outubro, e ficarão a disposição para serem comparados a outros cenários porventura pesquisados por outros Intitutos de pesquisas no mesmo período.        

Garanhuns, 24 de abril de 2012  

Assessoria do pré-candidato a prefeito de Garanhuns pelo PSB, Givaldo Calado de Freitas.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Em Garanhuns 41% não mudam voto a pedido do governador

Eduardo Campos
Blog do Magno Martins

Diante do fato de o prefeito de Lajedo, Antônio João Dourado (PSB), ter transferido o seu domicílio eleitoral para Garanhuns e ali se apresentar como o candidato do governador Eduardo Campos (PSB), o Instituto Opinião quis saber se o eleitor que não se estimula, hoje, a votar em Dourado, com apenas 1,8%, atenderia um pedido do governador. Dos entrevistados, 41,2% disseram que a influência do governador não pesa.

Já os que disseram que aumentaria muito uma mudança de postura são da ordem de 22,8%, enquanto 13,4% afirmaram que “aumentaria pouco”. Entre os que foram ouvidos, 7,6% disseram que diminuiria muito a vontade de trocar de candidato e 1,8% diminuiria pouco, enquanto 13,2% não souberam responder.

Entre os eleitores que disseram que não mudariam o voto de jeito nenhum, mesmo para atender a um pedido do governador, os que se apresentam com mais convicção são os com renda acima de cinco salários (62,4%), os que têm nível superior (53,15), os que se situam na faixa etária de 45 a 59 anos (49,4%) e entre os eleitores de sexo masculino (42,7%).

Já os eleitores que manifestaram o desejo de mudar o voto para atender ao governador os maiores percentuais se situam entre os com renda até um salário (30,9%), entre os com grau de instrução até a 4ª série (29,3%) e entre os eleitores na faixa etária de 25 a 34 anos (27,2%).

Foram ouvidos 500 eleitores em Garanhuns, entre os dias 18 e 19 deste mês. A margem de erro é de 4,4% para mais ou para menos. O registro no TRE recebeu o número 00015-2012. Os números de intenção de voto para prefeito foram postados ontem. O deputado Izaías Régis (PTB) lidera  com 27% das intenções de voto, seguido pelo ex-prefeito de Caetés, Zé da Luz (PHS), com 20.8% e Aurora Cristina (PSDB,) que apareceu com 9.6%.

Dimas Carvalho (PCdoB) vem em seguida com 6,2%. Também aparecem Sivaldo Albino (PPS) com 5,2%, Rosa Quidute (PT) 4,2%, Paulo Camelo (PSOL) com 2,8%, Júlio César (PDT) com 2% e Antônio João Dourado (PSB), o candidato do governador Eduardo Campos, com apenas 1,8%. Brancos e nulos somam 7,6% e indecisos

As entrevistas com os moradores da zona urbana foram realizadas nos seguintes bairros: Aloísio Pinto, Boa Vista, Brasília, COHAB I, Dom Hélder Câmara, Dom Thiago Postman, Francisco Figueira, Heliópolis, José Maria Dourado, Loteamento São Carlos, Magano, Massaranduba, Novo Heliópolis, Parque Fênix, Centro/Santo Antônio, São José e Severiano Morais Filho. E com os moradores da zona rural das seguintes localidades: Iratama, Miracica, São Pedro, Baixa da Telha e Estrela.

Pesquisa Opinião: Izaias tem 27% e Zé da Luz 20%

Izaías Régis e Zé da Luz
Do Blog do Magno Martins

Principal colégio eleitoral do Agreste Meridional, com uma população de 130 mil habitantes, Garanhuns, a 228 km do Recife, tem, hoje, na liderança da sucessão municipal o deputado Izaías Régis (PTB) com 27% das intenções de voto, seguido pelo ex-prefeito de Caetés, Zé da Luz (PHS), com 20.8% e Aurora Cristina (PSDB,) que apareceu com 9.6%. Dimas Carvalho (PCdoB) vem em seguida com 6,2%.

Também aparecem Sivaldo Albino (PPS) com 5,2%, Rosa Quidute (PT) 4,2%, Paulo Camelo (PSOL) com 2,8%, Júlio César (PDT) com 2% e Antônio João Dourado (PSB), o candidato do governador Eduardo Campos, com apenas 1,8%. Brancos e nulos somam 7,6% e indecisos 12,8%.

Foram ouvidos 500 eleitores em Garanhuns entre os dias 18 e 19 deste mês. A margem de erro é de 4,4% para mais ou para menos. O registro no TRE recebeu o número 00015-2012.

As entrevistas com os moradores da zona urbana foram realizadas nos seguintes bairros: Aloísio Pinto, Boa Vista, Brasília, COHAB I, Dom Hélder Câmara, Dom Thiago Postman, Francisco Figueira, Heliópolis, José Maria Dourado, Loteamento São Carlos, Magano, Massaranduba, Novo Heliópolis, Parque Fênix, Centro/Santo Antônio, São José e Severiano Morais Filho.

E com os moradores da zona rural das seguintes localidades: Iratama, Miracica, São Pedro, Baixa da Telha e Estrela.

Na pesquisa espontânea, modelo pelo qual o entrevistado lembra o nome do seu candidato preferido sem o auxílio da cartela com os devidos nomes, Izaías tem 10,2%, Zé da Luz 9%, Aurora 3,6%, Rosa 2,8%, Dimas 2,6%, Sivaldo 1,4%, Júlio 1,4% e Dourado 0,4%.

Izaías tem seus maiores percentuais entre os eleitores com ensino superior (39,5%), entre os com renda de três a cinco salários (35,2%), e entre os eleitores jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (29,9%), enquanto suas menores indicações se situam entre os eleitores na faixa etária de 25 a 34 anos (21,6%), os com grau de instrução até a quarta série (25,3%) e entre os com renda até um salário (23,6%).

O candidato do PHS, Zé da Luz, aparece melhor situado entre os com renda até um salário (29,3%), entre os que tem grau de instrução da 5ª a 8ª séries (27,6%) entre os eleitores na faixa etária dos 16 aos 24 anos (28,7%).

Seus menores percentuais, por sua vez, aparecem entre os eleitores com nível superior (11,1%), entre os que ganham acima de cinco salários (14,3%) e entre os eleitores da faixa etária de 45 a 59 anos de idade (14,9%).

CANDIDATO DO GOVERNADOR É O MAIS REJEITADO EM GARANHUNS

Eduardo Campos e Antônio João Dourado
O pré-candidato do PSB, Antônio João Dourado, indicado e apoiado pelo governador Eduardo Campos, é o mais rejeitado entre os eleitores ouvidos pela pesquisa do Instituto Opinião em Garanhuns, com 12,8%.

Mas o trabalhista Izaías Régis, que lidera a corrida eleitoral, também tem rejeição alta: 12,2%, enquanto  12% dos entrevistados disseram que não votariam de jeito nenhum em Zé da Luz (PHS).

Rosa Quidute é a que apresenta menor rejeição – apenas 2,8%. Paulo Camelo tem 8,8%, Sivaldo Albino 6,8%, Aurora Cristina 5,4%, Júlio César 3,8% e Dimas Carvalho 3%. Foram ouvidos 500 eleitores em Garanhuns entre os dias 18 e 19 deste mês.

A margem de erro é de 4,4% para mais ou para menos. O registro no TRE recebeu o número 00015-2012.

As entrevistas com os moradores da zona urbana foram realizadas nos seguintes bairros: Aloísio Pinto, Boa Vista, Brasília, COHAB I, Dom Hélder Câmara, Dom Thiago Postman, Francisco Figueira, Heliópolis, José Maria Dourado, Loteamento São Carlos, Magano, Massaranduba, Novo Heliópolis, Parque Fênix, Centro/Santo Antônio, São José e Severiano Morais Filho.

E com os moradores da zona rural das seguintes localidades: Iratama, Miracica, São Pedro, Baixa da Telha e Estrela.

Os maiores percentuais de rejeição ao nome de Dourado aparecem entre os eleitores com renda superior a cinco salários (33,8%), entre os com nível superior (25,9%), e entre os eleitores na faixa etária de 45 a 59 anos (15,8%).

Suas taxas de menor rejeição se situam entre os que ganham até um salário (5,7%), entre os com grau de instrução até 4ª série (5,1%) e entre os eleitores de 16 a 24 anos (11,7%).

Izaías apresenta as taxas maiores de rejeição entre os eleitores que ganham mais de cinco salários (16,1%), entre os jovens (16%) e os que têm ensino superior (16%).

Seus menores percentuais aparecem entre os eleitores da 5ª a 8ª séries (7,8%), entre os com mais de 60 anos (8,3%) e entre os que ganham de um até três salários (9,7%).

Já os segmentos que mais rejeitam Zé da Luz são os jovens (14,9%), os com grau de instrução até a 4ª série (15,2%) entre os com renda entre um e três salários (18%).

Suas menores taxas estão entre os eleitores com ensino superior (6,2%), entre os que ganham mais de cinco salários (1,8%) e entre os que têm mais de 60 anos (8%).

GESTÃO DO PREFEITO LUIZ CARLOS É REJEITADA POR 75%

O prefeito de Garanhuns, Luiz Carlos de Oliveira (PDT), faz uma gestão desastrosa. De acordo com a pesquisa do Instituto Opinião, contratada exclusivamente por este blog, os índices de rejeição da sua administram batem a casa dos 75%.

Já reeleito, o pedetista não anunciou ainda o seu candidato. Entre os eleitores ouvidos no município, apenas 21% disseram que aprovam o governo municipal.

As maiores taxas de rejeição do prefeito se situam entre os que ganham acima de cinco salários (83,9%), entre os que têm ensino superior (81,5%) e entre os que se situam na faixa etária acima de 35 a 44 anos (81,2%).

As melhores taxas estão entre os que cursam até a 4ª série (32,3%), os eleitores com mais de 60 anos (26,2%) e os com renda até um salário (24,4%).

Foram ouvidos 500 eleitores em Garanhuns entre os dias 18 e 19 deste mês. A margem de erro é de 4,4% para mais ou para menos. O registro no TRE recebeu o número 00015-2012.

As entrevistas com os moradores da zona urbana foram realizadas nos seguintes bairros: Aloísio Pinto, Boa Vista, Brasília, COHAB I, Dom Hélder Câmara, Dom Thiago Postman, Francisco Figueira, Heliópolis, José Maria Dourado, Loteamento São Carlos, Magano, Massaranduba, Novo Heliópolis, Parque Fênix, Centro/Santo Antônio, São José e Severiano Morais Filho.

E com os moradores da zona rural das seguintes localidades: Iratama, Miracica, São Pedro, Baixa da Telha e Estrela.

sábado, 21 de abril de 2012

Vereador em Busca do SAMU Aéreo

Dr. Elenilson Liberato e Carlos Alberto
Em visita ao Dr. Elenilson Liberato, direto da 5ª Gerência Regional de Saúde (5ª GERES), em Garanhuns, o vereador do município de Bom Conselho, Carlos Alberto, foi tomar informações de como está o andamento para implantação do SAMU Aéreo na região.

Autor de dois requerimentos, um pedindo o SAMU Terrestre, este já sendo atendido com a implantação até o fim do ano, e outro pedindo o SAMU Aéreo, o qual já teve resposta positiva do Gabinete da presidente Dilma Rousseff, Carlos Alberto esteve com Elenilson para se inteirar dos tramites e se colocar à disposição. 

“O vereador Calor Alberto tem sido de grande ajuda neste processo, ele está sendo de grande importância para a implantação do SAMU em sua cidade (Bom Conselho), tenho orgulho de poder estar trabalhando com ele”. Afirma Dr. Elenilson Liberato.

Por sua vez, Carlos Alberto fala da alegria em estar trabalhando com alguém tão comprometido com a melhoria do atendimento a saúde pública da região. 

“Estou muito satisfeito em ter encontrado no Dr. Elenilson um grande amigo, alguém realmente comprometido com a melhor qualidade do atendimento público na área da saúde, com certeza precisamos de muito mais pessoas como ele. Um amigo muito atencioso, sempre atendo nossos pleitos para Bom Conselho”. Diz Carlos Alberto.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Tribuna 14 ganha as ruas de Bom Conselho


Um projeto do PTB estadual ganha às ruas do município de Bom Conselho a partir das próximas semanas. O Tribuna 14 vai discutir com a população propostas para a cidade, construindo junto com a comunidade um plano de governo do partido para o município. Com o slogan “O Povo quer Falar”, o projeto se propõe a ouvir a população, realizando uma grande discussão com os bom-conselhenses sobre a importância de políticas públicas que tragam o desenvolvimento para a cidade e melhorem a qualidade de vida do povo.

O trabalho resultará num plano de ação para colocar Bom Conselho no ritmo do novo Pernambuco. Ação que segundo os seus organizadores a atual administração municipal não soube fazer, colocar a cidade no ritmo do desenvolvimento.

“Queremos saber o que o povo quer, precisa, quais os projetos que o povo acha que deveriam ser desenvolvidos na cidade e quais as principais carências de Bom Conselho. As pessoas não aguentam mais ouvir promessas vazias, que ficam só no campo das mentiras ditas durante a campanha. O povo quer falar, desabafar, ser ouvido, ter suas ideias absorvidas. Com isso, vamos ter um raio-x da cidade, sob o olhar de quem mora nela.”, afirma o presidente do PTB municipal, Dr. Daniel Brasileiro.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Professores de Calçado receberão o piso nacional


Neste mês de abril, o piso salarial dos professores estabelecido pelo Ministério da Educação já está garantido no município de Calçado, Agreste Meridional. A lei municipal nº 559/2012 - que ainda prevê o pagamento retroativo a janeiro - foi aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo Prefeito José Elias Macena.

Houve aumento na ordem de 22,24% no salário estabelecido pela lei municipal nº 540/2011 para o chamado Grupo Ocupacional do Magistério (professor I e II). Desta maneira, o profissional que tem 150 horas-aulas receberá a base de R$ 1088,25 e o que trabalha por 200 horas-aulas receberá o piso: R$ 1451. Para ambas as categorias, também são previstos seguintes ajustes: 10% de acordo com a habilitação do profissional (magistério, licenciatura plena, especialização ou mestrado/doutorado) e de 5% a cada cinco anos trabalhados na rede municipal de Calçado.

A medida ainda prevê aumentos aos técnicos administrativos de acordo com o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e ajuste do salário mínimo nacional. A partir de então, os salários da educação no município podem variar de R$ 622 a R$ 2615,73.

Sílvio Costa Filho participa de Seminário da Mobilidade do ConCidades-PE


Durante o Seminário da Mobilidade, realizado pelo Conselho Estadual das Cidades de Pernambuco (ConCidades-PE) na tarde desta quarta-feira (18), no Onda Mar Hotel, o presidente da Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa de Pernambuco e deputado estadual, Sílvio Costa Filho (PTB), anunciou para o final deste mês de maio a entrega da carta aberta que traz toda a radiografia atual da mobilidade do Estado. O parlamentar adiantou, também, que está articulando a permanência da Comissão de Mobilidade na Alepe - até então especial.

"Ouvimos todos os órgãos competentes, gestores municipais e estaduais, além da sociedade civil organizada, para construção da carta aberta, que é um banco de dados público com todos os projetos que Pernambuco comporta, hoje, para a mobilidade urbana. Acreditamos que os gargalos vivenciados pela população só podem ser resolvidos se interligados a melhorias na iluminação pública, acessibilidade, manutenção de calçadas, transporte público, ciclovias, corredores exclusivos para ônibus, sinalização, fiscalização e segurança. No relatório também temos sugestões e alternativas para os próximos 20 anos", frisou Costa Filho. 

Sobre a proposta de tornar a comissão especial em permanente, o deputado ressaltou que a mobilidade precisa ter um espaço mais amplo de discussão na Alepe."Com a efetivação da Comissão, todos os projetos do Legislativo e do Executivo que envolvem a temática seriam debatidos em nossas reuniões ordinárias de forma mais atenciosa, como realmente merecem", pontuou Costa Filho.

SEMINÁRIO - Além de Sílvio Costa Filho, o Seminário de Mobilidade contou com a presença do presidente da Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Câmara dos Vereadores do Recife, Gilberto Alves; do coordenador do programa "Ciclovia nas Cidades" da Secretaria das Cidades do Estado, Marcelo Bione; da representante do Grande Recife Consórcio de Transporte, Cristina Aroucha; e da secretária executiva das Cidades do Estado, Ana Suassuna. 

De acordo com Ana Suassuna, o Projeto Executivo de Navegabilidade - que visa usar os rios do Recife como meio de transporte coletivo - está sendo entregue hoje na Secretaria das Cidades. "Serão 13 embarcações no total, com 23 metros de comprimento cada uma e capacidade para 86 passageiros sentados e com equipamentes de segurança. A velocidade média do barco vai ser de 18 km/hora", apresentou. São previstas lojas comerciais, guichês para bilhetagem, banheiros públicos, estacionamento com 50 vagas para carros e bicicletários, nos 422 metros quadrados das estaçãos.

O projeto contempla a Rota Oeste - 11 embarcações, cinco estações e estimativa de 10.500 passageiros por dia -, e a Rota Norte - duas embarcações, duas estações e estimativa de 3 mil passageiros por dia. Os bairros atendidos pelas embarcações da Rota Oeste serão Centro do Recife, Derby, Torre e Apipucos. As estações serão no Metrô do Recife, Derby, Torre, Santana e BR-101. Já os bairros atendidos pela Rota Norte, com estações na Rua do Sol (em frente aos Correios) e próximo ao Shopping Tacaruna, serão Santo Antônio, São José, Boa Vista e Santo Amaro.

Marcelo Bione e Cristina Aroucha explanaram projetos do Estado voltados para o incentivo ao uso de bicicletas como um meio de transporte sustentável, e projetos que englobam o sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana do Recife, respectivamente.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Sileno Guedes contra políticos e povo de Garanhuns: “O candidato em Garanhuns é Antonio João e ponto final”


O presidente da executiva estadual do PSB, Sileno Guedes, mais uma vez afronta os membros do seu partido, a classe politica e toda a população de Garanhuns, através de recado mais uma vez enviado através do Blog do jornalista Inaldo Sampaio.

Em seu recado, o dirigente socialista, faz ouvidos de mercador e contra tudo e contra todos, reafirma que o candidato do PSB na cidade é mesmo o ex-prefeito de Lajedo, Antônio João Dourado. Chegando a tirar por menos as suas declarações contra o ministério público, a classe médica, os filiados do seu partido e as famílias da cidade das flores.

Mostrando não levar a sério as últimas manifestações do ex-presidente da comissão provisório do partido na cidade, Ivan Rodrigues e do pré-candidato socialista Givaldo Calado de Freitas, que, como muitos, têm mostrado as suas posições através de cartas abertas divulgadas por vários Blogs, tanto de Garanhuns quanto da capital pernambucana. Veja a seguir a integra do recado do dirigente socialista.

Do Blog de Inaldo Sampaio

O presidente regional do PSB, Sileno Guedes, a propósito de carta enviada pelo empresário Givaldo Calado de Freitas ao presidente da executiva provisória de Garanhuns, Ivan Rodrigues, solidarizando-se com ele por recusar-se a apoiar a candidatura do ex-prefeito de Lajedo, Antonio João Dourado (PSB), à sucessão do prefeito Luiz Carlos de Oliveira (PDT), declarou o seguinte:

I- O PSB estadual decidiu que o candidato do partido à prefeitura de Garanhuns é Antonio João Dourado e ponto final.

II- Cabe agora a Antonio João construir a candidatura, algo que ele vem fazendo há alguns meses, procurado lideranças e presidentes de partidos da Frente Popular.

III- O partido procurou Ivan Rodrigues e Givaldo Calado por meio do seu presidente a fim de informá-los sobre a decisão que foi tomada e para pedir a colaboração de ambos à campanha de Antonio João.

IV- Não é verdade que o presidente estadual tenha declarado que iria “enquadrar” Ivan Rodrigues, obrigando-o a apoiar Antonio João.

V- O partido tem a maior estima por Ivan Rodrigues, seu fundador em 1990, e respeitará a posição que ele tomar, qualquer que seja ela.

VI- Mesmo que não apóie Antonio João, Ivan Rodrigues não será excluído da presidência da comissão executiva municipal provisória. “Ele fica no lugar que quiser”, garante Sileno Guedes.

VII- O presidente reconhece que as desastradas declarações de Antonio João sobre pessoas e instituições não o ajudaram, mas garante que os fatos estão superados e que agora se deve “olhar pra frente”.

terça-feira, 17 de abril de 2012

As revistas e seus interesses


Do Blog Acerto de Contas

Todo sábado pela manhã, olho as capas das quatro revistas semanais e pago para baixar uma delas, apesar do absurdo preço cobrado pelo versão no tablet.

Muita gente não está percebendo, mas particularmente este ano um grande embate jurídico e político se dará no Supremo Tribunal Federal: o julgamento do Mensalão. Coincidência ou não, o julgamento poderá ocorrer às vésperas da eleição para Prefeito.

O histórico de condenações de políticos no Supremo é ridículo, mas desta vez poderá ser diferente. Ao contrário das outras vezes, o julgamento do Mensalão não poderá passar batido pela opinião pública, e estará expondo pessoalmente o voto dos ministros para cada réu.

Muitos dos crimes praticados, como peculato e corrupção, poderão ser discutidos com base nas provas apresentadas pelo Ministério Público, mas a operação criminosa durante as campanhas eleitorais não dá para passar batido, já que todos ali praticamente confessaram que receberam dinheiro por fora para fazer campanha.

Mas esta introdução toda era apenas para mostrar o acirramento de ânimos que toma conta das redações das quatro revistas semanais brasileiras.

É impossível evitar o assunto do momento: a CPI do Cachoeira. Dentro deste imbróglio, aparece a figura do araponga Dadá, que até o fim de 2008 trabalhava no serviço de inteligência da Aeronáutica, quando se aposentou, e passou a trabalhar como espião privado.

A Operação que pegou Cachoeira, chamada de Monte Carlo, tinha como objetivo desmontar o esquema de jogos ilegais, mas perpendicularmente acabou pegando muita gente.


A Revista Veja se viu envolvida até o pescoço na história. Na prática os serviços de espionagem de Cachoeira teriam abastecido a revista por anos. O seu editor em Brasília se beneficiou dos grampos do bicheiro. Dali saíram as principais reportagens da revista, inclusive aquela que deu origem ao Mensalão, que foi uma gravação com um pilantra de quinto escalão dos Correios, recebendo R$3,5 mil.

Com a CPI do Cachoeira, a Revista vai passar pela sua maior humilhação em as de existência, e provavelmente o seu Editor-Chefe, Roberto Civita, se verá na condição de réu, dando explicações na Comissão.

Como neste momento quer tentar se esquivar sobre o tema, resolveu vir com uma capa inovadora, falando da cortina de fumaça que o PT estaria querendo colocar sobre o mensalão.

Apesar de achar que até tem razão, já que o PT está realmente apavorado com o que pode vir do STF, a capa desta semana é quase uma confissão de culpa.


Já a Carta Capital, inimiga declarada da Veja, resolveu centrar fogo na CPI do Cachoeira.

Apesar de ser próxima ideologicamente ao Governo, resolveu ir atrás do que realmente é o assunto a ser tratado: os tentáculos de Cachoeira.


Já a Isto É, cujo grupo tem a participação majoritária de Daniel Dantas, resolveu inovar na abordagem.

Trouxe para a capa o araponga Dadá e tenta enlamear a Satiagraha, já que o araponga oficialmente trabalhou na Operação comandada por Protógenes. Dadá à época era funcionário público, e foi cedido pela Aeronáutica para a Abin e trabalhou nos grampos telefônicos que levaram à prisão de Dantas.

A revista não perdeu a oportunidade de tentar jogar tudo no mesmo barco para livrar seu Chefe Daniel Dantas, cuja cadeia é um pesadelo distante.

Mas de todas elas o caso mais curioso é o da Revista Época.

Como é praxe na Globo, nos momentos em que parceiros políticos e da imprensa estão envolvidos, o melhor é fazer de conta que tudo isso não existe.

Trouxe para a capa Paul McCartney, que chega ao Brasil esta semana.

No fundo cada um defende seus interesses, comerciais ou políticos.

Eraldo do PT também parabeniza Ivan e condena imposição

Por Eraldo Ferreira dos Santos

Amigo e companheiro Ivan

Já há algum tempo estive ansioso por um pronunciamento deste velho timoneiro da politica de Garanhuns, Dr. Ivan Rodrigues, embora nunca tenha ocupado cargos eletivos em sua vida pública, não deixa de ser um referencial para a sua e para outras gerações.

Meu caro amigo, venho acompanhando a saga a que estão submetendo o PSB em Garanhuns. Por não querer me imiscui em assuntos internos dos outros, permaneci calado. No entanto, com seu pronunciamento público, me sinto a vontade para como cidadão expressar minha solidariedade e meu apreço.

PT e PSB aprofundaram seus laços e suas alianças a partir da memorável campanha de 89 com a chapa LULA _ BISOL. É claro que temos diferenças, pois é de se esperar que pessoas e partidos não sejam a mesma coisa. O que não se espera é que a politica venha a ser um espaço para atuação do mau-caratismo, com oportunistas existindo tanto cá quanto lá. Isto nos faz refletir sobre a história, sobre o presente e sobre todo o futuro do munícipio, do estado e da nação, pois todos são feitos por homens e mulheres, jovens e crianças. Assim sendo, porque não lutar?

Caro Dr. Ivan, de uma coisa esteja certo, vou brigar dentro do meu partido para que os princípios que norteiam a democracia tenham uma prática com valores Absolutos, para que a ética e o respeito sirvam de parâmetros nos debates internos. Tenho a convicção de que quando os espaços do debate político internos não são possíveis nem aceitos. Os que assim se portam não são merecedores de qualquer crédito por parte dos de fora.

Caro amigo Ivan Rodrigues, aprendi, com Vossa Excelência, que eleições se ganham e se perdem, porém a decência nunca. O seu pronunciamento é antes de tudo um alento de que nem tudo está perdido. Então vamos à luta, dentro e fora dos partidos. 

Aceite meu abraço, 

Eraldo Ferreira dos Santos.

Givaldo apoia Ivan e se diz mais candidato do que nunca

Em carta aberta ao companheiro socialista Ivan Rodrigues, o empresário e ex-vereador Givaldo Calado de Freitas, o parabeniza por carta também aberta enviada e divulgada por todos os Blogs de Garanhuns e da capital, sem exclusividade, no último fim de semana, e se diz mais candidato do que nunca, rechaçando a candidatura do prefeito de Lajedo, Antônio João Dourado. Corroborando o pensamento da esmagadora maioria dos membros do PSB e do povo da “Suíça Pernambucana”.

Veja a carta em sua integra abaixo:

Estimado Ivan,


Confesso o meu profundo incômodo, ao longo desses meses, ao ler nos comentários às postagens de inúmeros blogs, expressões injuriosas quando ao comportamento do amigo e companheiro, por conta dessa triste tentativa de se impor uma candidatura em nossa cidade contra a nossa vontade, enquanto filiados ao PSB de Garanhuns, e contra o desejo da grande maioria de nossa população. E esse incômodo cada vez mais se acentuava, na medida em que cresciam as injustiças que contra você eram perpetradas por conta de um presumido silêncio seu diante das ameaças que cada vez mais se agigantavam através de recorrentes atos equivocados de seus autores e ator, que desconheciam o grau de inteligência e de espírito de independência da gente de nossa terra. A sua carta, amigo e companheiro, para mim como - tenho certeza - para muitos de nossa terra foi um grande alívio porque haverá de silenciar aqueles que, de plantão, tem como único objetivo na vida denegrir a imagem de seriedade de homens e mulheres de bem de nossa cidade. Sei do seu desconforto ao longo dessa caminhada que já dura mais de seis meses, e que veio roubar a nossa paz e, sobretudo, interromper um trabalho que nós do PSB de Garanhuns víamos fazendo sob o seu lúcido e seguro comando. Trabalho sem precedência histórica, que contagiou muita gente boa de nossa cidade, que não tinha envolvimento político-partidário até então, motivando muitos a prática da vida pública, tamanha a credibilidade que imprimimos ao projeto. Projeto que nos honra por dele termos participado. Você, eu e todos que fazem o bravo quadro do PSB de Garanhuns.

Desde o primeiro momento me insurgi contra o nome do prefeito de Lajedo na condição de candidato a prefeito de Garanhuns pelo nosso partido, todos sabem disso. Nada contra ele, nem contra ninguém, mas tudo em defesa de nossa gente e de nossa cidade. E isso o fiz de maneira firme. Clara. Explicita. Sem medo. Confesso que de tão absurda era a ideia de se trazer alguém para Garanhuns para postular o mais alto cargo da cidade que cheguei, talvez ingenuamente, a imaginar que se tratava de um ato, simplesmente, equivocado de seus autores e ator.  Só mais tarde, vi que que esse ato era mais do que equivocado. Era uma obsessão de vocacionados  a oligarquias, determinados a subjugar e humilhar nossa gente. E isso se materializaria através das palavras de seu ator principal, confirmadas por seus autores, ao assacar contra as famílias de Garanhuns e diversas instituições de respeito. A imposição, portanto, do nome do prefeito de Lajedo em nossa cidade, viria de forma autoritária como se isso fosse possível nessa terra de Simoa. Por isso, amigo e companheiro, que continuei na luta, sustentando minha pré-candidatura, já que lançada no seio partidário, e dela não abrirei mão até o desfecho final dessa batalha. Essa pré-candidatura com o tempo se incorporava ao desejo da grande maioria da população de Garanhuns, conforme várias pesquisas internas de opinião pública, e resistia a ameaça invasora, impositiva e autoritária de quem não conhece Garanhuns e sua história de lutas. Em nenhum instante me faltou crença em seu apoio a caminhada que não era mais minha. Era do nosso partido. Porque democrática, em defesa, portanto, de sua historia. Por isso, que quando você repete o ilustre jornalista garanhuense Roberto Almeida, ao dizer que prefere uma candidatura com a alma da cidade, um nome que tenha raízes entre as sete colinas, conhecedor dos problemas do município e com serviços prestados a nossa gente, eu vejo que não foi em vão os meus incômodos. Eu sinto o quanto foram injustas aquelas palavras assacadas contra o cidadão garanhuense, Ivan Rodrigues da Silva, pondo em dúvida o seu amor por sua cidade. Pondo em dúvida o seu caráter. Que não se curva. E que não se deixa enquadrar por quem quer que seja, embora, como você bem disse, que assistia a tudo isso, disciplinadamente, quem sabe esperando o momento do grande grito que, afinal, chegou. Vamos à luta, amigo e companheiro. Tenho certeza que o nosso governador, que e também presidente nacional de nosso partido, haverá de chamar aqueles autores e ator à realidade, e assegurar aos garanhuenses o sagrado direito de escolher, democraticamente, o candidato a prefeito de Garanhuns pelo Partido Socialista Brasileiro - PSB.    

Saudações Socialistas.

Givaldo Calado de Freitas

A Ditadura Gay no Brasil, por Laerte


Do Blog de Luis Nassif

Por Gunter Zibell - SP

A série "A Ditadura Gay", desenhada semanalmente por Laerte entre 13-12-2010 e 20-01-2011 (datas das imagens) está publicada em vários blogs (a seguir), pelo que não deve ter nenhum problema de direitos de divulgação.





Está em todo lugar, na verdade, estão apresentados apenas os primeiros resultados no Google porque pode ser interessante ir conhecendo mais blogs de cidadania (o 3º é especificamente LGBT.)

É uma série muito boa, porque mostra claramente e de forma didática esse grande perigo que ronda o Brasil.

Vamos reunir forças para que esses pesadelos não se tornem a realidade hedionda que assusta a todos aqueles que são sensatos e estão preocupados com o futuro da família brasileira e da liberdade de expressão!

(Clique na 1a. imagem e acompanhe pelo cursor no lado superior à direita)

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Izaías Régis aponta repercussão de crimes de canibalismo ocorridos em Garanhuns

Izaías Régis
O deputado Izaías Régis, do PTB, chamou a atenção, nesta segunda (16 de abril), para o fato de Garanhuns ter sido notícia em várias partes do mundo, a partir de um fato trágico. O parlamentar se referiu aos crimes de assassinato e canibalismo, cometidos por três pessoas que se dizem adeptas de uma seita, e descobertos pela polícia na semana passada.

Izaías lembrou que os suspeitos saíram do Recife para praticar os crimes num município pacato, que nunca testemunhou coisa semelhante. De acordo com o deputado, o fato chocou a população que, de tão revoltada, já saqueou e tentou incendiar, por duas vezes, a casa onde os acusados moravam. Para o parlamentar, é necessário endurecer as leis penais e reforçar o investimento em segurança pública, a fim de evitar que a sociedade seja exposta a crimes desse tipo. (Fonte: www.alepe.pe.gov.br)

Diretor da 5ª GERES trabalha pela implantação do SAMU em todo Agreste Meridional

Luciano Andrade e Dr. Elenilson Liberato
Dr. Elenilson Liberato, diretor da 5ª Gerencia Regional de Saúde (5ª GERES), localizada no município de Garanhuns, tem visitado todos os 21 municípios cobertos pela gerencia do Agreste Meridional, coordenando um trabalho em parceria com prefeitos e secretários de saúde, para a implantação do SAMU em toda a região.

O Ministério da Saúde, através da Portaria nº 1864/GM , em setembro de 2003, iniciou a implantação do componente móvel de urgência com a criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU-192.

O SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um serviço de saúde, criado pelo Ministério da Saúde em parceria com as secretarias municipais e estaduais de saúde, é organizado macrorregionalmente.

Criando um sistema regionalizado e hierarquizado, capaz de atender, dentro da região de abrangência, todo enfermo, ferido ou parturiente em situação de urgência ou emergência, os transportando com segurança e acompanhamento de profissionais da saúde até o nível hospitalar do sistema. 

Além disto, intermedia através da central de regulação médica das urgências, as transferências inter-hospitalares de pacientes graves, promovendo a ativação das equipes apropriadas e a transferência do paciente.

Dr. Elenilson fala que a compra das ambulâncias e equipamentos necessários é de reponsabilidade dos governos estaduais com aporte de recursos oriundos do ministério da saúde. A implantação e coordenação do sistema também são de responsabilidade dos governos estaduais, ainda com aporte de recursos do ministério da saúde, e por fim, a responsabilidade pela contratação e pagamento de salários dos profissionais como médicos e enfermeiros que trabalharão nas ambulâncias, são de responsabilidade das prefeituras. 

“Estamos trabalhando para a implantação o quanto antes do sistema SAMU em toda a nossa região, todas as 21 cidades das quais somos responsáveis terão ambulâncias do SAMU para o socorro de pacientes em estado grave. A grande vantagem do SAMU é que iremos trabalhar com um sistema totalmente interligado e conectado, onde a equipe responsável pelo socorro, entrando em contato com a central de atendimento, já sabe pra onde levar o socorrido, lá encontrando uma equipe medica pronta para socorrê-lo.” Afirma Dr. Elenilson Liberato.

domingo, 15 de abril de 2012

Ivan Rodrigues diz que Antônio João está totalmente inviabilizado, já chegando à megalomania

Ivan Rodrigues e Antônio João Dourado
Depois de seis meses de silêncio, desde o anuncio da transferência do domicílio do prefeito de Lajedo, Antônio João Dourado para Garanhuns, a fim de ser o candidato do PSB a prefeito, Ivan Rodrigues, ex-presidente do partido na cidade, quebra o silêncio e divulga carta dirigida ao jornalista Inaldo Sampaio, em resposta aos recados que vinha recebendo através do seu blog, com cópia para os demais Blogs da Suíça Pernambucana e da capital. O que desde já esta sendo chamado de “documento histórico” pelo colega blogueiro, Roberto Almeida.

Em sua carta, Ivan chama de IMPOSIÇÃO e sonho MEGALOMANÍACO a insistência do prefeito de Lajedo, Antônio João Doura, numa candidatura que nunca foi aceita, nem pelo próprio partido e nem pelo povo de Garanhuns. O chamando também de criminoso, pelas declarações, vazadas no Youtube, em que ataca os companheiros de partido, as famílias de Garanhuns, o ministério público e a classe medica.

Ivan não poupa nem o presidente da executiva estadual do seu partido. O acusando de tentar justificar o injustificável. (As declarações de Dourado).

Veja a integra da carta abaixo:

Por Ivan Rodrigues

Em respeito à credibilidade de sua coluna, refiro-me ao tópico “A Ternura”. Reitero o que tenho dito à exaustão: Não é verdade que queira “deixar o Partido”.  Isso é o que querem os intrigantes. Na verdade, Não quero e ninguém me tira do PSB. Esse é o meu Partido a que me filiei em 1990, juntamente com Miguel Arraes, do mesmo modo que o governo de Pernambuco é o meu governo e Eduardo Campos é o meu governador, aclamado – como dizem as pesquisas – por quase todos os pernambucanos.

Já disse, dentro do próprio Partido, que não recebo mais “recados” através dos blogs, uma vez que todos sabem os meus telefones, meus endereços, onde moro e onde trabalho. Sobretudo os “recados” que carregam ameaças de enquadramento, pois essa linguagem castrense nunca me assustou, nem mesmo durante os governos militares, em que por vezes dependi do meu pai para alimentar minha família, mas permaneci na defesa da democracia e do respeito às pessoas.

Sempre tive lado, amigo Inaldo. Sou um homem de Partido e, disciplinadamente recebi o comunicado da decisão do PSB de colocar Antônio João como candidato a Prefeito de Garanhuns. Não sou áulico, nem escondo dos dirigentes as possíveis impropriedades contidas em certas posições. Na ocasião, alertei o Partido e ao novo companheiro sobre as dificuldades que teríamos de enfrentar e das medidas que deveríamos adotar para reduzir as tensões (ainda bem que tenho testemunhas para comprovar o que estou afirmando) e o que mais adverti foi para a necessidade de unificar um discurso de humildade e conciliação. Nunca o da IMPOSIÇÃO, sob pena de provocar uma rejeição incalculável por parte da população. Como isso aconteceu no dia 5 de outubro de 2011, já decorreram SEIS meses e, durante todo esse período, todas as manifestações públicas do pré-candidato foram para deixar claro o discurso da IMPOSIÇÃO e do AUTORITARISMO, chegando à MEGALOMANIA de afirmar que Garanhuns era o único município no Estado em que o Governador tinha um candidato definido para Prefeito. Nesse período nunca procurou uma liderança política, empresarial, sindical, comunitária para se construir como candidato. Para que você possa ter ideia, mesmo sendo eu o Presidente da Comissão Provisória, encontrou-se comigo apenas 4 (quatro) vezes, sendo que uma delas casualmente.

Pelo currículo apregoado, imaginávamos que se tratava de um pretendente à altura do encargo exigido. No decurso do tempo e com as gravações nunca desmentidas que foram divulgadas pelo YOUTUBE, com ofensas e calúnias proferidas contra pessoas e instituições, ficou claro que a despeito das “excelsas aptidões” oferecidas no desempenho de cargos importantes, ele próprio se encarregou de inviabilizar-se para disputar o cargo de Prefeito da terra de Simôa Gomes.

Numa tentativa infeliz de justificar o injustificável, o presidente estadual do PSB, apressadamente e mesmo sem qualquer manifestação do próprio Antônio João, tratou de dizer que tinham sido “momentos de infelicidade”. E mesmo após o pedido de desculpas aos promotores por tê-los tratado como “merda”, o presidente - também admitindo a verdade das sandices gravadas - afirmou que as agressões não teriam maior relevância e não inviabilizavam a candidatura de AJD, pelo fato de que uma pesquisa indicou que somente 12% da população de Garanhuns haviam tomado conhecimento das declarações criminosas.

Que barbaridade, meu caro Inaldo! Será que o crime somente se caracteriza pela divulgação do fato delituoso e não pela sua natureza? Será que estamos diante da formulação de um novo princípio de Direito Penal? Se pouca gente souber, o crime não tem importância ou deixa de ser crime?

Tive dois mestres na vida: meu pai, o orgulhoso Zé Batatinha, e Miguel Arraes, líder e amigo de 1962 até a sua morte em 2005. Com eles aprendi as melhores lições de cidadania, honra, dignidade, ética e moral. Não posso concordar, portanto, sob pena de destruir tudo que levei oitenta anos para realizar e merecer o respeito de todos, com o meu “enquadramento” para participar de uma comissão provisória com a única finalidade de impor a candidatura de um cidadão que demonstrou sua desqualificação para o cargo de Prefeito da minha terra.

Prefiro, no dizer do seu colega, jornalista Roberto Almeida, “uma candidatura com a alma da cidade, um nome que tenha raízes entre as sete colinas, conhecedor dos problemas do município e com serviços prestados à nossa gente”. Para isso, o PSB de Garanhuns vinha trabalhando há cerca de ano e meio, construindo um projeto regional para o Agreste Meridional, desenvolvendo um programa bonito e reconhecido por toda a sociedade garanhuense, que não entende, até hoje, a razão de tamanha truculência dirigida ao nosso diretório municipal, e que terminou despertando toda a sorte de intrigas contra mim.

Tenho sido denegrido por comentários anônimos nos blogs da cidade e estou pagando um preço muito alto pela minha falta de ambição pessoal e pela minha coerência. Que fique bem claro, meu caro Inaldo, recuso-me a participar “enquadrado” dessa comissão provisória e faço questão de permanecer no MEU PARTIDO para assegurar-me do sagrado direito de expor e lutar pelas minhas posições e divergir dos equívocos que estão sendo praticados. Se essa posição for um estorvo, que se abra um processo de expulsão e nele me defenderei até o último instante.

Com um abraço de Ivan Rodrigues

Ivan Rodrigues é advogado, diretor financeiro da Agência Reguladora do Estado de Pernambuco (ARPE) e ex-presidente da comissão provisória do PSB Garanhuns.

DEFINIÇÃO DOS DICIONÁRIOS PARA MEGALOMANIA

Pessoa que tem mania de grandeza, de poder e de superioridade. Tem obsessão de realizar atos grandiosos. Aquela(e) que se acha o maior ou melhor. (Trecho extraído do Blog de Roberto Almeida).

E agora Demóstenes?

CE e GO: Blogueiros incomodam a mídia


Por Altamiro Borges

Neste final de semana ocorrem dois encontros estaduais de blogueiros: no Ceará e em Goiás. Os eventos devem reunir centenas de ativistas digitais e lutadores sociais, que tem como ponto de unidade a luta pela democratização da comunicação no Brasil. Isto explica porque a velha mídia está tão incomodada. Nos últimos dias, Veja e Folha destilaram o seu veneno contra estas iniciativas.

No caso da Veja, que até agora não explicou direito a sua intima relação com a máfia de Carlinhos Cachoeira, os ataques partiram do blogueiro oficial da publicação, conhecido por sua agressividade doentia. Já a Folha publicou hoje (14) uma “reporcagem” que nada informa sobre a rica programação do Webfor, no Ceará. O seu único objetivo é estigmatizar o encontro estadual.

A histeria conservadora

Segundo o título da matéria, “evento com patrocínio do governo debate regulamentação da mídia”. No destaque, mais veneno: “Fórum vai discutir 'papel da mídia contra interesses da nação'”. Para a mídia patronal, só mesmo os empresários devem ter apoio oficial para realizar seus eventos – a maioria deles, em defesa de seus interesses mesquinhos contra os anseios da sociedade.

A gritaria da velha mídia contra a blogosfera é compreensível. Além de perder o monopólio da palavra, com a explosão dos blogs e das redes sociais, os barões da mídia vivem uma crise do seu modelo de negócios – com a queda das tiragens dos jornalões e a redução da audiência das tevês. Daí a histeria conservadora, que não deve assustar o jovem e pulsante movimento da blogosfera.

Altamiro Borges é Jornalista, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e autor do livro "A ditadura da mídia"

sábado, 14 de abril de 2012

Ex-vereador Geovane com Amor sofre grave acidente

Geovane com Amor
O ex-vereador de Garanhuns e hoje assessor do colega vereador, Major Lucena, Geovane com Amor, sofreu grave acidente automobilístico na manhã deste sábado (14) próximo ao município de Brejão.

Geovane que atualmente mora no município de Bom Conselho, passou a noite em Garanhuns, quando por volta das 6h da manhã de hoje, retomando para casa, perdeu o controle do fiat uno que dirigia, levando o carro a bater numa ribanceira que o levou ao tombamento. 

Vindo de Bom Conselho para Garanhuns para o seu plantão no Hospital Regional Dom Moura (HRDM) o também vereador Gilmar Aleixo, de Bom Conselho, socorreu o ex-vereador o levando para o HRDM. Recebendo os primeiros socorros, foi logo transferido para o Hospital Monte Sinai para realizar cirurgia no braço esquerdo.

No momento Geovane passa bem e não corre risco de morte.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Natal dos Sonhos 2012 começa a ser formatado pela CDL


Em encontro promovido no início do mês de abril, o presidente da CDL Garanhuns, Fernando Couto Soares, reuniu representantes da sociedade garanhuense, entidades religiosas e sociais com o objetivo de discutir o projeto de ornamentação natalina deste ano, conhecido como “Natal dos Sonhos”.

Estiveram presentes no encontro o Bispo da Diocese de Garanhuns, Dom Fernando Guimarães, o pastor da Igreja Presbiteriana Central e vice-diretor do Colégio Presbiteriano XV de Novembro, Inaldo Peixoto, a Analista Técnica do SEBRAE Agreste Meridional, Gerlane Melo, Diretor Financeiro da CDL, Geraldo Nogueira e o empresário Geandre Nogueira. 

Na oportunidade, ficou definida a elaboração, por parte do SEBRAE, de um projeto contendo as áreas a serem trabalhadas este ano, tais como decoração natalina, iluminação dos principais pontos do Comércio e Avenida Rui Barbosa, apresentações culturais, trabalhos sociais e religiosos e confecção de produtos natalinos por parte dos artesãos garanhuenses valorizando assim a produção artesanal local.

A finalidade da CDL é fazer com que neste ano de 2012 o Natal dos Sonhos passe a ter uma adesão maior de patrocinadores e apoiadores ao Projeto, uma vez que todo o processo de construção da proposta é antecipar as negociações com instituições e com o próprio Governo Estadual através das secretarias que podem contribuir para o brilhantismo do período natalino, incrementando o turismo e as vendas no comércio da Cidade, aumentando o poder de compra do trabalhador no comércio e a abertura de mais postos de trabalho.

No ano de 2011 o Projeto Natal dos Sonhos teve como os seus principais apoiadores O SESI, a Caixa Econômica Federal, a Unicred Agreste Meridional, Supermercados Bonanza e empreendimentos locais como Mano Imóveis, a rede de farmácias Droga Rápida e a Prefeitura de Garanhuns. O planejamento deste ano é conquistar pelo menos mais três grandes apoiadores, visando uma melhor qualificação do “projeto” como um dos mais viáveis do Estado no período do Natal.

Para o presidente da CDL Garanhuns, a antecipação do planejamento e consequente execução trará resultados positivos para o comércio e para a população garanhuense. “Depois de termos alcançado os bons resultados no projeto Natal dos Sonhos em 2011, vimos a necessidade de começarmos as discussões do Projeto o quanto antes, uma vez que assumimos o compromisso de transformarmos o período natalino como um dos mais atrativos para o turismo em nossa Cidade, aumentando assim o faturamento do comércio e outros setores de serviços”, destacou Fernando Couto.

Para os membros da comissão de trabalhos do Natal dos Sonhos 2012, as discussões que estão ocorrendo ainda neste primeiro semestre dará oportunidade de consertar os erros do passado, colocar em prática ideias e planos auxiliares, bem como envolver melhor a sociedade neste processo, promovendo assim um engajamento maior de vários setores.

Para a analista de turismo e artesanato do SEBRAE agreste meridional, Gerlane Melo, o Natal dos Sonhos 2012 deverá ser mais completo. “Com a elaboração de um Projeto mais amplo, deveremos dar ao Natal dos Sonhos uma valorização do artesanato, vitrinismo, da decoração e iluminação de ruas, praças e avenidas de Garanhuns”, ressaltou a Consultora.

O presidente da CDL fez questão ainda de deixar aberta a discussão e recebimento de propostas para decoração e iluminação do Natal dos Sonhos a todos os setores da sociedade, de modo a transformar a edição deste ano na melhor e maior Festividade natalina de todos os tempos.

Reisado de Garanhuns se apresenta em Arcoverde


O Reisado Independente – Gonzaga de Garanhuns se apresenta nesta sexta-feira, dia 13 de abril, no povoado de Caraíbas na Zona Rural de Arcoverde, localizada no Sertão Pernambucano. A apresentação tem inicio às 18 horas. A Cidade Sertaneja é palco principal do Festival Pernambuco Nação Cultural, iniciado na última quarta-feira, dia 11 de abril.

O Reisado Independente é composto por 18 pessoas e tem conquistado notoriedade nos vários eventos que se apresenta no interior e Capital do Estado. De grande relevância artístico/cultural o Reisado tem boa representatividade em Garanhuns. Atualmente a Cidade conta com 8 grupos e outros dois em processo de formação. “Somos genuinamente garanhuenses e temos orgulho de representarmos a nossa Cidade em vários eventos. Com isso, buscamos fortalecer a ideia de transformarmos Garanhuns em Capital do Reisado”, declarou o Mestre de Reisado, Gonzaga de Garanhuns.

O Reisado Independente – Gonzaga de Garanhuns programa para as apresentações durante o Festival de Inverno desse ano, novas indumentárias homenageando o Rei do Baião – Luiz Gonzaga.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Presidente do PSB nega a exclusão de Ivan Rodrigues da executiva provisória de Garanhuns

Sileno Guedes, Ivan Rodrigues e Givaldo Calado
Do Blog de Inaldo Sampaio

O presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, negou nesta quinta-feira a informação dada pelo JC de que o diretor financeiro da Arpe e “arraesista” histórico, Ivan Rodrigues, seria excluído da executiva municipal de Garanhuns por opor-se a candidatura do ex-prefeito de Lajedo Antonio João Dourado (PSB).

“Esta informação não é procedente. Temos o máximo de interesse em  manter Dr. Ivan na executiva municipal. Agora, se ele não quiser, temos que respeitar sua posição”, afirmou Sileno Guedes.

Além de Rodrigues, também se opõe à candidatura de Antonio João o empresário Givaldo Calado de Freitas, com quem Sileno conversou por mais de duas horas, 15 dias atrás, tentando convencê-lo a marchar com o ex-prefeito de Lajedo.

Ao Blog, Givaldo, afirmou que vai para uma disputa interna com Antonio João, “mesmo pra perder”, convicto de que a população de Garanhuns não vai aceitar a candidatura imposta de um “forasteiro”.

Comunistas e Socialistas prestes a romper na Câmara

Eduardo Campos e Aldo Rabelo
Do Blog Poder On Line

O PCdoB deve ser anunciar na semana que vem o rompimento com o bloco que forma com o PSB.

Juntos, os dois partidos têm 41 deputados. Mas o PCdoB avalia que sua atuação tem sido ofuscada pelos socialistas na Casa.

Sílvio Costa Filho prestigia cinquentenário de Tuparetama

Silvio Costa Filho
O deputado estadual Sílvio Costa Filho irá prestigiar o cinquentenário da cidade de Tuparetama, no Sertão do Pajeú, ao lado do senador Armando Monteiro Neto e do prefeito Sávio Torres, nesta sexta-feira (13). Os 50 anos de emancipação política do município são comemorados nesta quarta (11), mas a programação segue até o próximo sábado (14).

“Tuparetama está fazendo história por ter um povo aguerrido, inteligente, que sabe o que quer e aonde quer chegar. Neste cinquentenário, a cidade merece o reconhecimento de todos nós pernambucanos. Que a cada dia nós possamos buscar mais investimentos e ações para melhorar a qualidade de vida do povo tuparetamense”, sintetiza Costa Filho.

O grupo participará da Missa do Vaqueiro, às 16h. O trajeto tem início no bairro Bom Jesus e se consagra em frente ao Ginásio de Esportes, onde ocorrerá a tradicional cerimônia religiosa com a chegada dos vaqueiros.

AMTT intensifica Fiscalização no Trânsito de Garanhuns

Motos Apreendidas

A Prefeitura de Garanhuns, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) em conjunto com o DETRAN, Polícia de Trânsito do 9º BPM, Polícia Civil, bem como a 5ª Gerência Regional de Saúde local, vem intensificando a fiscalização no trânsito de Garanhuns, com o intuito de minimizar os acidentes na malha urbana. A iniciativa é voltada principalmente a motocicletas.

A ação visa retirar das ruas, motociclistas que trafegam de forma irresponsável, cometendo imprudências, negligências e imperícias, causando acidentes. A apreensão de veículos e a punição dos condutores que praticam infrações são medidas adotadas. A intenção é favorecer a segurança dos pedestres e a proteção à vida.

“Temos observado que a velocidade praticada em Garanhuns é superior a 100%, e isso ultrapassa as nossas condições viárias, uma vez que não temos vias de trânsito rápido existentes em nossa Cidade”, ressaltou o Presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), Enos Maciel.

A fiscalização acontece quinzenalmente em pontos estratégicos da Cidade, de forma que surpreenda pilotos e condutores. Até o presente momento, 78 motocicletas e 11 veículos já foram apreendidos. Condutores sem habilitação, veículos sem documento e uso de calçados inadequados quanto às pilotagens têm sido as irregularidades mais frequentes nas recentes abordagens.

A ação integrada é fruto do licenciamento que acontece na Cidade, e se configura em frota flutuante. Oriunda de outros municípios, ela atinge diariamente, 3.500 veículos e motocicletas, totalizando mais de 70 mil ao mês; que somados aos 38 mil já existentes em Garanhuns, ocupa 70% da malha viária no espaço urbano, resultando em dificuldades no trafego, sobretudo no centro da Cidade.