(87) 9.8141.4000

(87) 9.8141.4000

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

OAB lança campanha Vote Limpo

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) lançou nesta terça-feira (7) a edição 2012 da campanha Vote Limpo, realizada pelo Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral, formado pelo OAB-PE, Arquidiocese de Olinda e Recife e Unicap. O Comitê tem o objetivo de atuar na conscientização dos eleitores sobre a necessidade do voto limpo e também de receber denúncias sobre crimes eleitorais. 

A campanha que conta com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE), vai contar com uma cartilha de orientação à população, na qual são tratadas questões como compra de votos, propaganda eleitoral, doações para campanha, financiamento, Lei da Ficha Limpa, entre outros. A cartilha será distribuída pelas entidades em todo o Estado. “A OAB-PE, além de sua sede no Recife, tem 24 Subseccionais espalhadas por todo o Estado que vão se engajar nessa campanha. Além disso, a Arquidiocese também vai distribuí-las entre as suas paróquias e temos, ainda, a Unicap. Isso nos garante uma grande capilaridade para o trabalho de conscientização”, ressalta o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano.

“Crimes como de abuso do poder econômico, compra de votos, deixarão de existir quando a população tiver a consciência de que voto não tem preço, tem consequência. A cartilha tem o objetivo de ajudar nesse processo”, explica ele. Também será estruturada uma nova central para o recebimento de denúncias de crimes eleitorais, da mesma que forma que ocorreu em 2010, na primeira edição da Campanha Vote Limpo. A central funcionará no Núcleo de Práticas Jurídicas da Unicap (ASTEPI). “As pessoas poderão fazer a denúncia presencial na central, através do site da OAB-PE ou pelo e-mail da nossa Ouvidoria que é o ouvidoria@oabpe.org.br”, explica Mariano. O lançamento da campanha contou com as presenças do presidente da OAB-PE, do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido; do reitor da Unicap, Pe. Pedro Rubens; e de representantes do TRE-PE, TCE, Ministério Público Eleitoral (MPE), entre outros. (Site OAB-PE)

3 comentários:

  1. Pelo que entendi a OAB detesta ze da luz

    ResponderExcluir
  2. Acredito que a oab defende candidatos limpos tem todo o apoio de quem quer ver um pais decente digno de se irmos ate a urna votar.

    ResponderExcluir
  3. MUITO BEM OAB POR ESSA CAMPANHA. PARABÉNS.

    ResponderExcluir