quinta-feira, 24 de maio de 2012

Eleições - União de poderes para evitar políticos com contas rejeitadas

A união do Judiciário, do Legislativo, do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado para impedir que políticos com contas rejeitadas disputem as eleições. Esse foi o tema do pronunciamento do deputado Izaías Régis (PTB), ontem, na Assembleia Legislativa. Para o parlamentar, a iniciativa pode ajudar a moralizar o jeito de fazer política. Ele acredita que, em Pernambuco, 1.164 pessoas estejam, segundo a Lei da Ficha Limpa, impedidas de se candidatar. 

“Pessoas com contas insanáveis e irrecorríveis devem ficar fora do pleito municipal”, defendeu. O pedetista destacou ainda que, recentemente, o TCE e o Ministério Público Eleitoral fizeram um acordo para dar mais agilidade à identificação dos gestores públicos inelegíveis, por terem sido condenados em segunda instância pelo Pleno do Tribunal. Régis afirmou que, até o dia 15 de junho, os órgãos vão repassar à Justiça Eleitoral uma lista parcial dos casos. 

O deputado elogiou a atitude, lembrando que a relação deve sair o mais rápido possível, pois alguns vereadores estão viabilizando a candidatura por meio de liminares. “A população não pode mais conviver com políticos que desviam recursos”, enfatizou. 

Por outro lado, Izaías Régis criticou a aprovação de um projeto de lei, na Câmara Federal, que estabelece novas regras para a expedição da certidão de quitação eleitoral pelo Tribunal Superior Eleitoral. O documento é um dos exigidos para que alguém se candidate. Segundo o texto aprovado, a certidão deve ser entregue mesmo que a pessoa tenha contas de campanha eleitoral anteriores rejeitadas. “Foi um constrangimento”, avaliou. 

Fonte: www.alepe.pe.gov.br

Um comentário:

  1. Pense num politico intelidente e esse nosso deputado,mas so faz as coisas pensando em seu proprio beneficio,pq nao vemos ele tao atuante essim tanto na assembleia,como em nossa cidade durante todo seu mandato? Por que nao vemos ele na periferia da cidade,procurando e conhecendo os reais problemas dessas comunidades que estao esquecidas durante varias e varias administraçoes que pelo palacio Celso Galva passaram nos ultimos 20 ou 30 anos... Agora nao e hora de esta fazendo media pousando de bom moço nao senhor deputado,o povo ja sabe muito bem quem e vc Izais,e principalmente nas periferias de nossa cidade,tanto e que vc nao passa esse seu teto de 25 a 27% bas pesquisas,e disso p baixo,pois quando começar a campanha vao aparecer algumas das suas fraudes no governo,como por ex: A mafia das festas do interior do estado,quando varios politicos de cargo de confiança do atual governo do estado cairam e ate hj nao foi esclarecido,como Silvio Costa Filho,Luciana e outros,e seu nome estava envolvido,e um dia vai vir a tona,quem sabe ja nao seja nessa eleiçao,pois e uma otima oportunidade p os politicos se acusarem. Vamos esperar p ver... Jeronimo Lima-JEU (Boa Vista)

    ResponderExcluir