(87) 9.8141.4000

(87) 9.8141.4000

sexta-feira, 30 de março de 2012

PE terá Comissão Estadual da Memória e Verdade

Foto: Eduardo Braga/SEI
Às vésperas de completar 48 anos, o golpe militar ainda repercute em Pernambuco. Desta vez, de forma positiva. Nesta sexta-feira (30/03), o governador Eduardo Campos enviou à Assembleia Legislativa (Alepe) o Projeto de Lei que trata da criação da Comissão Estadual da Memória e Verdade.  

O Projeto de Lei foi enviado em regime de urgência e sua apreciação deve ser feita dentro de 15 dias. “Depois de tramitar na Assembleia, não demorará 15 dias para que nomeemos os seus integrantes”, garantiu o governador.

De acordo com a mensagem encaminhada à Alepe, à Comissão “incumbirá examinar e esclarecer eventuais violações de direitos humanos praticadas no período do regime militar brasileiro, no âmbito do estado de Pernambuco, a fim de efetivar o direito à memória e à verdade histórica e promover a reconciliação estadual”. O período investigado vai desde o final do Estado Novo (1946) até a promulgação da Constituição, em 1988.

A solenidade no Palácio do Campo das Princesas contou com a presença de vários ex-presos políticos. Neto do ex-governador Miguel Arraes, deposto pelo golpe militar em 1º de abril de 1964, Eduardo Campos estava visivelmente emocionado. “É um dia de muitas recordações”, disse. “Não estamos aqui para atos de revanche, mas sim para legar às futuras gerações a verdade. Não queremos a história pelo olhar daqueles que dominaram esse país por séculos e séculos. Queremos a possibilidade do povo contar a história verdadeira. Esse é um direito da cidadania brasileira e um dever nosso para com a história”, cravou Eduardo.

Militante dos direitos humanos desde 1964, o vereador de Olinda Marcelo Santa Cruz pode ser considerado um símbolo da luta contra o regime militar em Pernambuco. Exilou-se por dez anos, viu a irmã ser torturada e presa e, até hoje, sua família não tem informações do seu irmão Fernando Santa Cruz, desaparecido desde 1977. Para o militante-parlamentar os crimes conta a humanidade “não prescrevem nunca”.

“É uma dia histórico de muita alegria, mas também de muitas recordações tristes e dolorosas. Nós que sobrevivemos a esse período temos a obrigação de esclarecer as circunstâncias em que esses desaparecimentos e mortes aconteceram. Só assim poderemos dizer que alcançamos a consolidação da democracia“. 

A Comissão será formada por nove membros e terá, no mínimo, seis representantes da sociedade civil.  O mandato de cada um deles será de dois anos, podendo ser renovado uma única vez por igual período. Não poderão compor o grupo aqueles que exerçam cargos em partidos políticos ou em cargos comissionados do serviço público. “Depois de tramitar na Assembleia, não demorará 15 dias para que a gente volte aqui nessa sala para nomear os nove membros dessa comissão que já deveria ter começado há muito tempo”, garantiu o governador.

O grupo irá coletar testemunhos, dados e documentos assegurando o anonimato do detentor ou depoente e ainda solicitar, junto aos órgãos do Poder Público tais informações, ainda que consideradas como sigilosas. Também terá o poder de convocar pessoas que possam guardar relação com os fatos e circunstâncias examinados e investigar a veracidade dos fatos. “O que buscamos é estabelecer a verdade, sem ranços, sem caça às bruxas”, sintetizou a secretária estadual de Direitos Humanos, Laura Gomes.

Tribuna 14 realiza segundo encontro em Garanhuns


Moradores dos bairros Aloísio Pinto e Mundaú acompanharam, nessa quinta-feira (29), a segunda reunião do Tribuna 14 na cidade de Garanhuns. O projeto, encabeçado pelo senador Armando Monteiro Neto em todo o estado, está debatendo com a população um plano de Governo do Partido para a cidade. Em Garanhuns, serão realizados ao todo 21 encontros.

Dezenas de pessoas acompanharam a reunião, que foi coordenada pelo presidente do PTB Municipal, Wanderley Lopes, e pelo deputado e membro da Executiva do PTB Estadual, Izaías Régis. Entre as reivindicações da população, a deficiência do atendimento nos postos de saúde (falta de médicos), a necessidade de construção de mais escolas e de áreas de lazer na comunidade, uma pista de atletismo e uma Casa do Idoso. Os moradores também cobraram a chegada do IML e do SAMU em Garanhuns.

"Agradeço a presença de todos vocês. É fundamental que a população participe desse momento importante que a é discussão de um projeto de desenvolvimento para cidade, proposto pelo PTB Estadual. O Tribuna 14 também tem o objetivo de conscientizar os cidadãos da sua importância para o crescimento do nosso município. Precisamos colocar Garanhuns no ritmo de desenvolvimento que nosso Estado vive atualmente".

Hoje, os bairros Dom João da Mata Amaral e Boa Vista recebem o Tribuna 14, às 19h.

FIG 2012 apresenta Inovações


Um dos eventos mais importantes do circuito de festivais culturais do Pernambuco Nação Cultural, o Festival de Inverno de Garanhuns – FIG promete muitas novidades para este ano. E para comemorar a 22ª edição do evento, algumas mudanças aconteceram e serão implementadas, visando otimizar a grandiosidade da Festa. O FIG irá acontecer de 12 a 21 de julho, favorecendo turistas, bem como a rede hoteleira local, comerciantes e demais envolvidos, numa preparação antecipada para curtir a festa. A ideia é ampliar o leque de atrações do evento, trazendo artistas internacionais.

A grade de programação será anunciada com mais antecedência, este ano. Certamente entre o final de maio e o início de junho. O Edital será aberto para todo o Brasil. A convocatória artística para o recebimento de propostas para o Festival de Inverno, acontecerá na primeira quinzena de abril. Para os artistas locais, a Prefeitura de Garanhuns vai publicar o edital por meio do site oficial, que deverá ser preenchido e posteriormente impresso e anexado junto à documentação exigida, para ser entregue à Secretaria de Cultura do Município.

Haverá a separação dos palcos Pop e do Forró. Este último, provavelmente continua no Parque Euclides Dourado. Já o Palco Pop, ainda não tem definição de local. A iniciativa se deu em decorrência do espaço limitado que comportava um público grande e distinto, compartilhando os mesmos espetáculos. O aumento da capacidade de público dos espetáculos de circo, também é outra novidade a ser adotada pelos produtores do evento. É que agora 4 mil ingressos serão ofertados ao público.

Sendo assim, o Circo será deslocado do Parque Euclídes Dourado, para o Centro Administrativo Municipal, com acesso pela Avenida Caruaru. “Antes, a estrutura era montada para atender 1 mil pessoas. Agora vai atender 2 mil pela manhã e 2 mil a tarde”, adiantou a secretária de Cultura de Garanhuns, Ana Nery Azevedo. A intenção é acomodar melhor as famílias que prestigiam as atrações do referido palco – um dos mais concorridos do Festival de Inverno de Garanhuns.

Outra novidade em estudo para ser adotada neste Festival, será a saída do Teatro Infantil, do Parque Euclides Dourado para o Centro Cultual Alfredo Leite Cavalcanti. A mudança acontece em decorrência de melhores condições que o Teatro Luiz Souto Dourado oferece. Sendo assim, o Teatro Infantil ganha em qualidade de palco, iluminação, acústica e acomodação para os espectadores, formando a estrutura ideal, adequada para a realização dos espetáculos que iniciarão pela manhã.

O Palco Instrumental, localizado no Parque Ruber Vander Linden (Pau- Pombo), será deslocado dos fundos para a parte central do referido Parque. A mudança objetiva a melhor visibilidade do público. Também integra o leque de mudanças desse 22º Festival de Inverno de Garanhuns, a retirada do Posto de Comando da Polícia Militar do Centro Cultural. O Posto vai ser instalado na área ao lado do Centro Cultural. A estrutura montada em formato de Stand, irá comportar recepção, 4 salas e banheiros. A iniciativa visa garantir a melhor segurança do evento. Uma Exposição Fotográfica fixa vai ocupar o espaço que antes era do Posto de Comando, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. A iniciativa vai acontecer já nessa primeira quinzena do mês de abril e terá funcionamento diário, aberto ao público.

Foram realizadas quatro reuniões em Garanhuns, para traçar as mudanças no FIG 2012. O cronograma de produção do evento está sendo cumprido. O objetivo é fixar o FIG no calendário nacional e implantar uma comunicação em nível internacional. “A intenção da Prefeitura de Garanhuns é contribuir para o desenvolvimento local, com as mudanças em prol do crescimento do Festival de Inverno. Que consequentemente geram o desenvolvimento econômico do Município. Pois esse é um dos maiores produtos turísticos do Estado e o maior no segmento Festival, no Brasil. Tudo isso, pela diversidade cultural que possuímos e apresentamos ao público, durante os dez dias de realização do evento”, assegurou Ana Nery.

PROCON-PE intensifica fiscalização para páscoa


O levantamento constatou diferenças significativas de preços entre os produtos. A maior variação identificada foi no valor dos peixes - mais de 200%. Já nos Ovos de Páscoa, a diferença maior chegou a 83%.

Foram pesquisados no total, 28 tipos de pescados e 98 tipos de chocolates (Ovos da Páscoa de diferentes tamanhos e marcas). Produtos como azeite, leite de coco e camarão também foram pesquisados. Este ano, o levantamento foi feito em 19 estabelecimentos da Região Metropolitana do Recife, entre mercados públicos, privados e hipermercados.

Em relação ao ano passado, quase todos os produtos sofreram aumento que variam de 1 a 51% nos casos dos Ovos da Páscoa e até 100% no caso dos pescados.

INDICAÇÃO NUMÉRICA NOS OVOS - O que mais intrigou a pesquisa de preço deste ano foi a indicação numérica usada pelos fabricantes de Ovos de Páscoa como a Nestlé, Garoto e Lacta. Foi verificado que os fabricantes utilizam uma numeração indicativa que não está relacionada com o peso do chocolate contido no produto ou com qualquer outra referência. Por exemplo: um Ovo Sonho de Valsa Nº 15 da Lacta contém o peso de 270g de chocolate e o Ovo Barbie Nº 15 do mesmo fabricante contém o peso de 170g, o que chega a uma variação de 58,82%.

Fica claro que o consumidor está pagando pelo brinde que o produto trás consigo, levando o consumidor a erro, visto que a numeração não é indicativa de quantidade e consequentemente do preço que será pago.

O PROCON-PE notificou as empresas para apresentarem esclarecimentos quanto a utilização de tal numeração, bem como a necessidade de sua divulgação ostensiva e explícita nos produtos para o consumidor, já que esta informação não é clara, precisa, tão pouco correta.

ORIENTAÇÃO - O PROCON-PE alerta os consumidores pernambucanos sobre a necessidade de pesquisar bastante os preços antes de realizar as compras de Páscoa. O órgão de defesa do consumidor orienta ainda, que a população deve ficar atenta às especificações contidas na embalagem do produto (prazo de validade, composição e peso líquido).

É importante saber que a numeração indicada na embalagem do ovo de chocolate não representa, necessariamente, o mesmo peso e/ou tamanho, tanto para os produtos do mesmo fabricante, quanto para diferentes marcas. É necessário, portanto, comparar preço, qualidade e quantidade.

Segue a lista das maiores diferenças de preços de pescados, Ovos da Páscoa e condimentos, constatadas pelo PROCON-PE. A pesquisa completa já está disponível no site do PROCON-PE (www.procon.pe.gov.br). Lá, o consumidor poderá verificar as diferenças de preço nos produtos e os endereços dos estabelecimentos pesquisados.

O PROCON-PE é um órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos.

RESUMO - maiores diferenças de preço encontradas:

Ovos da Páscoa:

Produto: Ovo Prestígio Nestlé n°20
Maior Preço: R$ 37,49
Menor Preço: R$ 20,39
Diferença: 83,86%

Produto: Ovo Ben 10 Lacta n°12
Maior Preço: R$ 24,20
Menor Preço: R$ 13,58
Diferença: 78,20%

Produto: Ovo Alpino Nestlé n° 20
Maior Preço: R$ 37,49
Menor Preço: R$ 21,44
Diferença: 74,86%

Produto: Ovo Serenata de Amor Garoto n° 15
Maior Preço: R$ 24,69
Menor Preço: R$ 16,36
Diferença: 50,92%

Pescados e condimentos:

Produto: Leite de coco 500 ml
Maior Preço: R$ 7,98
Menor Preço: R$ 2,35
Diferença: 239,57%

Produto: Bacalhau do Porto kg
Maior Preço: R$ 53,99
Menor Preço: R$ 23,90
Diferença: 125,90%

Produto: Filé de Tilápia kg
Maior Preço: R$ 40,67
Menor Preço: R$ 20,00
Diferença: 103,35%

Produto: Azeite de Oliva puro 500 ml
Maior Preço: R$ 11,05
Menor Preço: R$ 3,99
Diferença: 176,94%

PESQUISA COMPLETA OVOS DA PÁSCOA:


PESQUISA COMPLETA PEIXES:

Na Alepe, secretário da Educação diz efetivar Lei da Responsabilidade Educacional em abril


Em audiência pública sobre o cumprimento da Lei da Responsabilidade Educacional n° 13.273/2007, na manhã desta quarta-feira (28), o secretário da Educação Anderson Gomes anunciou a apresentação do relatório com indicadores educacionais - relativos ao ano de 2011 - para o próximo dia 25 de abril. O encontro aconteceu no Plenarinho III da Assembleia Legislativa de Pernambuco, na Rua da União - Boa Vista.

Estiveram presentes no encontro o deputado estadual e autor da Lei de Responsabilidade Educacional - Silvio Costa Filho (PTB), a presidente da Comissão da Educação e Cultura da Alepe - Teresa Leitão (PT), a assessora da reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Flávia Campos, a promotora do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) – Catarina Gusmão, os representantes do Sindicato dos Professores de Pernambuco (Sintepe) – Rita de Cássia e Jairo Cavalcanti, o diretor executivo da União dos Estudantes de Pernambuco (Uespe) – Cícero Nóbrega, e os deputados estaduais Ângelo Ferreira (PSB) e Adalto Santos (PSB).

Há quatro anos sancionada pelo poder Executivo, as determinações da Lei ainda não estão sendo cumpridas em Pernambuco. O objetivo central é reunir, em um relatório anual, indicadores educacionais que apontem o desempenho de cada instituição de ensino da rede estadual. No documento também devem ser constadas metas para os quatro anos subsequentes.

“Sabemos que a educação no Estado avançou nos últimos cinco anos, mas ainda há muito que ser feito. O acesso de alunos às escolas é maior, mas os números precisam ser qualitativos”, frisou Costa Filho.  O parlamentar acrescentou que na Câmara Federal dos Deputados existe o Projeto de Lei n° 7420/06 em tramitação há anos, de autoria de Raquel Teixeira (PSDB) e relatado por Raul Henry (PMDB), mas que ainda não obteve aprovação. “Pernambuco saiu na frente do País, o projeto foi aprovado por unanimidade dos 49 deputados da Casa. A Lei é pioneira, mas é preciso que saia do papel”.

De acordo com o secretário da Educação, o relatório de 2011 será entregue à Comissão de Educação e Cultura da Alepe no dia 25 de abril. “A Lei é muito importante e se alinha com a forma do governador Eduardo Campos de gerir o Estado. O momento educacional de Pernambuco está muito bom, estamos em constante crescimento em relação aos indicadores internos e externos. O importante é lembrar que não estamos estagnados”, disse Anderson Gomes. O secretário sugeriu incluir os indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no relatório.

Catarina Gusmão do MPPE destacou a importância de reformular a Lei com a inclusão do Plano Estadual da Educação, e também aproveitou o espaço para questionar o secretário sobre os métodos de contratação de professores atuais. “Por que estão investindo em contratos temporários ao invés de efetivar os professores concursados e capacitados para exercer tal função? Acaba-se gastando mais”, alertou.

A promotora relevou a importância de investir na infraestrutura das escolas. “Há uma preocupação do governo de incluir a tecnologia nas escolas, com tablets e afins, mas antes disso as instituições precisam de instrumentos básicos, como a implantação de bibliotecas em toda rede até 2016, conforme lei federal”, lembrou.

Já a deputada Teresa Leitão pontuou algumas modificações que podem ser feitas na Lei, como a inclusão de laboratórios de ciências em todas as escolas da rede estadual, de grêmios estudantis, de uma radiografia com o perfil social dos alunos, entre outras. “A Comissão de Educação e Cultura apresentará em breve um substitutivo à Lei atual, com as sugestões e observações feitas nesta audiência, e este passará a ter validade em 2013”. 

-----

LEI Nº 13.273, DE 05 DE JULHO DE 2007:

EMENTA: Estabelece normas voltadas para a Lei de Responsabilidade Educacional do Estado de Pernambuco.

O PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE PERNAMBUCO:

Faço saber que tendo em vista o disposto nos §§ 6º e 8º do artigo 23, da Constituição do Estado, o Poder Legislativo decreta e eu promulgo a seguinte Lei:

Art. 1º O Secretário de Educação apresentará na Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, relatório anual, contendo os indicadores educacionais até 120 (cento e vinte dias) dias após o término de cada ano letivo.

Parágrafo Único. Fica estabelecido que no caso do não cumprimento do disposto no art. 1º pelo administrador público, o mesmo incorrerá nas sanções em vigor previstas na Legislação administrativa, cível e penal.

Art. 2º Os indicadores educacionais que se refere o art. 1º a serem utilizados são:

I – Alfabetização:

a) Taxa de Analfabetismo da população com faixa etária entre 6 (seis) e 14 (quatorze anos) anos.

b) Taxa de analfabetismo da população com faixa etária entre 15 (quinze) e 18 (dezoito) anos.

c) Taxa de analfabetismo da população com faixa etária entre 19 (dezenove) e 24 (vinte e quatro) anos.

d) Taxa de analfabetismo da população com faixa etária a partir de 25 anos.

II – Matrícula e Evasão Escolar:

a) Número de alunos matriculados.

b) Índice de Evasão Escolar.

c) Número de vagas ociosas, por nível de escola.

III – Taxa de distorção idade-série:

a) Distorção idade-série dos alunos dos anos iniciais (1ª à 4ª série) do ensino fundamental.

b) Distorção idade-série dos alunos dos anos finais (5ª à 8ª série) do ensino fundamental.

c) Distorção idade-série dos alunos do ensino médio.

IV – Docentes:

a) Número total de professores.

b) Percentual de professores em contrato temporário.

c) Percentual de professores com pós-graduação "Lato Sensu".

d) Percentual de professores com mestrado.

e) Percentual de professores com doutorado.

f) Remuneração média dos professores por nível de ensino.

V – Programas:

a) Indicar os Programas de Valorização e Capacitação Docente desenvolvidos para os professores da rede.

b) Indicar os Programas realizados em parceria com as iniciativas privada e pública.

V – Tempo de Estudo:

a) Anos de estudos da população.

VI – Rendimento Escolar:

a) Índice de Aprovação/Reprovação em razão do rendimento escolar.

b) Índice de Reprovação por faltas às atividades escolares.

VII – Infraestrutura:

a) Indicar o número total de escolas da Rede Pública de Ensino do Estado.

b) Indicar o total de escolas com necessidade de recuperação da rede física, de acordo com ospadrões básicos construtivos.

c) Indicar total de escolas recuperadas nas suas instalações físicas, de acordo com os padrões básicos construtivos.

d) Indicar as escolas com laboratório de informática.

e) Indicar as escolas com biblioteca

f) Indicar as escolas com quadras poliesportivas cobertas e descobertas.

Art. 3º Anualmente, a Lei que aprovar as diretrizes orçamentárias prevista no artigo 37, inciso XX, da Constituição do Estado de Pernambuco, deverá conter do anexo de metas educacionais para os próximos quatro anos, utilizando-se como parâmetro os indicadores descritos na presente Lei.

Art. 4º O Conselho Estadual de Educação encaminhará à Comissão de Educação da Assembléia Legislativa de Pernambuco relatório anual de suas atividades.

Art. 5º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 6º Revogam-se as disposições em contrário.

Silvio Costa Filho é cidadão de Rio Formoso

Silvio Costa Filho / Foto: Rinaldo Marques
O deputado estadual e vice-líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Silvio Costa Filho (PTB), recebe o título de cidadão de Rio Formoso na noite desta sexta-feira (30). 

A convite da presidente da Câmara Municipal de Rio Formoso, Josefa Beatriz de Aquino, o parlamentar participa de sessão solene às 19h30, no Ginásio Municipal. 

Asfaltamento da Estrada de São Pedro


Apesar de várias reivindicações ao Governo do Estado, a estrada que liga o município de Garanhuns ao distrito de São Pedro continua sem asfalto. O trecho de sete quilômetros parte da BR-423 até o lugarejo. Na reunião plenária de ontem, o deputado Izaías Régis (PTB) voltou a fazer o apelo e registrou que, desde 2005, luta para que o Poder Executivo viabilize a obra. De acordo com o parlamentar, no período, o então secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira Júnior, chegou a anunciar a execução do projeto.

“A proposta está engavetada ou será concretizada? Não acredito que o governador Eduardo Campos (PSB) discriminará a Assembleia Legislativa deixando essa questão sem uma resposta oficial. Não se trata de um pedido do deputado, mas do representante escolhido pela população para representá-la nesta Casa”, enfatizou.
Estas são as indicações feitas pelo Deputado Izaías Régis, desde 2005, solicitando o asfaltamento da estrada de São Pedro:
Indicação N° 3656/2005 de 28 de fevereiro de 2005.
Indicação N° 148/200714 de fevereiro de 2007.
Indicação N° 1200/2007 14  de junho de 2007.
Indicação N° 2207/2008 9 de abril de 2008.
Indicação N° 1949/201131 de agosto de 2011.

Izaías enviou mais uma vez, ofício à Secretaria de Transportes pedindo um posicionamento a respeito da obra.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Curva da Laranjeira - Número expressivo de acidentes na BR-424

O Km 95 da BR-424, no município de Garanhuns, Agreste Meridional, exige atenção devido à periculosidade. No local, está a Curva da Laranjeira, onde se registra expressivo número de acidentes com vítimas fatais. O fato motivou o deputado Izaías Régis (PTB) a fazer um apelo ao superintendente estadual do Departamento Nacional de Infraes...trutura de Transportes (Dnit), Euclides Bandeira de Souza Neto.

“O trecho precisa ter melhor visibilidade para que as tragédias sejam evitadas”, disse, citando a mais recente, na última segunda-feira (26). O choque entre dois carros e uma moto provocou a morte de uma pessoa e feriu gravemente outras seis. De acordo com Régis, o dono de uma propriedade às margens da estrada aceitou ceder parte do terreno para a obra. O parlamentar também acredita que a retirada de um morro dará a visibilidade ideal para tornar o trecho mais seguro.

Régis aborda a ocorrência de muitas colisões com motos em Garanhuns. Para minimizar o problema, o Detran fará uma campanha educativa. “A população do Interior usa a moto como principal meio de transporte. Por isso, conforme médicos, 70% dos acidentados que recebem atendimento nos hospitais da cidade são vítimas desse tipo de veículo”, alertou.

Publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) em 28/03/2012.

CDL Garanhuns fecha parceria com SEBRAE


Dando continuidade ao propósito de ofertar capacitação para os empresários e trabalhadores do comércio local, a CDL Garanhuns confirmou recentemente mais uma importante parceria, desta vez estabelecida junto ao SEBRAE Agreste Meridional, a qual visa ofertar uma série de cursos, palestras e oficinas oferecendo desde o aprimoramento para quem já atua no mercado até capacitações e ensinamento de questões comerciais para quem pretende iniciar sua vida profissional.

A Parceria ousada e consistente já definiu um calendário de eventos, que inicia sua primeira etapa neste mês de abril e segue até junho. Dentre as atividades previstas destaca-se o Curso de Atendimento aos Clientes e uma palestra, que serão proferidas pela consultora, professora e instrutora Ana Rique ainda no mês de abril. 

Para o mês de maio, será trabalhado no período de 7 a 11 o Curso Mulher Empreendedora, fortalecendo assim a identidade feminina para os negócios, sem deixar, portanto, de voltar-se para ambos os sexos. Em seguida, no dia 22, a programação prevê o retorno à Garanhuns do renomado palestrante Erick Pena, que irá trabalhar em seu encontro com a sociedade do Agreste Meridional o tema: “A divertida arte de vender”. Trata-se de uma palestra motivacional voltada para vendedores, atendentes e gestores comerciais, onde Penna apresenta 22 técnicas de vendas e atendimento a clientes com vários exemplos práticos.

Já para o mês de junho a programação traz como opções o curso de preparação, análise e instalação de empresas familiares, além de uma grande palestra que fechará o primeiro ciclo de eventos voltados para a profissionalização e capacitação dos comerciários, empresários e gestores do comércio local.

O presidente da CDL Garanhuns, Fernando Couto, ressaltou que as ações são parte do compromisso assumido desde quando foi eleito para presidir a Instituição. “É sempre muito gratificante e confortador perceber que se pode contribuir de alguma forma para o engrandecimento pessoal e profissional de uma sociedade. Quando fui eleito para presidente da CDL Garanhuns assumi este compromisso e o seguirei fortemente até o ultimo dia de minha gestão”, declarou.

Fernando Couto revelou ainda que em breve as inscrições para os cursos, oficinas e palestras serão disponibilizadas através da própria CDL. O mesmo informou também que os investimentos serão unicamente para custear os gastos com a programação, destacando que as inscrições das palestras devem ficar entre R$ 15,00 (quinze reais) e R$ 20,00 (vinte reais) e os cursos deverão custar cerca de R$ 50,00 (cinquenta reais) por período.

Gustavo Pereira entra na disputa pela presidência do PRTB Jovem estadual

Gustavo Pereira e Valdir Marinho
Gustavo Pereira, presidente da comissão provisória do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) de Bom Conselho, esta disputando a presidência estadual do PRTB Jovem.

Dizendo que por contar com o apoio de companheiros de partido do seu município e de outras cidades do estado, resolveu aceitar o desafio.

“Aceito este desafio com muita honra e alegria, pois não esperava contar com tanto carinho e atenção de todos os amigos, desta forma, não tive como recusar o convite”, diz Gustavo.

Se eleito, sua intenção é agregar cada vez mais os jovens a politica, mostrando que com as ideias e criatividade neles presentes, é possível fazer da politica uma ação cada vez mais séria e comprometida com os anseios do povo.

Com apenas 18 anos, Gustavo é o presidente do PRTB de Bom Conselho desde o segundo semestre do ano passado.

Artesanatos produzidos por agricultores pernambucanos despertam o interesse Paquistanês


Acompanhada pelos técnicos do IPA, a delegação paquistanesa que visita Pernambuco, até a próxima sexta-feira, esteve, terça-feira (27), na Secretaria de Ação Social do município de Machados. Lá, os especialistas daquele país conheceram o trabalho de extensão rural em artesanatos feito com o beneficiamento da palha e da fibra da banana, por agricultores familiares das associações de trabalhadores rurais, Maria Auxiliadora e Jovens de Fibra.

Vinte famílias, das duas associações desenvolvem todo trabalho manualmente, retirando a fibra e a palha da bananeira, com a fruta ainda no pé, o que não causa prejuízos à produção. Do beneficiamento da banana são produzidos licores, doces, banana chips, banana passa.

Da palha e da fibra é obtida toda uma linha de produtos artesanais, que garantem o complemento da renda familiar. “É muito gratificante para nós fazer uma atividade tão satisfatória, que ainda garante a empregabilidade no campo”, completou o agricultor e artesão, Antônio Mota.

Entusiasmado com o projeto, O coordenador da missão, Kamal Majmullah, propôs uma parceria ao prefeito de Machados, Manuel Plácido, para capacitar pequenos produtores paquistaneses. O estado de Sind, no Paquistão, possui 28 mil ha explorados com a cultura e nenhum outro produto, além do fruto é aproveitado. À tarde, a delegação visitou o Centro de Treinamento do IPA, em Carpina.

Prefeitura e Tribunal de Contas firmam parceria e ofertam Cursos à população de Garanhuns


A Prefeitura de Garanhuns em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio da ONG Tribunal Solidário, vai beneficiar a população garanhuense com os cursos de Encanador, Pedreiro e Eletricista. A ONG é formada por funcionários do TCE. A iniciativa é voltada para jovens com mais de 18 anos, que saibam ler e escrever. Os cursos terão início no dia 7 de maio e acontecerão na Escola Técnica Municipal. Serão ofertadas 90 vagas. Cada curso irá contar com 30 alunos e terá uma carga horária de 4 horas diárias.

Eles acontecem em turnos pela manhã, tarde e noite, nos horários de 8 as 12, de 13 as 17, e das 18 as 22 horas, de segunda a sexta-feira. Os cursos têm duração de um mês. Ao final, serão entregues certificados aos participantes. As inscrições são gratuitas e já podem ser realizadas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município, localizada no bairro José Maria Dourado.

“Essa é mais uma prova de que Garanhuns tem potencial. O pólo educacional tem sido um dos atrativos. E, portanto, já existe um olhar diferenciado quanto a essa Cidade. O que tem favorecido a chegada de cursos e gerado mais oportunidades. Sendo assim, essa é uma boa oportunidade de capacitar os nossos jovens”, enfatizou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ornilo Lundgren.

Encontro Pernambucano de Empresas Juniores acontece em Garanhuns


De 29 de março a 1º de abril, acontece em Garanhuns, o Encontro Pernambucano de Empresas Juniores, nas dependências do Hotel Tavares Correia. O evento que vai abordar a temática – “Jovens Líderes: Construindo idéias, atingindo resultados”, é voltado a um público específico e visa atingir cerca de 300 pessoas da área empresarial. A abertura acontece as 19h.

Durante o Encontro, serão proferidas palestras com Rodrigo Solano, Joélio Barreto e Beto Chaves. “Essa é uma ação que gera oportunidades de integrar jovens empresários juniores de Pernambuco e do Brasil, no intuito de ampliar conhecimentos na área empresarial”, salienta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ornilo Lundgren.

A iniciativa é da Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o apoio do SEBRAE e da AESGA, através da Faculdade de Administração de Garanhuns (FAGA).

Deputado Júlio Cavalcanti quer incluir o Parque Nacional do Catimbau no Circuito da Copa em 2014


Durante visita, na manhã desta quarta-feira(28), da Comissão de Esportes e Lazer da Assembléia Legislativa ao secretário estadual de Turismo, Alberto Feitosa, para tratar de questões referentes a Copa do Mundo de 2014, o deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB), vice-presidente da Comissão, buscou apoio do governo do Estado para promover melhorias no segundo maior parque arqueológico do Brasil, o  Parque Nacional do Catimbau, que está localizado no Sertão do Estado.

Com uma rica fauna e flora, paredões de arenito e  formações rochosas esculpidas pela ação erosiva do vento, o Parque Nacional do Catimbau guarda um valioso tesouro: os inúmeros sítios arqueológicos, onde podem ser encontradas as pinturas e gravuras rupestres, principalmente, nos abrigos rochosos das serras.

“Apesar dessa vasta riqueza histórica, cultural e natural, o Parque Nacional do Catimbau enfrenta problemas relacionados à desapropriação da área e a gestão do local. Até o momento não foi elaborado o plano de manejo do Parque, bem como, não foi implantado o seu conselho gestor”, destacou o deputado,  afirmando que essas restrições têm impedido que o Parque do Catimbau seja um pólo de ecoturismo no Estado.

Em um pronunciamento na Assembléia, após a visita, Júlio Cavalcanti destacou que o Parque Nacional do Catimbau pode e deve ser um grande atrativo ecoturístico para os milhares de turistas que virão em 2014 para o nosso Estado. “Faz parte de nossa luta a preservação do parque e a sua revitalização. Por isso, não medimos esforços nessa articulação junto ao governo do Estado e também, em âmbito federal, junto ao senador Armando Monteiro.

Sobre o Parque – O Parque Nacional do Catimbau foi criado por decreto federal em 13 de dezembro de 2002. Com uma área de aproximadamente 62.000 mil hectares, o Parque está situado nos municípios de Buíque, Ibimirim e Tupanatinga.

O objetivo básico da criação do Parque do Catimbau foi a preservação de ecossistemas naturais, o que hoje possibilita a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e o turismo ecológico. No Catimbau são conhecidas mais de 150 espécies de aves.

Na visita ao secretário estadual de Turismo, Alberto Feitosa estiveram presentes, além do deputado Júlio Cavalcanti(PTB), os deputados Vinicius Labanca(PSB), Claudiano Filho(PSDB) e Leonardo Dias(PSB).

COMUNICADO – NUPREV / AGRESTE

A Equipe do Núcleo de Prevenção Social à Violência – NUPREV AGRESTE, em parceria com a Prefeitura Municipal de Garanhuns, comunica que neste sábado, dia 31 de março, das 8 as 12h, na Sede da Escola Municipal Cabo Cobrinha, localizada no bairro de Heliópolis, estará desenvolvendo o Projeto NUPREV nas Comunidades, com ações de Cidadania, nesta edição, direcionada aquela Comunidade Escolar.

A ação está inserida nas atividades comemorativas ao 30º Aniversário do 9º BPM – Batalhão Arruda Câmara instalado em Garanhuns. As emissões dos Documentos serão de forma gratuita.

ATIVIDADES DE CIDADANIA:

Resgatando a Cidadania

1.  Emissão de Carteira de Trabalho

2.  Emissão de Carteira de Identidade

3.  Orientação Jurídica – AESGA-FDG/Garanhuns;

4.  Orientação do Conselho Tutelar;

5.  Prevenção contra os maus tratos de animais domésticos;

6.  Assistência à Saúde;

7.  Prevenção a Dengue;

8.  Emissão de Carteira do SUS;

9.  Emissão de Currículo Vitae;

10. Emissão de Cópias de documentos;

11. Prevenção a Incêndio no Lar;

12. Palestra sobre Drogas e Violência;

13. Regularidades do Bolsa Família e

14. Assistência do CRAS Heliópolis.

OBS: Serão emitidas 150 carteiras de identidade, 150 carteiras de trabalho; 100 currículo Vitae e 100 carteiras do SUS.

Documentos necessários para Emissão de Registro Geral – RG Carteira de Identidade:

§  2 fotos 3x4 recentes, com fundo claro;

§  certidão (original), de nascimento, casamento e/ou divórcio.

Documentos necessários para Emissão da Carteira de Trabalho – CTPS:

§  1 foto 3x4, com fundo branco, colorida, ou em preto e branco e recente;

§  Documentos que contenham nome, local e estado, data de nascimento, filiação, número de documento e órgão emissor.

Documentos necessários para Emissão da Carteira do SUS:

§  Certidão (Original) de Nascimento, Casamento ou Divórcio

§  Comprovante de Residência

Contatos: Williams Nunes Duarte – 2º TEM PM - Coordenador do NUPREV AGRESTE – (87) 8816-5130.

Prefeitura vivencia Dia da Merendeira


Nesta sexta-feira, dia 30 de março, data comemorativa ao dia da Merendeira, a Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Educação, promoverá a estes profissionais que desempenham suas atividades na Rede Municipal de Ensino, uma capacitação, a partir das 8 horas, no salão da AGA.

As atividades terão início com uma palestra sobre Proatividade, proferida pelo professor Almir Alves Júnior. Na seqüência, a nutricionista da secretaria de Educação, Elaine Cristina Borges, abordará os temas: Orientação sobre manipulação de alimentos; nutrição e alimentação e higiene do ambiente. Além disso, haverá um momento para a entrega e orientação do cardápio anual para as Escolas da Rede Municipal de Ensino, através da também Nutricionista da secretaria de Educação, Margarida Gueiros.

Na oportunidade, as merendeiras receberão o material necessário para o bom andamento das suas atividades como: bata, avental, touca, luvas, botas, cartilha e caderno para registro etnográfico. O momento culminará com um almoço servido pelo restaurante Chalé Recepções.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Conferência de Assistência Técnica e Extensão Rural começa nesta quinta-feira (29) em Pesqueira



A Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) acontece nesta quinta-feira (29) e sexta-feira (30), no município de Pesqueira, no Agreste do Estado. O evento é promovido pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar.

A solenidade de abertura, a ser realizada nesta quinta-feira (29), às 10h, conta com as presenças do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, e do secretário executivo da Agricultura Familiar, Aldo Santos.    

Na ocasião, delegados escolhidos pelo Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Pernambuco (CDS), representantes dos territórios e dirigentes dos movimentos sociais terão a oportunidade de discutir a importância e os desafios da  ATER em Pernambuco.

Em foco, a responsabilidade de avançar na construção de políticas públicas voltadas para fortalecimento da agricultura de base familiar, viabilizando o acesso à assistência técnica e crédito rural.  “Precisamos fortalecer o ambiente rural e torná-lo sustentável com medidas que viabilizem o acesso à terra para plantação”, afirma o secretário executivo de Agricultura Familiar, Aldo Santos.  Segundo ele, a idéia é criar uma Lei Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável. “Para isso, é preciso debater idéias e políticas públicas”, ressalta Santos.

Loja garanhuense se destaca em prêmio nacional de gestão


Vencedora na etapa estadual – categoria Comércio - do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil 2011), a Loja Bambino, de Garanhuns, recebeu o selo nacional do reconhecimento, no último dia 23 de março, em Brasília.

A premiação é uma realização do Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), para incentivar a melhoria da qualidade da gestão nos pequenos negócios. As MPEs finalistas foram avaliadas por 66 examinadores voluntários, que atestaram a qualidade da gestão, capacidade empreendedora do empresário e resultados alcançados por essas organizações a partir da implantação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da FNQ. Ao todo, a edição 2011 do MPE Brasil contou com mais de 58 mil empresas e bateu recorde de participação, com 32 mil candidatas preenchendo o questionário de autoavaliação da gestão, número 43% superior ao do ano passado.

As empresárias Kátia Cavalcanti e Terezinha Cavalcanti que voltaram esta semana, de Brasília, não esconderam a satisfação pela conquista. “Nunca pensei que poderíamos chegar tão longe. A meta agora é cada dia melhorar a gestão da nossa loja, para alçarmos vôos mais altos, sempre buscando a eficiência em atender nossos clientes”, afirmou Kátia.

“É a realização de um sonho, eu e Kátia batalhamos muito para que a Bambino cresça cada dia mais. E esse reconhecimento nacional mostra que estamos no caminho certo” disse satisfeita Terezinha Cavalcanti.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Eduardo Campos visita hoje Cachoeirinha e Lajedo

Eduardo Campos
O governador Eduardo Campos visita nesta quarta-feira (28), a partir das 14h30, dois municípios do Agreste Meridional. em Cachoeirinha, primeira parada da viagem, ele inaugura o sistema de abastecimento de água e a Academia das Cidades. Já em Lajedo, lança o programa Territórios Produtivos, inaugura a Academia das Cidades e a Usina Experimental de Manipueira, para produção de bioetanol que será destinado a instituições de pesquisa no estado.

Em Lajedo, Eduardo entregará também títulos de propriedade de terra a mil agricultores familiares de 19 municípios do Agreste Meridional com investimentos da ordem de R$ 595 mil. Ainda no município, ele dá início às atividades do Programa Territórios Produtivos, cuja proposta é fortalecer as cadeias produtivas, elevando o nível de produção e renda de produtores e rurais. O programa integra ações de relevância econômica que se relacionam com a produção familiar (sociedade civil e Estado), buscando articular políticas públicas e otimizar recursos para dinamizar e fomentar o desenvolvimento rural sustentável.

O governador vai inaugurar também Academias das Cidades nos dois municípios e visitar obras de construção das 84 casas do Loteamento Frei Damião, entre outras ações.

Mais um aliado de Eduardo, Silvio Costa, cai na Lei Seca

Silvio Costa e Dj Beto Karioca
Do Blog do Magno

Mais uma autoridade ligada ao governador Eduardo Campos (PSB) caiu numa blitz da Lei Seca, em Pernambuco: o deputado federal Silvio Costa, do PTB. O flagrante ocorreu no final da tarde do último domingo, no bairro do Pina, mesmo local onde o secretário de Transporte do Estado, Isaltino Nascimento (PT), também foi pego com sinais de embriaguez. No caso de Silvio Costa houve um agravante: ele estava sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além de ter se recusado a fazer o teste do bafômetro.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Simepe reage com fortes criticas a Antônio João Dourado


O Sindicato dos Médicos de Pernambuco – Simepe enviou nota à imprensa com duras criticas ao prefeito de Lajedo, Antônio João Dourado, que em áudio postado no youtube (Clique Aqui) e publicado em primeira mão no Blog de Roberto Almeida, chama os médicos de mafiosos. Ao final da nota, a diretoria do Simepe informa que irá tomar as medidas cabíveis na salvaguarda da honra e anseios da categoria médica pernambucana. E que vai apurar os fatos e utilizar os instrumentos jurídicos necessários que o caso requer.

Veja abaixo a integra da nota do Simepe:

O Sindicato dos Médicos de Pernambuco repudia todo e qualquer comentário que venha a denegrir a honra da valorosa classe médica brasileira. Em um áudio postado no youtube por um individuo que se denomina Antônio João Dourado e diz ser prefeito do município de Lajedo, em Pernambuco, o mesmo faz referências chulas e desairosas contra os médicos e médicas que trabalham naquele município. 

É importante se apurar a veracidade do áudio em questão. Não podemos acreditar que um homem público eleito para administrar uma importante cidade do agreste possa se comportar como um irresponsável e destemperado da pior espécie.  Ao denominar os médicos de “mafiosos”, o individuo que se faz passar pelo prefeito de Lajedo demonstra tal desequilíbrio mental que põe em dúvida a veracidade dos fatos.  A lógica é de que nós vemos o mundo sob a ótica do que nós somos. Os desonestos e corruptos tendem a achar que todos rezam por sua cartilha. Na verdade, os médicos e médicas que atendem no serviço público há anos vêm, com seu trabalho, subsidiando prefeituras e Estado quando atendem à população pela Tabela do SUS. 

A formação de um profissional médico com especialização em determinadas áreas leva anos de estudos e não pode ser avaliada por quem não tem preparo intelectual para tal. Nenhum médico pode se transformar de pediatra para ginecologista, de ginecologista para cardiologista, como em um passe de mágica.  Quem assim pensa demonstra total desconhecimento sobre o assunto, o que é próprio dos desqualificados.

O Simepe adotará as providências cabíveis na salvaguarda da honra e anseios da categoria médica pernambucana. A Defensoria Médica vai apurar os fatos e utilizará os instrumentos jurídicos necessários que o caso requer.

A Diretória

domingo, 25 de março de 2012

Antônio João agora chama médicos de mafiosos


Em mais um áudio postado, no youtube, em primeira mão no Blog de Roberto Almeida, o prefeito de Lajedo, Antônio João Dourado (PSB), se volta agora contra a classe médica, os chamando de “mafiosos”. Veja o áudio acima.

Veneza Diesel inaugura concessionária em Garanhuns


A Veneza Diesel, concessionária da Volkswagen Caminhões e Ônibus do nordeste brasileiro, abriu mais uma filial na quinta-feira (22) em Garanhuns. 

A nova revenda tem 20 mil metros quadrados de área, com capacidade para atender até 600 caminhões por mês, contando com 20 funcionários que irão trabalhar na concessionária, oferecendo os extrapesados da MAN, que devem chegar ao mercado no segundo trimestre de 2012.

Uma das principais preocupações no processo de construção da concessionária foi a preservação do meio ambiente, segundo Marcos Meo, diretor da Veneza Diesel. A nova filial conta com sistema de aproveitamento de água e separação de resíduos, com equipamentos que visam um consumo mais consciente, como sensores para iluminação e torneiras com timers.

“Apoiaremos o desenvolvimento do Agreste Meridional de Pernambuco atendendo com qualidade e oferecendo toda linha de produtos, além do maior estoque de peças de reposição e acessórios da região. A assistência técnica especializada com treinamento contínuo na fábrica e o atendimento pós-venda em campo, além do Consórcio Veneza Diesel, também estão entre os nossos diferenciais”, diz Melo.

Favorito nas pesquisas, Izaías vai as ruas ouvir a população

Izaías Régis
Moradores do bairro da Liberdade acompanharam, nesse sábado (24), a primeira reunião de um total de 21 encontros que serão realizados pelo PTB na cidade de Garanhuns. É o Tribuna 14, projeto do senador Armando Monteiro Neto, que vai debater com a população um plano de Governo do Partido para a cidade.

Dezenas de moradores acompanharam o encontro, que foi coordenado pelo presidente do PTB Municipal, Wanderley Lopes, e pelo deputado e membro da Executiva do PTB Estadual, Izaías Régis. Entre as demandas levantadas pela população, estão a deficiência no atendimento nos postos de saúde, a necessidade de construção de mais escolas e de áreas de lazer na comunidade. Os moradores também solicitaram a realização de mais cursos profissionalizantes e de investimentos para a geração de emprego e renda na cidade.

“Gostaria de agradecer a presença de todos vocês no Tribuna 14. É muito importante que nos tragam a visão de vocês sobre as necessidades da cidade, ajudando nosso partido a construir um plano de governo que possa colocar Garanhuns no ritmo de desenvolvimento que vive Pernambuco”, afirmou Izaías Régis.

Na próxima semana, mais dois encontros serão realizados.

sábado, 24 de março de 2012

Zé da Luz é o Plano “B” do palácio em Garanhuns

Zé da Luz
Segundo o jornalista Inaldo Sampaio, sempre bem informado das movimentações nos corredores do palácio do campo das princesas, na sua coluna, Fogo Cruzado, deste sábado (24), publicada no jornal Folha de Pernambuco e em seu Blog, com o prefeito de Lajedo, Antônio João Dourado (PSB), tendo se inviabilizado como candidato a prefeito de Garanhuns, o engenheiro e ex-prefeito de Caetés, Zé da Luz (PHS), é o "plano B" do governador Eduardo Campos (PSB) na "Suíça Pernambucana". E caso não dê certo, o "plano C" é o diretor-financeiro da Arpe, "arraesista” de primeira hora, Ivan Rodrigues (PSB), de 84 anos de idade.

Neste caso, não se pode deixar de perguntar: E o empresário e ex-vereador Givaldo Calado de Freitas (PSB), este que já vem se colocando como pré-candidato socialista desde o inicio de janeiro, que plano séria, D, E, F...?

Pelo que se vê, o palácio tem muitos planos e letras na manga para os garanhuenses.

Veja abaixo a integra da nota do jornalista Inaldo Sampaio:

Plano B – Se Antonio João Dourado (PSB) inviabilizar-se como candidato a prefeito de Garanhuns, o partido tem um Plano “B” e um Plano “C”. O “B” é o ex-prefeito de Caetés, Zé da Luz (PHS), que aparece em 1º lugar nas pesquisas. E o “C” o diretor-financeiro da Arpe, Ivan Rodrigues (PSB), de 84 anos de idade, que diz não querer por não ter inserção na juventude.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Seminário de Ciência Política vai debater as eleições municipais

Antonio Lavareda / Foto: Renata Castelo Branco
Do Blog de Inaldo Sampaio

Para discutir o cenário político em Pernambuco, o Instituto de Pesquisa da Faculdade Maurício de Nassau, em parceria com a Contexto Estratégias Política e de Mercado, realiza no próximo dia 26, no Recife, o IV Seminário de Ciência Política.

O evento, que acontecerá durante todo o dia no Auditório Capiba, do Bloco C, da Faculdade Maurício de Nassau, reunirá cientistas políticos, jornalistas, economistas e demais interessados em discutir as “Eleições Municipais 2012: Estratégias, Pesquisas e Sistemas Eleitorais”, temática escolhida nesta edição.

Serão realizados ao todo três painéis e uma mesa redonda. O fundador e acionista controlador do Grupo Ser Educacional, Janguiê Diniz, participará da mesa de abertura.

Para o primeiro painel, que abordará o tema “Propostas de mudanças do Sistema Eleitoral Brasileiro’, foram convidados os palestrantes: Jairo Nicolau (UFRJ) e Maurício Costa Romão (IPFMN). No segundo, o cientista político Antônio Lavareda discutirá o tema ‘O eleitor e a lógica do voto para prefeito’.

A mesa redonda debaterá o “Jornalismo Político, web mídias e eleições municipais” com a participação dos jornalistas dos principais veículos de comunicação do estado: Jamildo Melo (Blog de Jamildo), Valdecarlos Alves (Blog da Folha), Magno Martins (Blog do Magno), Inaldo Sampaio (Blog do mesmo nome), Marisa Gibson (Diário de Pernambuco) e Eduardo Cavalcanti (Portal Leia Já).

O painel “Estratégias eleitorais e pesquisas para campanhas municipais” terá a participação dos cientistas políticos Adriano Oliveira (UFPE), Carlos Gadelha (IPFMN) e Helcimara Teles (UFMG) encerrará o evento.

MPPE entra com Ação Civil Pública contra prefeito de Lajedo


Do Blog de Jamildo

A promotora de Justiça de Lajedo, no Agreste do Estado, Danielly da Silva Lopes, ingressou com uma Ação Civil Pública por improbidade administrativa contra o prefeito do município, Antônio João Dourado (PSB). Ele é acusado de desvio de finalidade em gestos públicos por promoção pessoal, ao utilizar as cores de sua campanha eleitoral, azul e vermelho, no slogan da prefeitura, em prédios e veículos públicos e no fardamento dos alunos da rede municipal. A promotora considerou que o uso das cores “identificam pessoalmente” o prefeito, associando ações públicas como realizações pessoais. O caso tramitará na vara única da cidade.

Na mesma ação, a promotora acionou a prefeitura para que a Justiça a obrigue a trocar imediatamente a combinação azul e vermelho por cores neutras em seus slogan, bens e equipamentos.

Caso seja condenado, o prefeito pode ter seus direitos políticos suspensos por período de três a cinco anos, perder a função pública, pagar multa de até 100 vezes o valor da sua remuneração e ficar proibido por três anos de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário.

A combinação azul e vermelha são as cores do PDT, partido pelo qual Antônio João Dourado se elegeu em 2008. Em outubro de 2011, ele se transferiu para o PSB. A representante do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) havia recomendado ao gestor, no início do ano, a adoção de cores neutras. Mas, como não foi atendida, lhe restou ajuizar a ação.

“Optou o ora primeiro requerido (o prefeito) por insistir numa conduta que evidentemente macula os princípios da impessoalidade e da supremacia do interesse público, e consequentemente afronta o art. 37, caput, e §§1º e 4º, da Constituição Federal, além de corresponder a ato de improbidade administrativa tipificado no art. 11, da Lei nº 8.429/92”, sustentou a promotora, no texto da ação.

Em resposta à recomendação expedida em janeiro, o prefeito informou que as cores utilizadas no slogan da prefeitura não estão diretamente ligadas à sua pessoa, “posto que são uma identificação da própria Administração Pública desde o ano de 1997”. Alegou também que as cores não são adotadas pelo PSB.

Essas explicações, porém, não convenceram a promotora. Para Danielly da Silva Lopes, a combinação azul e vermelho “remete à sua pessoa e ao partido político a que pertenceu quando eleito prefeito”.

quinta-feira, 22 de março de 2012

CDL Garanhuns inicia diálogo com vereadores para diminuir número de feriados municipais


A Câmara de Dirigentes Lojistas de Garanhuns (CDL) iniciaram na quarta-feira da semana passada, 14 de março, um processo de discussões sobre a necessidade de diminuir o número de feriados municipais em Garanhuns.

Em reunião com os vereadores Marcelo Marçal (PDT), Sivaldo Albino (PPS), Ary Junior (PTB) e Geraldo Lucena (PV), empresários locais argumentaram sobre as dificuldades encaradas pelo comércio local na livre concorrência com outros centros comerciais da Região. Segundo alguns dos diretores da Câmara de Dirigentes, o grande número de feriados municipais, aliado as onerosas taxas sindicais e direitos trabalhistas inviabilizam o comércio a abrir as suas portas em datas religiosas ou comemorativas ao longo do ano.

Após ouvirem os dirigentes lojistas, os vereadores garanhuenses, colocaram-se à disposição da Classe Lojista e prometeram levar as discussões para o plenário da Casa Raimundo de Moraes, sede do Poder Legislativo local. Antes porém, deverá haver uma conversa com o representante da Diocese de Garanhuns, Bispo Dom Fernando Guimarães, chefe maior da entidade católica, para que possam chegar ao consenso em torno de uma data que deverá atender as expectativas de todos os seguimentos e não tragam prejuízos à comunidade.

Para o vereador Sivaldo Albino, esta interação do Poder Legislativo com a CDL, irá gerar frutos positivos para a população. “É muito bom ver que outras instituições buscam o Legislativo para propor ações e melhorias na qualidade de vida da população do Município. Fico feliz em ver que a Câmara de Dirigentes Lojistas de Garanhuns, através de seus diretores, em especial o seu presidente Fernando Couto, preocupada com o bem estar de toda uma classe e consequentemente preocupado com a geração de uma economia forte e pujante”, afirmou.

Já o presidente da CDL Garanhuns, Fernando Couto, ressaltou a importância da parceria tanto com os Vereadores quanto com a Diocese de Garanhuns. “Sempre encontramos em nossos parceiros o entendimento de que as nossas ações têm como objetivo maior gerar um crescimento significativo para a Cidade e desta vez não foi diferente, tivemos o apoio da Câmara de Vereadores e com certeza teremos por parte da Diocese a aceitação do nosso pleito que será levado ao conhecimento do nosso bispo Dom Fernando Guimarães”, concluiu Fernando Couto.

Izaías Régis ganha ruas de Garanhuns com o Tribuna 14

Izaías Régis: "Projeto do PTB leva às comunidades discussão sobre projetos para a cidade'
Um projeto do PTB Estadual, coordenado pelo Senador Armando Monteiro Neto, ganha as ruas de Garanhuns a partir deste sábado. É o Tribuna 14, que vai discutir com a população de Garanhuns propostas para a cidade, construindo junto com o povo um plano de governo do partido para o município. O primeiro Tribuna acontece às 14h, no Bairro da Liberdade.

Com o slogan, "Quem conhece nossa cidade sabe do que ela precisa" o Tribuna 14 se propõe a realizar uma grande discussão com a população sobre a importância das políticas públicas, que resultará num plano de ação para colocar Garanhuns no ritmo do novo Pernambuco. Ao todo, serão realizadas 21 reuniões na cidade, contemplando todos os bairros.

O PTB está convidando a população através de mensagens nas rádios e carro de som, além de panfletos que estão sendo distribuidos nas comunidades. Mais informações podem ser solicitadas através do e-mail tribuna14garanhuns@gmail.com. O e-mail também está disponível para envio de sugestões de políticas públicas para a cidade.

Filho de Amílcar Valença diz que em Garanhuns não há lugar para oligarquias

Amilcar da Mota Valença e Filhos, Pedro Jorge, Maria Emilia Calado e Adisa
O engenheiro Celso Benigno Silvestre Valença, filho do ex-prefeito de Garanhuns, Amílcar da Mota Valença, e sobrinho do Pe. Adelmar da Mota Valença, atualmente residente no Rio de Janeiro, se diz preocupado com o que chama de "descabidas declarações" do prefeito de Lajedo que "assacou contra as famílias de Garanhuns, instituições como o Ministério Público e até seus correligionários". 

Segundo Celso, as declarações do prefeito, divulgadas na internet, mereciam ser ignoradas, tendo em vista o “baixo nível de seu teor”.

Por  Celso Benigno Silvestre Valença  

"No momento que a classe política brasileira está tão desacreditada, este comportamento negativo serve para contrastar e ressaltar  os ainda numerosos membros dessa classe que a dignificam.  E Givaldo é um exemplo evidente da boa prática política. Ele pratica politica por vocação irresistível. É civilizado. 

A política sempre foi feita de modo diferente dos municípios vizinhos. A sua reconhecida independência não dava margem para perpetuação de oligarquias familiares ou partidárias, bem como para aceitar imposições externas. As acirradas disputas eleitorais transcorriam sem violências, e com respeito mútuo, com os eleitos escolhidos pelos seus méritos pessoais. Os participantes eram adversários partidários e não inimigos, que no cotidiano conviviam civilizadamente. As campanhas eram feitas por correligionários voluntários e não por militantes remunerados.

Givaldo é casado há 40 anos com Emília, minha irmã. Ela, filha de Amílcar da Mota Valença, tendo ele sido três vezes eleito vereador e duas vezes prefeito. Hoje, nosso pai tem com 96 anos, e é o ultimo remanescente das eleições de 1945. Durante suas profícuas gestões propiciou o surgimento de uma promissora geração de políticos que vieram a ocupar mandatos de vereadores, prefeitos e deputados estaduais e federais. Posso assegurar que ele está muito triste com tudo isso.

Givaldo somente começou a disputar cargos eletivos depois de consolidar sua carreira profissional e empresarial, e quando Amilcar já estava afastado da política. Para isso ele foi conhecer e estudar os problemas e as potencialidades de Garanhuns. Com destilo próprio, Givaldo continua no exercício de sua vocação, e se dedicando a sua cidade. Não há porque, portanto, o emprego de práticas antigas por parte de quem não conhece  nossa cidade, sobretudo quando essas práticas se dirigem aos familiares de nossos políticos. Garanhuns nunca viu isso. Estamos assustados".

Celso Benigno Silvestre Valença é engenheiro civil, filho do ex-prefeito de Garanhuns, Amílcar da Mota Valença, sobrinho do Pe. Adelmar da Mota Valença, irmão de Maria Emília Valença Calado e cunhado de Givaldo Calado de Freitas, atualmente residente no Rio de Janeiro.

Sivaldo solidário à sociedade de Garanhuns

Sivaldo Albino
Do Blog de Roberto Almeida

Impressionado com as gravações que vêm sendo divulgadas com falas do prefeito de Lajedo, Antônio João Dourado, o vereador Sivaldo Albino, pré-candidato à sucessão municipal pelo PPS, fez questão de se solidarizar com a sociedade de Garanhuns e as pessoas atingidas pelo socialista. Na avaliação de Sivaldo, o representante do PSB foi muito infeliz em suas colocações, como reconheceu o próprio presidente da legenda no Estado, Sileno Guedes.

"Givaldo Calado, que foi meu colega na Câmara, o ex-prefeito Zé da Luz, o deputado Izaías Régis e a ex-primeira dama Aurora Cristina merecem respeito, assim como o povo de Garanhuns, que já consagrou esses políticos com grandes votações. Não se pode pensar que eleição é um jogo ou uma brincadeira", afirmou o representante do PPS.

Sivaldo Albino defende que a classe política local, as entidades de classe, a imprensa e a população devem se unir em torno dos interesses de Garanhuns. "Um político que desconsidera até mesmo seus aliados, que usa de expressões de baixo calão, o que pode se esperar dele?", perguntou o vereador.

O parlamentar disse que Garanhuns merece uma campanha política de alto nível em 2012 e espera que seja eleita uma pessoa com capacidade de gestão, que tenha compromissos com a ética e a honestidade, de modo a trabalhar pelo desenvolvimento do município.

Givaldo prestigia o 5º Encontro dos Amigos de Garanhuns

Givaldo Calado, Zé da Luz e Givaldo Calado Filho
Por assessória de imprensa de Givaldo Calado de Freitas

Alegria, descontração e confraternização de gerações. Estes os ingredientes que deram o sabor da 5ª edição do Encontro dos Amigos de Garanhuns, que acontece anualmente em Recife, e que é coordenado pela jornalista Cirlene Leite. Este ano, o evento aconteceu no sábado passado, dia 17, no Círculo Militar da capital pernambucana, tendo início ao meio-dia.

Muito cortejado por diversas personalidades garanhuenses que residiam em Recife, e outras que residiam em Garanhuns, Givaldo Calado de Freitas esteve abraçando colegas, conversando com amigos de infância, de trajetória política e de atividades empresarias.

“É um evento onde a gente cada vez mais se reconhece e se vê garanhuense. Nossa cidade também nos oferece esse capital humano em que nos vemos como um grande clã. E isso é muito cativante”, disse Givaldo.

O Encontro também teve a programação marcada por boa música, comandada por garanhuenses, a saber: Alexandre Seixas (cover de Raul Seixas e que mora em Recife), e Ronaldo César e a Tropicana, algo que, na opinião de Givaldo, é muito positivo.

“É muito positivo no clima desse encontro de gerações tornar o ambiente aconchegante com o embalo de músicas comandadas também por garanhuenses. Isso só retrata os valores culturais surgidos em nossa cidade, algo que precisamos prezar fortemente”, comenta.

Assessória de imprensa de Givaldo Calado de Freitas 

quarta-feira, 21 de março de 2012

Humberto trará amanhã novidades sobre a FAMEG

Humberto Costa e Fernando Couto
O presidente da CDL Garanhuns, Fernando Couto, que vinha conversando com o senador Humberto Costa (PT) sobre a Faculdade de Medicina de Garanhuns (FAMEG), nos informou agora a pouco, telefone, que havia acabo de receber ligação do senador petista, com a informação de que amanhã pela manhã no jornal da Marano, na rádio de mesmo nome, as 7h30, estará trazendo boas notícias aos garanhunenses e a todo agreste meridional sobre a FAMEG. Garanhuns agradece.

Marcantônio Dourado leu na Alepe o pedido de desculpas do prefeito de Lajedo

Marcantônio Dourado / Foto Rinaldo Marques
Do Blog de Inaldo Sampaio

O deputado Marcantônio Dourado (PTB) fez a leitura na Assembleia Legislativa do pedido de desculpas feito pelo seu irmão, Antonio João Dourado (PSB), atual prefeito de Lajedo, por ter ofendido verbalmente o Ministério Público e políticos da cidade de Garanhuns.

O deputado disse na tribuna que não gostaria de tratar deste assunto na Casa de Joaquim Nabuco. Mas, por força das circunstâncias, foi obrigado a fazê-lo.

Antonio João renunciou à presidência da Amupe na última segunda-feira e no próximo dia 5 renunciará também à prefeitura de Lajedo para ser candidato em Garanhuns. O seu pedido de desculpas foi publicado hoje no jornal “Folha de Pernambuco”.

Horários dos ônibus agora no seu celular


Saber em quanto tempo chega o próximo ônibus antes mesmo de sair de casa através de uma mensagem recebida no celular. A partir de hoje (20) essa será a nova realidade para os 2,1 milhões de usuários do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) da Região Metropolitana do Recife (RMR). Com uso da tecnologia de GPS, implantada nas 6.238 paradas de ônibus e nos 3 mil coletivos, será possível informar ao passageiro com precisão o tempo de espera e de viagem de cada uma das 385 linhas que operam nas 14 cidades da RMR.

Para receber as informações no seu celular, o passageiro deve enviar um SMS para o número 49214 com o texto “prev” (todo escrito em caixa alta ou baixa) o número da parada (6 dígitos) e o número da linha (3 dígitos). É necessário colocar espaços entre uma informação e outra. A resposta virá em alguns segundos trazendo o horário dos três próximos ônibus da linha solicitada. Se o usuário digitar apenas a palavra prev + o número da parada, o sistema irá retornar a mensagem informando as três primeiras linhas que vão passar pelo ponto de ônibus. O custo da mensagem é de R$ 0,31 + impostos.

O Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação – SIMOP entrou em funcionamento na manhã de hoje (20/03) com a visita do governador Eduardo Campos à sede do Consórcio Grande Recife, no Cais de Santa Rita, no Recife. O local abriga o Centro de Monitoramento da Operação (CMO), onde estão instalados 16 monitores de vídeo que mostram o comportamento da frota. Na tela, os ônibus recebem diferentes cores de acordo com o cumprimento dos seus horários: os azuis estão adiantados; os verdes pontuais e os vermelhos, atrasados.

“Tínhamos apenas 28 fiscais para acompanhar toda a operação. Agora, cada ônibus tem um fiscal embarcado, que é o GPS”, disse o governador, lembrando que 50 novos profissionais também foram contratados, somando 78.

Além de fiscalizar o cumprimento dos horários e roteiros de cada um dos coletivos, o SIMOP também ajuda a resolver problemas no trânsito. É possível ver na tela do computador pontos de retenção do tráfego causados por acidentes, buracos na pista ou operações de carga e descarga de produtos fora do horário estabelecido. Observado um desses eventos, a CMO irá acionar os órgãos competentes e resolver os gargalos: “Às vezes não é mais ônibus que a gente precisa e sim melhorar o fluxo dos que já circulam”, explicou Eduardo.

O SIMOP continua em fase de teste por 90 dias e os usuários podem contribuir com o seu aperfeiçoamento ligando para 0800.081.0158.

TV E INTERNET – Além da consulta por SMS, o Governo do Estado colocou telões de LCD nos Terminais Integrados (TI) onde as informações sobre cada linha são mostradas, assim como acontece nos aeroportos.

Dos 13 TIs em operação, oito já contam com os televisores (Camaragibe, PE-15, Caxangá, PE-22 /Pelópidas Silveira, Cabo, Macaxeira, Igarassu e Recife). Os outros cinco (Joana Bezerra, Afogados, Barro, Cavaleiro e Jaboatão) recebem os equipamentos em 120 dias. Até 2014, outros 12 TIs e diversas estações de BRT localizadas nos corredores exclusivos para ônibus que estão sendo construídos serão entregues com os equipamentos em pleno funcionamento.

Ainda será possível acessar o serviço de gerenciamento eletrônico pela internet. Dentro de um mês, os internautas poderão acessar o portal do Grande Recife (www.granderecife.pe.gov.br) e informar a origem e o destino da sua viagem. A exemplo do que acontece com o Google Maps, os usuários terão a previsão de percurso, as linhas disponíveis e o tempo de espera do ônibus utilizado.