segunda-feira, 16 de abril de 2012

Diretor da 5ª GERES trabalha pela implantação do SAMU em todo Agreste Meridional

Luciano Andrade e Dr. Elenilson Liberato
Dr. Elenilson Liberato, diretor da 5ª Gerencia Regional de Saúde (5ª GERES), localizada no município de Garanhuns, tem visitado todos os 21 municípios cobertos pela gerencia do Agreste Meridional, coordenando um trabalho em parceria com prefeitos e secretários de saúde, para a implantação do SAMU em toda a região.

O Ministério da Saúde, através da Portaria nº 1864/GM , em setembro de 2003, iniciou a implantação do componente móvel de urgência com a criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU-192.

O SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um serviço de saúde, criado pelo Ministério da Saúde em parceria com as secretarias municipais e estaduais de saúde, é organizado macrorregionalmente.

Criando um sistema regionalizado e hierarquizado, capaz de atender, dentro da região de abrangência, todo enfermo, ferido ou parturiente em situação de urgência ou emergência, os transportando com segurança e acompanhamento de profissionais da saúde até o nível hospitalar do sistema. 

Além disto, intermedia através da central de regulação médica das urgências, as transferências inter-hospitalares de pacientes graves, promovendo a ativação das equipes apropriadas e a transferência do paciente.

Dr. Elenilson fala que a compra das ambulâncias e equipamentos necessários é de reponsabilidade dos governos estaduais com aporte de recursos oriundos do ministério da saúde. A implantação e coordenação do sistema também são de responsabilidade dos governos estaduais, ainda com aporte de recursos do ministério da saúde, e por fim, a responsabilidade pela contratação e pagamento de salários dos profissionais como médicos e enfermeiros que trabalharão nas ambulâncias, são de responsabilidade das prefeituras. 

“Estamos trabalhando para a implantação o quanto antes do sistema SAMU em toda a nossa região, todas as 21 cidades das quais somos responsáveis terão ambulâncias do SAMU para o socorro de pacientes em estado grave. A grande vantagem do SAMU é que iremos trabalhar com um sistema totalmente interligado e conectado, onde a equipe responsável pelo socorro, entrando em contato com a central de atendimento, já sabe pra onde levar o socorrido, lá encontrando uma equipe medica pronta para socorrê-lo.” Afirma Dr. Elenilson Liberato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário